Lisca / Babbo Postado 28 Abril 2014 Denunciar Share Postado 28 Abril 2014 estava verificando, o flow meter da twin fica logo depois da sucção será que não seria melhor colocar antes da entrada na caldeira? assim seria mais precisa, se bem que ela é plástica e acho que não aguentaria a pressão. fiz uma conexão na saída do PF e coloquei um manômetro pra verificar a pressão. com a válvula fechada a pressão sobe rapidamente ate uns 12 13 bar e cai ate uns 7 e demora a subir , o barulho cai junto. Se abro um pouco uma válvula que pus na linha do manômetro a bomba volta a aumentar o barulho e a pressão começa a subir novamente mas me parece que algo não está muito bem. amanha vou testar novamente após remontá-la e tento filmar pra postar mas queria saber se alguém já passou por isso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 28 Abril 2014 Denunciar Share Postado 28 Abril 2014 Esta complicado , eu entendi que vc colocou um manometro no PF e onde esta essa valvula ? A situação normal com o PF fechado pelo manometro a pressão sobe ate 11 , a opv abre jogando o excesso para o "T" da aspiração da bomba , a pressão deveria ficar em torno de 11. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 28 Abril 2014 Denunciar Share Postado 28 Abril 2014 Oxi.. A pressão estática no manômetro está chegando a 13 bar? Parece que a OPV está desregulada... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 28 Abril 2014 Denunciar Share Postado 28 Abril 2014 Como ela pode estar desrregulada se ela não tem regulagem ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 28 Abril 2014 Denunciar Share Postado 28 Abril 2014 Ou é problema na OPV ou na medição. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 28 Abril 2014 Denunciar Share Postado 28 Abril 2014 Como ela pode estar desrregulada se ela não tem regulagem ? Mas pode estar quebrada né?! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 28 Abril 2014 Denunciar Share Postado 28 Abril 2014 se não me engano, acho que já vi casos com a pressão estática maior que 11bar. Não significa necessariamente defeito, Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisca / Babbo Postado 28 Abril 2014 Denunciar Share Postado 28 Abril 2014 Fiz um PF com manômetro e uma válvula pra regular o fluxo que passa por ele. quando ligo a maquina, se ele estiver fechado a pressão sobe rapidamente ate uns 13 mas creio que seja a inercia da opv e imagino que quando a opv abre ou a bomba não esta aguentando ai a pressão cai pra uns 6. o que me faz pensar na bomba é que o barulho dela cai muito cheguei a pensar que ela tinha desligado. mesmo quando estou com café ela faz isso de cair o barulho e depois lentamente volta e fica oscilando. justamente por isso comprei todos os conectores e manômetro etc. a tal válvula como tinha visto no HB é pra permitir fluxo e tentar acertar para que fique próximo do que seria com cafe. mas o que ocorre é que tenho que abrir muito pra voltar a subir a bomba... sera que consegui me explicar? quando chegar em casa vou montar ela de novo e tento gravar o teste. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 28 Abril 2014 Denunciar Share Postado 28 Abril 2014 Oscilação no ruido da bomba não ocorre na minha , a ponto de parecer desligar então não ocorre mesmo , não esta normal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisca / Babbo Postado 28 Abril 2014 Denunciar Share Postado 28 Abril 2014 É estou desconfiado que algo não está 100% vou montar de volta e qualquer coisa levo na imeltron, será que tem algum lugar mais recomendado pra fazer a manutenção? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 28 Abril 2014 Denunciar Share Postado 28 Abril 2014 Em SP não falta lugar , vc pode inclusive levar na propria Imeltron (campinas) que lá funciona a autorizada IMELKRON , deve ser a melhor de todas autorizadas. Me tira algumas duvidas vc fez as ligações de acordo com a figura , identificou correto as linhas de pressão de retorno da opv. https://www.flickr.com/photos/115413403@N07/14055322365/in/photostream/ Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 28 Abril 2014 Denunciar Share Postado 28 Abril 2014 Lisca, faz um videozinho que fica mais ilustrado... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 28 Abril 2014 Denunciar Share Postado 28 Abril 2014 Eu lembro que a minha os ilava a bomba dependendo da moagem, eu acho normal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 28 Abril 2014 Denunciar Share Postado 28 Abril 2014 Ou pode ser defeito na Opv, que demora a abrir e depois não fecha direito, se trocar ja aproveita e coloca a da classic que é regulavel. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 28 Abril 2014 Denunciar Share Postado 28 Abril 2014 Esse é o problema , oscilar , quase parar , e tudo meio vago , ele poderia fazer o video de um backflush , na minha , durante o tempo do backflush a bomba , não reduz o barulho ao contrario aumenta . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisca / Babbo Postado 28 Abril 2014 Denunciar Share Postado 28 Abril 2014 Então estou fora de casa e sóvolto tarde hoje mas quando chegar monto ela é faço espero acertar a postagem do vídeo. Rsrsrs Pois postar a foto já foi uma batalha. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 28 Abril 2014 Denunciar Share Postado 28 Abril 2014 Além da OPV pode ser a bomba precisando trocar o reparo ou trocar toda ou ele pode ter feito algo errado , depois do Miyamoto e o Rocky , tudo é possivel . Abre uma conta no You Tube e pronto Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 28 Abril 2014 Denunciar Share Postado 28 Abril 2014 Oscilar é ressonância da Ulka. Pode acontecer especialmente em extrações mais lentas, geralmente em frequências bem específicas. Não é necessariamente defeito. Essas OPVs fuleiras não tem uma regulagem muito precisa. OPVs boas são mais caras. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisca / Babbo Postado 29 Abril 2014 Denunciar Share Postado 29 Abril 2014 Acabou sendo sem vídeo... cheguei aqui e pra montar de novo aproveitei pra dar uma olhada na opv, é super simples um t com uma mola e um insert de latão com um apoio de borracha, dei uma esticadinha na mola e montei... pressão estável de 12,5 bar, quanto à bomba acho que desmontar e montar resolveu a oscilação vamos ver com o uso, dai desmontei a opv de novo comprimi a mola na moras dei uma aquecida com o maçarico , água e voilá, pressão estável de 9 bar, tirei um duplo pra ver mas errei feio na moagem dai tentei um simples, ta indo, ainda falta acertar a moagem mas já deu um pouco de crema e não sujou tudo em volta só um breve jatinho perdido pro lado.. rsrsr acho que esta caminhando. vou querer ver a opv regulável deve facilitar experimentar. Alguém conhece algo sobre o controle de bomba por pwm ou algo parecido? vi em algum lugar mas não achei de novo, pode ser uma boa solução pra regulagem da pressão. Amanha tento fazer um vídeo da pressão e de uma extração, hoje cheguei tarde de um seminário e não tive tanto pique assim. a oscilação tava mais pra algo tipo queda de potencia quem sabe por mau contato e quando desmontei e montei acabei desconectando quase todos os conectores e conectando de volta isso pode ter resolvido ou algo como cavitação, não sei se isso acontece nessas vibratórias e imagino que deveria aumentar o barulho por trabalhar em vazio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 29 Abril 2014 Denunciar Share Postado 29 Abril 2014 Lisca essa OPV já era , ela já estava ruim , por isso a pressão instável , quando vc colocou calor na mola , a tempera foi para as cucuias , ela pode funcionar legal , mas , será por um tempo bem curto , rapidamente ela vai voltar a condição anterior , compra outra original ou regulável , enquanto vc não tiver uma opv confiável , vai ficar dificil saber se a bomba esta ok. Abs. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 29 Abril 2014 Denunciar Share Postado 29 Abril 2014 Aproveite e tente colocar uma OPV boa. Ou seja cabra macho e use sem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 29 Abril 2014 Denunciar Share Postado 29 Abril 2014 Será que Alex vai vender OPV regulável da Espresso Parts? E com os adesivos grátis, claro! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisca / Babbo Postado 29 Abril 2014 Denunciar Share Postado 29 Abril 2014 carlos eduardo, na verdade eu pelo menos tentei temperar com agua fria assim que aqueci e nao aqueci tanto ao ponto de mudar de cor. acho que nao deve ter comprometido a tempera, o que foi é que por enquanto ajudou. O intuito é colocar a opv regulavel que preciso achar/comprar inclusive se alguem souber onde e o modelo agradeço ja que viajo mes que vem da pra trazer na boa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisca / Babbo Postado 29 Abril 2014 Denunciar Share Postado 29 Abril 2014 inclusive estive vendo na espressoparts e tem uma da silvia, será que da na mesma? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 29 Abril 2014 Denunciar Share Postado 29 Abril 2014 Lisca, acho que não.. Pelo menos o que me lembre deste mod de OPV para a Twin, as OPV reguláveis utilizadas eram as da Gaggia Classic... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 29 Abril 2014 Denunciar Share Postado 29 Abril 2014 Se v quiser fazer algo já bem testado vc deveria comprar a opv da classic , ela encaixa no ponto de entrada de agus na caldeira . http://www.shop.partsguru.com/B-0147-A-Gaggia-boiler-Inlet-Fitting-with-adjustable-OPV-B-0147-A.htm?categoryId=-1 Outra opção seria colocar uma opv de alta qualidade , daria um pouco mais de trabalho adaptar um local e as conexões , mas , nada muito complicado. Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Freire Postado 29 Abril 2014 Denunciar Share Postado 29 Abril 2014 Ola Pessoal, Vai começar a diversão assim que tiver tempo! Já reuni o material (manometro,conexões, braçadeiras e mangueira) e agora a duvida é se instalo o manometro de forma definitiva na Gaggia Twin ou deixo ele apenas pra medir no PF quando necessário. Lisca essa é a valvula original que se encaixa na caldeira. É de ótima qualidade. Ajustavel. Comprei lá na parts guru do link do Carlos. Foi o preço mais barato. Abraços, 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 29 Abril 2014 Denunciar Share Postado 29 Abril 2014 Acho legal ter o manômetro de forma definitiva, imagino poder avaliar a extração também pela variação da pressão no decorrer da mesma. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 29 Abril 2014 Denunciar Share Postado 29 Abril 2014 Grande Pedro Pretende colocar em que lugar na Gaggia ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Faccioni Postado 29 Abril 2014 Denunciar Share Postado 29 Abril 2014 Colocar o manômetro no mesmo duto onde passa o fluxo pode afetar a leitura. Quanto maior a velocidade, maior a queda de pressão (pelo princípio de Bernoulli). Se não for possível usar tomadas separadas, creio que seja melhor ajustar a OPV com pressão estática mesmo, um pouco acima dos 9 bar para compensar as perdas de carga quando há fluxo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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