Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Alguém sabe se existe pid ou alguma forma de controlar a temperatura de extração das twin?

 

E outro assunto, tenho percebido que a minha começa a bomba da a parada do pre-infusion e recomeça mas de vez em quando parece que mais lentamente, o som da bomba vai aumentando lentamente e a extração também. Alguém notou isso? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dizem que PID não funciona tão bem nas Gaggias, pela caldeira ser muito pequena.

 

Há um tempo atrás um doido fez umas experiências interessantes com controle de temperatura na Classic: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temperatura durante a extração não parece ruim. Um pid seria legal sim para começar sempre na mesma temperatura sem ter que ficar surfando (caso tenha um termometro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E não é só isso.

A gaggia tem um elemento de aquecimento bem potente, aliado ao corpo do boiler de alumínio (esquenta mais rápido).

O termostato demora para disparar, pois tem um intervalo muito grande.

Não vejo porque o PID não melhoraria a estabilidade da extração, ainda mais se estiver regulado adequadamente para fornecer um tempo de resposta alto.

O que vejo na classic é que, mesmo com o PID, há uma variação de uns dois a três graus durante a extração. Imagine com a resistência desligada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Pedro já mediu pressão estática da twin ? Estou curioso.

 

Bom Dia,

 

Medi e a "danada" está em 11Bars! Eu pensava erroneamente que esta inoperante a OVP de plastico. Agora é a grande questão : Vale a pena trazer para 9Bars ???   :unsure:   O colega gringo concluiu que o sabor era o mesmo! Agora tem a questão da melhoria em canalizações e etc. O que Vocês acham ? Fazer ou não fazer o mod ? "To do, or not to do ! " :D   Abraços,

 

 

 

 

 

2j8x6t.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha Pedro, se com a modificação você melhorar ou diminuir as canalizações, pode valer a pena.

A minha baby tbm deve estar nessa faixa de 11 bar e aqueles furos de cupim me irritam profundamente.

Só não acontece quando faço com cerca de 18 gramas de pó.

Com quantidades menores consigo extrair no tempo adequado e tudo, mas o furos de cupim estarão lá.

Já que mediu, vá em frente e modifique. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porem espero conseguir o "shoot" em 25~30 seg sem ter de carregar 20 grs no PF.  :lol:

Meu objetivo é conseguir a extração com 14g, dentro das especificações italianas. Tô reunindo o material e primeiro vou medir a pressão atual, que desconfio que está muito mais de 11bar, talvez até inoperante a válvula de plástico.

 

Abraço e ótimo feriado!   :)

Pedro , vc provou que o problema não esta na twin , como vc esta usando café bom e fresco , sobrou para o Rocky , quando vc fez aquele excelente tutorial para a twin vc disse que estava moendo com o Rocky em 6~7 , vc esta moendo com quanto agora , vc consegue fazer o Rocky moer fino o suficiente para chocar a twin ? Se não , algo mudou e não foi na twin , como eu falei antes , sobrou para o rocky.

 

Antes de mexer em opv eu tentaria resolver o problema do rocky , vc tem que conseguir variar a granulometria de forma a conseguir qualquer tempo de extração , desde "cachoeira" ate chocar a maquina , se a twin esta normal , mexer nela antes de resolver o problema do tempo de extração (granulometria) só vai complicar as coisas.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha Pedro, se com a modificação você melhorar ou diminuir as canalizações, pode valer a pena.

A minha baby tbm deve estar nessa faixa de 11 bar e aqueles furos de cupim me irritam profundamente.

Só não acontece quando faço com cerca de 18 gramas de pó.

Com quantidades menores consigo extrair no tempo adequado e tudo, mas o furos de cupim estarão lá.

Já que mediu, vá em frente e modifique. 

Você usa o filtro original da Twin?

Com ele eu também não consigo tirar nada bom com menos de 18g.

Com outros filtros duplos da pra tirar bons shots com 14-15g sem maiores problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Pessoal,

 

Jose Alexandre, é isso aí. Também tenho os "furos de cupim" !

 

Cal saches não me fazem falta.

 

Carlos muitissimo obrigado mas aquilo lá passa longe de ser excelente. Ah, por volta de 4 no meu  Rocky ela choca, Fica só pingando. De 8 a 3 : de cachoeira a chocar no meu Rocky.

O chato é que o ajuste é dificil pra 25s~30s . Um pouco a mais de pó, uma pressão a mais no tamper fazem a diferença entre a extração chocar ou naõ. Usando a mesma regulagem ( 4 ) no meu Rocky. Enfatizo "meu Rocky" pois em outro as regulagens podem variar um pouco. 

 

Paulo, nunca usei o filtro original, pois o que veio é pressurizado. Tenho treis filtros, o Rancilio 010 (14g), o Rancilio 102(14g) e um sem marca porém de excelente qualidade (18g) veio no meu naked. As variações no resultado são  poucas com os Rancilios. No outro consegue carregar até 21g é que muda um pouco e tende a chocar facil. Não me recordo onde, mais li que quanto mais pó num PF, menos sensibilidade a força do tamper e granulometria já que a grossa camada de pó tende a uniformizar as variaveis. Daí os singles exigirem mais tecnica. Acho que faz sentido.

 

De qualquer forma como disseram, já fui longe pra parar. Vou esperar acabar os grãos pois estou com muitos e parar a maquina e pra fazer o mod.

Acho o gosto do meus espressos muito bom e bem bonitos (crema), mas nós estamos sempre insatisfeitos, não é? Sempre algo a melhorar pra não ficar monotono.  ;)

 

Grande abraço Pessoal,

 

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Pedro , como eu suspeitava vc não tem problema nenhum , esta é com a síndrome de Miyamoto , esta tudo normal :) vc esta insatisfeito , mas a culpa não é dos equipamentos. :)

 

Eu tenho feito alguns testes recentemente com o filtro single La Marzocco e nesse filtro 8 g ou 8, 5 g de café alteram em 7 micro clicks no vario , ou seja isso significa que 0,5g altera a extração de 17seg (cachoeira) para 50seg muuuito lento , para um valor fixo do vario.

Como o vario é flexível dependendo de quanto café eu uso (7, 8, 8,5 ou 9g) eu altero o ponto de moagem , antes do vario eu usava um Isomac (similar ao nemox) nesse caso eu fazia o contrário , fixava o valor do moedor e variava a quantidade de café , com algumas extrações eu acertava o ponto. Isso para um mesmo café, pois cafés de torra clara chegam a exigir uma moagem 1 macro mais fina (23 micro clicks).

 

Como vc já esta com a mão na massa , eu acho que vc deve trocar a OPV , mas , essa troca não vai alterar em nada a situação atual , mesmo porque a situação atual esta tudo normal. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você usa o filtro original da Twin?

Com ele eu também não consigo tirar nada bom com menos de 18g.

Com outros filtros duplos da pra tirar bons shots com 14-15g sem maiores problemas.

Paulo a minha baby não é uma twin.

Uso o filtro que veio com ela, mas não é pressurizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Pessoal,

 

Jose Alexandre, é isso aí. Também tenho os "furos de cupim" !

 

Cal saches não me fazem falta.

 

Carlos muitissimo obrigado mas aquilo lá passa longe de ser excelente. Ah, por volta de 4 no meu  Rocky ela choca, Fica só pingando. De 8 a 3 : de cachoeira a chocar no meu Rocky.

O chato é que o ajuste é dificil pra 25s~30s . Um pouco a mais de pó, uma pressão a mais no tamper fazem a diferença entre a extração chocar ou naõ. Usando a mesma regulagem ( 4 ) no meu Rocky. Enfatizo "meu Rocky" pois em outro as regulagens podem variar um pouco. 

 

Paulo, nunca usei o filtro original, pois o que veio é pressurizado. Tenho treis filtros, o Rancilio 010 (14g), o Rancilio 102(14g) e um sem marca porém de excelente qualidade (18g) veio no meu naked. As variações no resultado são  poucas com os Rancilios. No outro consegue carregar até 21g é que muda um pouco e tende a chocar facil. Não me recordo onde, mais li que quanto mais pó num PF, menos sensibilidade a força do tamper e granulometria já que a grossa camada de pó tende a uniformizar as variaveis. Daí os singles exigirem mais tecnica. Acho que faz sentido.

 

De qualquer forma como disseram, já fui longe pra parar. Vou esperar acabar os grãos pois estou com muitos e parar a maquina e pra fazer o mod.

Acho o gosto do meus espressos muito bom e bem bonitos (crema), mas nós estamos sempre insatisfeitos, não é? Sempre algo a melhorar pra não ficar monotono.  ;)

 

Grande abraço Pessoal,

 

:)

 

 

Grande Pedro , como eu suspeitava vc não tem problema nenhum , esta é com a síndrome de Miyamoto , esta tudo normal :) vc esta insatisfeito , mas a culpa não é dos equipamentos. :)

 

Eu tenho feito alguns testes recentemente com o filtro single La Marzocco e nesse filtro 8 g ou 8, 5 g de café alteram em 7 micro clicks no vario , ou seja isso significa que 0,5g altera a extração de 17seg (cachoeira) para 50seg muuuito lento , para um valor fixo do vario.

Como o vario é flexível dependendo de quanto café eu uso (7, 8, 8,5 ou 9g) eu altero o ponto de moagem , antes do vario eu usava um Isomac (similar ao nemox) nesse caso eu fazia o contrário , fixava o valor do moedor e variava a quantidade de café , com algumas extrações eu acertava o ponto. Isso para um mesmo café, pois cafés de torra clara chegam a exigir uma moagem 1 macro mais fina (23 micro clicks).

 

Como vc já esta com a mão na massa , eu acho que vc deve trocar a OPV , mas , essa troca não vai alterar em nada a situação atual , mesmo porque a situação atual esta tudo normal. :)

Pois é Pedro, acho que o Carlos tem razão.

Os furos de cupim incomodam.

Geralmente aparecem mais com moagens mais finas, quando uso em torno de 14 gr.

Mas com furos, ou sem, não vejo mudanças no sabor que não sejam decorrentes de alterações da granulometria.

O ZC que fez a modifição pode dizer se tem, ou não, notícias desses furos.

O que acho que realmente faria diferença na xícara é o controle da temperatura da extração.

Um mecanismo que nos possibilite fazer isso daria outro patamar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha classic está em 9bar. Nada de canalização e olha que sou meio relapso no tamping. Uso tanto o single com 11g como o triplo com 14, 18 e 21g.

Estou esperando um filtro profissional de 7g que deve aportar por aqui em maio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E não é só isso.

A gaggia tem um elemento de aquecimento bem potente, aliado ao corpo do boiler de alumínio (esquenta mais rápido).

O termostato demora para disparar, pois tem um intervalo muito grande.

Não vejo porque o PID não melhoraria a estabilidade da extração, ainda mais se estiver regulado adequadamente para fornecer um tempo de resposta alto.

O que vejo na classic é que, mesmo com o PID, há uma variação de uns dois a três graus durante a extração. Imagine com a resistência desligada.

Isso quer dizer que começando a extração a 93º C vai parar em 90º C.

Mediu a temperatura do café na xícara? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre como estabilizar a temperatura nessas caldeiras de alumínio, sugiro procurar os posts do Andy Panda no Coffeegeek e HB. Ele era capaz de manter a temperatura de extração constante apenas com o acionamento intermitente da resistência, em uma taxa que ele conhecia. Pra implementar de forma automática, acho que só com uma arduíno. Com PID não funcionaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, mas o que me deixa louco é que a implementação de alguns algoritmos simples poderiam transformar a performance de equipamentos simples sem nenhuma alteração mecânica. P. ex, um PID pra estabilizar a temperatura e no momento da extração um circuitinho que acionasse a resistência em uma determinada frequência pré-estabelecida bastaria pra ter uma temperatura de extração constante considerado pra uma certa quantidade de líquido.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, mexi na minha Classic e comprei um manômetro para medir com precisão, mas até hoje não encontrei as peças para ligá-lo no PF. Em que tipo de loja encontrou estas peças? O que usou?

 

Antes que me esqueça, a vida só melhorou com a redução da pressão :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre começo com 103 graus (o boiler) (faço um flush para liberar o vapor), depois ele baixa uns dois a três graus até o final da extração. Acredito que a variação de temperatura na água seja ainda menor. Lembro que aqui em Brasília a água ferve a 98 graus. No manual do PID, eles sugerem 104 a 105 graus, pois fizeram um estudo e chegaram à conclusão que é a melhor temperatura de inicio para uma extração estável.

Continuo a afirmar que o PID é uma excelente adição, principalmente se for o da auber, que eles fizeram vários testes para regulá-lo de forma ideal para a gaggia.

Não tenho um sensor que seja a prova d'água para colocar na saída do grupo. Então, não há como fazer testes.

Perguntem para a Anita se ela não achou bem melhor a Silvia depois da adição do PID.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda tenho o protótipo de adaptador da Gaggia Twin que iria entre a valvula solenóide e a caldeira com local para se instalar o termopar, bem como poderia ser feito um 2º furo para se medir a pressão também, isto quase já na saida do PF. E ai Liska ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

 

Quando Você retirar o Spout do PF fica uma rosca macho de 3/8 NPT. Dica para retirar o Spout é inserir uma chave philips que forma uma lalavanca " T ".   Precisa de uma luva de redução femea de 3/8 para 1/4 NPT. Normalmente vende em lojas de ferragens que comercializam ferramentas, compressores de ar e coisas afins. Aqui tem uma chamada Mct que vende inclusive o'rings. 

 

Abraço,

 

rlm2qv.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como vc já esta com a mão na massa , eu acho que vc deve trocar a OPV , mas , essa troca não vai alterar em nada a situação atual , mesmo porque a situação atual esta tudo normal. :)

 

Carlos,

 

Tens razão!  É sindrome mesmo! KKKK !!! E é que eu ainda nem pensei na temperatura! kKKKKKK ! Mas com ela estou sattisfeito.

Viva a sindrome que nos mantem ativos! KKKKKKKKK

 

Grande Abraço,

 

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde pego, Gil?

Estive o dia todo preso numa reunião de planejamento, e o pior de tudo, até levei o hariozinho pra dar um up no café da jura dela mas só tinha um pouquinho do fazenda pessegueiro que tava bem ruinzinho só percebi depois que tava vencido a ano. Então foi reunião sem café bom mesmo, o dia todo de feriado.... Ninguém merece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...