Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Hoje resolvi me aventurar em um dos "primeiros capítulos" para "domesticar" mais a minha Gaggia Classic. Conforme já li por aí, diminuir a pressão de 11/13bar para 9bar tem implicação maior em controlar canalizações do que influenciar o sabor. Variando mais os cafés que estou bebendo percebi que tem alguns que são bem "rebeldes", então senti vontade de diminuir a pressão para facilitar mais os shots.

 

Antes de mais nada, segue o gráfico da bomda da minha máquina:

6616_pump_profile.jpg

 

Pois bem, o objetivo deste post é confirmar se fiz os procedimentos corretamente ou se na verdade fiz "caquinha" ;) .

 

Tempo atrás vi dicas para comprar um manometro, mas infelizmente a perdi e não consegui achar um bom para comprar. Com isso tive que "apelar" para medir a pressão por meio do fluxo de água. Este é o ponto da minha dúvida. Tenho ciência de que não é uma medição precisa, mas gostaria de saber se pelo método descrito abaixo consegui uma boa aproximação.

 

1 - As medições que fiz foram por meio da saída de água da válvula OPV. Salvo engano, reduzir a pressão do sistema implica maior volume de água saíndo da OPV e retornando ao reservatório.

 

2 - Utilizei um filtro cego para fazer com que a pressão do sistema chegasse ao máximo e tivesse como única "fulga" a válvula OPV durante o acionamento da bomba. Creio que com isto fiz uma medição da pressão estática.

 

3 - Antes de acionar a bomba eu abria a válvula de vapor para remover o vapor e, com isso, reduzir a pressão feita por este na caldeira. Não sei se isto influenciou muito, mas tive a impressão que acelerava a subida de pressão feita pela bomba e o início de saída de água pela OPV.

 

4 - Começava a cronometrar o tempo/volume a partir do instante em que a água começava a "pingar" no copo de medição, ou seja, um bom tempo depois do acionamento da bomba.

 

Pois bem, antes de mexer na OPV fiz, ou melhor, tentei fazer uma medição com o ajuste de fábrica. Eu disse "tentei" por que não consegui fazer a água pingar no copo, ela apenas subiu um pouco pela mangueira (nesta primeira tentativa ainda não tinha tido a idéia de expurgar o vapor antes). Cheguei a pensar que o método estava errado e não ia funcionar, mas depois conclui que se tratava da válvula ajustada para uma pressão bem alta, quase nos 15bar da bomba.

 

Depois de reduzir a pressão por meio da OPV com algo em torno de um giro e meio (no sentido anti-horário, conforme videos no youtube) fiz algumas medições com algo próximo a 200ml por minuto na saída da OPV (a escala do copo de medição é de 50ml em 50ml e medi algo pouco acima da 25ml em 10s). Pelo gráfico da bomba entendo que obtive uma pressão estática próxima a 10bar, o que deve me dar os 9bar durante a extração.

 

E então, estas medições e conclusões estão corretas (por aproximação, claro)?

 

Infelizmente ainda não fiz nenhuma extração de teste, mas depois posto os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também não lembro direito mas acho que é isto mesmo, eu no meu entendimento era a coisa mais legal a se fazer numa Gaggia, deve dar uma estabilidade excelente nos shot's, depois coloca suas impressões.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

comprei esse manômetro aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-539943545-manometro-imb-_JM#redirectedFromSimilar=http%3A%2F%2Fproduto.mercadolivre.com.br%2FMLB-524310385-manometro-imb-_JM

Desatarrachei o bico do portafltro (duro, mas sai). Pra isso a dica é colocar no freezer por uns 30 minutos e em seguida na água fervendo, girando com uma chave de grifo logo depois.

Não comprei válvula de agulha/bola porque achei que já era muita coisa. Usei teflon no bico e praticamente não vazou. Abaixei até ler 10 bar no manômetro, já que a pressão seria menor com o café fluindo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Gilberto e Rodrigo. Acho que entendi, aparentemente fiz certo :lol:

 

José, obrigado por me relembrar da dica do manômetro. Pelo que entendi é possível encomendar com a escala que a pessoa precise, bem bacana. A única coisa necessária é arrumar um tipo de "luva" para poder encaixá-lo no porta-filtro. Vou encomendar um, é algo bem útil e barato.

 

Quanto a remover o bico do portafiltro, não tive tanto trabalho, consegui "na mão" mesmo. Já a algum tempo faço as extrações sem ele, o que aproxima um pouco de um PF naked.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, estava devendo descrever aqui como foi "a vida" após mexida na regulagem da OPV.

 

De inicio não percebi grandes alterações na moagem, mas aí era o Vario que precisava de um ajuste (descreverei no tópico do moinho) que, após feito, fez eu engrossar um bocado a moagem (e no último shot que fiz ainda estava mais fina que o ideal, mas próxima a isso). Ao meu gosto todas as extrações ficaram com sabor muito bom, mas nada muito diferente de extrações bem feitas com a pressão maior de antes.

 

Com relação ao controle da extração, a minha impressão é de que melhorou de fato, por hora não tive mais nenhum fluxo "estranho" observado do meu PF sem distribuidor. Contudo, só após muitas extrações para confirmar. Tem um Orgânico Severino com 15,5% de perda de massa torrado a 3 dias esperando para fazer o teste de fogo.

 

Onde ficou mais evidente a redução de pressão foi nos back flushs, que agora são mais barulhentos, o que indica certa "folga" de trabalho da bomba. Antes o sistema praticamente ficava em silêncio, indicando que a bomba estava quase que no limite, que é na casa dos 15 bar.

 

Estou satisfeito. Quando chegar o manômetro vejo qual a pressão de fato ficou configurada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ultimamente até notei uma diferença sim. Acho que desde que adaptei o Skerton para modo contínuo, ficou mais claro. Até visualmente o pó não está tão fino assim e eu consigo extrair 15 ou até 14g sem problemas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As extrações do Orgânico Severino estão ótimas agora, muito fáceis, apesar de que com este café ainda voa pó pra todo lado quando estou moendo :huh:.

 

O que acham dessa xícara uns 2min após ter bebido o café?

 

cima_zpsc072cbab.jpg

 

lado_zps802d7857.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou pensando em entrar para o clube das Gaggia.

Mas tenho uma pergunta sobre a escolha correta: praticamente não faço cappuccinos, então valeria a pena uma Baby Twin ou a Baby Class daria conta dos expressos do dia-a-dia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença entre as duas é basicamente o termobloco exclusivo para vaporização da twin , o painel eletrônico delas é tambem diferente .

A diferença de preço entre elas é só 150 reais e provavelmente vc não faz latte e capus por causa da vaporização deficiente da sua maquina atual , com a twin fazer um latte é um prazer , eu faço todo dia de manhã um latte , não acho que a economia de 150 reais compense.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, preciso de uma nova válvula de grupo para a minha Gaggia Evolution (quebrou em 3 pedaços). Achei em lojas fora

 

http://www.sf-ersatzteile.de/Ersatzteile/Gaggia/Evolution/Gaggia-Ventil-Komplett.html

 

Alguém sabe se tem no mercado nacional?

 

Abraços

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...