Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Joe Glo eu não vejo vender no Brasil faz tempo , já cafiza tem na cafestore e na libermac (para quem tem cnpj) .

 

A falta de crema para um café com torra de 15/01 não é normal , mesmo subextraido , ele deveria ter crema , mesmo o café do moço com torra de 40 dias faz crema , pouco porque é característica dele , mas , faz.

 

Fazer backflush antes de limpar o chuveiro , não vejo vantagem , limpeza do chuveiro é basico , depois vem o resto .

 

Com um moedor como o nemox vc não deveria ter problema em conseguir afinar o pó e conseguir alguma coisa como 60ml em 25 a 30 seg , enquanto vc não chegar perto desses valores , a granulometria e o calcamento não estarão bons.

 

Antes de fazer uma descalcificação , meça o volume de agua produzido no grupo , sem o PF no local , extraia agua durante 30seg , o volume de uma twin nova deverá ser algo em torno de 240 a 280 ml , mas , antes de fazer isso é necessário garantir que o grupo esteja desobstruído , ou seja , retirar e limpar o chuveiro .

 

Abs

C. Eduardo

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda não sei quantas gramas de pó estou colocando e quantos mls estou extraindo porque nem minha balança nem meu copo milimetrado chegaram.

Estou tentando colocar o café na linha de marcação do filtro, como já foi falado aqui. Ele deve encher cerca de 2/3 do filtro com o pó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei como coloca foto aqui, se soubesse, colocaria as fotos e mostraria para vocês.

Sabe aquela linha que fica mais ou menos na metade do filtro? Depois de compactado, deixo nela.

Como coloco foto aqui, ficaria mais facil mostrando.

No filtro duplo, tem uma coisa que ta me deixando intrigado, depois da extração, esta ficando muita água ainda na peneira. O pó não fica seco, fica como fosse uma sopa em todos os níveis de moagem. Por que esta acontecendo isso? Ainda não consegui extrair uma crema de respeito, no máximo uma espuma remelenta.

O café ainda não está encorpado.

Amanha vou ter que sair atrás e comprar um copo de shot que tenha marcações, pelo menos isso já me ajuda. A balança deve chegar nessa semana agora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vini, ficar agua no pó até não é um problema, mas vamos colocar pó por volume e ver se melhora.

Vai colocando pó no filtro e dando umas batidinhas laterais ( com a mão mesmo) e vai enchendo até ficar com um bolo de pó alto acima do filtro, ai com o dedo esticado você vai planando este pó de maneira que no mesmo momento que você vai aplanando você tambêm vai empurrando ele levemente para dentro do filtro, bem como vai empurrando um pouco para preencher as bordas do filtro para não ter canalização pelas laterais, se no final tiver café passando do nivel superior do filtro ai você empurra este excesso para fora.

Faça a compactação.

 

Repita sempre o mesmo processo corrigindo a moagem, pelo menos fixamos a qtdade de pó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ja faço isso. Coloco o pó, aplaino ele com o dedo para distribuir melhor o cafe no filtro e compacto no final. Tomo cuidado para deixar ele compactado de forma igual, reta, sem ter um lado maior que outro.

Nem na minha eletrolux o pó saia aguado, la saia meio umido mais pra seco. To meio intrigado, mas o que importa é o gosto.

Amanha eu faço o bckflush e limpar nivel profissional que ate minha avó ficaria orgulhosa.

Aguardando as cenas dos proximo capitulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vini , Jim Schulman do Home-Barista , criou o termo "Puckology"  :) , que em portugues seria "borralogia" ou o estudo da borra.

Eu não sou um borralogista , longe disso , sou só um curioso , mas , como vc esta intrigado com a borra "alagada" , vou tentar te explicar o que esta acontecendo.

 

A distancia boa entre o pó de café compactado e o chuveiro deve ser alguma coisa em torno de 2mm , porque ? O café vai expandir durante a extração mais ou menos 2mm.

A função da solenoide é drenar a agua desse espaço , se vc esta pondo pouco café , a distancia será maior e vai se acumular nessa piscina criada no espaço excessivo.

Como vc não tem balança , uma solução pratica seria pegar uma moeda de 10 centavos (tem 2mm de espessura) e colocar em cima do pó compactado .

Coloque o PF no grupo e em seguida retire , se a moeda não estiver levemente comprimida no café , como nas fotos da matéria é porque tem pouco café.

Se estivar muito comprimida tem café demais.

Outros motivos podem estar causando esse problema , mas , por enquanto vamos tentar acertar a dosagem que normalmente causa isso.

Depois que vc acertar a dosagem de café , meça o tempo da extração se  em 30 seg produzir mais de 60ml , afina o pó , se for menos engrossa.

Se continuar alagando , avisa , que podem ser outras coisas , mas , eu não acredito , acertando a dose vc deve produzir uma boa borra. ;)

 

http://www.home-barista.com/reviews/buyers-guide-to-vibiemme-domobar-super-t4019-100.html

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só passei aqui pra agradecer a todos que me incentivaram comprar o porta-filtro naked.

afinal a gente bebe o café pelos olhos também, e é lindo ver aquela crema se formando num vulcão invertido e caindo no copo.

obrigado!

 

tô bem feliz com a gaggia classic, tenho conseguido bons cafés.

usando o naked, só uma vez canalizou e formou um esguicho, todas outras deram certo.

mas também cheguei à conclusão que o hario mini é limitado pra fazer dupla com essa máquina. a melhor moagem que eu precisaria não existe, seria um 3 e meio (ou 2 e meio, ou 4 e meio, que o primeiro clic do hario é sempre meio duvidoso). mas por enquanto vai assim, depois devo pegar o vario mesmo.

 

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal instalei o braco da Sílvia na minha gaggia baby class. Segui as instruções que colocaram aqui, tentei ate colocar 2 o-rings, deu certo. De qualquer forma estou tendo um vazamento lá na junção. Sera que existe alguma peca melhor pra substituir aquela junção vagabunda de plástico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só passei aqui pra agradecer a todos que me incentivaram comprar o porta-filtro naked.

afinal a gente bebe o café pelos olhos também, e é lindo ver aquela crema se formando num vulcão invertido e caindo no copo.

obrigado!

 

 

 

Ver o crema do PF naked é metade do prazer de beber um espresso , quando eu extraio um espresso e não olho o PF é uma coisa , mas , quando eu paro eu fico olhando a extração , parece que ele fica mais saboroso.

Simplesmente eu não consigo mais me imaginar fazendo extração em um PF normal.

 

Quando vc estiver no Brasil e tiver acesso a cafés de torra muito recente , aí sim vc vai ver o que é crema  :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa ideia Cal , :P  Vinicius , compra essa pipoqueira :

 

http://almalagues.olx.pt/pipoqueira-iid-446627289

 

Custa só 15 euros , depois posta um video de vc agarrado com ela fazendo "Harlem Shake" , vai fazer sucesso  :)

Ate agora nenhum dos "Master Roaster" de pipoqueira tiveram a coragem de postar esse video  

Vc vai ser o primeirão  ;)

 

abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal instalei o braco da Sílvia na minha gaggia baby class. Segui as instruções que colocaram aqui, tentei ate colocar 2 o-rings, deu certo. De qualquer forma estou tendo um vazamento lá na junção. Sera que existe alguma peca melhor pra substituir aquela junção vagabunda de plástico?

Diogo, deixe só com o o'ring que veio com o braço, a peça plastica funciona perfeitamente , mas foi calculado para funcionar com 1 o'ring.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vocês tão falando sério sobre essa tal pipoqueira?? que coisa doida é essa, um pato donald pra torrar grãos? funciona? como faz?

mas, NÃO, sem vídeo com harlem shake...  ;)

 

ah, a dificuldade de usar a gaggia com sachês tinha mesmo a ver com café velho, eu acho. comprei um mais novo e tá funcionando. e notei também que faz mesmo diferença (havia visto em algum lugar alguém a dizer que não, não fazia) a posição daquela pecinha preta no porta-filtro. se colocar os furos virados pros lados funciona melhor, pelo menos com sachê.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Nesse final de semana eu fiz uma limpeza radical na Gaggia, também descobri uma coisa que está me deixando encucado.

Eu lembrei que eu tinha uma parafusadeira elétrica com controle de torque, então resolvi usar para retirar o parafuso do chuveiro, o causador de problemas. Deu certo. Parecia que estava quebrando um concreto, quando ele saiu, literalmente quebrou uma camada de café que estava lá em volta dele, soltou, ele estava cheio de café.

Antes de retirar, fiz tudo que um colega nosso tinha falado para fazer aqui no forum e fui seguindo este video aqui. Tive muito cuidado para não fazer muita força, no final, deu tudo certo. Relamente o chuveiro estava muito sujo.

Depois, descalcifiquei com ácido cítrico, muito mais barato que o descalcificante da Gaggia (500g custa em torno de R$ 17,00 aqui em Brasília e só uso 3-10g por vez) e, por fim, fiz um backflush, ainda não tenho o filtro cego, então utilizei um papel alumínio.

Uma coisa que me deixou encucado é que, quando eu fui virar ela de cabeça para baixo, na parte de baixo e atrás dela está com um barulho como se tivesse um parafuso solto. Eu desmontei a parte de cima toda, mas não a parte de baixo. Assim o barulho continua. Estou pensando em levá-la para assistência técnica, para eles darem uma olhada.

Agora sim a máquina está limpa, orgulho da vovó, então o problema não é mais sujeira. Nessa semana, se tudo der certo chegarão meu tamper, balança e copo dosador, ai poderei ver melhor a dosagem de pó que utilizo e a quantidade de ml extraída.

Em relação ao café que estou tirando, está na mesma situação, sem crema e meio aguado. Não sei se estou sendo muito exigente com ela, mas o café está aguado. Em relação à crema, vou comprar um outro café mais recém torrado que este Orfeu para tirar qlqr dúvida que eu tenha.

Agora só me falta achar o ponto certo, já mudei tudo: o ponto da moagem do Nemox e a compactação.

O martírio continua, mas sou brasileiro e não desisto nunca

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou mais perto do três. 

A moagem tem de mudar dependendo do café e até da temperatura.

Quando tiveres a balança vai ser fácil aferir se é a mais adequada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sucessooooo total! Coloquei mais fino e tudo se resolveu. Está girando em torno do grau de moagem 2, no meu Nemox.

Crema e gosto excelentes.

Agora é só aguardar o meu PF naked, tamper e balança chegarem.

Agradeço a todos pela paciência e pela ajuda!

O café é por minha conta!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores!

 

Meus brinquedos finalmente chegaram dos USA, obrigado mesmo pelas dicas \o/

 

 post-3382-0-08825600-1392077106_thumb.jpg

 

A parte ruim é que não consegui extrair nenhum espresso com uma crema legal, visto que em casa eu tenho esse moinho da Cuisinart:

 

post-3382-0-73346000-1392077238_thumb.jpg

 

Mesmo colocando no mínimo, estou achando que ele deixa o café muito grosso ainda, fazendo a extração terminar em uns 15 segundos.

 

Tenho a felicidade de ter no meu trabalho essa belezinha aqui e nela sempre tirei bons espressos. Experimentei moer hoje um pouco do café lá e trouxe pra casa.

 

post-3382-0-39629000-1392077212_thumb.jpg

 

O resultado foi perfeito! Um café maravilhoso com uma crema de dar orgulho :)

 

Daí fica a pergunta, alguém já conseguiu tirar um bom espresso na Gaggia usando esse moinho da Cuisinart?

Acabei de comprar a máquina e não queria gastar mais uma grana em um moinho novo. Não tem jeito mesmo?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto tempo demorou pra chegarem as peças? Comprei um único filtro VST que no rastreamento consta como encaminhado para alfândega dia 19/12/13. Acho que sumiram com a encomenda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sucessooooo total! Coloquei mais fino e tudo se resolveu. Está girando em torno do grau de moagem 2, no meu Nemox.

Crema e gosto excelentes.

Agora é só aguardar o meu PF naked, tamper e balança chegarem.

Agradeço a todos pela paciência e pela ajuda!

O café é por minha conta!

É isso aí!

Com Orfeu e um moedor que da conta do recado não tem erro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

André, que filtros são estes? Não são VSTs né? Acho que a Espresso Parts só vendem uns similares aos da VST e analisando pela foto, dá para ver uma certa diferença nos furos..  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...