Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Bom pessoal, tenho acompanhado esse fórum faz mais de um ano e através das dicas aqui aprendidas iniciei-me no mundo do café com bons cafés nacionais (Unique, Moço, Terroá e outros) além de ter iniciado, como muitos aqui com uma Chef Crema e um Krups.

No final do ano passado resolvi dar uma incrementada em meu equipamento e comprei um Encore na Expresso Brasil. Ficou, assim, faltando a máquina.

Na semana que passou, um usuário do fórum postou que o Walmart estaria com a Baby Twin novamente em estoque. Ele comprou uma e eu comprei a outra. A minha máquina está a caminho.

Continuando minhas pesquisas, vi que no fórum tinham comentado de uma promoção do Walmart no final do ano passado, como também que a Gaggia não mais seria importada para nosso país. Daí veio a dúvida: será que não estarei adquirindo uma cafeteira com problemas e recusada por algum cliente ‘premiado’ que a devolveu?

Nesse interim outro usuário ofereceu uma Silvia nos classificados e fiquei na dúvida. Daí fui fazer as pesquisas que todos fazemos nos sites internacionais e me deparo com a Amazon enviando a Gaggia, a Rancilio, e muitos outros equipamentos para o Brasil.

Uma Breville 800ESXL, por exemplo, sai por quase o preço que paguei na Gaggia: R$1.500,00

O que vocês acham?

Será que terei problemas com a Gaggia?

Seria melhor importar via Amazon, pagando praticamente o mesmo preço por uma cafeteira melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se essa Breville aí é melhor que uma Gaggia. O filtro dela, por exemplo, não é de 58mm, o que diminui a quantidade de acessórios que você pode ter. Simulei agora o envio dela pro Brasil e, por algum motivo, não foi incluído o valor do imposto. Não sei se nesse produto não é a dhl que faz o transporte. Se for com courier, chega rápido (4 dias no meu caso), mas cobram não somente os 60%, mas ainda o icms do seu estado que é em torno de 20%. O valor de 1500 reais, portanto não é tudo. Convertendo o que aparece sem imposto já dá uns 1.053 reais. Se você colocar os impostos dá mais de 1600 sem o icms! Não acho que terá problemas com a Gaggia. Mesmo se pararem de importar, é fácil consguir peças nos eua e importar direto. Demora mas chega e várias sem imposto, pelo baixo valor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fui um dos que comprou a Gaggia na promoção-mistério do Walmart... Minha máquina está ótima. Funcionando perfeitamente.

 

Se ela foi devolvida e revendida não sei dizer. Só posso afirmar que ela me parecia 100% nova..

 

Quanto à Breville, você já está considerando todos os impostos? Penso que o valor seja maior com todos os impostos incluídos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falei a Brevile como exemplo de compra.

 

José Cal, no carrinho para confirmação aparece este valor aqui:

 

 

Order Summary

Items: $499.95 Shipping & handling: $73.76 Total before tax: $573.71 Estimated tax to be collected: $0.00 Import Fees Deposit $545.71 Order total: $1,119.42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não saiu como queria. rsrsrs

Estou aprendendo...

Miyamoto, obrigado pela força em relação à Gaggia. Tenho uma grande apreço por esta máquina e estou, na verdade, realizando um sonho de consumo adquirindo-a.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li meu próprio post e vi que o valor é bem mais elevado que o que tinha contado inicialmente (+ ou - 1.500,00).

Desculpem a confusão, mas mesmo assim a aquisição de máquinas via Amazon ainda sai um bom negócio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma excelente máquina!

 

Segure a Síndrome Ruiva por enquanto, pois, irá gostar bastante da sua Gaggia..

 

Falar baixinho aqui para não causar inveja em ninguém...

 

A Gaggia Baby Twin saiu por 750 merrecas na promoção mistério do Walmart.. :ph34r:

 

:lol: :lol:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela Amazon sai bom negócio se considerar principalmente o prazo. E como irá importar terá que pagar todos os impostos. Se for para trazer na bagagem, talvez não saia tão bom negócio assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única diferença é que na amazon você paga certamente o icms, que se for via correios pode não pagar (tem estado que cobra, mesmo o stf tendo dito ser ilegal). Por outro lado, o frete deles é mais barato que o dos correios normais e receber em 4 dias é bem melhor do que ficar às vezes 3 meses, sem sequer ter noticias, pra receber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, galera!

Comprei uma baby Twin e um moinho Nemox Lux Pro 500, ainda estou aprendendo a usar a máquina.

Ainda estou acostumando com ela, portanto, há algumas dicas de vocês? O manual é péssimo, assim como o tamper, mas esse ai eu já comprei outro do EBAY.

Vcs têm alguma dica pra me dar?

Muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita ferro, muitas perguntas.

O negócio é o seguinte, essa máquina ela é usada, mas esta zeradíssima, novinha mesmo, nem tem sinal de uso. Ela chegou ontem e fiquei limpando ela para só hoje eu testar alguns espressos. Na limpeza só não consegui tirar o parafuso do chuveiro que fica no grupo dela. Esse ai é missão impossível.

Por ela ser usada, não sei onde ela foi comprada. Tem alguma diferença do lugar?

 

Eu ainda não tenho a balança digital, também comprei ontem e deve chegar na semana que vem. Estava lendo sobre as gramas para cada dose, quantas gramas para o espresso simples e para o duplo?

 

O café é recém torrado. Ele é um orfeu com a torra do dia 15 de janeiro. O moinho Nemox só chegou hoje, então eu fiz uns testes no Krups que eu tenho. Na primeira vez, achei o café amargo, muito amargo, mas o grau de moagem estava no meio. Assim, fui colocando uma moagem mais fina. Houve uma vez em que a borra saiu sequinha, perfeita, mas com o café ainda amargo. Coloquei para mais fino ainda,agora, ela está saindo toda aguada, com agua em cima e o café também esta aguado.

Quando o café fica amargo, meio azedo, significa o quê? Tomei cuidado para não queimar o café, deixei ela ligada um pouco, antes da extração, liguei a saída de água para diminuir a temperatura e só depois fiz a extração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vini,

 

A máquina é indiferente onde comprou.

Perguntei que filtro usava para te sugerir quantas gramas de café usar.

 

Você tem que fazer os ajustes de:

Qtdade de pó.

Granulometria do pó.

Compactação.

de moto que você consiga extrair em 25/30 segundos, este é seu alvo.

 

O filtro se for o duplo da Gaggia dá para iniciar o processo com 18 grs, se for da Rancilio, 16 grs.

 

A Gaggia não fica muito quente, já que tem a caldeira exclusiva para o café, logo o flush ( deixar ligada um pouco) tem que ser curto, tipo 1 segundo, 2 segundo, e você tem que ter um procedimento fixo com relação ao momento que você vai iniciar a extração, tipo : a luz que indica que a resistência esta ascesa acabou de apagar, você faz o flush de 1/2 segundos e providência a extração

 

Tranquilo, nada que ler este tópico umas 50 vezes e você vai estar fera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha Vini... estou com um orfeu torrado em 9 de janeiro e não está nada amargo.

Não entendo do Krups, então recomendo a fazer logo os testes com o nemox.

Pode ser bom começar na regulagem 4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vini , a minha situação era parecida com a sua quando eu recebi a Twin , eu usava um moedor muito parecido com o Nemox (virtualmente igual) que eu aposentei e o Krups para coado.

Se vc for usar o Krups , use os filtros pressurizados originais.

Quando for usar o Nemox , use os filtros despressurizados , uma boa ajuda que eu tive foi esse tutorial do Pedro :

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1418-iniciantes-como-extrair-na-gaggia-twin/

 

Só tem duas folhas , mas , ajudou muito.

 

abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fato da máquina ser usada pode importar para ver se você vai ter que descalcificar. Se foi usada fora do Brasil, por exemplo, pode ser uma boa fazer o procedimento. Fora isso, é o que o pessoal falou. Moagem mais fina tende a amargar e mais grossa a azedar, em termos bem básicos. Água mais quente amarga, mais fria, azeda também. O flush de que falam é antes de tirar o expresso, deixar sair um pouco de água, sem portafiltro. Aí você julga até pelo vapor que sai (ou não) se estava muito quente a água.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não que a moagem fina amargue e a grossa azede.

 

Não foi isto que eu quis dizer.

 

Se extrair dentro dos parâmetros, o sabor ficará equilibrado independente do grau de moagem.

 

Eu disse que considerando o fator tempo sendo influenciado pela moagem poderá resultar num café amargo ou azedo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso.

Acredito que, dentro de trinta segundos, nem acidez nem amargor será problema.

Nessas últimas semanas devido ao calor estou tendo que moer mais fino que de costume.

Não estou notando nenhum amargor por isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a maquina for usada, até por motivo de higiene, é muito importante fazer uma boa limpeza ...

Trocar várias vezes a água, extrações cegas, lavar tanque, vaporizar, e tirar o chuveiro e lavar com Cafisa o chuveiro, filtro e PF, seria o mínimo antes de começar a testar a água.

Eu ainda passaria uma solução leve de vinagre de álcool em água e outra com bicarbonato, para ficar tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

B, faltou só tacar álcool e meter fogo para esterilizar kkkkkkk

 

Brincadeira.. É sempre bom dar uma boa higienizada mesmo. Além de toda sujeira de uso, talvez a máquina estivesse parada a algum tempo. Pegando poeira e fungos por exemplo.

 

Tô falando isto mas não foi o que fiz com o Rocky.

 

A euforia foi tanta que dei uma limpadinha básica e fui logo moendo uns cafés kkkkkkk

 

José, foi exatamente o que eu quis dizer =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela chegou ontem e fiquei limpando ela para só hoje eu testar alguns espressos. Na limpeza só não consegui tirar o parafuso do chuveiro que fica no grupo dela. Esse ai é missão impossível.

 

Vini , esse é um problema relativamente comum com as Gaggia , muita gente sofre um pouco para retirar esse parafuso , acontece que vc vai ter que tirar esse parafuso , se a maquina é usada e esta bem preso é que provavelmente o ultimo dono jamais retirou o parafuso.

Quando vc tiver feito uns 10 espressos o chuveiro já vai apresentar acumulo de café , se nunca foi retirado , imagina a quantidade de café velho nele.

Independente da qualidade do café ou da granulometria que vc vai usar, esse amargor com certeza é de café velho acumulado no chuveiro .

Acredite , não é missão impossivel e vc vai ter que retirar , eu retiro o meu e lavo com detergente de cozinha a cada 2 dias.

 

Nesse topico vc vai encontrar outros foristas que tiveram o mesmo problema ,

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1602-ajuda-com-problema-para-desmontar-o-chuveiro-da-gaggia-baby-twin/page__p__36329#entry36329

 

Nesse topico nas msg #3 e #10 eu explico um procedimeto desde o mais simples ate o mais radical , para tentar retirar o parafuso.

Tenha em mente que o mais importante e usar a chave certa (philips cotoco nº2 ) e verificar antes se o parafuso não esta espanado , se ele estiver a situação fica um pouco mais complicada.

Leia o topico é de um retorno.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tela do chuveiro é de alumínio e escurece com Cafiza. Eu uso simplesmente uma escova com água, mas limpo toda semana. Usaria sabão se fosse limpar uma usada.

 

O chuveiro não é de aluminio é de inox , o que é de aluminio é a base onde ele é aparafusado , mas , lavando regularmente com agua e sabão ele nunca ira precisar de cafiza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, I stand corrected. Eu estava evitando lavar a tela com cafiza, mas justamente a peça de alumínio acima eu até já tinha passado uma escovada com água com Cafiza. Tudo errado. Ao ler tópicos sobre a limpeza devo ter trocado uma coisa pela outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...