Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

estava verificando, o flow meter da twin fica logo depois da sucção será  que não seria melhor colocar antes da entrada na caldeira? assim seria mais precisa, se bem que ela é plástica e acho que não aguentaria a pressão.

 

fiz uma conexão na saída do PF e coloquei um manômetro pra verificar a pressão. com a válvula fechada a pressão sobe rapidamente ate uns 12 13 bar e cai ate uns 7 e demora a subir , o barulho cai junto.

Se abro um pouco uma válvula que pus na linha do manômetro a bomba volta a aumentar o barulho e a pressão começa a subir novamente mas me parece que algo não está muito bem.

amanha vou testar novamente após remontá-la e tento filmar pra postar mas queria saber se alguém já passou por isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta complicado , eu entendi que vc colocou um manometro  no PF e onde esta  essa valvula ? A situação normal com o PF fechado pelo manometro a pressão sobe ate 11 , a opv abre jogando o excesso para o "T" da aspiração da bomba , a pressão deveria ficar em torno de 11.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um PF com manômetro e uma válvula pra regular o fluxo que passa por ele.

quando ligo a maquina, se ele estiver fechado a pressão sobe rapidamente ate uns 13 mas creio que seja a inercia da opv e imagino que quando a opv abre ou a bomba não esta aguentando ai a pressão cai pra uns 6. o que me faz pensar na bomba é que o barulho dela cai muito cheguei a pensar que ela tinha desligado.

mesmo quando estou com café ela faz isso de cair o barulho e depois lentamente volta e fica oscilando. justamente por isso comprei todos os conectores e manômetro etc.

a tal válvula como tinha visto no HB é pra permitir fluxo e tentar acertar para que fique próximo do que seria com cafe. mas o que ocorre é que tenho que abrir muito pra voltar a subir a bomba...

 

sera que consegui me explicar? quando chegar em casa vou montar ela de novo e tento gravar o teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em SP não falta lugar , vc pode inclusive levar na propria Imeltron (campinas) que lá funciona  a autorizada IMELKRON , deve ser a melhor de todas autorizadas.

 

Me tira algumas duvidas vc fez as ligações de acordo com a figura , identificou correto as linhas de pressão de retorno da opv.

 

https://www.flickr.com/photos/115413403@N07/14055322365/in/photostream/

 

Abs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o problema , oscilar , quase parar , e tudo meio vago , ele poderia fazer o video de um backflush , na minha , durante o tempo do backflush a bomba , não reduz o barulho ao contrario aumenta .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além da OPV pode ser a bomba precisando trocar o reparo ou trocar toda   ou ele pode ter feito algo errado , depois do Miyamoto e o Rocky , tudo é possivel .

 

Abre uma conta no You Tube e pronto 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oscilar é ressonância da Ulka. Pode acontecer especialmente em extrações mais lentas, geralmente em frequências bem específicas. Não é necessariamente defeito. Essas OPVs fuleiras não tem uma regulagem muito precisa. OPVs boas são mais caras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabou sendo sem vídeo...

cheguei aqui e pra montar de novo aproveitei pra dar uma olhada na opv, é super simples um t com uma mola e um insert de latão com um apoio de borracha, dei uma esticadinha na mola e montei... pressão estável de 12,5 bar, quanto à bomba acho que desmontar e montar resolveu a oscilação vamos ver com o uso, dai desmontei a opv de novo comprimi a mola na moras dei uma aquecida com o maçarico , água e voilá, pressão estável de 9 bar, tirei um duplo pra ver mas errei feio na moagem dai tentei um simples, ta indo, ainda falta acertar a moagem mas já deu um pouco de crema e não sujou tudo em volta só um breve jatinho perdido pro lado.. rsrsr

acho que esta caminhando. vou querer ver a opv regulável deve facilitar experimentar.

Alguém conhece algo sobre o controle de bomba por pwm ou algo parecido? vi em algum lugar mas não achei de novo, pode ser uma boa solução pra regulagem da pressão.

Amanha tento fazer um vídeo da pressão e de uma extração, hoje cheguei tarde de um seminário e não tive tanto pique assim.

a oscilação tava mais pra algo tipo queda de potencia quem sabe por mau contato e quando desmontei e montei acabei desconectando quase todos os conectores e conectando de volta isso pode ter resolvido ou algo como cavitação, não sei se isso acontece nessas vibratórias e imagino que deveria aumentar o barulho por trabalhar em vazio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisca essa OPV já era , ela já estava ruim , por isso a pressão instável , quando vc colocou calor na mola , a tempera foi para as cucuias , ela pode funcionar legal , mas , será por um tempo bem curto , rapidamente ela vai voltar a condição anterior , compra outra original ou regulável , enquanto vc não tiver uma opv confiável , vai ficar dificil saber se a bomba esta ok.

 

Abs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

carlos eduardo, na verdade eu pelo menos tentei temperar com agua fria assim que aqueci e nao aqueci tanto ao ponto de mudar de cor. acho que nao deve ter comprometido a tempera, o que foi é que por enquanto ajudou.

O intuito é colocar a opv regulavel que preciso achar/comprar inclusive se alguem souber onde e o modelo agradeço ja que viajo mes que vem da pra trazer na boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se v quiser fazer algo já bem testado vc deveria comprar a opv da classic , ela encaixa no ponto de entrada de agus na caldeira .

 

http://www.shop.partsguru.com/B-0147-A-Gaggia-boiler-Inlet-Fitting-with-adjustable-OPV-B-0147-A.htm?categoryId=-1

 

Outra opção seria colocar uma opv de alta qualidade , daria um pouco mais de trabalho adaptar um local e as conexões , mas , nada muito complicado.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Pessoal,

 

Vai começar a diversão assim que tiver tempo! ;)  Já reuni o material (manometro,conexões, braçadeiras e mangueira) e agora a duvida é se instalo o manometro de forma definitiva na Gaggia Twin ou deixo ele apenas pra medir no PF quando necessário. Lisca essa é a valvula original que se encaixa na caldeira. É de ótima qualidade. Ajustavel. Comprei lá na parts guru do link do Carlos. Foi o preço mais barato. 

 

Abraços,

:)

 

5zqel2.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocar o manômetro no mesmo duto onde passa o fluxo pode afetar a leitura. Quanto maior a velocidade, maior a queda de pressão (pelo princípio de Bernoulli).

 

Se não for possível usar tomadas separadas, creio que seja melhor ajustar a OPV com pressão estática mesmo, um pouco acima dos 9 bar para compensar as perdas de carga quando há fluxo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...