Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Bom, comentei lá no "qual grão no seu moinho hoje" que minha Gaggia teve uns chiliques esta manhã. Na verdade, com minha vaaasta experiência em mecânica e eletrônica, suspeitei de mal contato. 

Como passei pela saga termofusível há alguns meses e eu mesma o troquei e soldei, sabia que uma das pontas não estava soldada direito, já que não sou exímia soldadora e deixei do jeito que deu!  :lol:  :lol:

Pois bem, creio que a solda soltou e o cabo desencostava do termofusível quando a bomba vibrava. Desta vez fiz um pequeno gancho nas pontas e coloquei só um pontinho de estanho para ajudar a segurar.

Religuei a menina e parece estar tudo nos conformes novamente. Ufa!  :rolleyes:

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não consegui remover o grampo sem quebrar tudo. Estava muito, muito apertado, tipo muito amassado mesmo.

 

Miya, pode mandar! Se eu não der jeito, fico com as "peças sobressalentes".  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcia, eu também troquei o meu da Evolution, mas não usei solda; apenas o grampo que já tinha e ficou bem preso.

 

Não usei solda com medo da alta temperatura, que poderia enfraquecê-la.

 

 A solda começa a derreter a 231ºC , muito antes disso as partes de ABS da Evolution começam a amolecer a 140ºC  .

 

 

Religuei a menina e parece estar tudo nos conformes novamente. Ufa!  :rolleyes:

 

 Parabens Marcia , quem sabe com o tempo o Miyamoto aprende um pouco de engenharia com vc .  :D

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo essa borracha é o que permite o aperto do grupo , quando isso acontece o previsto é a troca da base da caldeira , considero péssimo essa solução de engenharia para a gaggia color.

 

Vc vai ter que comprar na imeltron a base e desmontar a maquina toda para fazer a troca , nesse video vc tem o procedimento correto , não tem nada de dificil , mas a ideia de trocar a base toda por causa de um pedaço de borracha solta é uma solução muito ruim .

 

http://community.wholelattelove.com/videos/1146/gaggia-group-gasket-replacement

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma color há uns 3 anos. Enquanto estava na garantia estas pecinhas saíram e levei na autorizada. Os caras não tinham idéia de como consertar e só colocaram no lugar de novo. Depois de cair mais algumas vezes desisti, estou usando sem elas há uns 2 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, essa peça, como está inteira, parece fácil de reproduzir com um pedaço de borracha vulcanizada de alta resistência térmica e de boa qualidade, estilete afiado, réguas de aço, paquímetro e uma microrretífica de potência média ou alta, com um kit de lixas e pedras de desbastar grossas e médias.

 

Se tiver um pouco de habilidade manual e paciência, deve ser possível produzir duas dessas em pouco mais de 1 hora de burilagem. Eu, como sou um tropeço, gastaria uns 15 pedaços de borracha, demoraria 3 dias e gastaria meio vidro de mertiolate uma caixa de band-aids também... ;)

 

Carpe Coffea(m)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o plastico ainda não amassou como do cara do segundo video vc pode tentar recolar, mas isso seria provisorio .

 

Outra solução seria desmontar como no video e usando um polímero duro como celeron ou teflon , com ela desmontada vc vai desbastando o polimero com uma dremel como o Cabral sugeriu ate vc conseguir uma vedação , vai dar trabalho mas seria algo quase definivo.

 

Outra base de 58mm que encaixe eu acho que vc não vai achar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, o ponto de fusão do plástico é baixo, perto de 150'C, e a curva de rigidez X temperatura deixa a maioria dos materiais flexíveis demais assim que passa dos 100'C. Já testei ABS, PLA, Nylon, PVA, Soft PLA e só o Nylon fica rígido o bastante pra ser útil depois dos 100'C, mas quase estraguei minha 3Doodler testatando.

 

Carpe Coffea(m)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conheço, teria de pesquisar o que é viton... hehehe...

 

Mas uso uma 3Doodler que peguei pelo KS, uma "caneta 3D", não é uma impressora, mas usa os mesmos materiais para "3Desenhar".

 

Carpe Coffea(m)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hummmm, não pensei nisto.

Poderia usar para fazer o molde e encher com viton ?

 

Você tem impressora 3 D ? Estou fazendo umas impressões no Parana.

Heh Paraná!

Ô terrinha de gente boa siô!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Viton é uma borracha da Dupont , não precisa tudo isso , basta ele comprar um taruginho de teflon ou celeron no ML e desbastar , se for fazer molde 3D para fazer uma peça , vai sair mais caro que comprar uma base nova

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela explicação, CaÊ. Concordo contigo, o melhor caminho é comprar um pedaço de material adequado e "usinar na mão" mesmo. Fiz um bocado de peças pra minha Breville nas últimas 2 semanas. Hoje consegui fazer bons espressos com certa "estabilidade" (bate na madeira) depois de muuuuitos meses! Dá-lhe Dremel! B)

 

@ Gil, sim, é um brinquedo que muita, muita gente queria. Esse ano lançaram a Versão 2, mas fiz uma "estripulia" na "sexta-feria-preta" e tô zerado de $$$, então fiquei de fora da segunda rodada...

 

Carpe Coffea(m)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

off topic , essa caneta quando apareceu a primeira coisa que eu pensei foi : facil ? como facil , é a mesma que pegar um pincel e achar que vai pintar um quadro , ela é facil para um confeiteiro ou artista plastico , agora para quem usando uma pistola de cola quente faz uma tremenda melequeira , e sempre queima a ponta de um dedo , essa caneta esta num nivel muito acima de minhas habilidades artisticas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...