Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Encomendei com o Jefferson!!

 

Dei uma procurada e esse conector de 14 pinos alternados é complicado de achar;

Se fossem alinhados tava fácil.

Torcer para continuar funcionando até lá.

 

Obrigado a todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas Gaggias são incríveis, me assusta a facilidade de reparo delas! 

 

Boa sorte Fabreder! Aliás, incomodaria em comentar conosco quanto pagou? Seria interessante deixar registrado caso futuramente apareçam outros proprietários com problemas semelhantes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Igor,

 

O Jefferson não falou valores.

Quando o cabo chegar ele irá fazer contato.

O preço deve ser barato, pois lá fora vi a 8 dólares (só não entrega no Brasil);

 

Aliás, como foi no campeonato?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem, Fábio, encomendar o cabo foi uma boa.

 

Se estivesse em Sampa, era só ir na Rua Santa Ifigênia com esse cabo na mão pra referência, pois cabo flat tem em qualquer lugar e o conector alternado tem na Trancham, Zamir e outras, e tem vários "montadores de cabos" na região, alguns em galerias, alguns na calçada trabalhando como camelôs-técnicos, e até um que opera a partir da porta de um boteco... enquanto faz serviço, se pedir café/média, tem desconto no pão-de-queijo! :D

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CaÊ, isto não é sempre verdade. Em certas máquinas, chega um ponto em que o termostato de vaporização fecha, a resistência liga e depois de um tempo o sistema entra em equilíbrio, com vapor constante. 

 

Aliás, este é o macete de vaporização com a Gaggia Color: abrir a válvula de vapor antes de o termostato de vaporização fechar. Daí a pressão de vapor é constante durante toda a vaporização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente , eu descrevi o da Twin , similar a ela só o sistema da crossland , a color é diferente das baby e a vaporização da twin é diferente de todas as outras .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meninos Gaggieiros!

 

Desde a primeira vez que abri minha Twin, dez ou outra vazavam um ou duas gotinhas de água por "cima" do grupo quando quente.

Isso vem ocorrendo ainda, algumas vezes. Nada que super incomode, mas há de se checar. Será que se eu trocar a borracha do grupo/portafiltro ajuda? Ou será algo da caldeira mesmo?

 

PS: nunca troquei a gaxeta nesses 4 anos.

 

Por onde vaza:

20150131_114740_zps623d39d5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcia eu entendi pela foto que o vazamento vem de dentro da carcaça , esse ponto com a gota e com manchas de gotas antigas parece vazamento de dentro , não entre o PF e gaxeta , explica esses sintomas melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só isso de sintoma mesmo... com a máquina quente saem 2 ou 3 gotas por aí. Só com a máquina bem quente, depois dos 15 min de aquecimento.

 

O que pensei da gaxeta é se ela vedaria apenas o portafiltro ou o "grupo" no corpo/base da caldeira também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcia é vazamento interno , se vc olhar o diagrama da TWIN , vc vai perceber que existem uma infinidade de orings , juntas e abracadeiras que podem estar causando isso , é impossivel advinhar de onde vem , abra a maquina ,  seca tudo ,liguew e fique olhando onde se forma , resolver vai ser mole , vazamento é sempre o mais simples de sanar.

 

Claro , se vc não for o Miyamoto , :lol: eu já percebi que seus conhecimentos de engenharia e habilidades  são bem superiores , portanto vai ser moleza  :D

 

16225056529_0a6cb92e3e_n.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcia, cê tem aquela graxa classificada como "food safe"? a Dow Corning 111 (agora é DC111 ou Molykote 111, se não me engano)?

 

Se tiver, de repente uma "suave" lubrificação do o'ring, de modo a não deixar excedentes que possam se soltar e fluir com a água (entupiria algo) pode resolver a situação.

 

Além disso, sabe os 4 parafusos do grupo? Quando retirá-los, limpe os furos por dentro com cotonete e/ou escovinha: minha Baby Class tinha um resíduo de metal ali dentro e, quando desmontei e remontei pela primeira vez, um dos parafusos deu "fim de curso" sem apertar direito, foi uma "nhaca".

 

Boa sorte e Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Suposição confirmada... é a bendida 28!

 

Com 5min de máquina ligada vazou uma gotinha que logo secou pelo calor. Mas quando fiz o expurgo dos 60mL com 15", aí saíram umas 3-4 gotas que foram suficientes para escorrer e acumular no metal (acho que dá pra ver na foto).

 

Cabral, acho que vou encomendar com a Imeltron mesmo, se eles tiverem e já troco de vez. Não tenho graxa. Na verdade nem vou poder mexer por agora mesmo, pois não tenho a chave para aqueles parafusos (meu kit tem todos os tamanhos e formatos, estrela, 4, 6... mas nada de 5 "pontas").

 

Vou ter que limpar bem mesmo, pois como dá pra ver na foto, já tem resíduos acumulados, metal oxidado, sei lá.

 

Vamos tocando, fazer o que =)

 

20150201_110122_zps818813e6.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, nesse ponto não tem muito como ser outra coisa...

 

Pelo menos achou "de cara".

 

Mas, mesmo comprando o o'ring novo, é aconselhável usar alguma lubrificação "food safe" pra instalar, pois melhora a vedação e protege a gaxeta, de modo a aumentar sua durabilidade.

 

Quando encomendar o anel de vedação com o Jefferson, já pede o lubrificante da Saeco/Gaggia que é um parecido com o DC111 e vem num tubinho bem pequeno, então não dá dó comprar pra usar só um pouquinho de cada vez. Quando for trocar a gaxeta do grupo, descobrirá que não apenas é uma "mão na roda" usar o lubrificante, como depois a borracha dura MUITO mais do que se instalar a seco.

 

lubrificante%20saeco_zpsjqvtwojc.jpg

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí, Ana! Todo mundo que faz manutenção básica da máquina de espresso em casa deveria ter um tubinho desses na caixa/gaveta de ferramentas. ;)

 

@ Márcia, sobre a chave pentagonal, tenho alguns bits "tamper proof" penta-torx (estrela de 5 pontas) que vieram num kit desses:

assorted%20bit%20kit_zpscfkiyqgd.jpg

que comprei na Rua Florêncio de Abreu, bem baratinho. A qualidade é ruim, mas pra usar de quando-em-nunca, quebra o galho. E mesmo não sendo o formato "perfeito", dá ótima tração nos parafusos loucos da Gaggia.

 

Se for comprar coisa "de gente grande", tem esse kit na Amazon que parece show de bola. Depois você abre uma assistência técnica, porque essas chaves são bem profissas! :P

 

Quando estava caçando a chave pra abrir outro equipamento com Penta-Torx, vi exatamente esse kit numa autorizada Black & Decker, mas custava mais caro do que o aparelho que eu queria consertar (era uns 90 lulas na época), então parti pra Florêncio e comprei o da foto acima.

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O parafuso é allen sim, mas pentagonal e não sextavado... Essa é a encrenca  :P

 

Mas vou procurar um kitizinho meia boca mesmo, nada pra durar a vida toda! rsrsrs

 

Anita, escrevi pro Jefferson, te falo quando ele responder!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisca e CaÊ,

 

Os parafusos de baixo, ao lado do Grupo, são Allen normais hexagonais (sextavados), mas na minha Baby Class, os de dentro, que prendem a caldeira no grupo (aparece na foto da Márcia, de lado, à direita do centro), são Allen Pentagonais, como o cabeçote do meio na foto abaixo:

penta%20Allen_zps5jidvxyz.jpg

Como não achei uma ponteira (bit) igual essa da direita aí em cima, nem uma chave Penta-Allen em L tradicional na medida necessária (achei bem fininha, de relojoeiro, e bem grossa, da GM, usada no Monza antigo pra trocar algumas peças), eu usei uma Penta-Torx mesmo, foi o melhor que encontrei de tudo que tentei pra abrir tais parafusos.

 

Querem algo pior? tentem abrir os iPhones novos. Usa uma chave chamada Pentalobular.... Pior que a Gaggia, só a Apple mesmo... :P

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei como está agora, mas a tampa traseira dos primeiros iPod Touch eram coladas. Pra trocar a bateria quando pifava precisava aquecer com secador pra descolar e, se errasse o ponto, estragava outras coisas... Não sei como andam os novos, se tem parafuso raro é um progresso diante do uso de cola.

 

Acho que a Gaggia faz uma "declaração codificada" com a progressão de raridade dos diversos tipos de parafuso usados na mesma máquina:

 

 -- "Não queremos, mas entendemos que o usuário fuçador soltará os parafusos Philips e que, mesmo contra nossa vontade, os fuçadores mais empenhados soltarão os parafusos Allen. Mas não admitimos que o usuário abra a caldeira, daí usamos parafusos quase exclusivos... não mexa!"

 

Daí a gente improvisa e mexe assim mesmo, sô! ;)

 

Carpe Coffeam!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí Sergio se é Allen é sextavado , não existe allen pentagonal , na verdade verdade no ML vende a pentalobe , eu só não sabia para o que servia .

 

Vivendo e aprendendo  eu nunca tinha visto uma chave que deveria ser  sextavada virar "pentavada" .

 

Não faz muito tempo vc só precisava ter , chaves sextavadas , fenda , philips , allen e torx , agora a lista é enorme , virou o samba do crioulo doido ,  mas com 5 lados não tem , isso é ferramenta especial.  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Sério que vocês nunca tinham visto essas desgraças? Achei que eram um pouco mais comuns, já vi coisas mais estranhas.

 

E não apontem os dedos pra mim, hein? :P Essas chaves são vendidas com esse nome de "allen pentagonal", "allen de cinco lados" ou "pentallen"  pelas lojas, autorizadas e camelôs. Não faz sentido, mas é assim que se pede e assim que se compra.

 

A patente da chave Allen estabelece que tem 6 lados, estou ciente, mas como chamar? Na primeira loja de ferragens que pedi uma "ponteira pentagonal para parafusadeira ou uma chave L pentagonal" ficou todo mundo olhando pra minha cara. Mostrei uma Allen e disse "parecida com essa, mas com 5 chanfros", daí um dos vendedores riu e disse: "Ah! você quer uma allen de 5 lados da GM?". Ouch! Não era o que eu queria, mas o cara trouxe uma versão gigante da chave que eu precisava, serviu de referência.

 

Pois é, a GM tem uma chave de perfil pentagonal, ou "quintavada" (para ficar no campo morfológico de "sextavada" e "oitavada") e nas casas de ferragem e autopeças ganhou o "apelido" de "Allen"-isso e "Allen"-aquilo.

 

Fazer o quê? Como consolo, dá pra usar a Torx no lugar.

 

E pra referência:

Pentalobular ou Pentalobe: Pentalobular_zpsctfq67ys.png

 

 

"quintavada" ou "pentagonal" :pentagon%20screw_zps13cahq3u.jpg

 

Não confundir... hehehe.

 

E, só pra provocar, o que acham então das chaves estrela de 5 pontas serem chamadas de "torx"? O nome pegou e hoje já tem mais "torx" de 5 pontas do que de 6 no mercado...

 

Olha só o "guia de ponteiras" desse kit que comprei na DX:

sku_3721_4_zpsrrflwvdd.jpg

 

Se a última linha da lista, com essas ponteiras loucas, já incomodou (a última da direita é realmente um pino... não é chave! só serve pra dar reset!), então acho que essa página da Amazon vai ser de arrepiar os cabelos... Temos de arrumar uma caixa de ferramentas gigante pra dar conta de tudo!

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso esse site como referencia : http://www.sizes.com/tools/screw_drive.htm

 

Nele a pentagonal é citada como usada em hidrantes e outros usos especiais , a Amazon tambem cita ela como sendo chave especial.

 

O engraçado é que nem a sizes.com ou a Amazon citam a existencia da pentalobe , mas ela esta a venda no  ML como acessorio de iphone , ela tambem é ferramenta especial só a aplle usa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...