Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

 

Colegas, novamente obrigado pela ajuda!

 

A trena tem um gancho de metal que distancia a trena aproximadamente 2 mm, ou seja o início da medição se dá dentro do filtro.

Pode ter um erro de uns 2 mm no máximo, o que ainda evidencia a grande distância dos 58 mm.

Ou passo no depósito, ou só no fds com meu sogro que tem ferramenta pra tudo (ferramenteiro aposentado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Comprei em janeiro uma Gaggia Unica para minha empresa. Estamos usando ela desde o dia 13/Jan. Ontem, com menos de um mês de uso, ela tem pedido para efetuar a descalcificação. Pelo que li por aqui, esse processo não é tão importante aqui no Brasil pelo fato de nossa água ser mole (sou de São Paulo). Está certo?

 

Acham que deve ser feito a descalcificação? Terei que fazer todos os meses? Tenho que comprar o produto original da Gaggia? Não encontrei em lugar algum na internet (está em falta) mas achei alguns de outras marcas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha sogra tem a mesma máquina. Já pediu descalcificação umas 5 vezes. Não precisa fazer esse procedimento. Sugiro, no entanto, que, de tempos em tempos (a depender da utilização da máquina), você faça um procedimento de limpeza com uma pastilha (cafiza ou similar) apropriada para máquinas automáticas. Para fazer desaparecer esse aviso, basta manter pressionado o botão que fica abaixo do power (se não me engano, seleciona o nível de concentração da bebida em face da quantidade de café a ser moído um, dois e três grãos de café) por alguns segundos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wagner, será que o anel de borracha - gaxeta - está muito duro? O normal é o contrário, ele vai desgastando e o pf avançando cada vez mais. Mas pode acontecer dele estar muito rígido e o pf não deslizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Anita, obrigado pela dica. Pelo jeito vou ter que retirar e limpar a ducha. Vou ter que passar cafiza em tudo, fazer uma retrolavagem e ainda estou sem o filtro cego pq não consigo entender o tamanho exato deste ítens. Enfim, to com um nojo danado deste equipamento, por enquanto... mas eu chego lá...    ;)  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wagner, entendo pouco de Gaggias, mas a sua aceita retrolavagem, né? Só confirme.

 

Enquanto o cego não chega, cegue o seu: fita isolante de eletricista, aperte bem. Quebra um galho, aguenta uns 2 ou 3 backs antes de começar a soltar.

 

Outra opção é um disquinho de borracha ou EVA mais grosso. O disco cegante que veio na minha máquina é assim, uma bolachinha de borracha com uma alcinha.

 

Se usar a fita isolante, escove bem seu filtro depois.

 

Boa limpeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, a brera é uma superauto. Não rola retrolavagem. O que rola é usar uma pastilha de limpeza para superauto, que a gente coloca no compartimento para café em pó. A pastilha que tenho é da oxy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Blz, fita isolante eu tenho. Amanhã mando bala.

Acho que aceita, a ficha técnica mais confiável que encontrei foi esta:

 

http://www.gaggia.com/e/machines.manual.RI9301_11.overview.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana a sua maquina tem uma valvula (válvula de grupo) quando essa válvula dá problema , a máquina vaza constantemente ou não libera agua.

Só limpar o chuveiro e não desmontar a valvula não resolve , desmonte a valvula como no video , não precisa do liquido gaggia pode usar agua e sabão.

Se a válvula estiver rosqueada em excesso o fluxo restringe , se rosqueada de menos ela vaza .

Se depois de limpar como no video e ela continuar com problema de fluxo , aí o seu problema será na opv ou bomba.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wagner, independente de estar medindo certo ou não, se a dificuldade é encaixar o PF c/ filtro na máquina não tem relação com o diâmetro do filtro.

 

O PF nem encaixa na máquina ou encaixa e o problema é alinhar o cabo? Se for o segundo caso, minha sugestão é que você não force além do necessário. Se conseguir apertar o suficiente para fazer a vedação (sem vazar água por fora do PF) e o PF não soltar durante a extração, não se preocupe com a posição do cabo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, as dicas e comentários são todos bons e válidos, se o filtro que está com ele for o original.

 

A máquina era de MOSTRUÁRIO, não tem como saber qual o filtro que foi parar nela. Tenho um filtro antigo, comprado na OE, que não entra na Gaggia, mas serve na Aríete. Sabem aquela borda superior, arredondada? Nesse filtro é mais alta que as outras, não entra. Se o filtro do Wagner for incompatível, não vai caber mesmo, fica apertado.

 

Wagner, só veio 1 filtro? Os dois dão o mesmo problema de não entrar?

 

Se comprou de mostruário de uma loja especializada, que presta assistência técnica, há a possibilidade de terem instalado uma borracha de Grupo nova, mais alta do que a normal. Se for como nas outras Baby, deveria ser de 8,5mm. Colocando uma de 9mm o PF entra bem duro, quase travando logo ao começar a virar o PF. Se tiver como perguntar pro vendedor, questione se o anel de borracha que veda o encaixe do filtro foi trocada.

 

Carpe Coffeam!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Pessoas lindas, como dizia minha avó, vamos em frente que atrás vem gente... enfim, segue detalhes que registrei e um pequeno vídeo da gaxeta.

Comprei um paquímetro e fiz novamente a medição. A conclusão está na foto (ou não?).

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=KnclIe7G8RY&feature=youtu.be

 
 
 

post-4874-0-08265500-1423676595_thumb.jpg

post-4874-0-71175900-1423676629_thumb.jpg

post-4874-0-19784700-1423676808_thumb.jpg

post-4874-0-44583100-1423676854_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wagner, você desmontou ou te entregaram faltando peças? Tá faltando umas coisas aí! Tem uma peça metálica bem pesada que se parafusa nesses 2 furos e embaixo dela vai a tela dispersora (chuveiro).

 

Na segunda foto está sem a borracha. Já que você comprou o paquímetro, meça a altura do anel de borracha e informe pra gente, ok?

 

Sobre o filtro, é mesmo de 58mm, pra usar com Tamper de 58mm. Na borda superior é um pouco mais largo mesmo, precisa medir onde começa a parte cônica inferior, pois o Tamper não precisa ir além dali. O filtro da Gaggia é cônico mesmo, facilita extração do bolo com poucas batidas no bate-borras.

 

Só pra conferir, você zerou o paquímetro antes de usar, certo? Toda vez que liga esses digitais, precisa fechá-lo, apertar o botão "zero", que no seu creio ser o amarelo, e só depois tirar medidas.

 

Carpe-coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Sim, Cabral. Existem a peça metálica pesada e o chuveiro. É que eu não fotografei pq. ninguém comentou especificamente. Já remontei tudo (conversa off-line é assim mesmo). Amanhã, colega, eu desmonto de novo e faço a medição da gaxeta. Sobre o paquímetro, estou me divertindo com estas ferramentas que nuuuunca usei na vida. É pena que com o preço do paquímetro eu já teria comprado um bom café do Alexandre... mas é assim mesmo... vivendo e aprendendo, morrendo e aprendendo... rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o nível de precisão de uma cafeteira um paquimetro plástico xingling resolve com sobra.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-615877577-kit-de-paquimetro-plastico-150mm-e-80mm-milimetro-polegada-_JM

 

Em algumas lojas de ferragens vc encontra por 3 reais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um paquímetro do tempo da escola técnica, um Mitutoyo da década de 80 que uso como "referência" pra "aferir" e estabelecer o desvio dos "descartáveis" que carrego na mala de ferramentas portátil.

 

Depois que comprei este na Deal eXtreme, nunca mais comprei os de plástico, pois por quase o mesmo preço esse de aço é bem melhor e mais preciso. Mas ainda confio mais no Paquímetro e no Micrômetro da Mitutoyo de 30 anos atrás...

 

Carpe Coffeam!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Eu paguei 55 pilas! Quem estava próximo na fila, ex-torneiro mecânico, disse que estava um bom preço. Enfim, está comprado e disponível para os colegas do CDC. Se eu for, levo no 1º Jamboree Brasil Café!!! uou!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um paquímetro do tempo da escola técnica, um Mitutoyo da década de 80 que uso como "referência" pra "aferir" e estabelecer o desvio dos "descartáveis" que carrego na mala de ferramentas portátil.

 

Depois que comprei este na Deal eXtreme, nunca mais comprei os de plástico, pois por quase o mesmo preço esse de aço é bem melhor e mais preciso. Mas ainda confio mais no Paquímetro e no Micrômetro da Mitutoyo de 30 anos atrás...

 

Carpe Coffeam!

 

Exagerado. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...