Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Meninos céticos kkkk

 

Sim sim! Acho que vou direto atrás da penta torx mesmo. Não tive tempo ainda de ir pro centro. E nos lugares mais comuns que procurei, nada.

 

Se bem que hoje a lady se comportou como tal. Nada de piripaques do termostato. E acho que o superaquecimento de ontem deve ter "remoldado" a bendita gaxeta, pois hoje inclusive nada de vazamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Úia! Que bom!

 

Conhece o aforismo popular "tem mal que vem pra bem"? A despeito de todo "polyanismo conformista" embutido, às vezes acontece!

 

Mas, sabendo do ocorrido, seria sábio ter as peças e ferramenta já em casa, para não passar dias em espera, e sem espresso!, caso algum dos defeitos volte no início de um feriadão, por exemplo...

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é! E espero que tenha derretido só a gaxeta!  :lol:  :lol:  :lol:

 

Já tenho um termofusível e uma gaxeta do grupo aqui de reserva. Vou ver se o Jefferson tem o termostato e já encomendo as 2 coisas (fiquei com dó de comprar a gaxeta por 4,00 e pagar 17,00 de frete).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vitor a maquina parece ok na aparencia , mas esta faltando o panarello no braço de vapor , a extração foi horrivel 40 seg , um balde de café , isso pode ser a pessoa que não sabe usar e finalmente quando a extração parou a valvulo solenoide não funcionou , isso tudo sem olhar ela de perto .

 

Dependendo do preço , pode valer a pena , mas vc vai ter que gastar dinhero nela antes de poder usar.

 

A maquina quando estiver ok será boa e resistente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, além dos problemas que o Carlos apontou, a máquina ficou com "bafo de vapor" escapando por algum lugar no grupo ou da base da caldeira, pois o alumínio ficou "bafejado", algo que não pode acontecer durante a extração. Na Vaporização ainda vai, mas na extração, não. Pode ser qualquer coisa, desde uma gaxeta gasta até um boiler com fissura. Seria bom levar pra alguém olhar e testar com ela aberta pra saber a extensão do problema.

 

Mas, como já foi dito, é máquina excelente quando funcionando e bem cuidada, faz décadas que está no mercado e a Gaggia não mudou praticamente nada nela, de tão confiável.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A solenoide não funcionou porque, no final, a mulher desligou a chave geral da máquina e não a da extração.

 

Fazer isso uma ou outra vez acho que não dá nada, mas se ela operou desse forma durante toda a vida da máquina, não sei se poderia prejudicar de alguma forma.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:o ... nem tinha "arreparado" nisso!

 

Fui dar uma olhada de novo e reparei outra coisa não muito boa: percebeu que a moça encheu a máquina na hora, pegando água de torneira? Sempre há a possibilidade de terem um filtro purificador com redutor de cloro de linha de alimentação residencial, mas isso é quase inexistente no Brasil. Eu mesmo tenho apenas um filtro de retenção de partículas depois do cavalete, filtro bom mesmo só o da cozinha. E até tenho um filtro "de torneira" num ponto, mas não dá pressão final pra encher um copo tão depressa nem pra fazer aquele ruido do aerador que se ouve na filmagem.

 

Se usou a vida toda com água "de linha" e clorada, essa caldeira vai assustar o técnico que vier a abri-la pra manutenção. Mas isso é só conjectura. Pelos erros de operação e pelo péssimo café resultante (duvido que estivesse bebível), quero crer que quem tava mostrando não é quem usava no cotidiano. Na verdade, torço para isso, pelo bem da Classic... e de seu próximo dono. -_-

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bastante anima

 

:o ... nem tinha "arreparado" nisso!

 

Fui dar uma olhada de novo e reparei outra coisa não muito boa: percebeu que a moça encheu a máquina na hora, pegando água de torneira? Sempre há a possibilidade de terem um filtro purificador com redutor de cloro de linha de alimentação residencial, mas isso é quase inexistente no Brasil. Eu mesmo tenho apenas um filtro de retenção de partículas depois do cavalete, filtro bom mesmo só o da cozinha. E até tenho um filtro "de torneira" num ponto, mas não dá pressão final pra encher um copo tão depressa nem pra fazer aquele ruido do aerador que se ouve na filmagem.

 

Se usou a vida toda com água "de linha" e clorada, essa caldeira vai assustar o técnico que vier a abri-la pra manutenção. Mas isso é só conjectura. Pelos erros de operação e pelo péssimo café resultante (duvido que estivesse bebível), quero crer que quem tava mostrando não é quem usava no cotidiano. Na verdade, torço para isso, pelo bem da Classic... e de seu próximo dono. -_-

 

Bastante animador Cabral.. rssssss

Quase com certeza era dessa forma que a dona usava...  :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem tá com o problema das "sapatas" da Gaggia Color, que vão por dentro do anel do grupo pra travar o PF contra a Gaxeta principal, segue um vídeo interessante de um cara desmontando e trocando a dele. O cará é cômico, cheio das gracinhas, mas o vídeo ficou até que bom.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

Vitor, era com você que ela estava negociando?

eu acabei de comprar esse maquina e esta perfeita.

eu ta tinha entrado em contato com ela antes e já tinha até visto esse mesmo vídeo.

ele não sabe usar a maquina, ganhou de presente e usou poucas vezes, as vezes que ela tentou usar foi com café de mercado e disse que ficou horrível, por isso ela não usava.

fui buscar ela hoje e já testei tudo, já abri e fucei, esta perfeita, só falta realmente o bico do vapor, acho que deve ser barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal!!

 

Essa semana entrei para o clube das Gaggias. Adquiri um a Baby Class usada.

Ai que vem o problema... A máquina é de 2011, porém está semi nova, com indícios que foi muito pouco usada e bem mau usada.

Dei uma lida geral nos tópicos sobre as gaggias e sobre calcificação e queria tirar umas duvidas...

O que aconteceu é que a primeira água que tirei da máquina saiu igual a um leite, de tão branca e cheia de flocos brancos, que acredito serem de calcário (para terem uma idéa, o chuveiro estava tão obstruído, que estavam saindo jatos de água muito fortes dos buraquinhos que não estavão tão obstruídos)...

Procedi para uma limpeza dela: desmontei o chuveiro, o suporte do chuveiro, limpei o reservatório, deixei as peças de molho no cafiza, fiz backflush com cafiza e descalcifiquei com ácido cítrico (conforme um tópico que vi aqui no forum). Devo ter tirado uns 8 a 10 tanques de água dela nessa brincadeira (sem forçar a bomba, com intervalos de tempo entre duas partidas na bomba e deixando funcionar no máximo 1m).

Ontem a máquina estava aparentemente livre de resíduos, com a água bem clarinha saindo.

Porém hoje, fui testar e ver se estava beleza, porém todas as águas que tirei dela estavam com floquinhos brancos decantados no funco do copo e por várias tiradas de água, continuou assim. e outra coisa: O suporte do chuveiro estava bem sujo(?) quando passei um pano nele, este ficou pretinho (não sei se é alguma reação que teve com o ácido cítrico utilizado para descalcificar).

 

Alguém experiente no assunto sujere algum procedimento? Estou pensando em desmontá-la totalmente e ver como está a situação dela por dentro, se realmente está muito calcificada e dar uma geral, é recomendável?

 

A máquina era usada em um escritório de advocacia. Ao que parece, foi comprada em 2011, mas não foi usada nem um ano, pois o povo não sabia usar e se frustravam tentando usar saches. Acabaram comprando uma Duce Gusto rsrs.... Quando fui ver a maquina, parecia que não via a luz do sol ha mais de ano... A bomba dela aparentemente funciona corretamente e ela vaporiza muito bem, mas o problema dos flocos brancos saindo dela estão me preocupando um poucoe não sei bem o que fazer... Ainda não fiz nenhum café nela.

 

Valeu galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc digitar no google " gaggia baby white fkakes scale" , vc vai encontrar muita gente com o mesmo problema , isso basicamente é corrosão do aluminio , o floco branco é hidroxido de aluminio.

 

Muitos desmontam a caldeira para fazer uma limpeza interna.

Posta uma foto do floco branco e do chuveiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antenor, se tivesse dado uma pesquisada extra, veria que não se usa ácido cítrico em caldeira de alumínio. Nem o produto da Gaggia deve ser usado em caldeira de alumínio. O único produto que encontrei que possui um atenuador que bloqueia a corrosão do alumínio foi o DEZCAL da URNEX.

 

Faça novamente a descalcificação, com DEZCAL,, usando 2 litros de água diluindo 100g de DEZCAL em pó, deixando o dobro do tempo recomendado na caldeira em repouso depois dos 300ml de drenagem iniciais, e faça cada drenagem subsequente com acionamentos conforme indicado no "modo de usar" da própria embalagem do DEZCAL, mas sempre com o dobro dos tempos de pausa entre drenagens. Depois faça uma enxágue com 4 a 6 litros, respeitando os tempos da bomba (30s ligada pra no mínimo 1 minuto desligada, de preferência 1m30s desligada pra cada 30s ligada).

 

Fiz isso com uma Viva Gaggia depois de cometer o "engano" de usar ácido cítrico na caldeira de alumínio, mas o Dezcal "curou" o problema sem precisar desmontar. A Gaggia Baby Class que tive (hoje na casa do Valmor e a Adriene do Café Campo Místico) foi descalcificada com Dezcal 2 vezes (uma quando chegou e outra quando vendi) e NUNCA deu esse problema. Não acredite no "tanto faz" que alguns defendem, quem escreve isso não tem uma caldeira como a sua, DE ALUMÍNIO, ou nunca fez descalcificação. Ou fez com ácido, teve o problema, e precisou desmontar  a caldeira, esfregar por dentro até sair toda oxidação, e achou que foi "normal". Não precisa passar por isso, basta usar o produto adequado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos Eduardo, dei uma pesquisada nesse tremo no google e vi agumas pessoas com problemas, inclusive relatando gosto metálico nos cafés... Acho que então só abrindo mesmo para verificar se é realmente a corrosão ao alumínio... Vi que o pessoal tem visto os flocos brancos quando retiram água pelo braço de vapor e quando vaporizam. No meu caso, estão saindo tanto do grupo, quanto do braço... A foto com os flocos brancos pode ser vista a seguir:

 

post-4796-0-00294900-1425928278_thumb.jpg

 

Cabral, dei uma pesquisada boa em vários descalcificantes que estão no mercado brasileiro (muito limitado e inflacionado) e vi que todos são baseados em ácido cítrico, inclusive o Dezcal, como está no rótulo e no site do fabricante:

"

Dezcal™
Coffee and Espresso Machine Descaling Powder

Dezcal™ is a citric acid based, non-toxic, biodegradable and safe descaler that breaks down lime scale and calcium deposits. Dezcal™ is safe and easy to use – it’s as simple as brewing a cup of coffee. Each box contains 4 packets of descaler.

"

Pelo que vi, ele é basicamente ácido cítrico caro, pois não é citado mais nenhum produto na composição quimica do rótulo (conforme anexo). Inclusive o fabricante adverte sobre os efeitos de queimaduras semelhantes às causadas por limão. Mas realmente há algo aí para bloquar a corrosão ao alumínio? Pois eles deveriam citar no rótulo todos os componentes da fórmula.

post-4796-0-01304700-1425928880_thumb.jpg

Então optei por usar ácido cítrico puro mesmo, já que pela minha pesquisa, não faria diferença, exceto por esperar mais e pagar bem mais caro.

Inclusive vi algo pitoresco nos preços na internet, em que o ácido cítrico comercial, para uso geral custa cerca de R$ 40,00 o quilo (p ex: http://lojasantoantonio.com.br/p/909/%C1cido+C%EDtrico+40g+Arcolor).Mas quando se fala que é para descalcuficar máquina de café, ele salta de R$140,00 / Kg, o mais barato, a até incríveis R$ 1000,00 / kg, como no caso do Urnex (p ex: http://www.mgdobrasil.com/mostrar_produto.php?id=34    ;     http://www.cafestore.com.br/produto/194/descalcificador+dezcal+sache+200g+by+urnex+-+para+maquinas+de+cafe)

 

Não achei vídeos de como se desmonta a baby class, encontrei muita coisa sobre a twin, mas ví que elas têm algumas diferenças construtivas fundamentais na hora de desmontar sem causar danos. Alguém sabe como se retira a caldeira para verificar a corrosão?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que se vc usou acido citrico puro vc piorou ou  iniciou a corrosão , o aluminio reage com o acido citrico , quanto maior a concentração do acido maoir a corrosão por isso se usa o acido diluido (beeeem diluido) .

 

Esse é o problema de caldeiras de aluminio , os acidos que dissolvem a calcificação atacam o metal , se for usar o acido use diluido como o Cabral falou .

Eu usaria o produto da saeco ou dezcal , é mais caro sim , mas esses niveis de diluição do acido citrico que se encontra na web , são pura carteação , uma coisa é vc usar o acido em uma caldeira de inox , outra bem diferente em uma caldeira de cobre/bronze e  totalmente diverso em uma caldeira que usa uma liga de aluminio que ninguem sabe a composição.

 

Quanto ao desmonte as maquinas tem a mesma caldeira as diferenças não envolvem a caldeira , vc pode usar o video da twin como guia , os diagramas das duas são bem parecidos.

 

Twin

 

http://www.partsguru.com/user/ER0259_Parts%20diagram%20Baby%20twin%202006%20Rev00.pdf

 

Class

 

http://www.partsguru.com/user/ER0256_Parts%20diagram%20Rev00.pdf

 

Antes de desmontar de uma olhada nos parafusos 33 e 37 que fecham a caldeira no diagrama da class , e verifique se eles são allen . (6 lados).

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

^_^

 

Quero receber royalties! Allen Cabral... Cabrallen! Quase Cabralien!

 

:lol:

 

@ Antenor, o Dezcal é predominantemente composto por ácido cítrico (>60%), mas no restante da mistura predominam sulfato de alumínio e ácido sulfâmico. Alega-se que esse "sal" de alumínio seja ativado pela reação descalcificante e bloqueie o processo de formação de hidróxido de alumínio. Se a explicação é boa eu não sei. Apenas FUNCIONA.

 

Eu comprava Dezcal na Libermac, hoje compro na Amazon, mas no Ebay tem quem mande direto pro Brasil. Na Libermac era o mais barato do Br, mas importar saiu mais em conta.

 

E esse "descal" com "S" que você achou aí, nada a ver... o DEZCAL, com "Z", é o da URNEX, esse outro troço que você linkou é uma imitação. :o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oxi, já estão imitando até ácido cítrico???  :lol:  :lol:  Parece coisa de chinês, dezcal vira descal, Sony Ericson vira Song Ericsongs...  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Sim, vcs. participaram disto e vale como registro para os demais Gaggianos. Obrigado à todos, vou solicitá-los ainda muitas vezes.  ;)

 

 

 

 

 

Percebi tardiamente que no mundo existem cafés e cafés. De cafés simplórios feitos em casa com pó comprado em mercado elaborados pela D. Antonia, passei a frequentar cafeterias depois de casado e neste ano adiquiri uma Gaggia Baby Caffitá; que o Cabral, membro veterano do Fórum, apelidou de Frank. Humildemente concordo com o Cabral e dou fé mas me afeiçoei com a Gaggia Frank. Talvez porque me lembre o disco revelação da garota prodígio, Amy Whinehouse. Seja como for, o porque do apelido vc. pode conferir no Clube Gaggia.

Mas é possível deduzir com esse apelido que a máquina parece estranha e dela não poderia vir coisa excelente. Entretanto, seguindo a orientação do "pessoal do clube" (entidade enigmática, etérea e, obviamente, virtual) encomendei o Blend da Casa, #9003, do Expresso Brasil:

http://cafeexpressobrasil.loja2.com.br/2579082-9003-CAFE-EXPRESSO-BRASIL-250-g

 

Eu já havia feito algum aprendizado com outro grão sem muita animação testando inclusive meu Hario Slim.

E eis que,hoje, recebo os primeiros grãos de café de qualidade de minha não curta existência, cinquenta primaveras. E pensei - é agora!

Deixei a Gaggia Frank esquentar pra valer, fiz a moagem, usei o filtro simples que veio com a máquina, compactei com o tamper de plástico e mandei bala na extração, uns 20 segundos.

Nestes vinte segundos, muitos pensamentos pela mente do pobre iniciante… vai chocar… o bolo vai sair ensopado… vai amargar… vai explodir…

 

Bom, para minha singela alegria compartilho com vcs. que de prima, a crema ficou boa, melhor que todas que tirei nestes 30 dias de aprendizado, sabor sem amargor, retrogosto bacana. Açucar nem pensar...

 

Enfim, pra terminar esta carta espanhola, eu recomendo este Blend.

De cara, ganhou com razoável vantagem, de todos os expressos que tomei na vida.

Se com uma máquina que custou R$ 300,00 e um moedor que custou R$ 160,00 eu consegui este resultado, fique bem claro, como iniciante, posso dizer então que o céu é o limite.

 

 

[P.S. Off Tópic]

 

Aproveito para agradecer aos participantes veteranos do fórum. Deus abençõe à todos por sua generosidade em compartilhar coisas boas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D

Quando os correios entregarem né... Aliás, acho que levo o coisinho e o café torrado no Jamboree. Semana que vem torro novo pra vc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...