Fábio A. Castelli Postado 8 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2013 Rodrigo, gostei muito do teu moinho. É bonito e parece robusto. Parabéns pela coragem e bravadorismo. Ressuscitando o assunto do inicio do tópico, eu concordo com o Alexandre. Deu a impressão que você pagou menos imposto do que o esperado. Pelo que vejo por aí esperaria pagar praticamente 100% do valor em impostos, mas você pagou menos que 50%. Parece esta ser uma boa alternativa ao Rancilio Rocky. Será que consigo trazer ele com a mesma "sorte"? Posso trazer pro estado de São Paulo ou Rio de Janeiro. Seus comentários sobre ICMS me deixaram com a pulga atrás da orelha. Sobre o travamento, você verificou se é a voltagem o problema? Afinal, os moinhos europeus são 220 ou 240 volts? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 8 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2013 Fabio, uma vantagem do Rocky é que você muda de expresso para coado em segundos, no Bezerra esta tarefa é demorad e díficil de ser feita pelacfalta de marcações, do restante o Rodrigo pode falar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 8 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2013 Em SP eu sempre paguei 60%, sem ICMS, mas para valores abaixo de 500 dólares. Considere os moedores para a faixa de 220-240, afinal depende do motor que cada fabricante usa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 8 Agosto 2013 Autor Denunciar Share Postado 8 Agosto 2013 Em SP eu sempre paguei 60%, sem ICMS, mas para valores abaixo de 500 dólares. Considere os moedores para a faixa de 220-240, afinal depende do motor que cada fabricante usa. Aqui no Sul paga-se uns 95%, ICMS incluso. Foi o que paguei, não 50%. A faixa de funcionamento é a que o Márcio falou. Inclusive testei meu transformador agora há pouco e ele estava entregando 236V, contra 131V na rede. Quanto ao travamento, não sei. É eventual, e acontece com alguma torra clara, especialmente quando tem um ou outro grão mais duro no meio. Quando desconfio que pode acontecer, ligo o moinho antes de despejar nele os grãos, aos poucos. Resolve. Definitivo mesmo se a Bezzera colocasse um motor com uns 50% a mais de torque. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 8 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2013 Rodrigo, de quantos Watts é o transformador ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 8 Agosto 2013 Autor Denunciar Share Postado 8 Agosto 2013 200w Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 8 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2013 Experimentaste com um maior, de 500W por exemplo ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fábio A. Castelli Postado 8 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2013 Realmente Rodrigo. Com uma calculadora do lado e vendo a cotação do euro ficou mais fácil perceber os 95% de impostos. Rs Mas puts grila, a cotação atual do euro ta de arrebentar. Seu eu tivesse comprado em março ou abril tava rindo a toa. Pelos meus cálculos hoje ficaria em torno de 1.800 reais. Quanto a rede é natural ficar oscilando mesmo, dando valores maiores e também menores que 127v. O seu transformador entrega também a corrente ou a potência além da voltagem? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 8 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2013 Realmente Rodrigo. Com uma calculadora do lado e vendo a cotação do euro ficou mais fácil perceber os 95% de impostos. Rs Mas puts grila, a cotação atual do euro ta de arrebentar. Seu eu tivesse comprado em março ou abril tava rindo a toa. Pelos meus cálculos hoje ficaria em torno de 1.800 reais. Quanto a rede é natural ficar oscilando mesmo, dando valores maiores e também menores que 127v. O seu transformador entrega também a corrente ou a potência além da voltagem? Esquenta não, tem um Vario baratinho para vender no fórum. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 8 Agosto 2013 Autor Denunciar Share Postado 8 Agosto 2013 Experimentaste com um maior, de 500W por exemplo ? Por que razão? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 8 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2013 1. Porque o comportamento descrito poderia dever-se a falta de potência, e as nominais dificilmente atingem as efetivas. 2. Porque isso não deveria acontecer. Tenho um Braun com motor pequeno, e em 10 anos de uso nunca travou. Dificilmente a Bezzera ia cometer um erro primário como subdimensionar um motor de moedor. 3. Por experiência própria: Já tive que dobrar a potência do transformador para que um pequeno microondas Sharp conseguise cozinhar em um tempo minimamente aceitável. Ainda hoje, onde a potência nominal do transformador é o dobro da requerida, continua demorando ums 50% a mais que quando ligava diretamente em 110V. Experimenta, não custa e pode ser que leves uma boa surpresa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 8 Agosto 2013 Autor Denunciar Share Postado 8 Agosto 2013 É possível mesmo. Como vou instalar uma tomada 220V pra nova máquina, mato o problema do transformador. Depois conto aqui o resultado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 8 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2013 Mais uma pista: a dita cuja vem de Europa ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 8 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2013 Mais uma pista: a dita cuja vem de Europa ... Se não me engano a Austrália também é 220/240. E sejamos sinceros, "vem da Europa" não é exatamente uma super dica. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 8 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2013 Concordo, mas o divertido é especular :-) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fábio A. Castelli Postado 8 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2013 Eu prefiro acreditar que o travamento do motor da bezzera seja fruto de um conjunto de causas e trabalhar pra descobri-los. Como discutimos num outro tópico os eletrodomésticos europeus são pensados para tensões indo de 220 a 240 volts e frequências de 50 a 60 Hz, nestas ordens. Por isso seria melhor chegar perto de 240v em rede de 60Hz, pra não diminuir tanto a potência. Se eu não estiver enganado a potência que o motor da bezzera consome é 100 Watts, enquanto os baratzas consomem 160 Watts. Eu prefiro acreditar que o motor dos baratzas tenham sido superdimensionados. Existe um medidor que funciona como uma extensão. Você o coloca na rede e liga a carga (moedor) nele. É possível ler a tensão da rede (que oscila muito mesmo) e a potência da carga. Deixo aqui como idéia para quem puder e desejar fazer um teste. Numa época eu cheguei a trabalhar com um varistor que nada mais é que um transformador variável, podendo-se controlar o tamanho do rolamento de espiras. O utilizei numa fabrica para fazer testes em tensão controlada. Gostaria de verificar qual potencia o moedor do Rodrigo consome e comparar com outros moedores pra verificar se eles consomem mesmo a potencia informada. Ah, uma forma mais barata seria utilizar um alicate amperímetro e medir a tensao com alguma gambiarra. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 8 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2013 Eu prefiro acreditar que é falta de torque mesmo. Pode ser que de repente um capacitor maior ajude, mas 100W é pouco mesmo. Para torras normais, vai bem. Para essas torras duras "modernas", ele sofre. Aposto que o mesmo problema acontecerá na rede 240V 50Hz. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 8 Agosto 2013 Autor Denunciar Share Postado 8 Agosto 2013 Eu prefiro acreditar que é falta de torque mesmo. Pode ser que de repente um capacitor maior ajude, mas 100W é pouco mesmo. Para torras normais, vai bem. Para essas torras duras "modernas", ele sofre. Aposto que o mesmo problema acontecerá na rede 240V 50Hz. Estou mais por essa hipótese. Mas pelo bem da ciência e como não vou precisar mais de transformador, vou testar a hipótese do Bernardo em momento oportuno e relatar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 8 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2013 Rô, tomada 220 V. E seja feliz! beijo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 9 Agosto 2013 Autor Denunciar Share Postado 9 Agosto 2013 Rô, tomada 220 V. E seja feliz! beijo Não sei se é pra ser feliz. Vejo é o pessoal torrando muito equipamento nessas tomadas ultimamente... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 9 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 9 Agosto 2013 Ah, sim, torram, se os equipamentos não forem da voltagem correta. Acontece. A minha em 220 ficou muito feliz com a tomada definitiva dela beijo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 9 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 9 Agosto 2013 Vai Rodrigo conta ai qual é a máquina??? se demorar pra chegar feito a minha o povo aqui tá lascado na base da tortura psicológica rsss Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 9 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 9 Agosto 2013 Fui conferir o Braun, também é de 100W, e as môs aparentam ser do tamanho das do Lido. Alias, após comprar os novos nunca mais utilizei o Braun, usava principalmente para Mokapot mas também fiz espresso com ele. Deveria fazer uma comparação para ver como se sai, mas como não é prioridade ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fábio A. Castelli Postado 9 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 9 Agosto 2013 Estou mais por essa hipótese. Mas pelo bem da ciência e como não vou precisar mais de transformador, vou testar a hipótese do Bernardo em momento oportuno e relatar. é, eu sou turrão mesmo. Ainda acredito que seu motor foi dimensionado no limite e os 13% a 20% a menos de torque estejam fazendo maior diferença. Se algum gringo europeu aparecer reclamando queimo minha língua. Alíás, bem lembrado pelo Roger. ???????????? Afinal, está comprando alguma máquina? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 9 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 9 Agosto 2013 Não sei se é pra ser feliz. Vejo é o pessoal torrando muito equipamento nessas tomadas ultimamente... Vejamos pelo lado positivo, você ficou cheio da batedeira !,,,, torra ela no 220v e diz para a esposa que precisa comprar outra. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 9 Agosto 2013 Autor Denunciar Share Postado 9 Agosto 2013 Eu medi a tensão na saída do transformador: 236V. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 9 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 9 Agosto 2013 O Braun foi comprado em Alemanha ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fábio A. Castelli Postado 9 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 9 Agosto 2013 Rodrigo, se seu transformador é para transformar em 220 parece estranho você conseguir 236. Sua rede deve estar oscilando muito e ainda não estou seguro que sempre tenhas esta tensão a disposição. De qualquer forma, vale a pena testar um transformador de maior potência. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 10 Agosto 2013 Autor Denunciar Share Postado 10 Agosto 2013 Rodrigo, se seu transformador é para transformar em 220 parece estranho você conseguir 236. Sua rede deve estar oscilando muito e ainda não estou seguro que sempre tenhas esta tensão a disposição. De qualquer forma, vale a pena testar um transformador de maior potência. Por que não está seguro? Só se meu multímetro está com defeito, pois fiz a leitura em diferentes tomadas em dias e horários diferentes. A rede de 110V costuma ficar na faixa de 130V na minha casa... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fábio A. Castelli Postado 10 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 10 Agosto 2013 Nao sei como funciona esse negocio de 110 e 127 volts. Realmente os voltímetro apontam próximo de 127v, que deve ser a tensao efetiva. Pode ser porque esta usando trafo 110-220 numa rede de 127v, então ele devolve esse valor que você leu. Estou perdido neste assunto que nem cego em tiroteio. Nao consigo me aprofundar mais. Desisto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas