Ir para conteúdo

Bezzera BB005


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Rodrigo,

 

gostei muito do teu moinho. É bonito e parece robusto. Parabéns pela coragem e bravadorismo.

 

Ressuscitando o assunto do inicio do tópico, eu concordo com o Alexandre. Deu a impressão que você pagou menos imposto do que o esperado. Pelo que vejo por aí esperaria pagar praticamente 100% do valor em impostos, mas você pagou menos que 50%. Parece esta ser uma boa alternativa ao Rancilio Rocky.

 

Será que consigo trazer ele com a mesma "sorte"? Posso trazer pro estado de São Paulo ou Rio de Janeiro. Seus comentários sobre ICMS me deixaram com a pulga atrás da orelha.

 

Sobre o travamento, você verificou se é a voltagem o problema? Afinal, os moinhos europeus são 220 ou 240 volts?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em SP eu sempre paguei 60%, sem ICMS, mas para valores abaixo de 500 dólares.

Considere os moedores para a faixa de 220-240, afinal depende do motor que cada fabricante usa.

 

Aqui no Sul paga-se uns 95%, ICMS incluso. Foi o que paguei, não 50%.

 

A faixa de funcionamento é a que o Márcio falou. Inclusive testei meu transformador agora há pouco e ele estava entregando 236V, contra 131V na rede.

 

Quanto ao travamento, não sei. É eventual, e acontece com alguma torra clara, especialmente quando tem um ou outro grão mais duro no meio. Quando desconfio que pode acontecer, ligo o moinho antes de despejar nele os grãos, aos poucos. Resolve. Definitivo mesmo se a Bezzera colocasse um motor com uns 50% a mais de torque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente Rodrigo. Com uma calculadora do lado e vendo a cotação do euro ficou mais fácil perceber os 95% de impostos. Rs

 

Mas puts grila, a cotação atual do euro ta de arrebentar. Seu eu tivesse comprado em março ou abril tava rindo a toa. Pelos meus cálculos hoje ficaria em torno de 1.800 reais.

 

Quanto a rede é natural ficar oscilando mesmo, dando valores maiores e também menores que 127v. O seu transformador entrega também a corrente ou a potência além da voltagem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente Rodrigo. Com uma calculadora do lado e vendo a cotação do euro ficou mais fácil perceber os 95% de impostos. Rs

 

Mas puts grila, a cotação atual do euro ta de arrebentar. Seu eu tivesse comprado em março ou abril tava rindo a toa. Pelos meus cálculos hoje ficaria em torno de 1.800 reais.

 

Quanto a rede é natural ficar oscilando mesmo, dando valores maiores e também menores que 127v. O seu transformador entrega também a corrente ou a potência além da voltagem?

Esquenta não, tem um Vario baratinho para vender no fórum. :P
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. Porque o comportamento descrito poderia dever-se a falta de potência, e as nominais dificilmente atingem as efetivas.

 

2. Porque isso não deveria acontecer. Tenho um Braun com motor pequeno, e em 10 anos de uso nunca travou. Dificilmente a Bezzera ia cometer um erro primário como subdimensionar um motor de moedor.

 

3. Por experiência própria:

 

Já tive que dobrar a potência do transformador para que um pequeno microondas Sharp conseguise cozinhar em um tempo minimamente aceitável.

 

Ainda hoje, onde a potência nominal do transformador é o dobro da requerida, continua demorando ums 50% a mais que quando ligava diretamente em 110V.

 

Experimenta, não custa e pode ser que leves uma boa surpresa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu prefiro acreditar que o travamento do motor da bezzera seja fruto de um conjunto de causas e trabalhar pra descobri-los. Como discutimos num outro tópico os eletrodomésticos europeus são pensados para tensões indo de 220 a 240 volts e frequências de 50 a 60 Hz, nestas ordens. Por isso seria melhor chegar perto de 240v em rede de 60Hz, pra não diminuir tanto a potência. Se eu não estiver enganado a potência que o motor da bezzera consome é 100 Watts, enquanto os baratzas consomem 160 Watts. Eu prefiro acreditar que o motor dos baratzas tenham sido superdimensionados.

 

Existe um medidor que funciona como uma extensão. Você o coloca na rede e liga a carga (moedor) nele. É possível ler a tensão da rede (que oscila muito mesmo) e a potência da carga. Deixo aqui como idéia para quem puder e desejar fazer um teste. Numa época eu cheguei a trabalhar com um varistor que nada mais é que um transformador variável, podendo-se controlar o tamanho do rolamento de espiras. O utilizei numa fabrica para fazer testes em tensão controlada. Gostaria de verificar qual potencia o moedor do Rodrigo consome e comparar com outros moedores pra verificar se eles consomem mesmo a potencia informada. Ah, uma forma mais barata seria utilizar um alicate amperímetro e medir a tensao com alguma gambiarra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu prefiro acreditar que é falta de torque mesmo. Pode ser que de repente um capacitor maior ajude, mas 100W é pouco mesmo. Para torras normais, vai bem. Para essas torras duras "modernas", ele sofre. Aposto que o mesmo problema acontecerá na rede 240V 50Hz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu prefiro acreditar que é falta de torque mesmo. Pode ser que de repente um capacitor maior ajude, mas 100W é pouco mesmo. Para torras normais, vai bem. Para essas torras duras "modernas", ele sofre. Aposto que o mesmo problema acontecerá na rede 240V 50Hz.

 

Estou mais por essa hipótese. Mas pelo bem da ciência e como não vou precisar mais de transformador, vou testar a hipótese do Bernardo em momento oportuno e relatar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai Rodrigo conta ai qual é a máquina??? se demorar pra chegar feito a minha o povo aqui tá lascado na base da tortura psicológica rsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui conferir o Braun, também é de 100W, e as môs aparentam ser do tamanho das do Lido.

Alias, após comprar os novos nunca mais utilizei o Braun, usava principalmente para Mokapot mas também fiz espresso com ele.

Deveria fazer uma comparação para ver como se sai, mas como não é prioridade ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou mais por essa hipótese. Mas pelo bem da ciência e como não vou precisar mais de transformador, vou testar a hipótese do Bernardo em momento oportuno e relatar.

 

é, eu sou turrão mesmo. Ainda acredito que seu motor foi dimensionado no limite e os 13% a 20% a menos de torque estejam fazendo maior diferença. Se algum gringo europeu aparecer reclamando queimo minha língua.

 

Alíás, bem lembrado pelo Roger. ???????????? Afinal, está comprando alguma máquina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Não sei se é pra ser feliz. Vejo é o pessoal torrando muito equipamento nessas tomadas ultimamente... :lol:

 

Vejamos pelo lado positivo, você ficou cheio da batedeira !,,,, torra ela no 220v e diz para a esposa que precisa comprar outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, se seu transformador é para transformar em 220 parece estranho você conseguir 236. Sua rede deve estar oscilando muito e ainda não estou seguro que sempre tenhas esta tensão a disposição. De qualquer forma, vale a pena testar um transformador de maior potência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, se seu transformador é para transformar em 220 parece estranho você conseguir 236. Sua rede deve estar oscilando muito e ainda não estou seguro que sempre tenhas esta tensão a disposição. De qualquer forma, vale a pena testar um transformador de maior potência.

 

Por que não está seguro? Só se meu multímetro está com defeito, pois fiz a leitura em diferentes tomadas em dias e horários diferentes. A rede de 110V costuma ficar na faixa de 130V na minha casa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao sei como funciona esse negocio de 110 e 127 volts. Realmente os voltímetro apontam próximo de 127v, que deve ser a tensao efetiva. Pode ser porque esta usando trafo 110-220 numa rede de 127v, então ele devolve esse valor que você leu.

 

Estou perdido neste assunto que nem cego em tiroteio. Nao consigo me aprofundar mais. Desisto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...