Carneiro Postado 26 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2012 Eu achei a interface externa algo dos anos 80! E tem que desligar a ligar a máquina etc, não? Mas, Gicar é assim mesmo, domina o mercado e não inova. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Goulart Postado 26 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2012 Márcio, não sei se é necessário desligar pra plugar a interface, se não me engano no vídeo eles plugam com a máquina ligada. Não sei quase da R58... Bruno. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 26 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2012 Vi um vídeo na fábrica do cara fazendo assim... Mas o manual deve explicar, de repente o que vi era protótipo ainda. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 26 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2012 A aliança é de casado, lembre-se que a máquina funciona como um espelho; a senhora é minha mãe pensando que se esse era o melhor espermatozóide, imagine os outros; o celular é um samsung, agora, televisão, aonde? Uai no canto inferior direito, senão é uma tv então o que é?kkkkk Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruston Louback Postado 26 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2012 Uai no canto inferior direito, senão é uma tv então o que é?kkkkk Abraços kkkk verdade!! fora a careca do Victor kkkk abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 26 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2012 Melhor maquina do que essa é difícil, e ainda mais pareada com um SJ ! Parabéns Victor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 26 Setembro 2012 Autor Denunciar Share Postado 26 Setembro 2012 Uai no canto inferior direito, senão é uma tv então o que é?kkkkk Abraços É a parte de trás do Behmor que desalojei para a Rocket. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 26 Setembro 2012 Autor Denunciar Share Postado 26 Setembro 2012 Melhor maquina do que essa é difícil, e ainda mais pareada com um SJ ! Parabéns Victor. É uma questão de gosto. Como bem sabe estava interessado em um Bezzera e quase a comprei, fiquei bem dividido por um bom tempo mas, no final, fiquei com medo de perder meus dentes, ou pior, os da minha filha que está a caminho.Ainda estou me acostumando com a máquina. Achei que depois da Gaggia iria ser fácil tirar um bom café na Rocket e, na verdade, tirar um bom café é até fácil mas, como já tinha aprendido bem o esquema da Gaggia, ainda não tirei nenhum café que a superasse. Fora que visualmente é bem diferente, na Gaggia eu não precisava contar o tempo de extração, eu sabia pelo fluxo se estava certa, se tinha canalização etc, na Rocket ainda não peguei o jeito. Mudando de assunto, alguém aí tem um termômetro tipo Scace para me emprestar? Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 26 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2012 A aliança é de casado, lembre-se que a máquina funciona como um espelho; a senhora é minha mãe pensando que se esse era o melhor espermatozóide, imagine os outros; o celular é um samsung, agora, televisão, aonde? kkkkkkkk, eu enxerguei tudo isso (menos a TV) mas fiquei quieto...a senhora parecia estar com sono. Ô Fogo, a aliança é do lado esquerdo, kkkkkk!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 26 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2012 Na Graef eu acerto a temperatura pelo sabor do café, aumento (de dois em dois graus) quando ácido e diminuo se amargo. De fato, o valor exato não me preocupa porque utilizo a marcação somente como referencia, Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 26 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2012 Mas existe uma tabela que faz a correlação entre a temperatura estabelecida pelo PID, que no caso da R58 é a temperatura da caldeira, e a temperatura de extração. Imagino até que deva vir com a máquina. Suponho que vc queira dar uma de São Tomé e pagar pra ver, Victor, e aferir tudo. É isso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 26 Setembro 2012 Autor Denunciar Share Postado 26 Setembro 2012 Mas existe uma tabela que faz a correlação entre a temperatura estabelecida pelo PID, que no caso da R58 é a temperatura da caldeira, e a temperatura de extração. Imagino até que deva vir com a máquina. Suponho que vc queira dar uma de São Tomé e pagar pra ver, Victor, e aferir tudo. É isso? O manual tem a correlação mas é uma média e é à 19°C, temperatura rara aqui no Brasil, queria fazer uma tabela mais específica para a minha máquina e com as temperaturas brasileiras. Queria também fazer una testes de estabilidade inter shot e intra shot. Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 26 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2012 Não é muito difícil fazer um scace. O fundamental é ter um portafiltro naked. Daí com um filtro cego (ou um outro qualquer, basta vedar os furos, o que é barbada), um termopar (do tipo K ou T) e leitor (é quase de graça no ebay), e uma válvula agulha (ou outro tipo de válvula que te permita restringir o fluxo próximo aos níveis de espresso) e alguma paciência dá pra fazer um que te dê leituras razoáveis. Eu já cogitei comprar um pronto, mas quando vi os preços... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 26 Setembro 2012 Autor Denunciar Share Postado 26 Setembro 2012 É que pretendo medir apenas uma vez para fazer uma tabela específica da minha máquina, não vejo necessidade de comprar um para isso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 26 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2012 Sim, claro, você tem PID. Basta um dia de medições e anotações e era isso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 26 Setembro 2012 Autor Denunciar Share Postado 26 Setembro 2012 O ideal seria uma para dias muito frios, uma para dias normais e outra para muito quentes. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 26 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2012 Sinceramente, apesar da carcaça de metal da Rocket possivelmente irradiar bastante calor para o ambiente, creio que não deva fazer uma diferença muito grande a temperatura ambiente depois de a máquina estar bem aquecida. Também não sei se a caldeira é insulada e tal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 26 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2012 A questão é que o grupo é um radiador. Mesmo a caldeira estando na mesma temperatura controlada pelo PID, a temperatura do grupo vai ser diferente conforme a temperatura ambiente. E no final isso influencia bem a temperatura final nesse sistema. Uma opção boa, Victor, é o termômetro com bucim para colocar no nariz do grupo. A motivação maior desse termômetro é lidar com gerenciamento de temperatura num E61 + trocador, mas pode te ajudar a se orientar. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 26 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2012 Victor, o Márcio matou a charada. O pessoal que tem HX com E61 usa muito esses termômetros. Devem ser baratos e funcionam muito bem, alguns modelos já são preparados para uso com E61 não requerendo qualquer adaptação. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 26 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2012 Verdade... mas então o sistema E61 de estabilização da temperatura do grupo tem uma eficácia apenas relativa se a variação de temperatura ambiente tem tanta influência assim na temperatura final do sistema, lembrando que a variação de temperatura dentro de casa é muito menor que ao ar livre. Qual então a vantagem térmica desse sistema? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 26 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2012 O sistema foi feito para trocador de calor e termosifão, não para caldeira dedicada... A idéia é ter que expurgar a água sobre-aquecida do termosifão (mesmo que seja um expurgo pequeno se houver restritores e o grupo ficar menos quente) e trazer a temperatura para o desejado (expurgo maior, temperatura menor). Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 26 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2012 Aham, agora sim faz sentido! Valeu, Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 27 Setembro 2012 Autor Denunciar Share Postado 27 Setembro 2012 A questão é que o grupo é um radiador. Mesmo a caldeira estando na mesma temperatura controlada pelo PID, a temperatura do grupo vai ser diferente conforme a temperatura ambiente. E no final isso influencia bem a temperatura final nesse sistema. Uma opção boa, Victor, é o termômetro com bucim para colocar no nariz do grupo. A motivação maior desse termômetro é lidar com gerenciamento de temperatura num E61 + trocador, mas pode te ajudar a se orientar. Márcio. Tipo aquele do Eric do HB? A ideia é boa mas não tenho coragem de instalar um negócio feio daquele na Rocket. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 27 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 27 Setembro 2012 E aquela fitinha que indica a temperatura, que se cola no grupo e que usam muito nas Europicola ? Márcio, sabes se presta, quanto custa e onde comprar ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 27 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 27 Setembro 2012 Sim, aquele do Eric Svendson. Se ele acha feio aquilo imagine a fita, Bernardo! Mas a fita é de 5 em 5°C, útil para se ter uma noção, inútil para o Victor que quer ao menos saber numa resolução mais próximo de 1°C como a máquina se comporta... De qualquer maneira o Orphan Espresso vende, acho que é USD 4,50 cada, tem de 65 a 95 e de 90 a 120. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 27 Setembro 2012 Autor Denunciar Share Postado 27 Setembro 2012 Mudando de assunto mas mantendo o mesmo tema. Alguém me sugere que temperatura usar no dia a dia? Deixei em 93,5 °C no grupo mas não sei se seria a melhor aposta.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 27 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 27 Setembro 2012 Siga seu paladar. Cafés de torra mais claro, procure aumentar a temperatura para ver o que dá. Normalmente a faixa de 90°C fica meio sem graça. Cafés de torra mais escura, procure diminuir a temperatura para ver o que dá. Normalmente a faixa de 94-95°C fica muito amargo. Acho que o 93°C é uma boa temperatura para iniciar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 27 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 27 Setembro 2012 Victor, depois conta onde ficou bom. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 27 Setembro 2012 Autor Denunciar Share Postado 27 Setembro 2012 Victor, depois conta onde ficou bom. Acredito que existem muitos fatores que devo padronizar antes de conseguir fazer um teste efetivo de temperatura, Dosagem ponto de moagem, torra etc. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 27 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 27 Setembro 2012 Com certeza, aliás a sua Gaggia Twin você não havia colocado o PID e mesmo assim se virava, não ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas