Ir para conteúdo

[ENCERRADA] Consulta para Compra Coletiva - 2019


Igor

Postagens recomendadas

Salve colega Home Roaster,

seguindo com a tradição, declaramos aberta a consulta para a Compra Coletiva de 2019. Como sempre, o nosso objetivo neste momento é falar um pouco sobre as novidades, o trabalho de pré seleção que já estamos fazendo, apresentar os prazos e abrir um canal para escutá-los, onde vocês poderão sugerir produtores que gostariam de ver na C.C. e/ou passar sugestões ou reclamações. É também do nosso interesse utilizar este tópico como termômetro para medir a demanda que vamos ter para a próxima C.C., então é muito importante que se manifestem sobre o interesse ou não de participar, dando uma ideia de quantos quilos desejam pegar desta vez.

Para começar, caso não saiba o que é a Compra Coletiva ou caso tenha alguma dúvida sobre o seu funcionamento, sugerimos a leitura do tópico:

Para se inscrever na nossa lista de e-mail onde passamos as novidades da C.C. link aqui. Avisaremos em primeira mão assim que os pedidos foram abertos.

Para obter atualizações mais rápidas sobre o andamento da Compra Coletiva e conhecer um pouco melhor os bastidores do nosso trabalho sugerimos que nos sigam no Instagram: https://www.instagram.com/comprecoletivo/

INTRODUÇÃO

Quando o colega @Carneiro deu início às Compras Coletivas do CdC em 2012 o cenário de café especial no Brasil era completamente diferente, com uma baixa demanda e consequentemente uma pequena oferta de café verde no mercado doméstico. Nesses últimos anos temos visto uma evolução gigantesca no mercado do café especial, com uma adesão enorme de entusiastas na arte da torra doméstica. No último ano, em especial, temos notado que as Compra Coletivas, que antes eram restritas a esta plataforma, estão tomando o Brasil via grupos no WhatsApp e em outras redes sociais. E veja bem, não estamos falando só de café verde, temos visto compra coletiva de café torrado superando a barreira de 1000 pacotinhos de 250g por aí, sem contar as colheres, xícaras e outros equipamento. Como exemplo, temos as compras coletivas que o amigo @Allexlimaa2 tem organizado, principalmente as de café verde que estão fechando rapidamente a barreira de 4 sacas só via grupo de WhatsApp. 

Outro fator de grande relevância nessas movimentações do mercado é que o produtor está cada vez mais capacitado a falar a linguagem do mestre de torras. Temos visto uma grande oferta de café verde por parte dos próprios produtores já com uma série de informações que antes não era tão fácil de conseguir, como pontuação, descrição sensorial e preço. Além disso, a oferta de pequenas quantidades está cada vez mais abundante, pedir 1 ou 2kg de café direto para um produtor, que já foi considerado algo absurdo, hoje já é aceitável e alguns produtores já se organizam para atender essa demanda. Quem também está de olho nesse mercado são as torrefações e traders de café verde, já é possível encontrar café verde de qualidade em pequena quantidade em alguns sites na web. 

Entrando com bastante expressão nas últimas Compra Coletivas, temos também as pequenas torrefações de cafés especiais. Muitas delas formadas por entusiastas de café e ex torrefadores domésticos. Essas pequenas torrefações, muitas vezes, não tem demanda para fechar uma saca inteira de café verde e acabam aproveitando a onda das Compra Coletivas para adquirir uma quantidade maior de café verde para seu negócio. Além, é claro, de aproveitar a seleção de café feita por pessoas mais experientes. 

De olho nessas (re)evoluções, temos a sensação que o modelo que perdurou das Compras Coletivas que organizamos por aqui está cada dia mais fadado ao esquecimento. Entretanto, antes que isso ocorra, vamos tentar mais uma vez organizar uma Compra Coletiva para os colegas do Clube do Café. Então vamos lá...

A COMPRA COLETIVA DE 2019

Seguiremos basicamente o mesmo modelo da Compra Coletiva de 2018, caso tenha alguma curiosidade: link aqui. Ou seja, manteremos somente a opção de café VERDE (CRU). A opção TORRADO será ofertada a parte como da última vez. Caso alguma torrefação tenha interesse em oferecer os mesmos cafés torrados aos foristas, ajudaremos na divulgação. 

Estamos planejando, a depender da demanda, ofertar 4 ou 5 cafés diferentes. Já provamos cafés de diversas regiões e haverá uma variedade boa desta vez. Gostaríamos de obter uma estimativa de quanto de cada café devemos buscar, por isso a sua manifestação é importante para a gente neste momento. Vale lembrar que postar neste tópico não garante seu café, o seu pedido deverá ser formalizado via site após a abertura dos pedidos da CC (vide PRAZOS a seguir)

A maior diferença para a última Compra Coletiva é que desta vez a escolha dos cafés ficará centralizada aqui em BH nas nossas mão. Eu e o Luís vamos escolher os cafés desta vez e faremos um esforço enorme para ser o mais democrático possível na escolha. 

Já prevendo uma demanda de algumas torrefações, vamos abrir a possibilidade para torrefadores profissionais adquirirem uma quantidade maior dos cafés (a depender do tamanho do lote). Caso seja do seu interesse, entre em contato com a gente e batemos um papo. A ideia é compartilhar todos os contatos e informações dos lotes para que as torrefações possam adquirir o mesmo café direto com o produtor. Ou ainda, caso a quantidade não seja o suficiente para fechar uma saca, mas seja acima de 10kg, podemos fazer uma condição especial no valor com uma taxa administrativa mais baixa e a gente mesmo disponibilizar o café e as opções de envio. 

  • e-mail: comprecoletivo.cafes@gmail.com 
  • Telefone: 31 999427844 

PRAZOS

Há basicamente 4 etapas para a compra sair:

  • Seleção dos cafés;
  • Negociação com os produtores
  • Envio das sacas pra BH e conferência do café que chegou;
  • Fracionamento e envio dos cafés.

Cronologicamente temos:

25/10 - Divulgação dos cafés selecionados;

26/10 ~ 03/11 - Período para negociar com os produtores e envio das sacas para BH.

05/11 - Abertura dos pedidos da Compra Coletiva de 2019.

15/11 - Data limite para despachar os cafés. 

----

Por enquanto é isso galera, mais pra frente voltamos mais novidades. 

Grande abraço,

Equipe Compra Coletiva

 

  • Curtir 10
  • Agradeço 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já aproveitando o embalo, caso entre um café orgânico alto nível nesta Compra Coletiva, quem estaria interessado? Como se trata de um café orgânico, o preço deve ser bem elevado. Algo em torno de R$3.000,00 a saca.

Provamos um Pacamara orgânico que estava simplesmente fenomenal e ficamos com isso na cabeça... 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando, queria oferecer ajuda a quem estiver disposto a modificar/customizar sua pipoqueira a ar para começar a torrar em casa com mais precisão. Não sou expert de forma alguma, mas acho que consigo dar alguma ajuda a quem estiver com dificuldades.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na última CC eu fiquei de fora, mas dessa quero participar. Estou pensando em algo como 2kg ou 3kg. O orgânico me interessa muito mas pelo valor não gostaria de estraga-lo torrando em casa [emoji28]. Provavelmente pegue já torrado caso alguém disponibilize.

Simbora!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor e Luis, muito obrigado por organizar essa compra! Um trabalho simplesmente lindo!

Engraçado você falar do orgânico, porque era justamente isso que iria perguntar hahahaha

Devo levar uns 12 kg do orgânico.

Por um acaso, vocês conseguem disponibilizar mais de uma variedade orgânica?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devo pegar uns 10 a 15 kg, vou consultar meus "clientes" para saber o interesse deles.

Aproveitando o gancho, meu forninho Behmor ainda está à venda. Anos luz à frente das pipoqueiras.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho interesse em comprar o café já torrado, caso algum torrador de BH tenha interesse em vender, vou até ele buscar os cafés.

Excelente iniciativa, agora é esperar aparecer uma compra coletiva de xícaras para latte art. :D

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!!!

Notícia boa...principalmente pelo ..." seguiremos basicamente o mesmo modelo da Compra Coletiva de 2018 ", significa que haverá Torra Coletiva. Para alguns (como exemplo, eu) que não possuímos torrador, isso é um bom sinal.

Vou querer uns 2 Kg + 2 Kg de orgânico (ambos torrado, claro! :P).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Igor disse:

Já aproveitando o embalo, caso entre um café orgânico alto nível nesta Compra Coletiva, quem estaria interessado? Como se trata de um café orgânico, o preço deve ser bem elevado. Algo em torno de R$3.000,00 a saca.

Provamos um Pacamara orgânico que estava simplesmente fenomenal e ficamos com isso na cabeça... 

Uai, bora, estou querendo um pacamara faz tempo, e agora que vou fazer o curso de torra da Roast posso ter segurança pra torrar esses cafés mais especiais e caros! :- )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 kg a distribuir após revelação dos cafés. 

Espero pela CC de vcs todos os anos.

Nunca acabará se depender de nós.

Gratidão imensa Igor.

Deus os abençoe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10kg à 15kg + 4 kg do orgânico 

Ps: que emoção! Minha primeira compra de grãos verdes na compra coletiva oficial do CC! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3Kg de cada, desde que não seja "fermentado"! :P:D
Orgânico a avaliar,:rolleyes: dependendo do preço, pois não estou disposto a pagar muito a mais só pelo fato de ser orgânico.

Parabéns!
Grande abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Igor, Luis e galera!!!

Uns 6 kg de não superfermentados... Do orgânico no máximo um kg.

Abraços e obrigado por mais esse ano!!

Enviado de meu MI 8 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...