Ir para conteúdo

Como deixar o café feito na Prensa Francesa menos aguado


caioqv

Postagens recomendadas

Bom dia pessoal, estou iniciando agora no uso da Prensa Francesa, mas o meu café apesar de ficar com um sabor agradável ao meu paladar, sinto que ele fica muito aguado, e poderia ser mais forte.

Estou utilizando o café orgânico da Orfeu, torra média, na proporção de 8 gramas para 100 ml de água. Moído na hora, no Hario Slim com ajuste de 12 cliques. Faço 300 ml na prensa pequena Brazil da Bodum.

Coloco o café moído na prensa, a água quase fervendo, mexo, tampo e deixo em infusão por 4 minutos, depois desço o embolo. 

Vou fazendo vários testes aqui, mas se alguém puder me direcionar um pouco, qual seria o melhor método para deixar esse café menos aguado? 

Pensei em:

1- Aumentar o tempo de infusão

2 - Aumentar a proporção de café para cada 100 ml de água

3 - Moer o café um pouco mais fino

Obrigado pela ajuda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para café passado e prensa francesa, costumo usar no mínimo 1 para 10. Vou até 1,5 para 10, conforme o café. Meu moedor é o Mimoso, e uso prensas francesas emprestadas. Ainda não comprei uma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, MaLeandrini disse:

O que é aguado pra voce? O sabor, a textura, a coloração... o que te incomoda mais?

O sabor, não sei como explicar direito, mas o café ficou fraco, parece que dava pra sentir mais água do que café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não lembro bem qual o resultado de 12 clicks no Hario, mas você pode comparar com isso aqui e ver se está parecido: https://www.littlecoffeeplace.com/coffee-grind-size#French-Press

Se a moagem estiver ok eu começaria a mexer na proporção. Tente 1:10.

 

(em paralelo você poderia provar outros cafés usando a mesma receita)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após vários testes aumentando a proporção de café, diminuindo e aumentando a granulação, aumentando o tempo de contato com a água e fazendo a técnica do James Hoffmann não consegui resultados satisfatórios com esse café, o que ficou um pouco melhor foi com a técnica do James.

Resolvi o problema trocando pelo café Orfeu clássico e utilizando a técnica do James Hoffmann, consegui assim um resultado muito bom para o meu paladar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...