caioqv Postado 19 Janeiro 2020 Denunciar Share Postado 19 Janeiro 2020 Bom dia pessoal, estou iniciando agora no uso da Prensa Francesa, mas o meu café apesar de ficar com um sabor agradável ao meu paladar, sinto que ele fica muito aguado, e poderia ser mais forte. Estou utilizando o café orgânico da Orfeu, torra média, na proporção de 8 gramas para 100 ml de água. Moído na hora, no Hario Slim com ajuste de 12 cliques. Faço 300 ml na prensa pequena Brazil da Bodum. Coloco o café moído na prensa, a água quase fervendo, mexo, tampo e deixo em infusão por 4 minutos, depois desço o embolo. Vou fazendo vários testes aqui, mas se alguém puder me direcionar um pouco, qual seria o melhor método para deixar esse café menos aguado? Pensei em: 1- Aumentar o tempo de infusão 2 - Aumentar a proporção de café para cada 100 ml de água 3 - Moer o café um pouco mais fino Obrigado pela ajuda. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MaLeandrini Postado 20 Janeiro 2020 Denunciar Share Postado 20 Janeiro 2020 O que é aguado pra voce? O sabor, a textura, a coloração... o que te incomoda mais? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ivoesazevedo Postado 20 Janeiro 2020 Denunciar Share Postado 20 Janeiro 2020 Para café passado e prensa francesa, costumo usar no mínimo 1 para 10. Vou até 1,5 para 10, conforme o café. Meu moedor é o Mimoso, e uso prensas francesas emprestadas. Ainda não comprei uma. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
caioqv Postado 21 Janeiro 2020 Autor Denunciar Share Postado 21 Janeiro 2020 8 horas atrás, MaLeandrini disse: O que é aguado pra voce? O sabor, a textura, a coloração... o que te incomoda mais? O sabor, não sei como explicar direito, mas o café ficou fraco, parece que dava pra sentir mais água do que café. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
tcmedeiros Postado 21 Janeiro 2020 Denunciar Share Postado 21 Janeiro 2020 Não lembro bem qual o resultado de 12 clicks no Hario, mas você pode comparar com isso aqui e ver se está parecido: https://www.littlecoffeeplace.com/coffee-grind-size#French-Press Se a moagem estiver ok eu começaria a mexer na proporção. Tente 1:10. (em paralelo você poderia provar outros cafés usando a mesma receita) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafao13 Postado 22 Janeiro 2020 Denunciar Share Postado 22 Janeiro 2020 Não sei se chegou a ver esse método, mas eu fiz e achei bom, tenho que aprimorar mais. Mas pode funcionar pro seu gosto: 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
caioqv Postado 26 Janeiro 2020 Autor Denunciar Share Postado 26 Janeiro 2020 Após vários testes aumentando a proporção de café, diminuindo e aumentando a granulação, aumentando o tempo de contato com a água e fazendo a técnica do James Hoffmann não consegui resultados satisfatórios com esse café, o que ficou um pouco melhor foi com a técnica do James. Resolvi o problema trocando pelo café Orfeu clássico e utilizando a técnica do James Hoffmann, consegui assim um resultado muito bom para o meu paladar. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas