Ir para conteúdo

Reutilização do filtro de papel


Diogo_KC

Postagens recomendadas

Eu sou novo nesse fórum. Eu estava conversando com o pessoal aqui de casa e algumas pessoas comentaram que reutilizam o mesmo filtro de papel ao longo do dia. Eles lavam o filtro na pia e o mantém no porta filtro para secar. E depois utilizam novamente quando vão fazer outro café. Alguém mais faz isso no fórum ? Isso não compromete o sabor ?

Eu pergunto pois estou interessado em comprar um Hario e só não comprei ainda por questão de economia e preocupação ambiental.

Desde já eu agradeço. 

Abraços. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Diogo_KC disse:

Eu sou novo nesse fórum. Eu estava conversando com o pessoal aqui de casa e algumas pessoas comentaram que reutilizam o mesmo filtro de papel ao longo do dia. Eles lavam o filtro na pia e o mantém no porta filtro para secar. E depois utilizam novamente quando vão fazer outro café. Alguém mais faz isso no fórum ? Isso não compromete o sabor ?

Eu pergunto pois estou interessado em comprar um Hario e só não comprei ainda por questão de economia e preocupação ambiental.

Desde já eu agradeço. 

Abraços. 

Existe filtro de pano para HARIO V60.

Uma outra alternativa é o tipo v60 de metal (existem paralelos, porém a malha de aço bialleti é a melhor).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Bialetti de aço. Faço pouco café passado em casa, pois a turma aqui prefere espresso, então não acho pior que filtro de papel. Comprei justamente para não usar papel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou me meter aqui, mesmo sem usar esse tipo de coisa.

Sempre ficará algum gosto ou cheiro no pano. Eu não desejo isso, porque costumo variar, sempre compro grãos diferentes. 

Acho que as pessoas que não exigem muito do café e até adoçam para cortar o amargor não se importam que o café sempre venha poluído pela extração anterior.

Vejo esses filtrinhos de pano individuais em cafeterias. Interpreto como uma vontade nostálgica de lembrar a infância. Pessoalmente, não estou nessa fase retrô.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Diogo_KC disse:

Esse de pano oferece o mesmo resultado que o de papel ?

Não oferece o mesmo resultado. A retenção dos óleos são maiores.
Filtro de papel, se você tiver utilizando um Melita, reutilizar é LOUCURA ! Pois é algo barato. Sem falar que vai estregar todo o próximo café. A não ser que esteja utilizando café tradicional, ai não vai afetar em nada. Nem mesmo se usar de papel ou de pano. O amargo vai ser o mesmo. kkk

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, TulioDuca disse:

Não oferece o mesmo resultado. A retenção dos óleos são maiores.
Filtro de papel, se você tiver utilizando um Melita, reutilizar é LOUCURA ! Pois é algo barato. Sem falar que vai estregar todo o próximo café. A não ser que esteja utilizando café tradicional, ai não vai afetar em nada. Nem mesmo se usar de papel ou de pano. O amargo vai ser o mesmo. kkk

Hahahaha... Realmente é loucura, foi o que eu disse para o pessoal aqui. Eu só tava curioso para ver se alguém aqui fazia isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/03/2020 at 21:50, ivoesazevedo disse:

Eu tenho um Bialetti de aço. Faço pouco café passado em casa, pois a turma aqui prefere espresso, então não acho pior que filtro de papel. Comprei justamente para não usar papel.

Uma dúvida, o café do seu coador da Bialetti fica com gosto de metal ?

Eu comprei recentemente um coador de aço inox no Mercado Livre de marca genérica. Chegou na sexta-feira e as primeiras vezes eu não gostei. Não sei se foi um erro meu ao tentar comprar um coador mais barato (fiquei com receio de pagar caro pelo da Bialetti e depois não gostar e só usar uma vez) ou se pela lógica todos os coadores de aço teriam esse gosto mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diogo_KC, fica com gosto de café. Não percebi nada do metal. Um amigo que faz cerveja e tem olfato e paladar muito apurados usou por uma semana e não comentou nada sobre odores ou sabores estranhos.

Quanto ao preço, eu havia pesquisado anteriormente e comprei na Amazon quando deu uma baixada boa. 

Se eu não deixar ninguém mais lavar o coador (desconfiado, eu, hein!), acho que durará muito e valerá o investimento. 

Só de pensar que nunca ficarei sem café por falta de filtro, já me alegro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ivoesazevedo disse:

@Diogo_KC, fica com gosto de café. Não percebi nada do metal. Um amigo que faz cerveja e tem olfato e paladar muito apurados usou por uma semana e não comentou nada sobre odores ou sabores estranhos.

Quanto ao preço, eu havia pesquisado anteriormente e comprei na Amazon quando deu uma baixada boa. 

Se eu não deixar ninguém mais lavar o coador (desconfiado, eu, hein!), acho que durará muito e valerá o investimento. 

Só de pensar que nunca ficarei sem café por falta de filtro, já me alegro.

Hoje eu mudei para uma moagem mais grossa e ficou melhor. Gostei do café que fiz nesse coador de aço hoje. Ficou melhor que o coador de papel.

Eu tenho uma outra cafeteira que não vi ninguém comentando aqui no fórum e estou adorando. De todos as cafeteiras que eu conheci, essa para mim tem sido a melhor (é bem recente): Pipamoka. É da Wacaco, a mesma marca da Minipresso e Nanopresso que o pessoal já comentou no fórum. O café feito nela é muito bom. No começo eu estranhei um pouco pq tem que ficar girando um anel laranja, mas depois que pega o jeito e acerta na moagem fica excelente. Até deixei de usar a Nespresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Diogo_KC disse:

Uma dúvida, o café do seu coador da Bialetti fica com gosto de metal ?

Eu comprei recentemente um coador de aço inox no Mercado Livre de marca genérica. Chegou na sexta-feira e as primeiras vezes eu não gostei. Não sei se foi um erro meu ao tentar comprar um coador mais barato (fiquei com receio de pagar caro pelo da Bialetti e depois não gostar e só usar uma vez) ou se pela lógica todos os coadores de aço teriam esse gosto mesmo.

Não senti gosto de metal nos meus, mas eles entupiram com pouco tempo de uso e agora são inúteis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, tcmedeiros disse:

Não senti gosto de metal nos meus, mas eles entupiram com pouco tempo de uso e agora são inúteis.

Pelo que eu andei lendo basta usar bicarbonato com água fervente em uma vasilha por 30 minutos para desentupir.

No meu caso não entupiu, pois eu usei moagem de média para gross. Eu regulei no meu moedor, ele é manual tipo o da Hario Slim. Então, eu virei a "rodinha" debaixo até o sétimo clique. Mas eu vou vou pegar um café normal tipo Pilão para fazer um teste. É que a maioria do pessoal de casa toma café normal e a idéia é fazer todo mundo usar ele. Se não der certo, só eu vou usá-lo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Diogo_KC disse:

Pelo que eu andei lendo basta usar bicarbonato com água fervente em uma vasilha por 30 minutos para desentupir.

No meu caso não entupiu, pois eu usei moagem de média para gross. Eu regulei no meu moedor, ele é manual tipo o da Hario Slim. Então, eu virei a "rodinha" debaixo até o sétimo clique. Mas eu vou vou pegar um café normal tipo Pilão para fazer um teste. É que a maioria do pessoal de casa toma café normal e a idéia é fazer todo mundo usar ele. Se não der certo, só eu vou usá-lo.

Então eu tive azar. Moí café no Breville, testei várias moagens e geralmente usava média/grossa. Os dois filtros entupiram (o primeiro entupiu com um mês de uso intenso e o segundo não durou nem 10 dias...).

Tentei de tudo, inclusive bicarbonato e Cafiza. No máximo melhoravam um pouco, mas nunca voltaram ao que eram quando novos. Desisti de usá-los.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o meu entupir acho que vou comprar um compressor de ar. Ou vou limpar furo por furo, com um alfinete. Se conseguir limpar sem jogar na parede, é sinal que estou bem calminho.

Estou acostumado a desentupir chuveiro e ducha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...