Ir para conteúdo

[RESOLVIDO] Breville: Cafeteira Express - BES 840 | Problemas válvula solenoide


Postagens recomendadas

Olá, amigos do fórum, como estão vocês?

Sou iniciante no fórum, porém ja li o material sobre o ocorrido e tenho um pouco de experiencia. Porém gostaria de sugestões de vocês.

Comprei minha cafeteira Tramontina-Breville Cafeteira Express (the infuser) modelo BES 840 no inicio do ano de 2018.

Sempre gostei da maquina, ela é a minha paixão. Porem no mês 07 de 2018 ela apresentou o problema do Buzz Metálico na hora da extração do café. Pois bem, como eu odeio assistências técnicas, fui procurar o problema na internet e vi que era o problema da válvula solenoide dela.

Como eu não sou tão entendido de eletrônica e a cafeteira estando em garantia, levei na autorizada da Tramontina aqui na cidade (moro em Pato Branco - PR). Expliquei para o técnico la o problema e o mesmo verificou que era a solenoide e a trocou. Inclusive, camarada gente boa.

A maquina voltou a funcionar tranquilamente até hoje 05/04/2020. 

Apresenta o mesmo ruído metálico.

De saco cheio de ter novamente o problema, vi uns videos na internet e resolvi abrir a maquina a tentar resolver o problema.

Abri, limpei a maquina

Abri a válvula solenoide, limpei e deixei de molho em uma solução de vinagre.

 

Porem não obtive sucesso, a maquina esta funcionando porem ainda apresenta o ruido.

Gostaria da opinião de vocês, do que fazer?

Vi algumas opções:

1 - trocar a válvula solenoide da OLAB (que é a que tem aqui) por uma CEMA;

2 - mandar novamente para a assistência e aguardar eles demorarem 2 meses e me cobrarem o olho da cara.

3 - Tentar arrumar de alguma forma a válvula solenoide.

O que me dizem? ja tiveram solução neste problema?

Muito obrigado a todos. Grande abraço e bons cafés!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vou postar aqui para caso alguém tenha o mesmo problema.

Acabei, ainda no dia de hoje, abrindo novamente a minha cafeteira e fui mais fundo na limpeza. Anteriormente havia apenas deixado a valvula em uma solucao de limpeza, porém agora abri ela e limpei internamente. Havia pó de café dentro da válvula, removi o excesso, dei uma limpada e montei.

FUNCIONOU, ela está viva e não apresenta - até o momento - o barulho metálico. 

Ainda quero trocar as valvulas (OLAB) por outras, pois sei que esse problema futuramente irá voltar. Mas por enquanto é uma solucao.

Abaixo segue o video que eu usei de base.

 

  • Curtir 1
  • Agradeço 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/04/2020 at 00:07, Fabio Cantu disse:

Bom, vou postar aqui para caso alguém tenha o mesmo problema.

Acabei, ainda no dia de hoje, abrindo novamente a minha cafeteira e fui mais fundo na limpeza. Anteriormente havia apenas deixado a valvula em uma solucao de limpeza, porém agora abri ela e limpei internamente. Havia pó de café dentro da válvula, removi o excesso, dei uma limpada e montei.

FUNCIONOU, ela está viva e não apresenta - até o momento - o barulho metálico. 

Ainda quero trocar as valvulas (OLAB) por outras, pois sei que esse problema futuramente irá voltar. Mas por enquanto é uma solucao.

Abaixo segue o video que eu usei de base.

 

Boa iniciativa, não sei porque a Tramontina não qualifica os técnicos de sua rede de assistência técnica. No youtube o que mais tem é vídeo de gente dando manutenção nesse modelo de cafeteira, seja à BES840 ou 870 aqui ou no exterior. Comprei uma BES840 em março/2020 e meu medo é quando chegar minha vez de dá manutenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 hours ago, AlbertoLeite said:

Boa iniciativa, não sei porque a Tramontina não qualifica os técnicos de sua rede de assistência técnica. No youtube o que mais tem é vídeo de gente dando manutenção nesse modelo de cafeteira, seja à BES840 ou 870 aqui ou no exterior. Comprei uma BES840 em março/2020 e meu medo é quando chegar minha vez de dá manutenção.

Amigão, a chance é grande. Porém acho que a breville trocou a valvula que dá problema,  a minha é a marca OLAB, ela possui um corpo metálico. Vi que as novas válvulas Marca CEME não tem dado dor de cabeça. 

Mas agora não estamos mais reféns de assistência técnica - Pelo menos nisso -

Mas em geral a máquina é  sensacional! Não me arrependo em nada em tê-la comprado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/04/2020 at 00:06, Fabio Cantu disse:

Amigão, a chance é grande. Porém acho que a breville trocou a valvula que dá problema,  a minha é a marca OLAB, ela possui um corpo metálico. Vi que as novas válvulas Marca CEME não tem dado dor de cabeça. 

Mas agora não estamos mais reféns de assistência técnica - Pelo menos nisso -

Mas em geral a máquina é  sensacional! Não me arrependo em nada em tê-la comprado 

Ola, boa tarde,

Voce fazia o back flush com cafiza ou similar? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 4/9/2020 at 3:15 PM, Pedro Freire said:

Ola, boa tarde,

Voce fazia o back flush com cafiza ou similar? 

Não utilizava cafiza. Mas fazia com periodicidade o backflush com o produto da breville,  aquele detergente em pó próprio dela.

Também fazia a descalcificação usando 50/50 água e vinagre. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
Em 08/04/2020 at 00:06, Fabio Cantu disse:

Amigão, a chance é grande. Porém acho que a breville trocou a valvula que dá problema,  a minha é a marca OLAB, ela possui um corpo metálico. Vi que as novas válvulas Marca CEME não tem dado dor de cabeça. 

Mas agora não estamos mais reféns de assistência técnica - Pelo menos nisso -

Mas em geral a máquina é  sensacional! Não me arrependo em nada em tê-la comprado 

Fala galera blz, então a minha breville já está com a válvula solenóide da Ceme, mas parou de funcionar. Já tinha levado ela até a assistência técnica em Julho/2018, quando foi trocado a válvula solenóide e agora ela voltou a dar o mesmo problema. Já abri ela e fiz toda a limpeza sem sucesso. Alguém conhece um site onde consigo comprar as peças?

Abraços,

Luiz Bornancin...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Em 18/06/2020 at 17:06, Pedro Freire disse:

Ola,

Também gostaria de saber onde comprar peças da Breville, como solenoide e um porta filtro bottomless ( sem fundo).

Abs,

 

Melhor lugar é o AliExpress, acha facilmente, cerca de uns 170 reais, com frete grátis, chega em 20~40 dias, pelo valor não taxa, no BR tem gente que vende de 600 reais, e muita gente compra... Só procurar por bottomless, nacked portafilter, algo do tipo e breville, ai vc acha lá modelo 870, creio que seja o mesmo do 840...

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Boa tarde Pessoal!

Sou novo no fórum e possuo uma BES840.

A máquina já apresentou problemas na Solenoide e foi trocada.

Recentemente fiz a limpeza da máquina e após tentar usá-la, a mesma não voltou a funcionar corretamente.

A água está a maior parte direto para o expurgo e apenas gotejando no chuveiro.

Alguém já possou pelo mesmo problema?

Forte abraço a todos!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

Dentro dela tem uma caixinha de plástico onde se conecta treis mangueiras e daí sai para o expurgo na bandeja. Tem ver por onde esta saindo essa água. Pode ser pela solenóide 2 vias com defeito, ou pela válvulas de segurança que se conecta na saida da bomba. Aproveita e verifica a solenóide 3 vias também.

Bons cafés,

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 3 months later...
  • 1 month later...

Olá pessoal...

Minha máquina começou a "perder" a programação.

O expresso simples as vezes não para. E o duplo as vezes funciona uns 5 segundos e já desliga.

Eu refaço a programação, mas depois de algum tempo perde novamente. Alguém já passou por isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Abner disse:

Olá pessoal...

Minha máquina começou a "perder" a programação.

O expresso simples as vezes não para. E o duplo as vezes funciona uns 5 segundos e já desliga.

Eu refaço a programação, mas depois de algum tempo perde novamente. Alguém já passou por isso?

Ola, 

Voce conserva a máquina ligada na tomada da parede o tempo todo, ou desconecta a tomada após a utilização. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
Em 07/04/2021 at 17:04, Pedro Freire disse:

Ola, 

Voce conserva a máquina ligada na tomada da parede o tempo todo, ou desconecta a tomada após a utilização. 

Boa noite!

Aproveitando a oportunidade, também estou com o problema parecido do Abner, a máquina não está salvando a programação, porém tanto o simples como o duplo não param

Por muito tempo, logo após desligada eu retirava da tomada, e nunca tive problema quanto a programação....

Porém ultimamente não tenho retirado da tomada, e mesmo assim vem perdendo a programação.

Por gentileza, gostaria de um auxílio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Estou com esse mesmo problema de um barulho parecido com curto circuita, quase nada de água saindo na xícara e bastante água na bandeja.

Alguma ideia de como resolver, se for o caso de bomba solenoide eu sou zero conhecimento, mas topo encarar com alguma ajuda ou passo a passo.

Como última hipótese, alguma indicação de assistência técnica no Rio de Janeiro?

Estou com esse mesmo problema de um barulho parecido com curto circuita, quase nada de água saindo na xícara e bastante água na bandeja.

Alguma ideia de como resolver, se for o caso de bomba solenoide eu sou zero conhecimento, mas topo encarar com alguma ajuda ou passo a passo.

Como última hipótese, alguma indicação de assistência técnica no Rio de Janeiro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai ser solenóide 3 vias suja. No YouTube tem vídeos mostrando como limpar. Nesse mesmo post acima tem um vídeo explicando. Agora se voce é inexperiente é melhor encaminhar a assistência técnica. Aqui no fórum tem o @cabeca que resolve isso pra você. 

Bons cafés. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Boa tarde pessoal, desculpa ressucitar esse topico.. eu tenho uma tramontina by breville bes870 que apresentou esse som buzz metallic, a agua não sai pelo bocal , não extrai café e a pressão do bico de espumar leite tbm não funciona.. tenho quase certeza que é problema no solenoid triplo (de saida tripla).
Eu abri a maquina e identifiquei que o meu solenoide ja é o modelo novo da CEME, sabendo disso eu fiquei desconfiado se não seria problema em outra parte da maquina, mas aparentemente a caldeira está funcionando e a parte elétrica esta toda OK, o problema realmente é a pressão da agua (que é de responsabilidade do solenoide).
Vocês tem alguma sugestão? @cabeca? Saberiam informar onde consigo comprar esse solenoide mais barato ? Por que olhei no mercadolivre e estão pedindo 800 reais pelo kit completo com 2 solenoides e os tubos de conexão.. achei mto caro, paguei 2400 reais na maquina em 2019 

Obrigado bons cafés!

photo_2021-09-29 16.39.02.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. Essas válvulas vibram porque são alimentadas com AC. A solução é usar DC. 

Atenção que a voltagem de DC requerida será bem menor. Acredito que por volta dos 30 volts de DC. Se tiver uma fonte regulável comece com 0 volts e va subindo até a válvula funcionar.Faca a medição da corrente, para escolher como vai baixar a tensão, se por um regulador, ou um capacitor como reatância. Veja qual a tensão e monte uma ponte de diodos onda completa para a conversão. 

Você pode também medir as corrente em AC , medir a resistência da bobina e calcular pela lei de Ohm qual será a voltagem de DC. requerida. 

Bons cafés! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutes ago, Pedro Freire said:

Ok. Essas válvulas vibram porque são alimentadas com AC. A solução é usar DC. 

Atenção que a voltagem de DC requerida será bem menor. Acredito que por volta dos 30 volts de DC. Se tiver uma fonte regulável comece com 0 volts e va subindo até a válvula funcionar.Faca a medição da corrente, para escolher como vai baixar a tensão, se por um regulador, ou um capacitor como reatância. Veja qual a tensão e monte uma ponte de diodos onda completa para a conversão. 

Você pode também medir as corrente em AC , medir a resistência da bobina e calcular pela lei de Ohm qual será a voltagem de DC. requerida. 

Bons cafés! 

OBrigado ! Vou estudar essa solução!
Econtrei um video no youtube onde ele faz alguns testes e mesmo assim ela continua vibrando (fazendo o barulho de buzz metalico), especificamente no minuto 3:15
Vou levar a maquina na assistencia pra fazer o orçamento (e tambem confirmar que o problema é somente no solenoid, embora eu tenha quase 100% de certeza que sim)


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza vai ser a solenóide. O que acontece é quando a bobina é alimentada com DC , ela energisada vira eletroímã. Quando se usa AC, durante o primeiro semi ciclo, se imanta atrai o embolo, como a corrente é alternada ao cruzar o zero para o semi ciclo negativo a bobina é desenergisada e ai o que retem o embolo são duas espiras que amarzenam energia magnética durante o cruzamento de zero para o próximo semi ciclo. Se isso falhar o embolo vibra na frequência da rede. 

Ok, qualquer troca de ideas estou a disposição! 

Bons cafes! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, Pedro Freire said:

Com certeza vai ser a solenóide. O que acontece é quando a bobina é alimentada com DC , ela energisada vira eletroímã. Quando se usa AC, durante o primeiro semi ciclo, se imanta atrai o embolo, como a corrente é alternada ao cruzar o zero para o semi ciclo negativo a bobina é desenergisada e ai o que retem o embolo são duas espiras que amarzenam energia magnética durante o cruzamento de zero para o próximo semi ciclo. Se isso falhar o embolo vibra na frequência da rede. 

Ok, qualquer troca de ideas estou a disposição! 

Bons cafes! 

Por que esse solenoide dá tanto problema assim? É um problema cronico nas maquinas que utilizam esse tipo de solenoide, depois de pouco tempo de uso ele começa a vibrar conforme vc descreveu, e a pressao da agua fica toda desregulada, algumas vezes ele bloqueia o caminho da agua que deveria ir para o bocal e joga a agua direto pro infuser (o refugo).
A breville deveria resolver esse problema mudando a estrutura desse projeto, ou então incluindo um mini transformador na maquina pra usar corrente DC nesses solenoides, conforme vc descreveu tambem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso pode acontecer com qualquer solenóide usando corrente alternada. Penso que é a questão de redução de custos que a Breville optou por fazer. Essa nossa máquina é o modelo de entrada deles. La fora não é caro nem difícil arranjar peças. Aqui no Brasil tudo é difícil para nós. Aqui compramos o entry levei e pagamos o preço do modelo top. As coisas aqui impactam muito na renda média. Agora, a máquina é muito boa, tem muita tecnologia embarcada. 

Bons cafés! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...