Ir para conteúdo

Moedor Manual 1Zpresso E-Pro


Heitor Gomes

Postagens recomendadas

Fala galera, essa semana chegou meu moedor manual novo, um 1Zpresso E-Pro, que veio substituir os moinhos que vendi agora na crise do Corona.

 

Para coados, eu usava algo muito difícil de ser batido no ambiente doméstico, um Vario W com mós de aço, ele me entregava uma moagem extremamente uniforme, produzindo praticamente nada de fines e boulders, e proporcionando uma bebida muito limpa.

 

No campo da portabilidade, eu usava um Bravo Mini, que era meu moedor para espresso e viagens, mas ele também foi embora.

 

O 1Zpresso me foi vendido pelo Gilberto, mago dos moinhos manuais Bravo, e chegou aqui em casa pressionado pelo histórico do Vario e do Mini. Ao abrir a caixa, já fiquei positivamente impressionado, pois o moedor vinha acompanhado de dois pincéis e bombinha de ar para limpeza e saquinhos para protegê-lo em caso de viagem.

 

Tirei o moedor da caixa e veio a segunda surpresa, acostumado com o peso do Bravo Mini, o 1Zpresso me pareceu uma pluma, pesando apenas 678g. Outra diferença muito sentida foi em relação ao tamanho, já que ele é mais baixo e fino que o Mini. A pegada é excelente, assim como toda a ergonomia do moedor.

 

Sobre a regulagem da moagem, o 1Zpresso tem o mesmo sistema consagrado do Bravo Mini. O colar externo do moedor gira para direita ou esquerda, sendo muito fácil de operar. Isso é uma baita vantagem quando comparado a moedores como o Comandante (moagem por clicks na parte inferior interna, junto das mós) e o Kinu M47 (que tem um ótimo sistema de regulagem, bem fácil de operar por meio de um pequeno disco na parte superior do moinho, mas que exige que você tire a alavanca e solte uma trava antes). No 1Zpresso E-Pro, você não tem que abrir ou soltar nada, é só girar o colar e pronto. Ainda sobre a regulagem, o moedor vai de 0 a 5 no colar, em intervalos de 10 clicks, totalizando 50 regulagens, que segundo o fabricante, vão de Café Turco até Prensa Francesa.

 

A moagem é muito leve, tanto pelo peso do moinho na mão, quanto pela facilidade de girar a alavanca, sem nenhum esforço, ele faz a moagem de uma dose de 13g para um Kalita, em um pouco mais de 30 segundos. O resultado da moagem tem parecido bastante uniforme, e o resultado na xícara tem sido surpreendente, com bebidas muito limpas, fazendo com que a substituição do Vario W não seja traumática. Ao fim da extração, é bem visível que a cama do café não tem "lama" por cima.

 

Por enquanto os testes foram feitos com o V60 e o Kalita, obtendo excelentes resultados, com bebidas limpas e notas sensoriais bem destacadas. Pra quem estiver procurando um moinho manual de topo, a 1Zpresso pode ser uma ótima opção, com diferentes linhas de moedores manuais, para diferentes tipos de necessidade e bolso.86253ed46a21eb714b65d8fc801de47e.jpg01308a5d73db2e90728b36b2ebe65943.jpg4c567086fd2b0e409c466432f8d13021.jpgdc4d6526bd12c0cb18c0488020bfb603.jpg22bc285892f675c1909d32a9180c6683.jpg

 

Enviado de meu MI 8 Lite usando o Tapatalk

 

 

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o review. Obrigado por trazê-lo aqui pra gente!

Essa marca está começando a se popularizar legal na gringa pela qualidade, beleza e preço dos moedores. Eles possuem outros modelos de moedores também.
Pena que aqui tudo é 10x vezes mais caro.




 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o review. Obrigado por trazê-lo aqui pra gente!

 

Essa marca está começando a se popularizar legal na gringa pela qualidade, beleza e preço dos moedores. Eles possuem outros modelos de moedores também.

Pena que aqui tudo é 10x vezes mais caro.

 

 

 

 

 

Fico feliz que tenha gostado do Review, a medida que for avançando nos testes, postarei informações complementares. A ideia também passa por mandar amostras de moagem para o Burny analisar lá em Minas, pra ter uma imagem melhor de como ele se comporta com Fines e Boulders. Sobre o preço, com dólar de agora, tudo fica puxado, mas lembrando da galera de 2016: "Era só tirar a Dilma..."

 

Enviado de meu MI 8 Lite usando o Tapatalk

 

 

 

  • Curtir 3
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moagem pro Melitta ficou 10. 15g para 210 de extração, 3:40 de extração, sem lama em cima do bolo, e com pouquíssimos fines nas laterais.33477d8d96277360428e4c22c4fc5d6e.jpg

Enviado de meu MI 8 Lite usando o Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Excelente review Heitor, muito obrigado!
Posteriormente, se fizer testes com espresso, por favor, poste aqui o resultado.
Renan, fiz testes com o moinho no espresso hoje, e o resultado foi muito satisfatório na Pavoni, que exige uma moagem até um pouco mais fina do que as máquinas elétricas de bomba. A moagem foi na regulagem 12, dos 50 níveis que o moinho tem. Segundo o manual, ele vai até moagem pra turco.6a98291ae854bf9358ad1e57819f74b4.jpg

Enviado de meu MI 8 Lite usando o Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renan, fiz testes com o moinho no espresso hoje, e o resultado foi muito satisfatório na Pavoni, que exige uma moagem até um pouco mais fina do que as máquinas elétricas de bomba. A moagem foi na regulagem 12, dos 50 níveis que o moinho tem. Segundo o manual, ele vai até moagem pra turco.6a98291ae854bf9358ad1e57819f74b4.jpg

Enviado de meu MI 8 Lite usando o Tapatalk

Ah, esqueci de colocar que a moagem de 14g, uma dose de espresso duplo na Pavoni, foi feita em 57 segundos, e de forma muito macia, o que tem sido uma característica constante desse moedor.

Enviado de meu MI 8 Lite usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/06/2020 at 22:47, Heitor Gomes disse:

Ah, esqueci de colocar que a moagem de 14g, uma dose de espresso duplo na Pavoni, foi feita em 57 segundos, e de forma muito macia, o que tem sido uma característica constante desse moedor.

Enviado de meu MI 8 Lite usando o Tapatalk
 

Bacana. Achei que seria mais rápido para moer, mas ainda é um tempo bacana para moedor manual. No Hario Slim eu demoro entre 2:30 e 3 minutos pra moer uma dose de 18 ou 20 gramas para espresso. Mós de metal fazem muita diferença mesmo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana. Achei que seria mais rápido para moer, mas ainda é um tempo bacana para moedor manual. No Hario Slim eu demoro entre 2:30 e 3 minutos pra moer uma dose de 18 ou 20 gramas para espresso. Mós de metal fazem muita diferença mesmo...
O tamanho tbm faz muita diferença. No Bravo Mini, que tem mós maiores que o 1Zpresso, eu costumava moer doses de 23g para espresso, em coisa de 20 a 25 segundos.

Enviado de meu MI 8 Lite usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um 1zpresso K-plus, mas ainda está na gringa! Continua satisfeito com o seu exemplar?

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk


Sim, continuo satisfeito com ele, tanto para coados quanto para espressos. O modelo K é um que tem um copo coletor maior?

Enviado de meu MI 8 Lite usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
6 hours ago, mvccferreira said:

Chegou o dito cujo... Parece excelente agora é testar!e58f261f27a07eee6a11cff4c6a66258.jpg

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
 

Fala tchê. Encomendei um K-pro faz pouco tempo e estava preocupado com a taxa de importação, podes informar qual foi o seu frete/valor declarado na  caixa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...
Em 23/07/2020 at 14:35, mvccferreira disse:

Mestre... Paguei 1600 sem frete, e passou direto pela receita... Maaaas sempre tem o risco neh.... Pouco que usei até agora to achando animal.


Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
 

Estou pensando em comprar um K-Plus. O que está achando da qualidade? Dá muito trampo moer para espresso nele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Olá Felipe. Acabei de comprar um K Pro e paguei 1100. Se não comprou ainda, acho que uma opção a se pensar para espressos é o JE pro ou Jx pro. Ambos tem ajustes de 0,0125 mm (12,5 microns) entre clicks que é suficiente para ajustar bem os shots. O JE utiliza mós de 47mm da italmill (acho que as mesmas do Kinu com tratamento) e o JX utiliza de 48mm e é de aço. Mas, acho que a vantagem do JX é que ele produz, para o meu gosto, resultados melhores nos filtrados (testei no V60), não senti tanta diferença no espresso e é um pouco mais barato que o JE. O K pro e k plus também são ótimos para espresso, mas terá um pouco mais de dificuldade para ajustar os espressos, pois o tamanho dos entre clicks é 22microns. Mas eles utilizam mós parecidas com a do Comandante, e portanto, vai produzir resultados diferentes do JE e JX. É a antiga rivalidade entre os moedores Kinu X comandante. Mas, certamente, todos são moedores bem eficientes na moagem. Depende do seu udget, objetivo de uso e de seu gosto particular. Dá uma olhada nesse ótimo review: https://coffeechronicler.com/1zpresso-k-plus-review/
Espero ter ajudado e bons cafés!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk



  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...