Ir para conteúdo

Gaggia Evolution: não consigo tirar um espresso bom


Postagens recomendadas

Fala pessoal, tudo beleza?

Estou tendo dificuldades com a minha Gaggia Evolution.

De início, utilizei o portafiltros + filtro single + tamper original de plástico dela. Só saiu porcaria.

Depois, comprei um tamper + leveler + filtro duplo (14g). Melhorou, mas continuo no desafio de tirar algo muito bom.

As vezes vaza água pelo lado do portafiltro (e não apenas pelo centro). Consegui resolver isso na maioria das vezes deixando o café moído prensado bem de acordo com a linha demarcada do filtro.

Algumas vezes a borra do café grudou no chuveirinho. E aparentemente colocando com mais delicadeza o portafiltro na máquina não grudou mais.

Por fim, o tempo de extração pareceu sempre muito curto e o shot muito longo (50ml+). Pensei em deixar o café mais moído pra ver se diminui o fluxo. 

Mas aí me veio a informação de que a Gaggia evolution é muito mais pressurizada do que devia. Enquanto uma pressão boa é 9bar a evolution tem 15 bar.

Alguém tem dicas de como usa essa máquina pra tirar uma boa dose? 

Obrigado.

Edit: consegui tirar fotos e filmar para vocês verem o que está acontecendo de errado.
https://drive.google.com/drive/folders/1cBgu-YET-mBpDI3VTzH6OoEzi66OshS0?usp=sharing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Fábio vi alguns dos vídeos e fotos que enviou, inicialmente esse vazamento aí entre o PF e i encaixe está errado... provavelmente terá de trocar a borracha ou anel de vedação... também chamada de gaxeta... depois poderá ir ajustando a extração baseado no tamanho do seu filtro em gramas definindo uma dose padrão e ajustando a moagem para o tempo e sabor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ronaldom1 disse:

Olá Fábio vi alguns dos vídeos e fotos que enviou, inicialmente esse vazamento aí entre o PF e i encaixe está errado... provavelmente terá de trocar a borracha ou anel de vedação... também chamada de gaxeta... depois poderá ir ajustando a extração baseado no tamanho do seu filtro em gramas definindo uma dose padrão e ajustando a moagem para o tempo e sabor.

Obrigado Ronaldo! 

Você consegue tirar bons espressos da sua evolution? Precisou colocar dimmer para reduzir a pressão? Podes me falar o filtro que você usa? 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Já vendi a minha evolution. Utilizei como vem de fábrica, sem dimmer, mas esta é uma modificação muito bem vinda.

Utilizava um filtro da rancílio para 16r a 18g de café. Com a moagem adequada sim conseguia bons espressos, em, 25 a 30s, Brew Ratio 1:2.5 a 1:3. Torras medio e medio escura se saiam melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Novo chuveiro, nova borracha + filtro triplo deu conta do recado.

estou tirando ristretto, 20g de café pra 20g de líquido. tá saindo legal. pra torras mais claras preciso moer mais fino 

 

vou adicionar o dimmer em breve.

penso também em adquirir um termômetro pra por na caldeira e identificar a temperatura, podendo assim, padronizar. 

 

será que um desses dá conta? 
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-881398270-termmetro-digital-lcd-aquario-freezer-chocadeira-estufa-_JM?quantity=1

Abraço!

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...