Ir para conteúdo

Moedor manual - iniciante


daniel.zitelli

Postagens recomendadas

Boa tarde pessoal, tudo bem? Iniciando essa jornada agora nesse fórum sensacional.

Iniciei na vida do café a muitos anos, mas faz pouco tempo que realmente comecei a me interessar em maneiras diferentes e como obter um melhor café. Gosto da maioria dos métodos, mas como ainda estou no inicio, possuo um V60, prensa francesa e italiana. Dentre estes o meu favorito é o V60. Acredito que o próximo passo no momento é comprar um moedor para sempre ter café fresco, e aproveitar cada vez esse método.

Como é o primeiro moedor que irei comprar, gostaria de uma opinião ou ajuda de vocês. Depois de pesquisar bastante vi que comprar um elétrico de baixo custo acaba sendo não tão proveitoso, por ser de laminas e não manter uma granulometria constante. Assim vi que o manual talvez seja mais adequado nesse primeiro momento. Estou basicamente entre 3 modelos, ambos parecem ser interessantes mas não consigo dar um voto final.

Um deles é o clássico Hario Slim, que parece ser uma boa para o tipo de método que pretendo utilizar no momento.

 51tz2cBbCnL._AC_SL1500_.thumb.jpg.3bd0993696a3e4f6f4b9691f14bbd9f5.jpg

Há também essas outras duas opções, um da tramontina que segue o mesmo principio do Hario;

Moedor aço inox para café - Realce - Tramontina

51cvK17JUOL._AC_SL1000_.thumb.jpg.36e00e0a29b818d65c562b5f4034d04a.jpg

E esse da Bialetti

61ol4i6buOL._AC_SL1500_.thumb.jpg.054a581bc05d009d42f5e2ab2cd31e29.jpg

Não estou muito preocupado no momento com a quantidade de café que cada um suporta, posso me arrepender depois (acredito que irá acontecer mas não tem problema). O meu ponto acho que é realmente a melhor uniformidade possível na moagem para V60 e coados.

 

Acredito que seja isso. 

 

Valeu pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Dani

Todos lhe darão resultados semelhantes, com poucas disparidades.

Bialetti é mais ergonômica.

Tramontina é lançamento.

 

Todos estão na mesma faixa de preço.

 

 

Boa sorte e bem vindo ao clube.

 

Ricardo Gobbi

Embaixador e Moderador do clube do café

Venda de máquinas moedores e torradores

34-99937-1222

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, Daniel.

Faz tempo que eu leio o fórum, mas nunca escrevi por aqui (até por saber muito pouco).

Sobre o Hario, comprei em 2016 (a versão com o copo coletor transparente), mas usei pouco na época. Nos últimos meses eu voltei a usar, e agora com frequência diária. Ele entrega uma moagem bem honesta para os métodos que eu mais utilizo (aeropress e coado no melitta). Fiz os mods que o pessoal recomenda para estabilização do eixo, e sigo as recomendações pra tentar deixar o mais consistente possível. A principal falha dele é o desgaste no eixo (onde a manopla encaixa). Como estou utilizando grãos com torra média ou média-clara, a força que exige é maior. Então estou numa estimativa de mais uns 2 ou 3 meses, no máximo, utilizando diariamente, até o eixo desgastar a ponto da manopla girar em falso e eu precisar consertar.

Não sei como é o encaixe da Tramontina ou da Bialetti.

Até eu conseguir pegar o Encore que está em outra cidade, pensei em pedir um Timemore C2 no Aliexpress. O preço está um pouco acima dos manuais vendidos aqui, e demora um pouco mais pra chegar, mas talvez o conjunto seja melhor pra mim,

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Fogo ruivo disse:

Salve Dani

Todos lhe darão resultados semelhantes, com poucas disparidades.

Bialetti é mais ergonômica.

Tramontina é lançamento.

 

Todos estão na mesma faixa de preço.

 

 

Boa sorte e bem vindo ao clube.

 

Ricardo Gobbi

Embaixador e Moderador do clube do café

Venda de máquinas moedores e torradores

34-99937-1222

 

 

 

 

Salve Ricardo, obrigado pelas boas vindas! 

Sim, parece realmente que todo irão me dar algo parecido nesse primeiro momento. Talvez realmente inicie com o da Hario, por ser um clássico de entrada.

Um abraço. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, LeonardoCastro disse:

Boa noite, Daniel.

Faz tempo que eu leio o fórum, mas nunca escrevi por aqui (até por saber muito pouco).

Sobre o Hario, comprei em 2016 (a versão com o copo coletor transparente), mas usei pouco na época. Nos últimos meses eu voltei a usar, e agora com frequência diária. Ele entrega uma moagem bem honesta para os métodos que eu mais utilizo (aeropress e coado no melitta). Fiz os mods que o pessoal recomenda para estabilização do eixo, e sigo as recomendações pra tentar deixar o mais consistente possível. A principal falha dele é o desgaste no eixo (onde a manopla encaixa). Como estou utilizando grãos com torra média ou média-clara, a força que exige é maior. Então estou numa estimativa de mais uns 2 ou 3 meses, no máximo, utilizando diariamente, até o eixo desgastar a ponto da manopla girar em falso e eu precisar consertar.

Não sei como é o encaixe da Tramontina ou da Bialetti.

Até eu conseguir pegar o Encore que está em outra cidade, pensei em pedir um Timemore C2 no Aliexpress. O preço está um pouco acima dos manuais vendidos aqui, e demora um pouco mais pra chegar, mas talvez o conjunto seja melhor pra mim,

 

Abraço

Boa tarde Leandro! Obrigado pela resposta. 

Sim, acabei lendo aqui no fórum sobre essa dica de estabilização do eixo, que é uma de suas falhas, deixando meio inconsistente moagens mais grossas e parece que realmente ajuda. Até vi que pelo menos no slim, tem os modelos mais avançados, tipo o Plus e o PRO, que no caso possui um sistema a mais pra estabilizar esse eixo, alem da mola interna. Porém não achei ele para comprar e começa a encarecer um pouco. Mas esse desgaste que você diz, não é em relação as mós e sim ao próprio eixo? Ou aquele dispositivo de plástico que fica preso nele?

O da Tramontina, como o Ricardo disse anteriormente parece ser lançamento, então não consigo encontrar nenhum review acerca dele, o que me deixa meio no escuro, então não me sinto seguro em investir nele. O da Bialetti também está no mesmo sentido, então acho que vou acabar seguindo pelo Hario, por ser a "melhor" escolha nessa faixa. A não ser que tenha algo diferente disso.

Em relação aos que você mandou, a Encore parece ser muito boa, e pra um manual o Timemore C2 parece muito sensacional, o único problema é que tem que importar e esperar. Acho que pra mim, talvez como um segundo moedor manual, seria interessante. 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O desgaste é no próprio eixo, onde a manopla encaixa, veja a foto abaixo. Isso acontece tambem porque a parte metálica da manopla que encaixa no eixo é fina, então fica concentrado. Mas fora isso é um ótimo moedor, para os métodos que utilizo. Até cheguei a imprimir (3d) uma parte para estabilizar mais, mas nem usei, tenho que ver como colocar ainda.

Essas outras versões do Hario eu até vi por cima, mas aqui é mais difícil mesmo. Os outros dois eu não conheço, mas é como o Fogo comentou, os resultados serão semelhantes.

Boa sorte com a compra. Abraço

EzRxfaX.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Boa tarde pessoal! 
Li os comentários de vocês, e percebi que o assunto tem haver com o meu problema (vim no forum em busca de uma solução). Sou iniciante nesse hobby e é o meu primeiro moedor.

Eu tenho um bialetti (só que vermelho) da 3ª foto da primeiro comentário.
Comprei há 2 meses na Amazon e tenho usado regularmente, de 4 a 5 vezes por semana.

Com 1 mês de uso o desmontei para limpar as mós, já era tempo... Duas coisas aconteceram nesse momento. 
 1ª caiu a mola na hora de desmontar, a recuperei e coloquei no lugar (não sei se isso chega a ser um problemão, mas no manual que vem o produto diz que na hora de desmontar para limpeza não se deve retirar a mola. Não diz o motivo e ainda não encontrei o motivo na internet)

2ª ao montar o equipamento, notei que a mó menor estava posicionada fora do eixo e a moagem começou a vir irregular, desmontei e montei mais umas duas vezes mas não consegui acertar... Pelos comentários de vocês vi que é um problema simples, então pode ser resolvido com facilidade. Fico mais tranquila, só preciso entender como acertar o eixo direitinho na hora de montar.

Bem, continuei usando...

Com 2 meses de uso, Domingo agora dia 16, experimentei um novo grão e já notei que precisava colocar mais força para moer. (ainda não sei se é por ser uma torra mais clara ou se porque já estava dando defeito no equipamento).

E aí veio o 3º acontecimento: a moagem parou de descer para o copo, mesmo com a manivela funcionando. Imaginei que estaria entupido, e bastaria limpar. Tentei desmontar para limpar mas foi muito difícil! Tive de botar muita força e usar algumas ferramentas extras para colocar pressão em alguns lados. Desmontado, limpei as mós, montei novamente (dessa vez com o eixo aparentemente certo, não sei como, pois a moagem tava vindo beeem fininha ) e moeu normalmente por uns 10 segundos até que parou de descer novamente para o copo, ou seja, o problema todo voltou.

Analisando peça por peça, acredito que a peça de plástico da mó menor está desgastado (diferente do caso do LeonardoCastro que está desgastado na região da manivela ). Pode ser um outro problema também, mas não sei qual. Apesar de ter alguma experiencia com engrenagens, tenho zero com moedores.

Estou considerando imprimir alguma peça 3D também se for preciso, pois tenho aqui em casa.

Me ajudem por favor! 

Segue as fotos das peças.

WhatsApp Image 2020-08-19 at 15.35.43.jpeg

WhatsApp Image 2020-08-19 at 15.35.44.jpeg

WhatsApp Image 2020-08-19 at 15.35.44 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-08-19 at 15.35.45.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Oi Diana! Tive EXATAMENTE o mesmo problema com esse moedor. Fiquei desesperada pois ele estava novinho, com pouco mais de 2 meses de uso. Entrei em contato com o suporte técnico da Bialetti e consegui resolver tudo pelo WhatsApp mesmo. Enviei vídeos, expliquei o que estava acontecendo e me enviaram outra parte de cima, que inclusive chegou ontem. O pessoal do suporte nem me falou nada do que poderia ser o problema, então imagino que seja recorrente. Confesso que estou morrendo de medo de quebrar de novo hahahaha 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...