Ir para conteúdo

Moedores Italian Coffee


Marcelo Melão

Postagens recomendadas

Pessoal ! alguma alma caridosa pode ajudar um novato ? rs.

Pesquisei bastante (provavelmente olhando no lugar errado) e não consegui achar as diferenças entre os moedores da italian coffee :

 

O MFM também é um Mazzer ? ou outro fabricante ?  

 

 

MFM-1.png

Mazzer.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, não, esse MFM na verdade é um moinho VFA Express, a Italian Coffee também vende o Mazzer, mas este daí não é.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Marcão disse:

Marcelo, não, esse MFM na verdade é um moinho VFA Express, a Italian Coffee também vende o Mazzer, mas este daí não é.

Valeu, o de baixo é o mazzer on demand. Diferença entre eles é muita ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, viniesp disse:

Eu ira no Mazzer, eu tenho e recomendo muito. Muito tradicional, há tempos no mercado e com excelente resultados.
Qual o valor do Mazzer?

Na verdade não sei, estou olhando no site deles e surgiu a duvida. Não tem informação nenhuma. Nem sei se eles tem em estoque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo Melão

Uma opção é entrar no Thingiverse, é um site que as pessoas postam projetos para impressão 3D. Aí vc procura um que acha bacana pro seu modelo e procura alguém que faça a impressão 3D, tem alguns que oferecem esse serviço no ML. Importante que a impressão seja boa com 100% de preenchimento e de preferência em PETG. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, FRibeiro disse:

@Marcelo Melão

Uma opção é entrar no Thingiverse, é um site que as pessoas postam projetos para impressão 3D. Aí vc procura um que acha bacana pro seu modelo e procura alguém que faça a impressão 3D, tem alguns que oferecem esse serviço no ML. Importante que a impressão seja boa com 100% de preenchimento e de preferência em PETG. 

Muito obrigado, muito boa dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/07/2020 at 18:47, Marcelo Melão disse:

Valeu, o de baixo é o mazzer on demand. Diferença entre eles é muita ?

Marcelo, seguinte:

A gente tem um desse VFA Express, o moinho é ótimo, e custa bem menos que o Mazzer, esse modelo eletrônico que você colocou na foto foi uma adaptação que o pessoal da Italian Coffee fez pra copiar o Mazzer, já usei esse eletrônico e temos um com dosador, a qualidade da moagem é muito boa, (se tiver com as mós boas obviamente), nós trocamos as mós, e colocamos a da Rancilio (é a mesma medida 64mm).

Se você tiver com dinheiro sobrando pega o Mazzer (deve pagar umas 5x o valor do VFA), agora se tiver com orçamento apertado pode pegar o VFA sem medo, você não vai se arrepender, só guarda um dinheirinho pra trocar as mós (não é caro) que o bicho vai ficar bala.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, viniesp disse:

@Marcelo Melão, vc pode comprar a cuba do Mazzer mini e até uma bem menor ou vc pode usar sem elas, tem muita gente que usa sem, adaptando ou peça

 

Boa, sabe aonde vende ?

1 hora atrás, Marcão disse:

Marcelo, seguinte:

A gente tem um desse VFA Express, o moinho é ótimo, e custa bem menos que o Mazzer, esse modelo eletrônico que você colocou na foto foi uma adaptação que o pessoal da Italian Coffee fez pra copiar o Mazzer, já usei esse eletrônico e temos um com dosador, a qualidade da moagem é muito boa, (se tiver com as mós boas obviamente), nós trocamos as mós, e colocamos a da Rancilio (é a mesma medida 64mm).

Se você tiver com dinheiro sobrando pega o Mazzer (deve pagar umas 5x o valor do VFA), agora se tiver com orçamento apertado pode pegar o VFA sem medo, você não vai se arrepender, só guarda um dinheirinho pra trocar as mós (não é caro) que o bicho vai ficar bala.

Obrigado pela ajuda, dinheiro sobrando é difícil nessa época. rs. Você sabe me dizer se a retenção desses moinhos é muito alta ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra que tipo de uso você pretende usar? Doméstico ou comercial? Vai fazer single dosing ou vai encher o hopper?

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que você não pretende usar o moinho com o hopper cheio, ou seja, vai moer por dose, não existe muita vantagem em ter um moinho eletrônico.

 

Eu tenho um Fiorenzato F5, ele tem mós planas de 64mm (inclusive dá pra trocar pelas mós do Mazzer Super Jolly), qualidade tão boa quanto os Mazzer e costumam ser mais em conta. Tem o mesmo mecanismo de ajuste micrometrico contínuo e dá pra adaptar um funil no lugar do dosador para facilitar a moagem por dose. Eu môo por dose e com ajuda de um pincel consigo manter a retenção mínima. É um excelente moinho, recomendo.

 

Aliás, a Fiorenzato foi fundada pelo irmão do fundador da Mazzer, se não me engano.

 

Outra opção seria o Macap M4 (La Spaziale Top Manual), vende direto na La Spaziale Brasil, é italiano, mós planas de 58mm de qualidade de moagem similar ao Mazzer Super Jolly.

 

Se encontrar um usado em boas condições é um ótimo negócio. Um jogo de mós novas custa cerca de 200 reais. Troca e tem um moinho novo.

 

Qualquer dúvida pode perguntar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Luke S disse:

Eu tenho um Fiorenzato F5, ele tem mós planas de 64mm (inclusive dá pra trocar pelas mós do Mazzer Super Jolly), qualidade tão boa quanto os Mazzer e costumam ser mais em conta. Tem o mesmo mecanismo de ajuste micrometrico contínuo e dá pra adaptar um funil no lugar do dosador para facilitar a moagem por dose. Eu môo por dose e com ajuda de um pincel consigo manter a retenção mínima. É um excelente moinho, recomendo. 

Acho que entendi, você pesa os grãos e moe a dose, certo? Faz sentido. Legal valeu pela ajuda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Luke S disse:

Já que você não pretende usar o moinho com o hopper cheio, ou seja, vai moer por dose, não existe muita vantagem em ter um moinho eletrônico.

 

Eu tenho um Fiorenzato F5, ele tem mós planas de 64mm (inclusive dá pra trocar pelas mós do Mazzer Super Jolly), qualidade tão boa quanto os Mazzer e costumam ser mais em conta. Tem o mesmo mecanismo de ajuste micrometrico contínuo e dá pra adaptar um funil no lugar do dosador para facilitar a moagem por dose. Eu môo por dose e com ajuda de um pincel consigo manter a retenção mínima. É um excelente moinho, recomendo.

 

Aliás, a Fiorenzato foi fundada pelo irmão do fundador da Mazzer, se não me engano.

 

Outra opção seria o Macap M4 (La Spaziale Top Manual), vende direto na La Spaziale Brasil, é italiano, mós planas de 58mm de qualidade de moagem similar ao Mazzer Super Jolly.

 

Se encontrar um usado em boas condições é um ótimo negócio. Um jogo de mós novas custa cerca de 200 reais. Troca e tem um moinho novo.

 

Qualquer dúvida pode perguntar.

Como assim não existe vantagem em usar um moinho eletrônico se vai moer por dose? Pensando assim dá pra ter um manual de manivela também, já que vai moer pouco...ainda mais das opções citadas por ele, comparar com um MACAP que é duro, antigo e barulhento. Tem pessoas que compram o primeiro moinho apenas pra trocar pelo segundo...esses moedores dos anos 90-2000 só se forem adaptados sem dosador. Só a retenção desse moedor ja faz ele não valer a pena, tendi em vista que o cara quer um moinho pra vida toda.Na minha opinião, a primeira coisa que você deve levar em consideração é a retenção. Se você faz até 3 espressos por dia, não vale a pena perder 10-15g de café todo dia.

 

Sempre leio no fórum a respeito dos mesmos moedores pros iniciantes...recomendam o MD-40. Gente, qual é o diferencial de um MD-40? É um trambolho. Cúpula de plástico duro, quebra fácil no transporte, além de ser feio aquele azul que não combina com nada. A coisa mais comum é o iniciante comprar esse moedor e depois vir aqui perguntar aonde tem Hopper novo e lâminas novas pra vender...

Comprar moedor exclusivamente porque é "robusto" não me parece uma boa, porque quase todo moedor no mercado é robusto, até aqueles da KitchenAid da vida.

Inclusive sou eu que estou vendendo esse ceado E37s caso alguém tenha interesse. Beira zero de retenção, é silencioso, pequeno, totalmente programavel, é o único moedor do mundo que trava a regulagem quando é limpo, dispensando nova regulagem. 

Não tem muito o que falar, todo moedor mói. A qualidade da moagem, barulho, consistência, facilidade, retenção, ergonomia, praticidade, custo-beneficio e design é que variam.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava pensando entre os Mazzer e Fiorenzato eletrônicos e manuais quando usados em single dosing. Por exemplo, entre o Fiorenzato F5 e o F64e só muda a forma acionamento da câmara de moagem, a retenção costuma ser a mesma, às vezes até pior pelo acesso mais difícil ao caminho de saída do pó moído. Idem aos Mazzer. Os dosadores são trambolhos, mas podem ser removidos. Se for fazer single dosing (pesar a dose antes de moer) não tem porquê usar timer ou moagem por peso. É possível colocar mós da SSP nesses moinhos de 64mm e terá um moinho difícil de bater.

 

Os Eureka/Nuova Simonelli também mantém a regulagem quando abertos para limpeza, o sistema de ajuste move o conjunto motor/mó inferior.

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que entendi, você pesa os grãos e moe a dose, certo? Faz sentido. Legal valeu pela ajuda. 
Exato. Se você está disposto a gastar, existem opções mais compactas e igualmente boas como o Niche Zero, também falam muito bem do Baratza Forte com mós de cerâmica ou de aço quando bem alinhado.

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além do meu Mazzer, tenho um Baratza Vario W. Se vc quer um moedor para espresso, recomendo pegar um com regulagem infinita, então já excluiria o Baratza Forte, cuja regulagem é igual ao meu Vário. Neles tem níveis definidos e sentia falta de uma micro regulagem mais apurada para espresso.

Não que sejam moinhos ruins, são espetaculares, inclusive caso vc queira usar o moedor também para outros métodos de café. Eles vão te atender bem para outros métodos.

Se vc quer realmente só para espresso, o Nitche é uma excelente opção, já que tem retenção quase 0.

Para mim, não gosto de moinhos de alavanca, prefiro os que tem funil, igual aos que vc colocou na foto. Dentre os 2 da foto, iria no Mazzer, agora, entre todos que vc falou, pegaria o Ceado, se tivesse em boas condições.

Se o preço do Ceado usado fosse parecido com o Mazzer novo, sem duvida, iria no Mazzer.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, sobre a retenção, não tem jeito, cara é um moinho comercial, em moinhos comerciais a retenção é sempre maior que em moinho doméstico ou manual.

Basicamente, ele tem uma câmara de moagem, o motor é bem potente e funciona com rotação alta, a parte de cima da mó fica travada, a de baixo no eixo do motor, durante a moagem enche uma câmara de moagem, a após encher, o pó começa a cair no dosador (para a versão com dosador), no caso da versão eletrônica (adaptação feita pela Italian Coffee), existe uma película de um tipo de plástico entre a câmara de moagem e o funil, quando enche de pó na câmara, o pó vai empurrando a película e cai no funil, isso serve pra não cair de uma vez, o que iria prejudicar a dose programada, não sei bem como funciona no Mazzer Eletronic, mas acredito que o princípio deve ser o mesmo, até porque a Italian Coffee fez uma cópia muito parecida com o Mazzer, até o circuito controlador é igual.

Em todo caso, existe retenção e sujeira sim, é o preço que se paga, agora em termo de robustez não tem o que falar, o moinho é um tanque, e com moagem muito consistente, você regula uma vez só e não precisa mexer mais, só quando trocar de grão pra algum ajuste fino.

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Marcão disse:

Marcelo, sobre a retenção, não tem jeito, cara é um moinho comercial, em moinhos comerciais a retenção é sempre maior que em moinho doméstico ou manual.

Basicamente, ele tem uma câmara de moagem, o motor é bem potente e funciona com rotação alta, a parte de cima da mó fica travada, a de baixo no eixo do motor, durante a moagem enche uma câmara de moagem, a após encher, o pó começa a cair no dosador (para a versão com dosador), no caso da versão eletrônica (adaptação feita pela Italian Coffee), existe uma película de um tipo de plástico entre a câmara de moagem e o funil, quando enche de pó na câmara, o pó vai empurrando a película e cai no funil, isso serve pra não cair de uma vez, o que iria prejudicar a dose programada, não sei bem como funciona no Mazzer Eletronic, mas acredito que o princípio deve ser o mesmo, até porque a Italian Coffee fez uma cópia muito parecida com o Mazzer, até o circuito controlador é igual.

Em todo caso, existe retenção e sujeira sim, é o preço que se paga, agora em termo de robustez não tem o que falar, o moinho é um tanque, e com moagem muito consistente, você regula uma vez só e não precisa mexer mais, só quando trocar de grão pra algum ajuste fino.

Obrigado pela aula, acho que já me decidi, apareceu um F64e aqui na cidade vizinha, em bom estado e preço melhor ainda. Vamos ver se da certo.

Adquiri bastante conhecimento nesse tópico. Obrigado a todos que ajudaram.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...