Ir para conteúdo

[VENDO] Filtro Despressurizado Duplo Para Café Espresso 51mm


alexnano90

Postagens recomendadas

Olá. 

Vendo Filtro Despressurizado Duplo Para Café Espresso 51mm

Semi novo
Recebi em 08 de julho de 2020 de compra da China.
Compatibilidade com maquinas espresso com este tamanho do filtro

Motivo da venda: Não acertei usar o filtro despressurizado na minha maquina. Sem um moedor mais profissional, continuarei usando o filtro pressurizado original.

Não acertei um café bom de forma alguma. O café desce muito rapido em poucos segundos e não forma crema. Inclusive vi postagens do forum a respeito mas, por enquanto que estou iniciante, irei tentar aprender mais sobre a moagem e testar o café no filtro pressurizado original da prima latte que tenho.

 

Segue o link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1590328501-filtro-despressurizado-duplo-para-cafe-espresso-51mm-_JM 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia, qual é sua máquina? Veja bem o café que você toma é um café com espuma do filtro pressurizado. Assemelha-se a café de cápsulas! O café é pra ser degustado sem açúcar. Se você provar o café fresco nos parâmetros corretos vai ver mudar da água pro vinho o sabor. Agora para degustar um espresso um item fundamental, inclusive para ter crema é um café com até 20 dias da torra. Cafe de supermercado NÃO PRESTA! Inclusive esse é um dos motivos do café sair rápido demais. Não sei qual seu moinho, mas se for de lâminas também não presta. Não posso dar mais detalhes sem saber que equipamentos você possue. Agora veja que $35,00 reais não vale nada e você esta abdicando prazer de tomar um verdadeiro espresso pela normal dificuldade inicial. Sugiro que guarde o filtro e se for o caso compre um moinho melhor. Pense que, quanto maior o trabalho maior a satisfação quando alcançado o objetivo!

Abs, e bons cafés

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia. Obrigado pela resposta. então, Eu tenho a oster prima Latte 2. tenho o moinho da Hamilton Beach e tenho tentado padronizar a moagem. ele é de lamina. O café que uso é da assinatura do clubecafé em grãos. sempre sigo um padrão de moagem com 50g de grãos e vou ajustando o grau de moagem (já que é automatico). Usei alguns tipos de moagem, fina, muito fina, muito muito fina, mantendo a mesma pressão ao calcar mas não acertei um café legal. sai subextraido ainda assim. No pressurizado eu acerto mais. Eu uso o "tamper" de plastico da medida dosadora. Acho que isso pode ter atrapalhado um pouco. Já encomendei um tamper de verdade e estou esperando chegar. Eu comprei 2 filtros despressurizados no ali pois iria deixar eles como definitivos. Porém como não acertei usar ainda, tentarei aprender mais sobre o preparo no pressurizado, trabalhando as moagens e aos poucos usando o outro despressurizado que ficará comigo. Como não usarei exclusivamente o despressurizado por agora, até achar um café realmente gostoso nele, não preciso ter os 2 filtros. Quando tiver mais prática encomendo outro pois gosto de ter mais filtro disponivel. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

Então, o moinho seu não serve para espressos, porque moinho de lamina ele não tritura os grãos, em vez disso ele fatia os grãos. O problema está no moinho de lâminas que tem de ser substituído por um de mós ( Burr Grinder ). Pra comprar novo na loja no Brasil, só tem o Smart Grinder da Tramontina Breville. Lembrando que quando você tem um conjunto de máquinas operando a qualidade será o resultado da peça mais fraca da cadeia. 

Então a receita pro sucesso é comprar um moinho de mó, o café está ok, a máquina no momento está ok, o tamper está vindo, então ok. 

É necessário que compre uma pequena balança para medir gramas. Tem varias no M. Livre.

Quando tiver seu novo moinho moa 18gr de grãos, coloque no porta filtro. Coloque a balança com a xícara em cima, tare, use celular pra cronometrar de 25 a 35 segundos e na balança e o café extraído deve pesar cerca 54gr o que dá 54ml de café liquido. Ai se estiver fora você ajusta o moinho pra mais grosso ou fino para obter esse tempo e ml. 

No final vai ver que todo o esforço será compensado e pensará depois de um tempo, "Como era ruim o café que eu tomava" Rs Rs rs. 

Abraço e bons cafés! 

Ps. Nem todo o moinho de mó presta pra espresso. Antes de comprar pesquise se serve. Muita gente acha o moinho mais importante que a máquina (Cafeteira) . 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexnano90... Sugeriria fortemente vc tentar uma vez (se já não tentou) , moer por mais tempo, ou moer duas vezes, para ter um pó mais fino.  Explico:

Eu já tive moinho de lâmina, e usava com prima latte de primeira geração, com filtro despressurizado chines também. O meu era mais simples, basicamente era só um botão liga/desliga, e eu regulava a finura do pó com base no tempo triturando.  Nos moinhos de mós, a finura é regulada com base na distancia entre as mós. Dito isso, suspeito que as regulagens do teu sejam apenas um tipo de timer... e mesmo que sejam algo mais, acredito que vc vai conseguir uma moagem mais fina se prolongar o tempo.

 Acrescento, para vc ter um parâmetro, que sempre que estou com equipamento ou grãos novos, para encontrar a moagem ideal, eu vou afinando o pó até que a máquina não consiga fazer a água atravessar o café. Chama-se a isso de "chocar" a máquina. Tudo bem, desliga, despreza-se esse café e ai tenta de novo uma moagem um pouco mais grossa.  Normalmente esse é o ponto ideal para o conjunto testado. 

Obviamente, a mudança de filtro pressurizado para despressurizado suscita este tipo de ajuste.

Adicionalmete, suspeito que a prima latte 2 tem bomba com maior pressão, pois também é adaptada para nespresso, que precisa de 19BAR. Se for esta a tua máquina, não me admira de vc ter dificuldade de achar o ponto de moagem dentro das configurações padrão do moerdor.  Pessoalmente eu estou partindo para máquinas com bombas próximas a 9BAR (10BAR a menos) ....

Enfim... Não desista! fique com seu filtro, vai testando, tentando, certamente vc vai achar o ponto certo. E posso afirmar que melhora o café.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Pedro. Eu tenho balança sim. Vou seguir essa forma que vc explicou pra ver se vai dar certo. Vou usar a técnica de Paulo que me respondeu acima. Farei essa forçada de máquina. Assim descubro o ponto da moagem. Depois irei usar essas medidas que vc falou de 18g de pó no tempo certo e com o peso certo pra xícara. 

Engraçado, Paulo. Antes eu sempre achava q a máquina quanto maior a pressão dela, melhor. Vi depois lendo principalmente o fórum aqui q isso não é verdade. Justamente vc força o café a passar mais rápido e com uma extração inferior.

De qualquer forma agradeço as dicas. Postarei um feedback com esses testes em breve aqui. 

Abraços 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 hours ago, alexnano90 said:

Engraçado, Paulo. Antes eu sempre achava q a máquina quanto maior a pressão dela, melhor. Vi depois lendo principalmente o fórum aqui q isso não é verdade. Justamente vc força o café a passar mais rápido e com uma extração inferior.

@alexnano90, que bom que vc já pesquisou isso...  me deixa mais confortável pra acrescentar, na minha percepção, o melhor café que eu conseguia fazer na minha prima latte sempre era um pouco mais ácido do que eu gostaria. Como naquela altura meu processo já estava muito alinhado com as práticas mais recomendadas (inclusive um bom moedor de mós) a última variável a questionar era a pressão da máquina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moi 18g bem fino, mais fino do que já moi antes. Fiz pesando como foi falado. Dessa vez passou lento o fluxo. Cronometrei 30 segundos e após pesar a xícara  com café deu 39g. Já senti o café bem mais saboroso e fez uma crema. Nesse caso devo moer mais fino ou mais grosso pra chegar nos 54g ideal nesse mesmo tempo? Fixarei esse tempo em 30s,podr ser? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, agora é tentativa e erro, até acertar. O limite é quando chocar, mas esse não é o ponto ideal. Seria ligeiramente antes de chocar para máquinas de 9 bar.... O q vc tem que fazer, é descobrir o ponto que maximiza sabor p vc.

Para isso, vc vai variando moagem, quantidade de café e tempo de extração.

Mas nessa altura, tenho um novo conceito importante pra vc: REPETIBILIDADE.

Uma vez que descobrir o melhor ponto pro seu café, VC vai querer ser capaz de repeti-lo em cada extração. Para tal é importante vc ser capaz de repetir cada parte da receita. Por exemplo, vc registrou bem como fez para moer mais fino?




Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato, Paulo. Agora é repetir e ir refinando o processo. Sim, registrei o ponto do moedor q deixou a moagem de ontem. Vou deixar um ponto mais grossa pra ver se consigo, no mesmo tempo, aumentar de 39g na xícara para cerca de 54g. Tentativa e erro. E essa parte não deixa de ser um dos prazeres do café. Claramente já consegui um café bem mais saboroso que antes!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei um ponto q consegui um café bom pro meu paladar. Fico com aquela coisa q pode melhorar ainda um pouco. Mas já consegui achar uma sequência boa. Moi 20g de pó num ponto que estabeleci do moedor. Em 30 segundos de extração o café na xicara tem saído com 62g. Ficou ótimo, uma boa crema. Só acho q dá pra ajustar de leve pra ficar pouquíssima coisa menos pro amargo e mais pro ácido. Mas pode ser o perfil do café tb. 

IMG_20200717_105532.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei sensacional a conversão que aconteceu nesse tópico! Hahaha
Apenas uma colaboração minha, tente fazer uma razão mais próxima de 2g de agua pra 1g de café, extrações 3:1 como fizeste tendem a ficar mais amargas dependendo do grão. Fora que 3:1 já entra numa categoria de lungo em vez de espresso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O colega estava vendendo um filtro e no final foi convencido e orientado a fazer melhores cafés. Muito bom! Poderia mesmo ser migrado para novo tópico para ficar mais acessível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente converteu totalmente a conversa kkkkk. Os amigos me convenceram de manter o despressurizado. Se pudesse migrar o tópico faria mais sentido. Eu não sei como faço isso.

Vou tentar essa medida de 2g de agua pra 1g de café. Estou fazendo vários testes.

 

Agradeço a todos pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...