Ir para conteúdo

Não gostei muito do meu primeiro café gourmet


Samer

Postagens recomendadas

Olá boa noite ! é a minha primeira vez aqui no fórum, descobri ele hoje ! poderiam me ajudar ?

Eu uso uma prensa francesa básica e um moedor básico da Livon. Antes eu tomava aqueles cafés de supermercado e até que gostava, mas decidi me aventurar em cafés mais "gourmet" e meio que entrei nas cegas, comprei uma cafeteira francesa baratinha e um moedor manual que vi algumas pessoas recomendando pois era um bom custo x benefício, custou 55 reais + frete, é um da Livon !

Então eu parti pro café, eu moro bem no oeste do RS, cidade fronteira com o Uruguai, então o frete pra aqui é sempre bem caro, principalmente quando vem de SP. Como eu não tinha noção do quanto dura 250g de café eu não quis arriscar em comprar aqueles pacotes de R$30 pela internet e pagar mais 30 em frete e acabar em uma semana, então eu comprei esse aqui do Mercado Livre que é de 1kg ( comprei dois, link no final do post ) e acho que está barato. Ele chegou e eu tomei bastante várias medidas para ver qual eu gosto mais, acabou que eu não gostei muito, acho que criei muita expectativa. Vi vários vídeos no Youtube dizendo que café arábica é outra coisa, da até pra tomar sem açúcar ! E foi isso que eu testei mas simplesmente não consegui, achei muito amargo e acabo tendo que colocar umas 3 colheres de açúcar ( uso o mascavo ) para 250ml de café.

Será que sou eu que não estou acostumado com esse tipo de café ou é realmente o café ? Como eu comprei 2Kg eu acho que vai durar até o final do ano (deixei um fechado em um logal arejado sem pegar luz e o outro guardei em potes herméticos de cerâmica), então vai demorar pra eu poder testar outro café. Queria mais deixar meu relato mesmo e saber a opinião de vocês sobre isso ! Desde já, muito obrigado :D

Café que eu comprei: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-788935566-cafe-torrado-em-gro-artesanal-arabica-da-alta-mogiana-1kg-_JM?quantity=1#reco_item_pos=1&reco_backend=machinalis-seller-items-pdp&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-seller_items-above&reco_id=5a99def0-2ba1-44dd-815c-8563db0d9563

Edit: Outra coisa, se quiserem eu mando foto do café ou do que pedirem !

Editado por Samer
Esqueci de colocar uma informação.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Podem ser vários motivos... Vou tentar te ajudar na questão do paladar e do método de preparo.

Esse café do link não é gourmet. Pelo menos pelas informações no anúncio não há nada que indique isso. Acabou que essa característica foi pega como um termo para marketing mas não basta ser 100% arábica para ter uma boa qualidade/classificação. Pode ser 100% arábica mas com defeitos, mal cultivado/colhido, com algum erro no processo de secagem/torra, ser torrado demais, etc. O preço já indica isso, ninguém vende café de alta qualidade por R$25 o kg, está barato demais! Veja pelo lado ético e de saúde também, se alguém oferecesse café de qualidade nesse preço seria o momento de desconfiar de condições de trabalho escravo na produção, abuso de agrotóxicos, falta de cuidados com a higiene, etc, de algum lugar do processo o dinheiro necessário pra produzir com qualidade, ética, ou dentro da lei, não foi aplicado... Verificar a procedência é importante. Não estou falando que é o caso desse café, apenas um alerta. Só parece ser um café da espécie arábica comum, sem certificações, etc, a não ser que tenha mais informações na embalagem que você recebeu.

E mesmo que seja de qualidade ele pode apresentar notas que você não goste pessoalmente. Eu por exemplo não gosto de nota herbal ou muito cítricas como limão. Já as torras mais escuras podem trazer notas mais amargas mesmo, como "chocolate amargo". Já provou chocolate 85% cacau ou mais? Eu bebo sem açúcar e gosto, não significa que não tem amargor, mas é um amargor mais sutil que quele gosto carbonizado de café ultra queimado dos tradicionais e extrafortes. Na minha experiência os frutados e florais até os caramelos são mais doces, mas não provei de todos os tipos. Não espere um doção entende, está mais pra uma suave doçura natural. Imagine que você pudesse diluir um morango em água quente, sem adicionar açúcar o doce natural da fruta ainda estaria lá suave mas o azedinho também estaria lá suave, não sumiria. No café o doce e o amargo estão presentes ao mesmo tempo em diferentes intensidades, as papilas gustativas que percebem cada um são diferentes, um não é o "oposto" do outro nem anula o outro.

Quando sinto um amargo indesejável algo que me ajuda é sorver (o método de beber fazendo barulhinho que sommeliers usam pra avaliar o sabor), o amargor dá uma diminuída, parece que me faz sentir melhor o café num todo e meio que acostuma meu paladar. Uma outra experiência que pode ser boa é fazer um pouco de café tradicional e um pouco do gourmet/especial e provar os 2 um logo após o outro pra você sentir a diferença entre eles. Se você ainda não bebe sem açúcar pode também ir diminuindo aos poucos cada dia diminuindo meia ou uma colher (o açúcar mascavo não é uma boa escolha pra apreciar café especial, pois o gosto dele não é neutro - se bem que o branco também não pois ele traz um certo sabor de caramelo  - faz tempo que não bebo café com açúcar rs). Você bebe leite sem açúcar? Se prestar atenção quando aquecido até 75°C sem deixar passar disso aparece uma doçura natural da caramelização dos açúcares naturais do leite, assim se faz e se toma cappuccino sem açúcar. Ou adicionar uma ou duas colherzinhas de creme de leite no café... Agora, nada se compara ao tradicional/extraforte, até fazendo um cappuccino/latte com caramelo/calda/chocolate ainda dá pra sentir o amargo intenso dele.

Quanto à moagem, não tenho certeza se esse moedor Livon é bom. Ele é uma cópia do modelo da Hario sendo vendido mais barato. Pra prensa francesa é importante que a moagem seja uniforme, que o moedor não gere muitos fines (ou particulados). Quando você tem café moído em partículas de tamanhos desiguais as menores são extraídas mais rápido que as maiores e quanto mais tempo de extração mais amargor é extraído do café. Aqui podem entrar uma ou várias soluções: peneirar o café moído e usar a parte mais grossa, regular para moer um ou dois níveis mais grosso (geralmente eu faço no nível 8 do meu Hario na minha prensa mas se o café estiver amargo coloco no 9), diminuir o tempo de extração ou...

A temperatura da água (lembrando que o ideal é 90°C, com o meu moedor se eu levar a água a mais do que isso eu percebo um amargor a mais então penso que nem ele é o ideal).

A proporção de preparo. Quantas gramas de café você está usando? Na prensa não se costuma usar a proporção de coado 1:10 popular no Brasil que é mais intenso. Aqui eu faço direto entre 1:15 e 1:16 (pra cada uma grama de café 16g de água). Exemplo para 14g de café multiplica-se por 16 e dá 224g de água, coloco uns 240ml considerando a retenção/método e pronto. Ou você pega a quantidade de café líquido que quer obter e divide, exemplo 250ml / 16 = 15,6g de café. É bom por uma quantidade a mais de água que o pó irá reter (e também pra não ter que virar a prensa num ângulo maior que 180° na hora de servir e acabar trazendo mais partículas lá do fundo pra xícara), uns 10 a 30 g/ml a mais, resultado: adicione 270ml de água pra 15,6g de café e assim fará um preparo 1:16. É questão de gosto e um grão pode ficar melhor em proporções maiores ou menores mas essa é uma base melhor pra prensa do que 1:10.

A prensa baratinha também pode ser um problema. A trama do filtro de metal da minha é bem fechadinha comparada a de uma prensa baratinha que já vi, o tamanho dos furos da minha é bem menor, deixando passar menos partículas para a xícara. As partículas de café não são muito desejáveis por si só (mas que eu saiba são inevitáveis na french press mesmo com os melhores moedores, é comum não beber o último gole) e podem continuar sendo extraídas dentro da xícara trazendo mais amargor, principalmente se você botar açúcar e misturar agitando e levantando elas do fundo da xícara e logo em seguida beber. Seria melhor esperar que elas decantassem de volta, mas realmente não sei se café de prensa combina com essa "agitação". Será que a sua deixa muito mais "lodo" na xícara que a minha?

Então estão aí algumas possibilidades, espero não ter falado demais e que ajude a achar o problema. rs

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado mesmo ! não tem ideia do quanto me ajudou a esclarecer as coisas.

Fico triste em saber que o café pode não ser de alta qualidade, pensando melhor agora, vejo que fui meio burro em ter comprado 2kg assim as cegas. Qual café você me recomendaria comprar futuramente ?

Realmente eu acho que é do café mesmo ser um pouco amargo, como você disse, lembra comer um chocolate com 85% cacau, vou tentar fazer agora com as dicas que você me deu e ir diminuindo o açucar, acho que vai ajudar muito, obrigado novamente.

Já que você falou em Capuccino, você teria uma "receita" para me passar ? pesquisei e não achei a proporção ideal de quanto café, água e leite usar.

Quanto ao moedor o modelo é esse, moedor-de-cafe-manual-inox-com-moagem-em-cermica-gourmet-D_NQ_NP_739337-MLB42187189812_062020-F.webp  não achei ele no site da Hario então acho que esse é deles mesmo, mas vi que eles tem cópias da Hario também. Eu gostei dele pelo preço, não fica perfeito mas fica bem uniforme, vou regular ele para ficar mais grosso e ver se melhora.

 

Obrigado pelas dicas, vou tentar fazer elas e tenho certeza que vai melhorar o amargor, também vou ver se futuramente compro equipamentos melhores e café melhor também para aproveitar mais :)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal @Samer é assim mesmo o início de todos pelo mundo do Café! O colega acima já deu dicas valiosas.... algumas sugestões a mais: 1. Visite cafeterias diferentes, peça cafés coados e prensa e começará a ter referência de paladar e interpretar sabores, para ter noção do que esperar de um café especial....

2. Muitas vendem o café em grãos que vendem para levar para casa, compre e tente reproduzir a receita e avalie os sabores.....

3. A prensa pode não ser o método mais adequado com um moedor nao tao bom....a moagem mais grossa exigida poderá produzir partículas finas (fines) em um moedor mais simples.... que sera o super extraídas e poderão aumentar o amargor final..... tente no coado, Mellita... e vai ajustando a moagem até chegar em um padrão de extração e o sabor agradar. Bons cafes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Samer disse:

Muito Obrigado pelas dicas @ronaldom1 infelizmente minha cidade é pequena e não possui cafeterias :/ mas vou tentar coar o café também pra ver se fica melhor !

Eu acho que o problema aí é o café mesmo. Lá na parte das perguntas o vendedor classifica o café como bebida dura...

Para você realmente notar um salto na qualidade seria melhor comprar um Café Especial, preferencialmente com vendedores confiáveis. Sugiro conferir o trabalho do pessoal da Roast Cafés ou do Alex Lima. Provavelmente não sairá tão barato quanto comprar pelo Mercado Livre, mas a qualidade é garantida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, tcmedeiros disse:

Eu acho que o problema aí é o café mesmo. Lá na parte das perguntas o vendedor classifica o café como bebida dura...

Para você realmente notar um salto na qualidade seria melhor comprar um Café Especial, preferencialmente com vendedores confiáveis. Sugiro conferir o trabalho do pessoal da Roast Cafés ou do Alex Lima. Provavelmente não sairá tão barato quanto comprar pelo Mercado Livre, mas a qualidade é garantida.

Obrigado ! mas aí complicado, vai acabar saindo quase 150 reais aqui pra mim, não teria outro um pouco mais barato ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Samer disse:

Fico triste em saber que o café pode não ser de alta qualidade, pensando melhor agora, vejo que fui meio burro em ter comprado 2kg assim as cegas. Qual café você me recomendaria comprar futuramente?

De R$40~60 o kg, tenta um 3 Corações Rituais. É difícil encontrar em grãos pra moer pra prensa mas às vezes tem, senão pode até ser moído pra você poder experimentar coado pelo menos (eu comecei com esses assim). O Sul de Minas é um dos mais naturalmente doces que já tomei, o Orgânico e o Mogiana Paulista também são agradáveis. Você já perceberá um aroma diferente e uma coloração tendendo ao marrom/laranja escuro.

Nesta mesma faixa tem os cafés do Mario Zardo super recomendados pelo pessoal aqui do fórum, você poderia provar o Frutado ou o Melaço de Cana. Tenho vontade de provar mas nunca comprei porque o frete pra cá dá R$40.

De R$65~70 tem o Orfeu Clássico, imagine um aroma que lembra flores e um café que tende levemente a um avermelhado escuro na xícara. Pode ser encontrado em mercado ou em loja virtual, na oficial o cupom queroorfeu10 está funcionando direto. Tenho comprado Orfeu pelas promoções com frete grátis aqui pro sudeste sendo que meu preferido mesmo é o Orgânico que é menos doce.

Por R$80~90 o Frutado da Unique, talvez o Blend (já comprei). Alguma opção da Roast Cafés (nunca comprei).

R$90~120 Moka Clube e Coffe & Joy trazem muitas opções até exóticas (nunca comprei).

Essa é uma lista dos equilibrados com bom custo/benefício que consigo por aqui, nem muito cítricos nem muito amargos. Talvez você descubra que goste dos com notas de frutas amarelas/vermelhas/cítricos ou outros, se estiver se sentindo aventureiro adiciona um pacote de 250g de um Bourbon Amarelo pra provar, o 3 Corações Cerrado Mineiro ou algum com notas de limão/morango. Pro outro lado os com notas de nozes/amêndoas/chocolate/frutas secas são aqueles que podem trazer o amarguinho sutil agradável.

6 horas atrás, Samer disse:

Já que você falou em Capuccino, você teria uma "receita" para me passar ? pesquisei e não achei a proporção ideal de quanto café, água e leite usar.

A receita padrão é 1/3 de café, 1/3 de leite e 1/3 de espuma de leite. Sem uma máquina de espresso é complicado extrair o café com intensidade, mas existem técnicas na Aeropress e na Moka, pra prensa/coado eu tentaria fazer um café numa proporção entre 1:5 e 1:8. Exemplo pra uma xícara de 200ml: 50 à 60ml de café e uns 100ml de leite batido deve dar o volume pra enchê-la até a boca.

6 horas atrás, Samer disse:

Quanto ao moedor o modelo é esse, não achei ele no site da Hario então acho que esse é deles mesmo, mas vi que eles tem cópias da Hario também. Eu gostei dele pelo preço, não fica perfeito mas fica bem uniforme, vou regular ele para ficar mais grosso e ver se melhora.

Obrigado pelas dicas, vou tentar fazer elas e tenho certeza que vai melhorar o amargor, também vou ver se futuramente compro equipamentos melhores e café melhor também para aproveitar mais :)

Pode não ser os equipamentos, só levantei essa possibilidade. Já comprei café moído pra prensa de loja especializada e veio com quantidade igual ou mais fines que o mesmo grão moído por mim. Alguns cafés quebram em partes menores ou maiores mesmo, sendo necessário ajustar o nível para não entupir o filtro de uma máquina de espresso por exemplo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samer, bem vindo ao CdC! Acho q ainda não falaram aqui, então reforço algo super importante, torra fresca! Tente planejar compras pro café durar 1 a 2 meses no máximo. Mesmo em grãos, o café vai perdendo um pouco do sabor ao longo das semanas... 

E quanto ao frete, duas opções: sei que Curitiba, Floripa e Porto Alegre tem ótimas torrefações, provavelmente o frete fica um pouco mais em conta pra vc... se pesquisar, talvez até encontre alguma no interior, mais próxima ainda. Outra opção é aproveitar promoções de frete grátis que algumas torrefações pelo Brasil estão fazendo... normalmente está atrelado a um pedido mínimo, então tem q estar disposto a gastar um pouco mais nesse caso. Bons cafés!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também tenho assinatura do ClubeCafé. As torras deles costumam ser mais escuras do que prefiro, mas a cada ano recebo apenas um ou dois pacotes que realmente não gosto. Meu plano é o arrojado, 500g/mês. Não costuma chegar fresquinho, por causa da demora dos Correios. Já aconteceu de atrasarem mais de um mês!

Comecei a comprar cafés da Baden. Torram e entregam no mesmo dia, duas vezes por semana, aqui em Porto Alegre. Encomendas por WhatsApp. Não sei quanto custaria o frete para a fronteira.

Não lembro quando foi a última vez que comprei café pagando menos que o equivalente a 60 reais o kg. Atualmente estou investindo entre 80 (o da assinatura, com o frete) e 180 (nanolotes da Baden). Na Baden, mesmo, o kg não sai por menos de uns 130 reais. Sempre compro três ou quatro cafés diferentes, 250g de cada. Entrega grátis para pedidos acima de 100 reais (em Porto Alegre).

Volta e meia compro café em supermercado, mas aí vou no moído mesmo, procurando torras mais recentes. Evito em grão porque só encontro pacotes de 1kg, e não quero tanto de um café que posso não gostar.

A Três Corações tem uma série de cafés estrangeiros. Vale provar; já me socorri neles, no início da pandemia.

O Sul de Minas da Melitta não me agradou. Faltou pouco para dizer que detestei.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/07/2020 at 19:03, Athaydes disse:

Eu tenho uma assinatura que me envia um café fresquinho todo o mês: 
https://www.clubecafe.net.br/home

E também moro longe, bem no oeste do Brasil

Opa obrigado ! muito interessante esse tipo de serviço, gostei bastante do preço também, mas não sei se vou gostar da torra escura, acho que meu paladar é mais pra torra clara, mas quem sabe eu assine um mês para testar. Fiquei mais interessado no plano arrojado, será que 500g da pra um mês se eu tomar café todo dia ?

 

Em 22/07/2020 at 10:26, ivoesazevedo disse:

Eu também tenho assinatura do ClubeCafé. As torras deles costumam ser mais escuras do que prefiro, mas a cada ano recebo apenas um ou dois pacotes que realmente não gosto. Meu plano é o arrojado, 500g/mês. Não costuma chegar fresquinho, por causa da demora dos Correios. Já aconteceu de atrasarem mais de um mês!

Comecei a comprar cafés da Baden. Torram e entregam no mesmo dia, duas vezes por semana, aqui em Porto Alegre. Encomendas por WhatsApp. Não sei quanto custaria o frete para a fronteira.

Não lembro quando foi a última vez que comprei café pagando menos que o equivalente a 60 reais o kg. Atualmente estou investindo entre 80 (o da assinatura, com o frete) e 180 (nanolotes da Baden). Na Baden, mesmo, o kg não sai por menos de uns 130 reais. Sempre compro três ou quatro cafés diferentes, 250g de cada. Entrega grátis para pedidos acima de 100 reais (em Porto Alegre).

Volta e meia compro café em supermercado, mas aí vou no moído mesmo, procurando torras mais recentes. Evito em grão porque só encontro pacotes de 1kg, e não quero tanto de um café que posso não gostar.

A Três Corações tem uma série de cafés estrangeiros. Vale provar; já me socorri neles, no início da pandemia.

O Sul de Minas da Melitta não me agradou. Faltou pouco para dizer que detestei.

Muito obrigado ! infelizmente minha cidade é super pequena, impossível eu achar em supermercado ou em torra perto. Qual seria o site ou o número da Baden ? fiquei interessado também apesar de ser bem mais caro que o da ClubeCafé.

Achei um site chamado badentorrefacao.com.br mas não sei se esse é o correto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi também um serviço do Mokaclube, o que acham ? estava pensando em pegar o Tupi também, estou na dúvida entre o Moka, Clubecafé e o Baden ( mas ainda não sei quanto custa o Baden ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samer recomendo você buscar o melhor custo benefício agora no início.

Quando comecei, sou de BH, fui sócio de 2 clubes que ficam aqui mesmo.

Frete grátis e preço atrativo, a vantagem dos clubes é poder receber cafés variados.

Quanto ao consumo, meu perfil: se for considerar somente coados, seria 54g de café por dia, faço 3x com 18g por vez.

Com a pandemia e como estou ficando em casa, o consumo aumentou por dia, porque estou fazendo mais espressos.

Ficando:

36g para coados no total ( 2x no dia )

40g para espressos no total ( 2x no dia )

Contando os finais de semana que faço apenas espressos, por ter mais tempo. Cheguei a conclusão que gasto 2,8kg de café em 30 dias.

Assim eu consigo me programar, para comprar na internet e quando chegar o café não fique muito tempo parado pq ainda tenho outros.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/07/2020 at 14:59, Wilian Domingues disse:

@Samer recomendo você buscar o melhor custo benefício agora no início.

Quando comecei, sou de BH, fui sócio de 2 clubes que ficam aqui mesmo.

Frete grátis e preço atrativo, a vantagem dos clubes é poder receber cafés variados.

Quanto ao consumo, meu perfil: se for considerar somente coados, seria 54g de café por dia, faço 3x com 18g por vez.

Com a pandemia e como estou ficando em casa, o consumo aumentou por dia, porque estou fazendo mais espressos.

Ficando:

36g para coados no total ( 2x no dia )

40g para espressos no total ( 2x no dia )

Contando os finais de semana que faço apenas espressos, por ter mais tempo. Cheguei a conclusão que gasto 2,8kg de café em 30 dias.

Assim eu consigo me programar, para comprar na internet e quando chegar o café não fique muito tempo parado pq ainda tenho outros.

Nossa, é muito café ! Vou procurar um clube aqui do estado, muito obrigado !

 

20 horas atrás, jeffersonafarias disse:

Sugiro vc comprar o café do Alex Lima, só procurar no Instagram cafe torra fresca, preço justo e café saboroso, além de que o Alex é parceiro e te ajuda aí. Abc

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Opa, obrigado ! mas eu não achei, poderia me enviar o link ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samer o site da Baden é esse mesmo!

Mas conversa e orça também com o Alex, o Mário, que são bem conhecidos aqui no fórum... Serás bem atendido.

Quando fizeres o primeiro café que te encante, verás que não tem volta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Em 19/07/2020 at 21:32, rluik disse:

De R$40~60 o kg, tenta um 3 Corações Rituais. É difícil encontrar em grãos pra moer pra prensa mas às vezes tem, senão pode até ser moído pra você poder experimentar coado pelo menos (eu comecei com esses assim). O Sul de Minas é um dos mais naturalmente doces que já tomei, o Orgânico e o Mogiana Paulista também são agradáveis. Você já perceberá um aroma diferente e uma coloração tendendo ao marrom/laranja escuro.

Nesta mesma faixa tem os cafés do Mario Zardo super recomendados pelo pessoal aqui do fórum, você poderia provar o Frutado ou o Melaço de Cana. Tenho vontade de provar mas nunca comprei porque o frete pra cá dá R$40.

De R$65~70 tem o Orfeu Clássico, imagine um aroma que lembra flores e um café que tende levemente a um avermelhado escuro na xícara. Pode ser encontrado em mercado ou em loja virtual, na oficial o cupom queroorfeu10 está funcionando direto. Tenho comprado Orfeu pelas promoções com frete grátis aqui pro sudeste sendo que meu preferido mesmo é o Orgânico que é menos doce.

Hummmm... Alguem citando 3 corações rituais...   Comecei a moer graõs agora, e encomendei recentemente justo o Melaço, e o salada de frutas...

A 3 corações na minha opiniao tem bons cafés moidos sim... Eu bebi o tradicional e o extra forte sem açucar por alguns anos ja...  E esse ai que vc citou, Mogiana Paulista, tem uma torra clarinha e um sabor aromatico realmente delicado e diferenciado. Tambem usei o Cerrado Mineiro...  ambos preparados no coador de paninho. Eu gostei tanto deles que a despeito de estar moendo grão em casa e usando a prensa francesa, vou continuar a compra-los !!

Já de expresso eu nao entendo nada...   alias to tendo uma impressao inicial de que aqui é o "clube do expresso", rs,,,,   e que as vezes discutem mais o "equipamento" do que o produto final  e o sabor em si... Coisa que ja vi acontecer em tudo que é forum,, principalmente de fotografia !!  Mas to curtindo,, acho que é mania de "homem".. Nos tornamos "hobbystas" (nao to fora disso, sou assim tambem,,) e ficamos esmiuçando tudo que é detalhe, kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou na mesma situação do OP, pois nem fiz meu primeiro café moído na hora em casa ainda. Porém estou em busca de um café custo/beneficio pra começar.

O que complica é o frete! Pelo menos aqui pro interior do RS. Pois, no máximo, em quanto tempo depois da torra é recomendado o consumo? 2 meses? Em dois meses consumiria, sei lá, 2kg. Com essa quantidade ainda não dá pra conseguir frete grátis.

Os cafés do Mario, por exemplo, sairiam por uns R$70/kg + R$40 de frete. Na Roast teria que comprar R$150 pra ter frete grátis.

Aqui na cidade não faço ideia se há café bom e o preço deles.

Na dúvida de qual comprar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, rnicolay disse:

O que complica é o frete! Pelo menos aqui pro interior do RS. Pois, no máximo, em quanto tempo depois da torra é recomendado o consumo? 2 meses? Em dois meses consumiria, sei lá, 2kg. Com essa quantidade ainda não dá pra conseguir frete grátis.

Os cafés do Mario, por exemplo, sairiam por uns R$70/kg + R$40 de frete. Na Roast teria que comprar R$150 pra ter frete grátis.

Mesmo no RJ enfrento o mesmo problema, é fácil um frete chegar à R$30. Essa semana meu café vai acabar e pela falta de ofertas com frete grátis vou começar a congelar café.

Pedi pela primeira vez na Roast, está rolando um cupom de desconto "semdesculpa". Eles estão com uns perfis custo x benefício na loja, por R$55/kg e acima de R$150 pra cá dá frete grátis, pedi logo 3 kg das variações que eu devo gostar pela descrição das notas sensoriais e da acidez. Deve durar 3 meses e dividi em 3x no cartão sem juros, perfeito.

É melhor receber uma torra fresca de um bom café e congelar o que não for consumir no mês do que comprar o que já está velho no mercado e não foi congelado. É preciso fazer o processo de congelamento e descongelamento de forma correta, não abrir o pacote ainda congelado (precisa retirar no dia anterior) nem fechar e recongelar pois essas coisas vão trazer umidade pra dentro do recipiente... Por isso se porciona o que vai consumir em pouco tempo, vou dividir em sacos ou potes herméticos cada um com a quantidade pra 2 semanas.

Pra espresso é mais importante que ainda esteja fresca, entre 5 e 15 dias é quando o aroma e o sabor estão no pico e o CO2 presente nos grãos é capaz de formar a crema. Mas este é apenas um pico de qualidade, acredito que o tempo máximo recomendado de torra seria 1 mês que ainda está bom, depois disso a percepção das características mais especiais vai sumindo e vai virando "apenas uma xícara de café" (ainda de boa qualidade, sem amargor, mas só isso).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, rnicolay disse:

Aqui na cidade não faço ideia se há café bom e o preço deles.

Na dúvida de qual comprar.

Tenho a impressão de que a torrefação da Dude Coffee Co. fica aí em Caxias. Não sei se vai atender a sua expectativa de preço, mas eles tem uns cafés bem interessantes (e clube de assinatura também).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 hours ago, rluik said:

Pedi pela primeira vez na Roast, está rolando um cupom de desconto "semdesculpa". Eles estão com uns perfis custo x benefício na loja, por R$55/kg e acima de R$150 pra cá dá frete grátis, pedi logo 3 kg das variações que eu devo gostar pela descrição das notas sensoriais e da acidez. Deve durar 3 meses e dividi em 3x no cartão sem juros, perfeito.

É melhor receber uma torra fresca de um bom café e congelar o que não for consumir no mês do que comprar o que já está velho no mercado e não foi congelado. É preciso fazer o processo de congelamento e descongelamento de forma correta, não abrir o pacote ainda congelado (precisa retirar no dia anterior) nem fechar e recongelar pois essas coisas vão trazer umidade pra dentro do recipiente... Por isso se porciona o que vai consumir em pouco tempo, vou dividir em sacos ou potes herméticos cada um com a quantidade pra 2 semanas.

Boa essa dica de congelar! Acho que vou fazer exatamente isso! Pegar 3 kg de café da roast pra dar frete grátis e congelar. Vou pesquisar sobre o cupom tbm. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, tcmedeiros said:

Tenho a impressão de que a torrefação da Dude Coffee Co. fica aí em Caxias. Não sei se vai atender a sua expectativa de preço, mas eles tem uns cafés bem interessantes (e clube de assinatura também).

Não conhecia a Dude! Fica perto de casa. O preço é um pouco alto (de R$85 a R$120 o kg, de R$30 a R$40 por 250g) e tem opção de assinatura anual por R$25/250g.

Acho que vou pegar 3kg na Roast (blends que chamam de econômicos) pra conseguir frete grátis pra começar. Estão falando muito bem da Roast aqui.

Vou conhecer a Dude pessoalmente! Aproveito pra comprar um pouco de café pra provar e comparar com os da Roast.

Agradeço a ajuda!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda não me conformo de comprar, de uma vez, café para três meses. Prefiro pagar frete mais alto.

Na verdade, para não pagar frete, tenho várias opções de cafés torrados aqui em Porto Alegre. Baden, William & Sons, Café do Mercado. Deve existir mais.

Consigo receber durante a tarde café torrado na manhã do mesmo dia. No máximo, pago uma entrega de motoboy.

Há muito tempo não compro café com preço abaixo de 80 pilas por kg. Normal, para mim, já é acima de 100, tipicamente 140.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, alguém conhece uma "torrefação" aqui no interior do RS que faça um café doce ? meu café ruim tá acabando e eu queria provar um que não fosse muito caro pelo frete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cafe mais doce que conheço é o Bourbon amarelo.  Eu aprecio bastante. Ha bastante tempo já comprei da William & Sons, porém o preço com o frete ficou inviável para mim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, rootkonsole disse:

Bourbon amarelo

Lembrando que esse é apenas o nome de uma variedade da espécie arábica. Se a produção não for de qualidade e for torrado demais poderá ter gosto amargo de qualquer jeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, alguém tem opinião sobre os grãos da "Tudo em Grãos"? É uma franquia que vende grãos a granel, creio que mais comum no Sul do Brasil.

Tem até no Ifood da minha cidade. Na descrição apenas consta: 100% arábica torra média e o valor é R$8.90 por 100g.

Dos cafés de mercado nenhum oferece qualidade boa?

Pra completar meu setup cafezeiro inicial só falta chegar a balança. Deve chegar essa semana.

Meu primeiros grãos pretendo comprar aqui na cidade mesmo. Não sei ainda se compro na Dude Coffee Co. ou na Tudo em grãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...