Ir para conteúdo

Cafés que estou experimentando


Carneiro

Postagens recomendadas

O Bourbon é o meu favorito do Ateliê. Mas no último pedido, dia 23/10, eles erraram um pouco a mão. O café veio com um amargor de cinza.

No começo até pensei que tava errando o controle da tempeartura da Gaggia, mas daí fiz na Aeropress, e o amargor estava lá.

 

Após mais uma semana de descanso o Bourbon Collection melhorou bem.

O sabor ficou agora no mesmo nível que o Sweet Collection, escolhendo um ou outro estará bem muito servido, e só uma questão de preferencia individual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje, provei o chapado do ferro - lote 911 - que o Marcio disponibilizou para a compra coletiva de café verde. Um café frutado, com excelente retrogosto de caju. Fiz uma torra mais clara - de city a city+ - que permitiu sentir bem a origem do café. Nada de amargor, suave na xícara. Recomendo a quem gosta de café frutado. Me lembrou um pouco o café da Etiópia que o Klause trouxe para eu provar, mas de uma boa maneira, uma vez que o retrogosto de caju, embora exista, não predomina sobre o sabor de café. Minha sogra adorou o sabor e o cheiro que ele possui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive a oportunidade de experimentar o "Frutado ao Quadrado", do Café do Moço, um orgânico de Paraisópolis.

Este é realmente especial !

Só de abrir o pacote saiu um aroma extraordinário.

Agora aprendi o significado de uma "bomba frutada". É uma pancada no olfato !

Um monte de aromas diferentes, suaves, fortes, ácidos, doces, fermentados, vinhosos, todos juntos, se misturando em algum lugar entre os olhos ...

Nada de "acho que percebo um leve aroma de frutas cítricas ..."

Com este não se acha nada: está aí presente, "loud and clear", forte e inconfundível.

Não são talvez flores, nem nozes, nem madeiras nem tabaco: são frutas de verdade.

 

Fiz na Strega, um ristretto para mim e um cappu para minha mulher.

O meu mostrou acidez balanceada, uma bebida delicada com muita claridade, o sabor tipo uma salada de frutas, mas dá para identificar bem algumas: eu achei amoras, caju, manga e morango, mas tem mais, e não precisa procurar muito para achar.

 

Como somente sou apreciador, e não um degustador treinado, não me resulta tão fácil separar e dizer exatamente quais as frutas, mas que aí estão, não fica dúvida.

 

Apesar de não estar podendo beber leite, fiz questão de experimentar o cappu de minha mulher: surprendendente, uma bebida doce e fresca - e a descrição que vou utilizar já tinha lido em algum lugar, mas é a que melhor se aplica - sabor de milkshake de morango com frutas vermelhas :-)

 

Definitivamente um ótimo café para tomar como SO, mas me parece especialmente interessante o potencial para "blendar".

Adicionado a uma boa base de espresso, penso que deve aportar tudo o que é necessário de aroma e sabor.

Também achei, Rodrigo. Gostaria de saber onde tem para comprar

 

Olá Bernardo e Anita...

 

então, muito bacana seus comentários...acho que não preciso falar muita coisa, acho que esse café é uma grande oportunidade para quem realmente quer conhecer o que é um café frutado...por exemplo, provei o chapadão que o Guilherme achou frutado mas na minha opinião é mais para o Floral... Esse café e outros vão estar a venda em breve, estamos preparando a loja virtual com ótimas opções para diminuir custo de frete...

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de experimentar o último café do meu botim de viagem, o: Kopi Nini, de Kitamani - Bali, presente da minha querida irmã, que me trouxe especialmente da sua viagem.

 

Pacote prateado de um lado e transparente do outro, com a foto de uma dançarina balinesa no rótulo e validade para novembro de 2013.

Grãos muito grandes, tipo Maragogype, torrado bem escuro mas sem sinais de óleo, muito leves mesmo.

Moi 14,5gr no MACAP, nos mesmos 12 pontos de moagem, que estava atendendo perfeitamente aos quatro cafes que estou utilizando.

Primeira tentativa: uma enxurrada, máximo 2 a 3 segundos e nada (mesmo) de crema e amargo de doer. Já vi que o café estava velho quando empacotaram ...

Segunda tentativa: baixei para grau 11 e coloquei 17gr: nova enxurrada, talvez 8 - 10 segundos.

Terceira: baixei para 9 graus, praticamente moído turco, e 15,5gr e ainda dei um flush demorado: foi o menos ruim mas ainda menos de 20 segundos, apareceu alguma crema persistente, menos amargo. Minha mulher insistiu em experimentar com leite e, solidariamente, disse que não estava tão ruim assim, que até dava para beber.

Quarta tentativa, peguei meu filtro grande, botei 18gr no grau 9: saiu mais devagar mas sem crema e bem amargo.

Quinta é última tentativa, coloquei 20gr, grau 9, flush longo: desta vez fez pre-infusão, extração de fluxo normal em 30 segundos, algo de crema e gosto abaixo de crítica.

 

Para fazer uma avaliação acurada deste afamado café indonésio, somente usando a clássica definição em holandês: "Eta café ruim da bexiga !!!"

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um teste para blend, com 2/3 de Orfeu (bem fresco: fabricado em 7/11/2012) , que se tinha mostrado um café correto, um café de prateleira porém acima de muitos dos chamados especiais, bastante doce e com gosto de chocolate amargo mas sem grande complexidade, e adicionei mais 1/3 do Frutado ao Quadrado, do Café do Moço

Gostei muito do resultado: o sabor e a complexidade do frutado ao quadrado apareceram claramente, agradavelmente suavizados.

O Orfeu aportou a docura e o chocolate, porem apareceu um pouco mais do que deveria, para o meu gosto.

Acredito que utilizando 1/3 do Orfeu (ou outro café do mesmo tipo) , 1/3 do Frutado ao Quadrado e 1/3 de um café menos marcante e que possa aportar algo diferente (flores, amêndoas ?) a mais (um da Terroá talvez ?), o blend possa melhorar ainda mais.

Destacp que, mesmo assim, achei o blend mais do meu gosto do que os cafés individuais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo, comprei o Euridice há algum tempo na Casa Santa Luzia, e veio bem novo. Provavelmente eles vendam o Orfeu também, daí é talvez mandar um email pra ver se eles tem fresco.

 

kkkkk, Rodrigo, atirei no que vi e matei o que não vi!

 

Não tem o Orfeu lá. Em compensação tem o Lavazza, que vinha procurando já há algum tempo para comprar.

 

Pretendo fazer testes com o Lavazza em casa, para tentar descobrir o real potencial desse blend. A ideia é tentar melhorar um pouco os outros 3 M's já que só tomei o Lavazza em docerias e outros locais que não tem grande preocupação com espresso. Ainda assim me agradou.

 

Mas isso só deve acontecer em Janeiro, já que em algum lugar sobre o Atlântico estão meus cafés da Square Mile e em algum lugar de SP está o Chapadão com perdigotos...

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale como curiosidade.

Para quem é do Rio o supermercado Zona Sul está vendendo o café Britt do Peru. Tem o torra clara, escura e o valle sagrado.

http://www.zonasulat...2FmZSBicml0dA==

É moído para coado, french press. Comprei um para experimentar, tinha a certeza de ter pego o torra clara. Na reguinha da ABIC deu entre 25 e 35º Agtron :o

 

Faltou dizer, o café é bonzinho, se voce conseguir sublimar o gostinho de cinza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Paulo, eu ganhei um pacote dele em grãos e torra clara. Primeiro que estava velho (torrado há alguns meses) e a torra clara parece uma daquelas do Starbucks (não sei a qual corresponde nas escalas).

 

A torra escura deles não sei exatamente como se bebe. Para café deve ser terrível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe se eu postar alguma coisa aqui já respondida, mas como terei que sair agora, então lá vai (prometo que irei ler o tópico por completo):

 

Como resolvi comprar uma French Press baratinha no Ateliê do Café, aproveitei o frete para encomendar também 250g do café Sweet Collection e 18 sachês deste mesmo café (quero "provar" as diferenças). Fiquei admirado ao ver que minha encomenda chegou ontém, dia 23/11 e, ao olhar a embalagem dos grãos, consta FAB. 22/11/2012 :D . Minha dúvida é se é bom eu esperar alguns dias antes de começar a consumir este café, ou se posso matar logo as curiosidades :D?

 

Pelo que andei lendo, terei que ajustar o Krups para moer mais grosso esse café para uso na minha Crema Silver, pois o café atual além de certamente ter torra mais escura, também é mais velho, correto?.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Paulo.

 

Estranho a data da fabricação ser a mesma da remessa, supondo que a encomenda foi postada no dia 22, já que foi entregue no dia 23.

Se ocorreu, deverá estar estufada, se a embalagem não for dotada de válvula. Se não há válvula e não estiver estufada, há algo maroto sobre a data de fabricação.

Certa vez questionei um torrefador sobre situação idêntica e a explicação foi de que a data de fabricação se referia ao dia em que o café foi embalado e não o da torra, que no caso havia sido 3 dias antes.

 

Admitindo que a data da torra seja ao menos da véspera da data de fabricação, então melhor será esperar uns 4 a 5 dias para usar o café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Paulo, espere pelo menos uns 4 dias, o café ainda está liberando gás carbônico e demora um tempinho até ficar redondo. Se quiser faça um agora e em 4 dias comece a usar normalmente. Apenas para você perceber a diferença.

 

A moagem do café fresco costuma ser mais grossa. Você começa a afinar à medida em que ele se aproxima dos 30 dias da validade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, a embalagem deles possui válvula sim, então acredito que está tudo certinho, ainda mais considerando o comentário acima do meu chará. Minha namorada gostou bastante do tato "fofinho" da embalagem :) .

 

Ana, assim sendo vou aguardar um pouco então. Deste modo vou finalizando o resto do café que tenho aqui.

 

Agora chegou a hora boa, pois começaram as encomendas para variar e degustar diferentes cafés :D

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este cafe não vendem torrado, mas pra os amigos do clube que gostam de torrar recomendo amplamente, mai e filha trabalham produzindo este cafe natural e só em tempo recente tem conseguido cafe especial, dou meus parabéns pra elas com este post. O nome de Contato e Gabriela Mendoça (031)97514207

 

20121126_233909.jpg20121126_233921.jpg

 

santaluzia.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruston,

 

Pelo que vi, o Marcelo disponibilizou telefone dos produtores para contato. Quem sabe esse café não é mais um para compra coletiva?

 

Acredito que se o café for bom, seria caso de compra coletiva mesmo.Concordo com o Guilherme.Ruston ou Márcio dá uma sondada com os produtores...

 

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de alguns shots desastrosos, hoje pela manhã consegui fazer uma boa extração com o Sweet Collection. Gostei bastante do café e, finalmente, posso confirmar que há cafés que dispensam o uso de açúcar e não deixam amargor na boca. Foi bem interessante provar o café e depois ver naquele catálogo que o pessoal do Ateliê do Café envia a comprovação das características mais acentuadas do café, ou seja, o excepcional nível de acidez e o corpo menos presente.

 

Para o meu gosto, realmente só falta mais corpo para este café, porém acredito que com outro método de extração (como a prensa) ou com o uso de filtro despressurizado (por hora só fiz café no filtro pressurizado da Crema Silver) seja possível obter mais corpo deste café, pois tenho ciência que meus equipamentos possuem limitações.

 

Este foi o único ponto fraco do café que consegui, todo o resto foi excelente, pois é um café que, ao mesmo tempo que é suave, é rico e complexo em sabores. Nem de longe senti amargor neste café e, pela primeira vez, foi ótimo tomar café sem adoçar. Está mais que recomendado, mal posso esperar a oportunidade para fazer uma extração na minha prensa.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero compartilhar minha opinião de um presente que pegue de minha amiga Fernanda Pizol de Atelie do Cafe no 7mo espaço cafe de São paulo. E o kit CONNOISSIEUR PACK de atelier do cafe. Foi muito interessante pra mim este kit porque permite comparar lado e lado as características dos cafes de DATERRA em quatro processos de pôs-colheita diferentes. O kit tem cafe despolpado (descascado sim ou com poca água e secado com a polpa), Lavado (descascado com agua e secado sim a polpa), Natural (secado completo sim descascar) e para mim o mas interessante que e o cafe despolpado passa, este ultimo cafe e um método muito pouco comum, ele corresponde a uma colheita tardia dos frutos onde os frutos secarem naturalmente no pé de cafe porem boiam durante o processo de descascado, não deve-se confundir com o cafe boia onde os frutos boiam por ser defeituosos, picados por insetos, quebrados e fermentados, este ultimo generalmente da um cafe com perfil riado ou rio.

 

O kit esta muito bem presentado e tem uma revista com os perfiles dos cafes de Atelie do Cafe, profissionalmente feita com avaliações com estandares SCAA pra todas as características dos cafes. Devo parabenizar o Atelier do Cafe e Daterra por disponibilizar um kit que nao e sao muito bom e gostoso de beber sino que tambem e uma otima ferramienta didactica e de ensino na avaliacao dos cafes de Brasil.

 

 

20121128_101203.jpg20121128_101304.jpg

20121128_101515.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...