Ir para conteúdo

Cafeteira Oster Xpert Perfect Brew - café amargo!


carolcafe

Postagens recomendadas

Pessoal, preciso de uma orientação!! 

Fui barista na Australia e aqui comprei há 10 dias a cafeteira Oster Xpert Perfect Brew, mas desde o dia 1 o shot é péssimo! Aguado, amargo, sem crema... usando a variação entre 20 e 15 (pelos dias frios em SP) e com shot duplo na medida certa (o shot inclusive sai bonito, tempo 15seg, fino, escuro), mas o sabor é terrível... já usei dois tipos diferentes de grãos (um do Octavio cafe 100% arábica, outro artesanal da marca "sofácafé" tipo catuaí amarelo) e a segunda opção suaviza um pouco a situação, mas continua ruim...

Alguém sabe se tem algum truque para essa cafeteira? Ou se são os grãos que estou usando?? (não conheço muito dos grãos aqui no Brasil... lá fora usávamos uma marca chamada Di Stefano maravilhosa)

Tenho receio de enviar para a assistencia tecnica e dizerem que está ok... deveriam ter um serviço de agendar para o técnico ir em casa : (

Obrigada a quem puder me dar uma luz!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me parece que seu shot está sub-extraído. 15segundos é rápido demais. Tente o padrãozinho 2:1 colocando 18g de pó no porta-filtro tentando finalizar com 36g de espresso em torno de 30segundos. Questão da crema geralmente é baseado na idade da torra, café mais velho perde o co2 e não faz crema mesmo. Café de torra clara se torna mais difícil ainda extrair os açúcares, também apanho muito. Caso o seu seja claro, poderia tentar diminuir um pouco para 15-16g talvez, alongar um pouco para 2.5 até 3:1 em um tempo mais alto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, sugiro iniciar trocando o café, provavelmente é torra velha, esse café Octávio, mesmo com torra recente não fica bom no espresso, a torra dele é voltada para métodos.

Depois que comprar um café bom e novo, vai ajustando até chegar no tempo correto, 15 segundos é muito rápido.

Vê se acha Orfeu com menos de 20 dias, ou compra no site que sempre vem com torra recente.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Eu tenho o mesmo problema com essa máquina. Já tentei cafés caríssimos, com 7 dias da torra, todos ficaram com gosto ruim. Tenho alguns ótimos fornecedores de grãos. Testei várias configurações de tamanho de grão, temperatura da água, método, tipo de água... Nada funciona bem nessa máquina. É péssima. Minha anterior (Philco 20bar) dá um banho no gosto. O café sai muito melhor da Philco vermelhinha. Nessa oster O café sai sempre com os piores sabores. Ela extrai todo o amargor possível. Maior arrependimento. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não compartilho do mesmo problema. Inclusive com café de torra média a acidez é facilmente elevada na minha experiência, sugiro estudar mais sobre as variáveis do espresso principalmente se na anterior você usava filtro pressurizado em que a dose e a moagem não são tão importantes e que por si só já entrega café menos encorpado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/04/2021 at 16:11, Juliano Caldeira disse:

Eu tenho o mesmo problema com essa máquina. Já tentei cafés caríssimos, com 7 dias da torra, todos ficaram com gosto ruim. Tenho alguns ótimos fornecedores de grãos. Testei várias configurações de tamanho de grão, temperatura da água, método, tipo de água... Nada funciona bem nessa máquina. É péssima. Minha anterior (Philco 20bar) dá um banho no gosto. O café sai muito melhor da Philco vermelhinha. Nessa oster O café sai sempre com os piores sabores. Ela extrai todo o amargor possível. Maior arrependimento. 

Se quiser vender, me manda MP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...