Ir para conteúdo

"Aged" coffee


Postagens recomendadas

Pessoal, em meio a esse novo lançamento da Nespresso de café "aged" a 800 reais o kg ( cada capsula tem 5g, sendo que cada uma custa 4 reais.), surgiu essa discussão de café velho vs cafe aged... 

 

Apesar do hype gigante em torno disso, gostaria de trazer essa discussão pra cá, principalmente pro pessoal que tem mais experiencia que eu: os cafés não costumam envelôer bem, ainda que sejam estocados antes da torra; existe a possibilidade de fazer um aged bom? Se sim, contem suas experiencias, como se da o processo, se ja provaram cafés assim, recomendações...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em Tóquio a famosa cafeteria chamada Café de L'Ambre serve cafés envelhecidos há décadas. Seguem duas interessantes matérias a respeito:

https://perfectdailygrind.com/2016/02/cafe-de-lambre-where-green-beans-have-been-aged-for-23-years/

https://sprudge.com/in-tokyo-roasting-coffee-masterfully-at-age-one-hundred-79240.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião não tem nem o que discutir, é o mesmo caso de sempre: a grande indústria pensando em formas criativas para vender algo de baixa qualidade por um preço alto para as massas. Zero interesse, quem gostar que continue bebendo e pagando.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há algum tempo a Martins colocou no mercado alguns grãos envelhecidos, não me encantaram não.

Inclusive uma amiga chegou a participar de um concurso usando um deles, participei de degustação pré concurso e confirmei a impressão que tinha tido em casa, nada demais...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 3 weeks later...

A Nespresso é um gênio de marketing - vende produto ruim a preço de produto premium. Conilom velho, quer dizer, "aged" com um pouco de arábica vel.., erhm, "aged", continua com gosto horrível se for homogeneizado por torra queimada.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, LUW disse:

A Nespresso é um gênio de marketing - vende produto ruim a preço de produto premium. Conilom velho, quer dizer, "aged" com um pouco de arábica vel.., erhm, "aged", continua com gosto horrível se for homogeneizado por torra queimada.

Luw falou e disse tudo!!! Deveriam usar a Rainha Elisabeth para garota propaganda desse blend ! Uma excelente combinação !!! ;-) Kkk!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sento-me na obrigação de fazer um (ou dois) porém. Mesmo achando Nespresso ruim, na minha opinião eles tem dois grandes valores. Primeiro a Nespresso funciona como uma excelente porta de entrada para café realmente bom - foi como eu comecei há quase 10 anos atrás. E segundo, tem consistência e velocidade - em 40 segundos você tem a bebida pronta e sabe o que vai tomar. É ruim, mas é ruim exatamente do mesmo jeito toda santa vez. Tanto que ainda tenho uma U em casa, e quando estou com pressa (tipo antes de sair para um pedal e já todo fantasiado), as vezes tomo um Volluto ou Cosi. Demanda um bochecho com água em seguida para tirar o gosto de carvão da boca, mas cumpre sua função cafeinística. E em 40 segundos.

Só não dá para cair nesse bullshit deles de "aged", "notas disso" ou "notas daquilo", o que varia nos cafés deles é apenas a intensidade do amargor, nada mais. Mas muita gente acredita, já que afinal de contas o Clooney toma e gosta. Como disse, a grande sacada deles é o marketing.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok Luw,

Porém na minha opinião se for para cápsulas por praticidade é muito melhor a da Tres com suas 8grs. Toda a estrutura da Tres é mais honesta. Eu tenho as treis máquinas. A dolce gusto, a U e a tres modo S04. Minha sequência foi porta de entrada a Dolce Gusto, Gaggia Twin, Nespresso U, Tres Modo, Lelit Anita e a atual Breville. Isso é apenas minha opinião e experiência pessoal sem desmerecer quem gosta de Nespresso! 

Bons cafés! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha sequencia foi cafeteira elétrica ->Dolce Gusto -> Nespresso -> café bom. Tenho as três ainda, porém só tomo (bem) eventualmente Nespresso, enquanto minha esposa usa bastante a Nespresso e minhas crianças a Dolce Gusto. Na época que estava só na Nespresso cheguei a experimentar a Três Corações, e tanto eu como a minha esposa achamos os cafés da Nespresso melhores. Mas isso há quase 10 anos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu já disse antes, temos uma Nespresso no trabalho. Provei quase todo o portfólio da Nespresso, até enjoar. Não acho tão ruim - prefiro Nespresso a café de garrafa térmica - mas para ótimo não me serve. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...