Ir para conteúdo

Questões sobre a água do Espresso...


leonardopm

A água do seu Espresso...  

65 votos

  1. 1. Que tipo de água você utiliza na sua maquina de Espresso?

    • Agua mineral
      23
    • Água da torneira
      9
    • Água filtrada - carvão ativado
      33
    • Água purificada por ozônio, osmose reversa ou similar
      0
  2. 2. Voce já fez Espresso em sua maquina com mais de um tipo de água?

    • Nunca
      40
    • Sim e notei grande diferença
      2
    • Sim e notei uma pequena diferença
      10
    • Sim mas nao percebi diferença alguma
      13


Postagens recomendadas

Só saindo um pouco da parte manutenção e sabor da xícara. E falando da parte de saúde pública, venho lembrar que na maioria das nossas cidades a água da torneira não é potável. A água que vocês bebem é da torneira pra geladeira e depois pro copo? Se for assim tudo bem, se não é melhor filtrá-la ou usar mineral mesmo. Não quero ser chato (apesar de achar que já estou sendo), mas muitas das epidemias mais devastadoras da humanidade foram veiculadas pela água.

 

Então se a gente investe tanto em moinho, máquina, café bom e acessórios, por que não "investir" na água? filtrando ou usando mineral.

 

Valeu!

 

Voltemos ao sabor!

 

Disse tudo!

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O DMAE, Departamento Municipal de Água e Esgotos, faz um mapeamento da qualidade da água em diversos pontos de POA, fazendo mais de 110.000 análises de água, todos os meses, ao longo de vários anos, com dados que comprovam a qualidade da água.

 

Bebo água da torneira, mas não sou louco! ;)

 

Aqui os dados de setembro último (eu me situo na área JLS): http://lproweb.proce...12_setembro.pdf

 

Os parâmetros analisados:

 

A Portaria 2914/11 define parâmetros e limites, cuja fiscalização cabe à Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (Vigilância em Saúde, Av. Padre Cacique, nº 372, fone 51-3289-2420, email aguas@sms.com.br).

 

Coliformes - Grupo de bactérias que são indicadoras de contaminação ambiental.

 

Cloro - Agente desinfetante, utilizado para eliminar microorganismos que possam estar presentes nas águas e provocar doenças por via hídrica.

 

Turbidez - É a medida da quantidade de partículas em suspensão (material insolúvel) presentes na água e que impedem a passagem de luz.

 

pH - Indica a natureza ácida ou básica da água. É monitorado durante as etapas de tratamento e na rede de distribuição, evitando os processos de corrosão nas canalizações.

 

Cor - Parâmetro de aspecto estético de aceitação ou rejeição do produto. A cor indica a presença de substâncias dissolvidas ou finamente divididas que transmitem coloração específica à água.

 

Flúor - Composto químico que é adicionado à água tratada para prevenção da cárie dentária da população. Veja também a legislação estadual.

Rodrigo,

 

Por isso que eu falei em "maioria das nossas cidades". Não conheço POA, mas pretendo. No outro Rio Grande, o do Norte, a água da torneira é um perigo.

 

Ah, louco a maioria dos integrantes do CDC são. rsrsrsrsrsrsrs. Deve ser a cafeína.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, se algo potencialmente epidêmico se alastrar na água encanada não vai ser um filtro de carvão ativado que nos salvará!

 

Existem alguns sistemas de filtragem que prometem matar bichos mas são mais caros e incomuns. Viva o cloro! Se alguém mora em região na qual a água não é potável ou não se confia no tratamento, tem que procurar algum método para a desinfetar ou esterilizar.

 

Márcio.

Márcio,

 

Só citei as epidemias, mas existem dezenas de doenças transmitidas pela água e quase todas são evitáveis com um sistema de filtragem simples. Não sei se você conhece, mas aqueles filtros de barro (sim, barro! sem nenhuma tecnologia extra, vendidos a R$30,00) evitam protozoários e a maioria das bactérias?

 

Claro que todos estamos sujeitos à doenças, mas convêm não facilitar.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro, Thiago, eu entendo.

 

Só citei aqueles dados porque eu bebo água da torneira, e quis dizer porque bebo sem medo. Alguém poderia contestar argumentando que os dados podem não ser confiáveis... bem, pode até acontecer, mas é uma premissa perigosa. Se se duvidar de tudo, a vida em sociedade fica insustentável. Poderia devolver a questão da seguinte forma: a água na garrafinha de mineral é confiável? É realmente a água da fonte que vai pra garrafinha (ou cambonas de 20 litros, pior ainda...)? Aqueles dados do rótulo correspondem à realidade? São verificados com que periodicidade? O quanto a água filtrada (em casa) é diferente da água antes da filtragem? Em que aspectos? Elimina germes como o cloro ou o peróxido elimina? Por quanto tempo se mantém a qualidade da filtragem? O que o fabricante diz que é filtrado é realmente filtrado? O que ele diz que o filtro faz, faz mesmo?

 

Não estou dizendo que qualquer método de purificação da água é inútil, pelo contrário. Apenas que de uma forma ou de outra dependemos de dados e informações que são aferidas por terceiros.

 

E por aí vai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Corajoso beber agua da torneira sem filtrar! kkkk

 

Não é coragem, é informação. Na minha cidade natal, Cachoeira do Sul, a qualidade da água da torneira é impecável, sem gosto de absolutamente nada. Lá também tomo da torneira. Porém, fora de POA e Cachoeira, não me arrisco com torneira. Até rimou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito ruído aí... Corajoso beber água de qualquer filtro então, qual tem eficiência confiável?

 

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/filtro.asp

 

Acho que agora tem certificação para os filtros, mas não sei o que é analisado para o produto ganhar o selo.

 

Não estamos falando de teoria, o Rodrigo mostrou as análises feitas na água de POA... Claro que tem outro fator adicional - caixa d'água do prédio ou da casa. Cabe ao morador fiscalizar isso. Ainda assim, um filtro confiável pode melhorar as coisas, mas confiar em qualquer filtro sem análise é que seria acreditar apenas na teoria.

 

Daqui a pouco tá todo mundo fervendo a água e usando cloro em casa! :lol:

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daqui a pouco tá todo mundo fervendo a água e usando cloro em casa! :lol:

Márcio.

 

kkkkkk.

 

Esse é o meu ponto. Um filtro pode ajudar. Mas daí pra dizer que isso transforma a água em 100% confiável sob todos os aspectos, é outra coisa.

O saneamento de esgoto em POA é uma porcaria. 80% do cocô da cidade vai pro Guaíba sem tratamento algum, que depois o DMAE pega e gasta uma infinidade de recursos públicos e produtos químicos pra deixar em bom estado de consumo. Pra Copa querem inverter a situação, tratar mais de 80% dos esgotos jogados no Guaíba, de modo que o tratamento de água não tenha que ser tão radical.

 

No meu prédio eu acompanho, periodicamente a caixa dágua é revisada e limpa. Pelo menos penduram o certificado no corredor... entra aí de novo a confiança na vida em sociedade. Eu acredito que fizeram o serviço bem feito, está certificado e tal. Mas e aí, será mesmo?? Prefiro acreditar que sim pra não ficar maluco.

 

PS: Deem uma olhadinha na avaliação do INMETRO dos filtros nacionais que o Márcio linkou e vejam se a situação não é preocupante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, aqui eu não verifiquei caixa d'água, mas a água da rua é bem tratada e ainda tem gosto de cloro, portanto uso um filtro - no caso um que filtra partículas na faixa de micrometro mas que não diz ter ação bactericida. Talvez segure protozoários. Não lembro mais as especificações...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim no Brasil e muitos outros países confiar na água é muito procupante!

Suas analises estao corretas, mas eu nao me arrisco!

Em relacao ao filtro. Lembro que no inmetro o da Latina passou no teste.

E eu nao bebo agua da torneira nem aqui nem na China kkkk

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um filtro desativado na torneira da minha cozinha, que já existia quando me mudei pra cá. Depois dessa conversa, talvez eu aproveite o registro extra e coloque ali um novo. Como eu alimento a máquina direto com a água da torneira, pelo menos poderei me livrar de eventuais partículas sólidas contidas na água e que podem ir sujando a máquina por dentro. Ainda sou cético quanto ao suposto efeito bactericida (em relação ao cloro, p. ex.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os níveis de cloro utilizados são altos, exatamente para prevenir contaminações e flúor para prevenção de cáries.

Aparentemente nas grandes cidade funciona bem, desde que não tenho ouvido casos de epidemias, salvo na ocorrência de enchentes; e dou fé que a adição de flúor funciona, mas essa é outra estória.

Mas utilizar filtros agrega maior segurança, alem do que ajudam a eliminar os sabores indesejáveis dos produtos químicos.

Como diz Rodrigo, a água mineral e sua distribuição tampouco me parecem mais seguras.

Ainda, vamos lembrar que café se faz com água quente, e a temperatura de degradação das proteínas é por volta dos 60 C, de forma que, sem chegar a uma desinfeção ideal ao menos aumentamos mais uma camada de segurança.

Mas se quisermos estar seguros realmente, deveremos voltar aos métodos dos antigos, que não deixam de ter suas vantagens: beber exclusivamente vinho, cerveja ou aguardentes :-)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os níveis de cloro utilizados são altos, exatamente para prevenir contaminações e flúor para prevenção de cáries.

Aparentemente nas grandes cidade funciona bem, desde que não tenho ouvido casos de epidemias, salvo na ocorrência de enchentes; e dou fé que a adição de flúor funciona, mas essa é outra estória.

Mas utilizar filtros agrega maior segurança, alem do que ajudam a eliminar os sabores indesejáveis dos produtos químicos.

Como diz Rodrigo, a água mineral e sua distribuição tampouco me parecem mais seguras.

Ainda, vamos lembrar que café se faz com água quente, e a temperatura de degradação das proteínas é por volta dos 60 C, de forma que, sem chegar a uma desinfeção ideal ao menos aumentamos mais uma camada de segurança.

Mas se quisermos estar seguros realmente, deveremos voltar aos métodos dos antigos, que não deixam de ter suas vantagens: beber exclusivamente vinho, cerveja ou aguardentes :-)

Bernardo,

 

Garanto que esse é meu último post sobre esse assunto, já que tá ficando meio enfadonho e com muitas opiniões diferentes e, pra falar a verdade, equivocadas.

 

Eu citei a palavra epidemia pra exemplificar um risco maior, como a cólera, por exemplo. Mas é claro que não temos epidemia de cólera no Brasil há anos. O grande risco são as parasitoses intestinais e as diarréias agudas, tanto virais como bacterianas. E acredite, elas existem. Eu trato delas todos os dias.

 

Esses comentários sobre a qualidade da água mineral e dos filtros são sem pé nem cabeça. Estou falando de dados concretos, sobre pessoas doentes. Quem você acha que tem mais diarréia e verminose? quem toma água da torneira ou mineral e/ou filtrada? a resposta é bem óbvia. Dados de inmetro, de análises, são teóricos e facilmente manipulados. Os pacientes que eu vejo todos os dias são reais.

 

Trabalho em hospital particular e no hospital público, referência em doenças infecciosas aqui em Natal/RN. Então conheço os dois lados da moeda, quem toma água da torneira e quem não toma.

 

Pra finalizar, não estou afirmando que água mineral ou filtrada não oferece riscos, nem que a água de porto alegre, testada e aprovada pra consumo (aparentemente) está contaminada. Estou falando de pessoas doentes. Vou dizer de novo: A gente investe tanto nesse hobby caro que é o café, pra tomar com água da torneira? Na minha cabeça não entra. Mas cada um faz o que quer.

 

Valeu!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez Thiago. Parabéns pelo post. Todos tem opiniões e o importante é a gente saber do que estamos falando e num país que ainda tem muita precariedade e sabe-se la como sao as tubulacoes, rachaduras, etc. Creio ser prudente agua filtrada.

No mais vamos voltar ao tópico!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Thiago, sinto que toquei num assunto que lhe é muito caro, peço que me perdoe se fui inconveniente, mas não foi minha intenção discordar de sua colocação, muito bem embasada alias, além de prudente e consequente.

Simplesmente apresentar outras soluções, para outras realidades, mas sempre recomendando a utilização de filtros, onde prefiro a utilização destes ao da água mineral, para uso domiciliar, desde que consigo controlar a qualidade diretamente, além de ser mais barata e conveniente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Thiago, sinto que toquei num assunto que lhe é muito caro, peço que me perdoe se fui inconveniente, mas não foi minha intenção discordar de sua colocação, muito bem embasada alias, além de prudente e consequente.

Simplesmente apresentar outras soluções, para outras realidades, mas sempre recomendando a utilização de filtros, onde prefiro a utilização destes ao da água mineral, para uso domiciliar, desde que consigo controlar a qualidade diretamente, além de ser mais barata e conveniente.

Que é isso, Bernardo. Você não foi inconveniente de forma alguma. Não tem porque se desculpar. O fórum serve pra isso mesmo, pra todos exporem suas opiniões, sempre se respeitando. E é isso que acontece.

 

Eu que peço perdão se pareci exaltado ou ríspido demais. Tomei muito café hoje. Parece que meti o dedo numa tomada de 220v. rsrsrsrsrsrs.

 

Me alivia saber que você usa e recomenda os filtros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que também não pretendi desviar o foco. Na verdade, apenas quis explicar porque uso água da torneira em minha casa, e que não é uma questão de custo, e que me preocupo com a minha saúde e da minha mulher, por óbvio. O Thiago sabe muito melhor que eu que saúde pública é uma conjunção de fatores, sendo a água encanada e o saneamento apenas um deles (ainda que muito importante).

 

Voltando a questão do sabor, o encanamento, se de metal, tem forte influência no gosto da água. Onde trabalho, após o final de semana, na segunda-feira, quando creio que a água fique parada por mais tempo em encanamento local que abastece as caixas d'água do prédio, a água não serve nem pra enxaguar a boca após escovar os dentes, tamanho o gosto metálico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltemos ao tópico então,

 

Morei no Ceará por um tempo (há muito tempo, 16 anos pra ser exato) e lá a água encanada é muito salobra, então fico me perguntando como sairia um expresso nessa água. Da torneira ou filtrada, tanto faz, parece soro caseiro. rsrsrsrsrsrs.

 

Sem querer ser bairrista, mas a água de Natal não é assim. Pode ser suja, mas não tem gosto de sal.

 

Tem algum cearense no fórum? queria saber se a água lá ainda é assim. Fui em Fortaleza há pouco tempo, mas só tomei cerveja, café em restaurante (que sempre é ruim) e sucos. Nem lembro se tomei água mineral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem vai dar risada de tudo isso é o Leo, o nosso novo moderador!!!

Ae Leo vc inventou este topico entao explica ai po! Kkkk

Brincadeira hehe

Em Natal bebi tanta agua de coco que nem lembro de agua filtrada. Hehe

Era tao barata a agua de coco e muito doce!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehehehe.

 

Água de coco é bom mesmo.

 

Resultados de momento da enquete: água mineral ou filtrada = 88%. Parece a aprovação da Dilma "duchefe". rsrssrsrsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkkkkkkkkkk, quando eu parar de rir eu volto a postar, Ruston!!

 

Quando criei o tópico nao tinha a menor noção que ia criar essa polemica! Passei algumas gordinhas sem olha-lo e ao voltar me deparo com dezenas de posts!

 

A discussão sobre a saude está bem legal e interessante. Particularmente eu prefiro beber água filtrada mas já bebi da torneira durante anos e por sorte nao tive nada, rsrsrsrsrs.

 

A idéia é discutir eventuais alterações no sabor / aroma do café, pois alguns profissionais advogam em prol da água mineral, outros da filtrada, etc. Vi que alguns disseram perceber diferença então acho que é valido discutirmos essas diferenças já que, presumo eu, todos estão em busca da melhor xícara possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por exemplo:

 

Quais motivos levaram os cinco atuais votantes a usarem água mineral em suas maquinas?

 

Dos que usaram outro tipo de água, 5 nao notaram diferença e 6 notaram pouca ou muita diferença, um placar bem equilibrado, sendo que somente um disse notar grande diferença. Quais foram as mudanças? Mineral x filtrada? Torneira x filtrada? Torneira x mineral?

 

Outra coisa que me incomoda. Sempre há um sabor "familiar" nos meus Espressos que nao identifico nas cafeteiras. Esse sabor resiste mesmo após eu ter mudado os grãos por dezenas de vezes, mudado o moinho e a maquina, testado diferentes doses, etc. A única coisa que nao mudou em todo esse tempo é a água. É razoável achar que seja ela a responsável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por exemplo:

 

Quais motivos levaram os cinco atuais votantes a usarem água mineral em suas maquinas?

 

Dos que usaram outro tipo de água, 5 nao notaram diferença e 6 notaram pouca ou muita diferença, um placar bem equilibrado, sendo que somente um disse notar grande diferença. Quais foram as mudanças? Mineral x filtrada? Torneira x filtrada? Torneira x mineral?

A minha é mineral porque aqui em casa não tenho filtro. Tinha na outra, mas não botei nessa, nem lembro mais a razão.

 

Mas se alguém falar que a mineral vai lascar minha máquina eu compro um filtro amanhã! rsrsrsrsrsrs.

 

Suponho que uma água salobra, da que eu conhecia em Fortaleza, tanto filtrada como da torneira vá alterar o sabor do café sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...