Ir para conteúdo

Questões sobre a água do Espresso...


leonardopm

A água do seu Espresso...  

65 votos

  1. 1. Que tipo de água você utiliza na sua maquina de Espresso?

    • Agua mineral
      23
    • Água da torneira
      9
    • Água filtrada - carvão ativado
      33
    • Água purificada por ozônio, osmose reversa ou similar
      0
  2. 2. Voce já fez Espresso em sua maquina com mais de um tipo de água?

    • Nunca
      40
    • Sim e notei grande diferença
      2
    • Sim e notei uma pequena diferença
      10
    • Sim mas nao percebi diferença alguma
      13


Postagens recomendadas

Leo, porque não compra uma garrafa de mineral de 5 litros e faz um teste? Jeito melhor de descobrir não há.

 

Eu falei da água com gosto metálico de cano antes porque quando o pessoal do trabalho faz o Melitão na cafeteira o sabor horrível do cano quase que desaparece. Ou pelo menos troca-se um gosto ruim por outro, ou eles se somam! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui eu uso água mineral porque ainda não tenho filtro. Uso a do Carrefour mesmo, que tem pH 6,6, 111 mg/L de minerais totais e 12,8 mg/L de cálcio. O pH é bom que seja o mais neutro possível p/ evitar a corrosão, teor de cálcio baixo p/ evitar calcificação. Quanto às outras características, foi a água mais dentro das Recomendações do Ensei que consegui achar.

Mas uma vez já usei água da torneira, sem filtragem, e não percebi diferença, tanto no expresso como na Aeropress.

Por exemplo:

Quais motivos levaram os cinco atuais votantes a usarem água mineral em suas maquinas?

Dos que usaram outro tipo de água, 5 nao notaram diferença e 6 notaram pouca ou muita diferença, um placar bem equilibrado, sendo que somente um disse notar grande diferença. Quais foram as mudanças? Mineral x filtrada? Torneira x filtrada? Torneira x mineral?

Outra coisa que me incomoda. Sempre há um sabor "familiar" nos meus Espressos que nao identifico nas cafeteiras. Esse sabor resiste mesmo após eu ter mudado os grãos por dezenas de vezes, mudado o moinho e a maquina, testado diferentes doses, etc. A única coisa que nao mudou em todo esse tempo é a água. É razoável achar que seja ela a responsável?

Em se tratando da Gaggia, com certeza. Aqui percebo quando tiro somente água quente da máquina, que adiciona um gosto forte na água, até um pouco desagradável.

Experimente tirar uma xícara de água quente da máquina, deixe esfriar, e prove.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Amigos (as),

 

Dúvidas de principiante ... Devo tirar uns 2 espressos pela manhã e 2 no início da noite.

 

a) Deve colocar água no recipiente da máquina até o máximo?

B) Se sim, posso deixá-la até o outro dia? Acrescentando, naturalmente, quando for acabar?

 

Obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos (as),

 

Dúvidas de principiante ... Devo tirar uns 2 espressos pela manhã e 2 no início da noite.

 

a) Deve colocar água no recipiente da máquina até o máximo?

B) Se sim, posso deixá-la até o outro dia? Acrescentando, naturalmente, quando for acabar?

 

Obrigado,

 

Não vejo problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Tenho um conhecido que trabalha na Companhia Riograndense de Saneamento que me explicou que a legislação exige que exista um índice mínimo de cloro residual na água que sai na ponta da linha por causa justamente do uso de caixas d'água. Como a limpeza destas geralmente e precária e não raro contaminação acontece ali, a solução é sempre ter um pouquinho de cloro residual em nome da saúde pública.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Por um acaso, eu tenho uma empresa numa incubadora de empresas aqui em Ribeirão Preto que fabrica deionizadores de água por troca iônica. Uma coisa posso dizer da água, ela varia muito de qualidade mesmo em regiões próximas. Por exemplo, onde eu estou a condutividade da água de abastecimento é de 70 uS/cm e em Sertãozinho, 15 min de onde estou é de 320 uS/cm, ou seja, quase 5 vezes a quantidade de sais. Um filtro interessante de se usar seria um filtro de troca catiônica em sua forma sódica, daí trocaria íons cálcio e outros por íons sódio, não teríamos que descalcificar nunca. Filtros de celulose são bons para tirar partículas sólidas, e filtros de carvão tiram matéria orgânica (como óleos e gorduras, compostos não iônicos).

Eu não usaria água mineral na cafeteira sem filtrá-la porque não se sabe que sais ela contêm.

Depois, se você usar água mineral sem hipoclorito de sódio (cloro) você tem uma probabilidade muito maior de criar bactérias e fungos no seu reservatório, então é melhor trocar a água com maior frequência.

No caso de quem mora em locais onde a água de abastecimento é muito salobra, eu usaria um deionizador (ou desmineralizador/dessalinizador, é tudo a mesma coisa), seja por osmose reversa, troca iônica, etc. Água destilada é um crime com o meio ambiente, pois gasta muita água e energia elétrica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João , excelente ter alguém que entende das qualidades fisico quimicas da agua , mas , sugerir um :

 

Um filtro interessante de se usar seria um filtro de troca catiônica em sua forma sódica, daí trocaria íons cálcio e outros por íons sódio, não teríamos que descalcificar nunca. 

 

Não resolve o problema de ninguém , na verdade quem não tem uma formação muito especifica nao vai entender o que é uma troca catiônica.

 

Seu conhecimento é muito bem vindo vc poderia criar um topico sobre filtros (ou usar um que já exista) e listar marcas e modelos de filtros com prós e contras e suas indicações.

Dentro da minha experiência , filtros de troca iônica são grandes demais para minha casa , equipamentos de osmose idem, fora do ambiente industrial não vejo como usar eles, mas , eu estou desatualizado.

Eu moro no Rio , onde a agua é muito mole , mas , tem muuuito cloro , qual marca e modelo comprar , claro que caiba dentro de minha cozinha , sua opinião especializada será muito bem vinda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...