Ir para conteúdo

Mimoso meio frouxo e com moagem incosistentei.


KeroCafé

Postagens recomendadas

Salve, galera. Depois de muitas pesquisas comprei meu primeiro moedor, que é um Mimoso Nº2. Não tenho muita referência no sentido de como uma moagem deve ser, mas tenho a impressão de que a moagem do meu Mimoso está muito inconsistente. Acabei de moer 15g e vi claramente essa discrepância no tamanho das partículas. Além disso, ele também é meio frouxo na manivela, o que não tenho certeza se é normal. Por isso, venho aqui pedir ajuda aos amigos que saibam alguma coisa sobre esse tipo de moedor. É normal acontecer isso ou dei azar e comprei um exemplar (NOVO, comprei no site) mal acabado? Há algo que eu possa fazer pra melhorar o desempenho dele, como desmontar e dar um melhor acabamento nas peças? Também vi gente falando que extrai até espresso nele e que a qualidade da moagem também é muito superior aos de lâminas, por isso toda essa minha desconfiança....

Abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele é um moedor bem rústico, com folgas relativamente grandes no projeto. Esse jogo na manivela é normal. Ele é melhor que um moedor de lâminas, mas não vai ser como moedores com tolerâncias precisas e mós usinadas. Dá pra tirar espresso porque quando você aproxima as mós acaba diminuindo esse jogo, quanto menor a granulometria mais consistente ele vai ser.

 

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Luke S disse:

Ele é um moedor bem rústico, com folgas relativamente grandes no projeto. Esse jogo na manivela é normal. Ele é melhor que um moedor de lâminas, mas não vai ser como moedores com tolerâncias precisas e mós usinadas. Dá pra tirar espresso porque quando você aproxima as mós acaba diminuindo esse jogo, quanto menor a granulometria mais consistente ele vai ser.

 

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk

 

 

 

 

Entendi! Agradeço o esclarecimento. Vou continuar usando ele até chegar num nível que justifique a compra de um manual melhor, pois os elétricos decentes são fora da minha realidade, rs. Será que vale a pena moer mais fino nele (gosto de coados, melitta por enquanto) e tentar extrair mais rápido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma possibilidade, teste mais fino, com menos ataques de água ou mais grosso despejando mais devagar e compare pra ver o que te agrada mais.

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente é isso aí mesmo, cara. Pra alguns métodos de imersão é até possível alcançar uma extração aceitável, mas pra percolação e espresso é sofrido usar esse moedor aí.

Se você morar perto de alguma cafeteria, minha recomendação é pegar seu café pra semana moído e juntar grana para um moedor de entrada manual e competente. Atualmente esse moedor é o Timemore C2, que sai em torno dos R$400 importando via Aliexpress.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/10/2020 at 13:40, KeroCafé disse:

Salve, galera. Depois de muitas pesquisas comprei meu primeiro moedor, que é um Mimoso Nº2. Não tenho muita referência no sentido de como uma moagem deve ser, mas tenho a impressão de que a moagem do meu Mimoso está muito inconsistente. Acabei de moer 15g e vi claramente essa discrepância no tamanho das partículas. Além disso, ele também é meio frouxo na manivela, o que não tenho certeza se é normal. Por isso, venho aqui pedir ajuda aos amigos que saibam alguma coisa sobre esse tipo de moedor. É normal acontecer isso ou dei azar e comprei um exemplar (NOVO, comprei no site) mal acabado? Há algo que eu possa fazer pra melhorar o desempenho dele, como desmontar e dar um melhor acabamento nas peças? Também vi gente falando que extrai até espresso nele e que a qualidade da moagem também é muito superior aos de lâminas, por isso toda essa minha desconfiança....

Abçs

Meu caro, bom dia. Comprei um Botini #3. Grande, pesado. Fica preso a minha estante da sala. Faz decoração e faz café....  Eu nunca tive moedor de lamina, apenas observo em videos o quanto sao inconsistentes e barulhentos...  Os chamados "bons" moedores não usam laminas de qualquer maneira mas custam de 1200 pra cima se nao me engano...   Um investimento na minha opiniao so justificavel pra uma cafeteria, ou pra quem curte muito o "hobby cafe" e tem sobrando pra investir,,, nesse caso, go ahead !!

Pra eu gastar dinheiro sempre meço a relação custo benefício, e no caso de investir 1200-2000 num moedor, gostaria de ter muita certeza de em quantos "%" essa "ultra precisão" na moagem se traduziria numa bebida mais saborosa, onde o consumidor final seria apenas  eu mesmo, uma unica dose por vez !!!

Ja assisti videos aqui de expressos aparentemente perfeitos feitos no "mimoso" (comprei o Botini, que é igual). Campeonatos mundiais de aeropress são feitos com moedores manuais de manivela que custam 150 a 200 dolares apenas !!!  Faço aqui em casa expressos em filtro pressurizado com crema (C08), Moka, Aeropress, Paninho, Melita... A bebida que ele produz, é pro MEU PALADAR, mais saborosa do que das cafeterias (que usam filtros/moedores profissionais)... ja que em casa posso customizar tudo (temperatura de agua, tempo de extração, moagem, etc..) a meu gosto!

Enfim,, vc comprou a ferramenta... Agora estude-a, experimente diferentes gramaturas !!  O meu tambem tem folga na manivela, e quem tentou corrigi-la introduzindo rolamentos com um torneiro mecanico, acabou se arrependendo, ja que o proprio volume do grao de cafe, "estabiliza" e compensa essa folga durante a moagem. Abaixo, foto de uma moagem grossa pra prensa ( cerca de 3/4 liberados do aperto maximo ), que fica legal na foto mas é completamente desnecessaria... aprendi na pratica...   e depois tem outra que virou moagem padrao pra moka/prensa/aeropress/coador. Uso apenas duas moagens: uma pra expresso/cold crew,,, e outra pra todo o resto...

https://www.instagram.com/p/CEzMT9VFb_F/
https://www.instagram.com/p/CFzvx71FkBZ/

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também tenho um Mimoso no. 2 e pretendo ficar com ele até me atrever a subir um degrau bem alto. Não acho a moagem dele excessivamente inconsistente. Caso troque o moedor, precisarei trocar também a máquina. Inviável por enquanto. 

O Mimoso me atende satisfatoriamente. O principal motivo para não trocar por outro moedor manual que seja mais preciso é a velocidade de moagem. Não me serve ter um moedor que demora minutos para moer café para UM expresso. Tenho mais pessoas para servir em casa, fora as visitas. E todo mundo elogia o café aqui - invisto na escolha dos grãos selecionados e com torras recentes.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...