Ir para conteúdo

Quando um brasileiro aparece no canal do James Hoffman!


rafafes

Postagens recomendadas

E aí, pessoal! 

Pra quem segue ou minimamente conhece um pouco do Sr.Hoffman, dá pra saber de cara que ele é um cara visionário na maneira de pensar o café, toda a atitude dele e do próprio canal voltada para fora da curva de commodities e grandes empresas, sempre ajudando a desenhar e pautar a quarta onda do café.

Desde testes minuciosos com receitas e produtos, até posicionamentos pessoais acerca do empreendedorismo no café especial, o que cada dia me fazia gostar mais de assistir o cara (fora o tom de voz leve, retórica e afins) sempre foi um certo pensamento de dar visibilidade a pequenos empreendedores e criadores de conteúdo, o que nesse ano de 2021 culminou com ele abrindo espaço do próprio canal para 7 pessoas falarem sobre algum assunto relacionado a café, e nenhum até agora abraçou o senso comum, todos nos acrescentam algo a pensar! Demais né?

Desde o primeiro vídeo acerca do dever moral de cada país produtor descolonizar (forte né, é isso mesmo) o café (no caso do vídeo, na Índia), até a cultura do espresso na Turquia aliada à crise de imigrantes da Síria, hoje 26/02/2021 um brasileiro, Rodrigo Torii, ganhou espaço para falar sobre a produção amazônica de Robusta Especial! É o terceiro vídeo da série; tem saído um por semana e os assuntos são muito legais, levantando muito o pensamento sobre como países subdesenvolvidos se encaixam no mercado, ganhando visibilidade mundial não só como produtores, mas como consumidores e empreendedores no café especial. Político e necessário! 

Eaí, já tomaram um conillon ou robusta especial? Conhecem a Fazenda Venturim? Sabem do beneficiamento pós-torra dos canephora? 
 

 

  • Curtir 8
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou fã de carteirinha do James. Inicialmente fui atraído pelo conteúdo técnico, embasado e bem produzido. Mas virei fã mesmo por toda atitude e responsabilidade dele em pautar questões para além do consumo de cafés especiais em si. 

Essa série está incrível, tocando em muitos pontos sensíveis desse mercado de café numa escala global. Eu sabia que o Brasil não iria faltar na série, mas tava curioso para saber quem seria o criador convidado. Acredito que foi um ótima escolha e um ótimo tema também. A galera inclusive tá chamando o Rodrigo de James Hoffmann brasileiro :D

Sobre o consumo de robusta especial: ainda não tive a oportunidade. Porém recentemente algumas torrefações que eu costumo comprar café começaram a incluir essa espécie. Com certeza experimentarei em breve. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passeando em Londres no fim de janeiro de 2020, entramos em uma cafeteria e pedimos dois espressos. Não gostamos. Fui perguntar qual era o café e o barista disse que era um Robusta. A cafeteria era chique, tinha vários outros cafés expostos, mas o robusta servido no espresso realmente não nos agradou. Muito amargo, achamos.

Agora estou curioso para experimentar outros, para tirar a impressão que robusta é pior. Mesmo que... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto bastante do James também! Conheci não há muito tempo, mas já vi bastante coisa produzida por ele. Realmente, bem fora da curva, desde a produção do canal e capacidade retórica ao conteúdo em si, bem diferenciado. Estou acompanhando essa série nova. Por sinal, assisti o vídeo do Canephora ontem. Muito massa.

Já tomei o conilon da venturim, torrado pela Foster. Ganhei de presente de um amigo, o qual, inclusive, ficou até triste quando descobriu que o café não era arábica (haha, ele tá iniciando no hobby ainda). Mas foi bem legal a experiência, apesar de achar que essa leva específica que tomei não estava tão diferenciada. Não sei se pela safra ou pela torra em si. Mas é aquela, nunca tinha tomado conilon especial e na real não sabia o que esperar. Ainda tenho dele em casa e quando chegar de viagem farei novamente, agora moído no bravito, hehe.

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/02/2021 at 16:49, rafafes disse:

 
Eaí, já tomaram um conillon ou robusta especial? Conhecem a Fazenda Venturim? Sabem do beneficiamento pós-torra dos canephora? 

 

Olá!

Comprei um pacote deles. Primeira coisa que me chamou a atenção foi o atendimento, contato por Whatsapp por iniciativa do vendedor e informação sobre o encaminhamento da encomenda.

Quanto ao café em si, não tive tempo de testar em vários métodos, mas gostei muito do resultado no coador de pano.

Para quem desdenha por ser robusta, eu faria uma comparação com vinhos. O tinto é o nobre por excelência e há quem torça o nariz para o rosé. Mas existem tintos ruins, assim como existem rosés bons.

O que não dá é querer encontrar em um bom robusta o sabor de um bom arábica; aí não tem como mesmo.

Em resumo: satisfeito com a compra e quero repetir a dose.

Saudações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
14 hours ago, Marcelo Menezes Barista said:

Muito top o vídeo. Tb sigo o Hoffmann a um tempo e os vídeos deles são excelente.

Estou a procura de um Conilon especial aqui no RJ

Eu conheço o pessoal da Fuzz Cafés que trabalham com conilon especial

https://www.fuzzcafes.com.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, davi_mendes disse:

Eu conheço o pessoal da Fuzz Cafés que trabalham com conilon especial

https://www.fuzzcafes.com.br/

Upa show. Não sabia q os Fosters estavam trabalhando com conilon...
Valeu pela dica.

Já experimentou? Oq Achou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não experimentei, Marcelo! Atualmente já estou com uma assinatura de café então acabo pegando vários no mesmo frete. Pagar outro frete já ia pesar pra mim.

Mas tb sou bastante curioso sobre esse conilon especial!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 26/02/2021 at 16:49, rafafes disse:


 Eaí, já tomaram um conillon ou robusta especial? Conhecem a Fazenda Venturim? Sabem do beneficiamento pós-torra dos canephora? 
 

 

Encomendei hoje um Vêneto da Venturim, que foi torrado ontem.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Há um tempo comprei, no supermercado, um pacote do 3 Corações Tribos, um 100% Robusta Amazônico, microlote cultivado por indígenas de Rondônia.

Não gostei. Descontem a minha rinite, mas parece-me que misturaram seringueira no café. 

Farei bem diluído para ver se fica melhor. Como sempre tenho cafés especiais em casa, fechei esse pacote em um pote mais ou menos hermético e deixei no cantinho do café. Pensei até em dar para alguém, mas acho que meus parentes e amigos não vão gostar...

https://www.cafe3coracoes.com.br/nossos-produtos/cafes-raros-premiados/projetos-sociais/tribos/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...