Ir para conteúdo

Um café razoável para viagens de moto


Ivan Nazarenko

Postagens recomendadas

Para viagens de moto a lugares ermos, em que passamos um (ou vários) dias em estradas de chão, existe algum jeito altamente portátil (espaço de bagagem de moto é tão restrito como bagagem de alpinismo) de se fazer um café legal?  Até porque mesmo em paradas de posto no interiorzão o único café que vc encontra é um chá de riado com açúcar.

Água normalmente a gente tem. Mas o resto:

  • como aquecer a água;
  • como acondicionar o café, e em que forma (imagino que moído mesmo, mas um moedor manual seria viável se pequeno);
  • como fazer o café...

são todos pontos em aberto. Alguém tem sugestões? Uma vez por ano, excetuando anos de pandemia, fazemos viagens de duas ou três semanas direto na estrada. Um café legal faz falta!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente o top de portabilidade é a aeropress. Ela tem uma versão menor e bem portátil, a aeropress go, que é focada em portabilidade.

AeroPress-Original-set-red-800x800.jpg

https://www.google.com/search?q=aeropress

Saiu ontem no canal do James Hoffman uma cafeteira em forma de cachimbo também. Mas aí o chato é importar. A aeropress vc encontra aqui com facilidade.

bripe-river500.jpg

https://briping.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o amigo aí em cima sugeriu, vai de aeropress, compra um moedor que caiba dentro do êmbolo, se não me engano o Porlex cabe.. dai você leva o café em grãos. Pode utilizar um rabo quente (como a gente chama aqui no sul) que é aquelas resistências que aquece água.

 

se quiser levar ele moído mesmo, a aeropress go é mais portátil ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você é um cara que gosta de um café passado tradicional, sempre tem aqueles V60 de plástico/acrílico, você pode passar em uma térmica e deu.... só vai precisar de mais espaço pro filtro, além do fato do despejo da água que fica prejudicado por não se ter controle do fluxo da água se não tiver uma Goose.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu adaptaria uma biela automotiva na saída da tubagem do escapamento e faria uma mini base para colocar uma moka bialetti.

Apenas.

O escapamento aquece passivamente a mini base e vc terá um fogão de indução para uma moka ou mini chaleira.

Qualquer coisa me liga que te ensino.

34- 99937-1222 

 

Ricardo Gobbi da Silveira
Embaixador do CDC
Venda de máquinas, moedores e torradores de café usados.
WhatsApp: 34-99937-1222
Instagram: @gobbidasilveira

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Alguém já experimentou esse equipamento "tudo em um"?

Copo moedor elétrico recarregável e coador Imaginarium - R$ 299,90

Se for bom, parece atender a mobilidade que o @Ivan Nazarenko procura.

 

6 horas atrás, Fogo ruivo disse:

Eu adaptaria uma biela automotiva na saída da tubagem do escapamento e faria uma mini base para colocar uma moka bialetti.

Apenas.

O escapamento aquece passivamente a mini base e vc terá um fogão de indução para uma moka ou mini chaleira.

@Fogo ruivo, tem foto?

 

Saudações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas, galera.

Seguindo o link do @valacomum , uma coisa segue outra e cheguei num conjuntinho maneiro: cafflano

E tem também a opção do aeropress e moedor associado como o @davi_mendes sugeriu. A comparação com o imaginarium (cópia do cafflano) está aqui: https://www.youtube.com/watch?v=imngRrdL7tQ

Sobre aquecer água, não creio que o sistema elétrico de motos suporte um rabo quente, como o @Raymon Pizzoni sugeriu. E não sou tão desapegado  a ponto de fazer uma gambiarra nos coletores de inox da minha moto, como sugeriu o @Fogo ruivo. Então será na base de aquecimento por queima; ainda falta decidir qual. Povo de camping / alpinismo tem uns breguetes legais.

Quando eu fechar postarei a solução aqui; se der com fotos de uso.

Valeu galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Ivan Nazarenko disse:

Obrigado pelas respostas, galera.

Seguindo o link do @valacomum , uma coisa segue outra e cheguei num conjuntinho maneiro: cafflano

E tem também a opção do aeropress e moedor associado como o @davi_mendes sugeriu. A comparação com o imaginarium (cópia do cafflano) está aqui: https://www.youtube.com/watch?v=imngRrdL7tQ

Sobre aquecer água, não creio que o sistema elétrico de motos suporte um rabo quente, como o @Raymon Pizzoni sugeriu. E não sou tão desapegado  a ponto de fazer uma gambiarra nos coletores de inox da minha moto, como sugeriu o @Fogo ruivo. Então será na base de aquecimento por queima; ainda falta decidir qual. Povo de camping / alpinismo tem uns breguetes legais.

Quando eu fechar postarei a solução aqui; se der com fotos de uso.

Valeu galera.

Não é gambiarra.... Mas enfim...

Então compre um mini fogareiro da náutika juntamente com o mini botijão de gás butano de 230 gramas e seja feliz.... Não há nada que o supere.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

Em 25/03/2021 at 17:54, valacomum disse:

 

Em 25/03/2021 at 20:27, Ivan Nazarenko disse:

uma coisa segue outra e cheguei num conjuntinho maneiro: cafflano

 

@Ivan Nazarenko, esse da Cafflano também parece interessante. Observou que ele é manual, enquanto que o da Imaginarium é elétrico, certo? Não que um seja necessariamente melhor do que o outro, claro.

Saudações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/03/2021 at 11:18, Fogo ruivo disse:

Eu adaptaria uma biela automotiva na saída da tubagem do escapamento e faria uma mini base para colocar uma moka bialetti.

Apenas.

O escapamento aquece passivamente a mini base e vc terá um fogão de indução para uma moka ou mini chaleira.

Qualquer coisa me liga que te ensino.

34- 99937-1222 

 

Ricardo Gobbi da Silveira
Embaixador do CDC
Venda de máquinas, moedores e torradores de café usados.
WhatsApp: 34-99937-1222
Instagram: @gobbidasilveira

Muito interessante , a ideia é muito boa! uma personalização que com certeza me representaria. fiquei muito curioso! me libertou um monte de ideias, e pq não fazer em uma carro no painel? usando a agua quente do motor que já vem para o painel por conta do ar quente? .

você já viu ou fez algo do tipo Ricardo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, danilotoda disse:

Muito interessante , a ideia é muito boa! uma personalização que com certeza me representaria. fiquei muito curioso! me libertou um monte de ideias, e pq não fazer em uma carro no painel? usando a agua quente do motor que já vem para o painel por conta do ar quente? .

você já viu ou fez algo do tipo Ricardo?

Boa tarde,

Não, eu nunca fiz, mas tenho o projeto para quem precisar, no caso para moto ou para o motor do carro com capô aberto. Qualquer coisa é só me chamar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ivan Nazarenko Além da Aeropress, um esquema bem legal é a Presse da Bobble. É mais pesada que a Aeropress, mas ainda mais prática que ela. Recomendo fortemente.

Moedor vai ser um desses manuais menores.. Porlex Mini... Se quiser/puder gastar mais, o Comandante é extremamente portátil e tem uma qualidade de moagem das melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/03/2021 at 11:18, Fogo ruivo disse:

Eu adaptaria uma biela automotiva na saída da tubagem do escapamento e faria uma mini base para colocar uma moka bialetti.

Apenas.

O escapamento aquece passivamente a mini base e vc terá um fogão de indução para uma moka ou mini chaleira.

Qualquer coisa me liga que te ensino.

34- 99937-1222 

 

Ricardo Gobbi da Silveira
Embaixador do CDC
Venda de máquinas, moedores e torradores de café usados.
WhatsApp: 34-99937-1222
Instagram: @gobbidasilveira

acho que é condução aí... Mas não, né, Fogo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso.

5 horas atrás, Carneiro disse:

acho que é condução aí... Mas não, né, Fogo!

Isso. Condução. Funciona bem carneiro... Um brother meu tinha em uma CG 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/04/2021 at 14:04, Fogo ruivo disse:

Boa tarde,

Não, eu nunca fiz, mas tenho o projeto para quem precisar, no caso para moto ou para o motor do carro com capô aberto. Qualquer coisa é só me chamar.

Se puder compartilhar comigo serei muito grato!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas, galera.
Seguindo o link do [mention=421]valacomum[/mention] , uma coisa segue outra e cheguei num conjuntinho maneiro: cafflano
E tem também a opção do aeropress e moedor associado como o [mention=12889]davi_mendes[/mention] sugeriu. A comparação com o imaginarium (cópia do cafflano) está aqui:

Sobre aquecer água, não creio que o sistema elétrico de motos suporte um rabo quente, como o [mention=12247]Raymon Pizzoni[/mention] sugeriu. E não sou tão desapegado  a ponto de fazer uma gambiarra nos coletores de inox da minha moto, como sugeriu o [mention=53]Fogo ruivo[/mention]. Então será na base de aquecimento por queima; ainda falta decidir qual. Povo de camping / alpinismo tem uns breguetes legais.
Quando eu fechar postarei a solução aqui; se der com fotos de uso.
Valeu galera.
Rapaz, acho que a melhor alternativa seria ter um pequeno botijão desses de acampamento, uma cafeteira italiana média e um moedor portátil. O Caflano vc teria que ter ainda um recipiente para aquecer a água separado, assim como Aeropress ou qualquer outro método que dependa de despejar a água sobre o café.

Sobre a gambiarra sugerida na moto, como piloto desde 2006 e com a adolescência e a vida adulta passando bastante tempo na oficina mecânica do meu pai, não recomendo. Escapamento de moto não foi feito para aquecer cafeteira [emoji23][emoji23][emoji23]

Enviado de meu MI 8 Lite usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, danilotoda disse:

Se puder compartilhar comigo serei muito grato!

Danilo.... Não é bem uma gambiarra.... É só fazer bem feitinho. Digamos que seja uma adaptação, como milhares de adaptações mundo a fora.

rs rs ...

São soluções ecologicamente corretas, com uso consciente de energia. Toda e qualquer energia que puder aproveitar é válido.

É claro que escapes automotivos em geral não são feitos pra isso, mas podem ser utilizados de forma consciente.

Caminhoneiros a anos usam o cano de escape dos caminhões para anexar serpentina e ter água fervente em bujões em seus caminhões, bem como tomar banho.

Veja esse exemplo para ele ter água fervente pra café.

Alguns donos de motorhomes coletam a energia dissipada dos coletores de escape para manter caixas d'água de inox com água quente para banho. 

Caminhoneiros usam uma base de aço em cima dos escapes e de turbinas para assar costelas inteiras enquanto viajam. Após 10 horas de viagem, a carne está pronta para os jantares deles. Possui milhares de vídeos no YouTube.

Coletar energia dissipada de um escape de moto ou qualquer outro meio de locomoção é perfeitamente possível, prático, econômico e não oferece nenhum risco ao usuário... Principalmente para se fazer um simples café.

Caso se interesse, basta ir a um lugar que trabalhe com metais e elaborar uma mini base com grampo em aço para anexar a um coletor quando precisar. Terminou de usar, tira. Terás um belo micro fogaozinho de condução térmica. Para um simples café em uma mini moka dá e sobra.

 

Um exemplo do que falo.

 

Um grande abraço e espero ter contribuído com exemplos que encontram-se aos montes nas redes sociais.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...