Ir para conteúdo

Quanto tempo devemos esperar pra consumir o café após a torra...


Del Rei

Postagens recomendadas

Olá, pessoal.

Tentei buscar essa informação por aqui, e até achei algumas pessoas comentando, mas são informações espalhadas em tópicos de assuntos diferentes (torra doméstica, equipamentos de torra, etc). Se houver um tópico já criado pra esse assunto, peço desculpas e podem excluir este.

Li algumas informações na internet, em geral, e achei respostas bem variadas. Vi gente dizendo que não espera nada, e gente dizendo precisa de umas 2 semana (algo relacionado à liberação de gases).

Acaba que eu sempre compro grãos pela internet e peço aos fabricantes que mandem com a torra mais recente possível. Até porque algumas vezes demora pra chegar, e eu sempre quis consumir os grãos com no máximo 20 dias de torra.

Curiosamente, recentemente acabei tomando menos café, e sobraram umas 20 gramas de um grão aqui.... Quando fui tomar novamente, estava com +/- 1 mês de torra, e pra minha surpresa, ficou mais agradável do que antes. E acho difícil ser variação do preparo, porque uso balança pra pesagem dos grãos e do café extraído, tamper do tipo "leveler" que sempre faz a mesma compactação. E como era o mesmo grão que já vinha usando, não alterei o nível da moagem. Então a variável mais evidente é o próprio grão ao longo do tempo.

Acho que esse tempo de espera talvez acabe variando de acordo com o tipo de grão e, ainda, até com o gosto pessoal de cada um. Mas... Na experiência de vocês, qual a média de tempo que vocês consideram o ideal para consumo após a torra?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente acredito que não há uma regra. O melhor a se fazer é seguir a recomendação da torrefação, já que eles (provavelmente) conhecem bem o café e a torra.

No geral eu tento esperar no mínimo 5-7 dias, que a recomendação da maioria das torrefações para filtrados. Já para espresso é pelo menos o dobro do tempo.

Esse lance de café descansado por 1 ou 2 meses eu acho que acaba dependendo muito do grão em si e do trabalho da torrefação. O La Cabra, por exemplo, recomenda para alguns cafés bem especias (tipo os da Gesha Village) que se experimente eles com bastante tempo de descanso, pois abre novos sabores e nuances. Mas no geral, aqui nos cafés brasileiros, eu percebo que eles atingem o seu auge entre a 2ª e 4ª semana de torra. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Diego

Na minha opinião dá pra tomar o café na primeira semana, mas ele fica meio esquisito e difícil de extrair.

Em geral acho que o café fica no auge entre o início da segunda e final da quarta semana, e até o final do segundo mês é tranquilo de beber. Depois decai bastante

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10-15 dias de torra noto o café bem "nebuloso" na xícara, sem muita clareza, e difícil de extrair. A maioria das minhas extrações são na aeropress, então acho que fica mais difícil ainda de tirar um bom café, por conta da infusão. Notei que uma moagem um pouco mais grossa e pré-infusão ajudam muito nesse período. Mas, de fato, o auge só vem depois do tempo mencionado...

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk



Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho que na 1a semana fica difícil de ajustar a extração, você acerta alguns e erra outros. Mas mesmo a maioria dos cafés que testei, o sabor não fica 100% com todas as características. Dá 2a até a 4a fica mais fácil de ajustar e as características me parecem ficar no auge. Mas tem algumas exceções, que com torra de 3 dias, ficaram muito bons e não precisei brigar na extração.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
Em 29/03/2021 at 14:03, Del Rei disse:

Obrigado, pessoal.
É... Então, parece que é mais ou menos um posicionamento da maioria - geralmente entre a 2ª e 4ª semana. De fato, esse negócio de querer torra extremamente fresca não faz muito sentido.....

Olá.

Acho que faz sentido para controlar em casa a qualidade do café. Eu tenho recebido cafés torrados no mesmo dia. No dia seguinte já começo a beber como espresso. Com o tempo, vai se desenvolvendo. Quando passa de 30 dias, testo como café passado.

Meu equipamento é simples, por isso não fico muito exigente com minhas extrações. Se o café ficou gostoso, tudo bem. Se apareceu alguma característica muito marcante, mudo alguma coisa no prepara para testar o resultado.

Mas é isso mesmo. Cada café tem um tempo melhor. A gente, se puder, vai aprendendo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende do café e principalmente da torra. E se a torrefação não fez a sacanagem de deixar aberto por uns dias antes de embalar... pode ser na melhor das intenções mas não curto.

Eu costumo provar a partir do 5o dia mas a maioria melhora depois.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Carneiro disse:

... e principalmente da torra. ...

Exatamente! Torras curtas com torrador de leito fluidizado já são ótimas com um dia pós torra e apagadas com 7-10 dias. Tem vários exemplos de participantes de campeonatos (Patrik Rolf da April...) que torraram o café na noite anterior e ganharam com esse café. O outro extremo são torras lentas de grão denso de altitude que podem chegar no auge em 1-2 meses.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...