Thiago Vale Postado 28 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 28 Novembro 2012 Olá, Alguém tem experiência no método de café gelado? Procurei aqui no fórum e não achei nada. Vi que tem o toddy, tem o da hario. Não sei se tem outros. E ele fica na geladeira por 8 horas e tal. Falei besteira ou é isso mesmo? Alguém já experimentou? Como sempre acordo apressado de manhã, fica difícil esperar aquecer a gaggia. Esse já estaria pronto pra tomar. Abraços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Juliano dalmagro Postado 28 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 28 Novembro 2012 Pelo que lembro são 12 horas, nunca provei. Certa vez li o manual neste link: http://www.flavors.com.br/flavors/portugues/newsletter_popup.php?idNewsletter=160 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Goulart Postado 28 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 28 Novembro 2012 Thiago, já pensou em fazer café coado pela manhã? Bruno. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 28 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 28 Novembro 2012 Um timer para a Gaggia? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 28 Novembro 2012 Autor Denunciar Share Postado 28 Novembro 2012 Thiago, já pensou em fazer café coado pela manhã? Bruno. Pois é, Bruno. Muitas vezes eu faço, mas o gelado já estaria pronto. Pareço muito preguiçoso? rsrsrsrsrs. Só pego no tranco depois das nove. Um timer para a Gaggia? Ana, já procurei aqui, mas minha gaggia veio com aquela tomada de 20A, e os timers que achei são pra 10A. Como sou analfabeto em elétrica, resolvi não arriscar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 28 Novembro 2012 Autor Denunciar Share Postado 28 Novembro 2012 Pessoal, esqueçam minha pressa pela manhã! rsrsrsrsrsrsrs. Queria saber mais sobre o método de café gelado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Goulart Postado 28 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 28 Novembro 2012 Hahahahahahah Pareceu meio preguiçoso sim Thiago, não conheço bem o método, provei uma vez, não curti muito, não cheguei a fazer, bebi na rua, na Cafuné na Barra, mas o barista que o fazia não trabalha mais lá. Tem algumas informações na internet, se não me engano o Leo Moço publicou algo em seu antigo blog café do moço, se estou certo ele também usou o método na composição de um drink na copa barista, no ano passado. Bruno. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 28 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 28 Novembro 2012 Extração a frio é uma coisa (normalmente moagem mais grossa, concentração alta e 12-24 horas). Esse concentrado o pessoal usa diluindo em água quente ou gelada. Fiz uma vez com a prensa mesmo, a acidez ficou bem mais baixa, fica diferente. Também é possível coar o café com água quente, mais concentrado e caindo direto no gelo. Márcio. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 28 Novembro 2012 Autor Denunciar Share Postado 28 Novembro 2012 Márcio, O toddy é extração a frio mesmo, certo? assim como o da hario? Vi alguns tutoriais, mas a maioria deixa as 12h ou 24h a água em contato com o pó. Não fica amargo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 29 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 29 Novembro 2012 Márcio, Vi alguns tutoriais, mas a maioria deixa as 12h ou 24h a água em contato com o pó. Não fica amargo? Provavelmente nao pois a maior parte dos compostos responsáveis pelo amargor (entre eles a cafeína) é extraído por meio do calor. A infusão com água fria, a despeito de tempo longo, provavelmente nao será capaz de extrair essas substancias em grande quantidade. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 29 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 29 Novembro 2012 Extração a frio é uma coisa (normalmente moagem mais grossa, concentração alta e 12-24 horas). Esse concentrado o pessoal usa diluindo em água quente ou gelada. Fiz uma vez com a prensa mesmo, a acidez ficou bem mais baixa, fica diferente. Também é possível coar o café com água quente, mais concentrado e caindo direto no gelo. Márcio. Hum, isso me remete a uma outra idéia que talvez funcione. Extração a frio na Aeropress. A vantagem é que por ser uma extração sob pressão teoricamente podemos diminuir o tempo de infusão na água. Talvez com umas 2 ou 3 horas já dê algum resultado bebível. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 29 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 29 Novembro 2012 Eu tenho impressão ter visto em algum lugar algo tipo descrevo a seguir: Você passava o café coado quente por um filtro com gêlo para esfria-lo, era algo feito para gelar o café mesmo, era de alguma marca conhecida tipo Hario, Tiamo, mas tentei localizar e não achei. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 29 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 29 Novembro 2012 Bom, esse aqui já dá pra começar a brincar. A cara ficou ótima. http://coffeegeek.com/guides/aeropresscoldbrew Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 29 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 29 Novembro 2012 Duvido que a cafeína tenha muita culpa de amargor no café... Nível de torra é o principal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Goulart Postado 29 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 29 Novembro 2012 Que tal a frio na mypressi, quem se arrisca? Hahaha Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 29 Novembro 2012 Autor Denunciar Share Postado 29 Novembro 2012 Por falar em mypressi, meu dedo tá coçando aqui em cima do mouse pra comprar a bichinha. rsrsrsrsrsrsrs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 29 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 29 Novembro 2012 Que tal a frio na mypressi, quem se arrisca? Hahaha Caramba, excelente idéia. Talvez teste amanhã. PS: Thiago, a Mypressi vale cada centavo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 29 Novembro 2012 Autor Denunciar Share Postado 29 Novembro 2012 Provavelmente nao pois a maior parte dos compostos responsáveis pelo amargor (entre eles a cafeína) é extraído por meio do calor. A infusão com água fria, a despeito de tempo longo, provavelmente nao será capaz de extrair essas substancias em grande quantidade. Então vou testar extração a frio na french press. Coloco o café, a água, dou uma mexidinha e deixo na geladeira. Passadas as 12h eu pressiono o êmbolo e vejo no que vai dá. Será que rola? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 29 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 29 Novembro 2012 Vocês estão sendo contagiados pelo Fogo Ruivo.... O vírus consumismus irrefreadus é altamente contagioso..... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruston Louback Postado 29 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 29 Novembro 2012 Sugiro essa da Aeropress! deve ficar bom, com um leite gelado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 29 Novembro 2012 Autor Denunciar Share Postado 29 Novembro 2012 Agora já comecei a "experiência" na french press. São 22:30h (aqui não tem horário de verão), saio de casa umas 06:30h. Então serão oito horas de extração. Usei o Jacu Bird que ganhei há uns dias. Amanhã escrevo o resultado dessa viagem. Ah, Anita, esse vírus é sim altamente contagioso, e aparentemente não tem vacina, teremos que aprender a conviver com ele. hehehehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 29 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 29 Novembro 2012 Achei, é da Hario mesmo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 29 Novembro 2012 Autor Denunciar Share Postado 29 Novembro 2012 O gasto de gelo é grande. hehehehehe. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 29 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 29 Novembro 2012 Eles tem no site um outro processo, e ai fala em 8 horas,...... Mas não pari para olhar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 29 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 29 Novembro 2012 Tem o Hario cold brew 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 29 Novembro 2012 Autor Denunciar Share Postado 29 Novembro 2012 Esse daí tá 16 libras no coffee hit. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 29 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 29 Novembro 2012 Mas parece que o processo é parecido com o que você vai conseguir na french press. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 29 Novembro 2012 Autor Denunciar Share Postado 29 Novembro 2012 Tomara, mas usei a moagem grossa da french e acho que nesse da hario eles usam uma moagem mais fina. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 29 Novembro 2012 Autor Denunciar Share Postado 29 Novembro 2012 Amigos, o primeiro teste foi promissor. Meu maior medo era o amargor, e foi zero. Incrível. Uma bebida muito gostosa. Acho que preciso afinar um pouco a moagem pra extrair mais sabor, e, quem sabe, deixar mais tempo (só deixei 8 horas, hoje serão 12). Estou animado! afinal, pela manhã, é só tirar da geladeira e pronto! sem precisar esquentar água ou máquina. Em breve, mais comentários. Valeu! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
tonjunior Postado 29 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 29 Novembro 2012 legal se puder fazer uma "fichinha" com a quantidade de pó, água, método utilizado... abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas