Ir para conteúdo

Clever: Dicas e receitas?


fabio_yamauti

Postagens recomendadas

Pessoal que usa o Clever Dripper, que café, nível de torra, granulometria, técnicas gostam mais? Sou novato no mundo dos cafés especiais, aqui tenho feito da seguinte forma: 

1) 21g de café para 300 ml de água (proporção 7%). 
2) Escaldo o filtro com água fervente, deixo a água escoar para a jarra de vidro.
3) Coloco o café no filtro, dou uma agitada para assentar e ficar plano. 
4) Coloco a água quente no café até cobrir, deixo 30s de pré-infusão. 
5) Coloco o restante da água derramando em círculos, fecho a tampa e deixo mais 3min 30s. 
6) Descarto a água que tinha ficado na jarra para mantê-la aquecida.
7) Coloco o Clever sobre a jarra para escoar o café. 

Essa receita é meu ponto de partida atual, depois vou ajustando proporção e/ou tempo para saber se o resultado melhora ou piora. O café que estou usando atualmente é o Nescafé Gold edição limitada assinada por Bruna Mussolini. Sei que não é o ideal usar café já moído, mas o meu moedor ainda não chegou. Esse café tem uma moagem um pouco mais grossa que café Melitta, e a torra acho que é média pois não é preto, é um marrom médio. 

O resultado ficou bom, levemente doce, não ficou amargo e um pouco de acidez que tenho percebido como um azedo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso a técnica do James Hoffman

 

Duas coisas interessantes nessa técnica:

1) A água é adicionada antes do pó, por algum motivo isso faz o escoamento ser muito mais rápido.
2) A moagem utilizada é fina. O pessoal tende a achar que métodos de imersão (Clever e Prensa Francesa) precisam de moagens grossas. Mas para cafés de qualidade quanto mais fina a moagem, mais agradável será o café e será necessário menos tempo de infusão.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho usado a receita do Hoffman também que é resumidamente o seguinte:

1. escalda o filtro de papel

2. coloca água fervente (250ml)

3. coloca o pó (entre 15 - 18g) e dá umas mexidinhas com a colher para dissolver os empelotados

4. deixa descansar durante 2 minutos

5. quebra a crosta com a colher com mexidinhas leves, espera 30 segundos e coa.

Até o momento foi a técnica que deu os melhores resultados, mesmo para os cafés comprados já moídos (tanto de supermercado como de cafeteria).

No café de torra média clara já moído uso 18g p/ 250ml de água. Já na torra média escura em moagem média (se bem que está mais para média fina) usei 15g para 250ml. Tenho usado filtro melita mesmo, usei o clever só para um teste e estou salvando ele para quando começar a moer os grãos, percebi que ele coa mais rápido que o melitta e a bebida sai mais limpa.

Vai ajustando a quantidade de pó para o seu gosto, também dá para alterar o tempo de imersão também.

Quando uso filtro melitta escaldo duas vezes para tirar bem o gosto do papel. Faço a dobra invertida no filtro de papel, a lateral dobra para um lado e a parte de baixo para outro, quando estou com paciência rsrsrs uso o filtro original como modelo para ficar do mesmo tamanho. 

Ainda estou usando o pó que comprei recentemente na cafeteria, assim que acabar começo a brincar com os grãos e a moagem.

Até agora não errei com esse método, se o café é bom, sai boa bebida, mas ainda não cheguei numa bebida memorável nele. Nos outros métodos, com o mesmo pó, os resultados foram sofríveis, só serviram para treinar latte art com sabão rsrsrs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Olá! Eu estou com uma Clever faz 1 mês e meio mais ou menos. Estou com a impressão de que todo café que eu faço nela fica flat. Não tem nada na bebida que chama minha atenção. Um café que fica rico em aromas na V60 fica completamente sem graça quando faço na Clever. Queria saber se essa experiência é generalizada ou se deve ser eu que estou fazendo algo errado.

Os primeiros eu fiz seguindo a receita do J. Hoffman. Fiquei com a impressão de que o café fica aguado. Com o pó antes da água demora mais pra passar mas toda água passa pelo café e não rola aquela água fora do filtro que só dilui a extração. Isso deu uma melhorada pro meu paladar mas ainda não vejo nada que me faça querer escolher a Clever ao invés da V60, exceto a praticidade.

Uso 13g de café pra 200g de água. Mesma moagem que uso na V60 (entre 38 e 40 no moedor breville). 2 minutos de infusão, quebra a crosta, decanta e coa.

Alguém tem uma experiência diferente com a Clever e/ou alguma dica pra eu tentar melhorar meu café com ela?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, davi_mendes disse:

Olá! Eu estou com uma Clever faz 1 mês e meio mais ou menos. Estou com a impressão de que todo café que eu faço nela fica flat. Não tem nada na bebida que chama minha atenção. Um café que fica rico em aromas na V60 fica completamente sem graça quando faço na Clever. Queria saber se essa experiência é generalizada ou se deve ser eu que estou fazendo algo errado.

Os primeiros eu fiz seguindo a receita do J. Hoffman. Fiquei com a impressão de que o café fica aguado. Com o pó antes da água demora mais pra passar mas toda água passa pelo café e não rola aquela água fora do filtro que só dilui a extração. Isso deu uma melhorada pro meu paladar mas ainda não vejo nada que me faça querer escolher a Clever ao invés da V60, exceto a praticidade.

Uso 13g de café pra 200g de água. Mesma moagem que uso na V60 (entre 38 e 40 no moedor breville). 2 minutos de infusão, quebra a crosta, decanta e coa.

Alguém tem uma experiência diferente com a Clever e/ou alguma dica pra eu tentar melhorar meu café com ela?

 

Obrigado!

Tenho uma sensação parecida. 

Acredito que seja uma característica da extração por imersão, que acaba por criar um perfil de extração diferente. O café fica mais unidimensional, sem um "punch". Na prensa francesa isso pelo menos é mascarado pelo presença do corpo, devido a ausência de uma filtragem com papel. Na Clever eu acabo usando concentrações maiores do que de costume - para v60 geralmente uso 1:17, na Clever 1:14 ou 1:15. Também uso ela mais para cafés menos complexos com sensoriais mais para caramelo, chocolate, etc.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
Em 03/02/2023 at 08:54, davi_mendes disse:

Olá! Eu estou com uma Clever faz 1 mês e meio mais ou menos. Estou com a impressão de que todo café que eu faço nela fica flat. Não tem nada na bebida que chama minha atenção. Um café que fica rico em aromas na V60 fica completamente sem graça quando faço na Clever. Queria saber se essa experiência é generalizada ou se deve ser eu que estou fazendo algo errado.

Os primeiros eu fiz seguindo a receita do J. Hoffman. Fiquei com a impressão de que o café fica aguado. Com o pó antes da água demora mais pra passar mas toda água passa pelo café e não rola aquela água fora do filtro que só dilui a extração. Isso deu uma melhorada pro meu paladar mas ainda não vejo nada que me faça querer escolher a Clever ao invés da V60, exceto a praticidade.

Uso 13g de café pra 200g de água. Mesma moagem que uso na V60 (entre 38 e 40 no moedor breville). 2 minutos de infusão, quebra a crosta, decanta e coa.

Alguém tem uma experiência diferente com a Clever e/ou alguma dica pra eu tentar melhorar meu café com ela?

 

Obrigado!

Estou aqui com um café de torra clara que, nos últimos dias, estava sem graça na Clever. Deixei a moagem média/média fina, passei para proporção 1:13 e aumentei o tempo de infusão, melhorou bastante. Pelo menos neste caso, notei que a moagem mais grossa era inócua.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...