Ir para conteúdo

Clever: Dicas e receitas?


fabio_yamauti

Postagens recomendadas

Pessoal que usa o Clever Dripper, que café, nível de torra, granulometria, técnicas gostam mais? Sou novato no mundo dos cafés especiais, aqui tenho feito da seguinte forma: 

1) 21g de café para 300 ml de água (proporção 7%). 
2) Escaldo o filtro com água fervente, deixo a água escoar para a jarra de vidro.
3) Coloco o café no filtro, dou uma agitada para assentar e ficar plano. 
4) Coloco a água quente no café até cobrir, deixo 30s de pré-infusão. 
5) Coloco o restante da água derramando em círculos, fecho a tampa e deixo mais 3min 30s. 
6) Descarto a água que tinha ficado na jarra para mantê-la aquecida.
7) Coloco o Clever sobre a jarra para escoar o café. 

Essa receita é meu ponto de partida atual, depois vou ajustando proporção e/ou tempo para saber se o resultado melhora ou piora. O café que estou usando atualmente é o Nescafé Gold edição limitada assinada por Bruna Mussolini. Sei que não é o ideal usar café já moído, mas o meu moedor ainda não chegou. Esse café tem uma moagem um pouco mais grossa que café Melitta, e a torra acho que é média pois não é preto, é um marrom médio. 

O resultado ficou bom, levemente doce, não ficou amargo e um pouco de acidez que tenho percebido como um azedo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso a técnica do James Hoffman

 

Duas coisas interessantes nessa técnica:

1) A água é adicionada antes do pó, por algum motivo isso faz o escoamento ser muito mais rápido.
2) A moagem utilizada é fina. O pessoal tende a achar que métodos de imersão (Clever e Prensa Francesa) precisam de moagens grossas. Mas para cafés de qualidade quanto mais fina a moagem, mais agradável será o café e será necessário menos tempo de infusão.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho usado a receita do Hoffman também que é resumidamente o seguinte:

1. escalda o filtro de papel

2. coloca água fervente (250ml)