Ir para conteúdo

Torrador bolinha


Fogo ruivo

Postagens recomendadas

Realmente é complicado ter perda pequena com desenvolvimento longo no bolinha. Normalmente vai precisar de diminuir o desenvolvimento, mas aí eu tento nunca ficar com menos de 1:30 com risco de ficar subdesenvolvido. Mas depende do café. Lembro do Rubi, por exemplo, que com 2:00 de desenvolvimento ficava com gosto de chá de tão baixa a perda.

O que já observei que ajuda a ter perda pequena é chegar rápido no 1C, abaixar um pouco a chama um pouco antes dele chegar, e abaixar mais durante o desenvolvimento. Apagar a chama eu não acho uma boa ideia... A massa térmica do bolinha é muito pequena, a temperatura dos grãos iria começar a cair pouco tempo depois.

Um batch maior vai depender só da potência da chama... Esta sendo suficiente, acho que 1kg ainda vai tranquilo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JZ,

O 1C foi em quanto tempo? Eu tentaria fazer um pré aquecimento de 3 min e ver se vai diminuir o tempo para o 1c. Depois deixaria como você fez no fogo min deixando cerca de 20% de desenvolvimento. Bolinha no meu caso foi por tentativa e erro até chegar em um log básico que sempre sigo nas primeiras torras e vou ajustando dependendo do café. O bolinha é uma "caixa" de surpresas. 

 

Abs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pre aquecimento em qualquer torra é fundamental, se não estiverem preaquecendo o bolinha,podem fazer sem medo...ele precisa estar quente pra torrar. Obs: Nunca torrei no bolinha, mas se vc começar a torra com ele frio esse período necessario pra ele aquecer durante a torra acaba influenciando no tempo total. Com o pré aquecimento vc ja vai cortar essa parte e encurtar a torra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu torrava antes com pré aquecimento, hoje não mais. Simplesmente pela facilidade de despejar os grãos com ele frio. Ainda não fiz esse teste objetivamente, mas não vi muita diferença na transição. Chutaria que, pela capacidade térmica pequena do bolinha, o atraso na torra seja de no máximo uns 20s. Próxima vez que eu for torrar dois batches do mesmo grão eu faço o teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também tenho feito as minhas torras com o bolinha

partindo da temperatura ambiente, sem pré-aquecimento.

 

Dado que o mesmo tem uma inércia térmica baixa, devido

a sua massa ser pequena, esquenta rápido. Não vi grandes

vantagens em aquecê-lo previamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hoje realizei duas torras sem pré aquecimento. Para a torra do Brejetuba da última compra coletiva usei o mesmo log da torra anterior com pré aquecimento.Utilizei o mesmo saco de café aberto, peso com diferença de 20g pra menos é acredito que a umidade dos cafés estavam iguais.

 

Aumentou um 1 minuto e meio o tempo até o 1c. Houve uma perda menor de peso comparado com a tora anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

@mericlis, pela possibilidade de controlar visualmente e na temperatura o café, acho que a pipoqueira introduz melhor na torra convencional... maaas torra só uns 100g por vez, né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olá amigos por dica do Luis, li o tópico todo, e gostaria de dividir com vocês algumas das paixões e desilusões de torrar com o bolinha rsrs. Torro a muitos anos já, mas até ontem sempre na lenha. Porem por dicas que já tinha visto por aqui, e pela chuva que está este feriado aqui em minas, comprei um fogareiro a gás, mas apanhei muito nas 3 primeiras torras, primeiro com a quantidade de fogo, porque na lenha sempre era muito fogo, e a gás eu fui elevando a temperatura aos poucos até ir mudando os cheiros e a fumaça e então aumentei. Mesmo para a quantidade que costumo torrar ( 4 litros) por vez, 45 minutos é inviável. A meta é uma torra média, com alguns grãos dourados em no máximo 15 minutos. Das torras que fiz ontem, não tomei ainda mas visualmente ficou bem diferente do que costumo fazer. Espero aprender bem mais com os amigos por aqui, visto que voltar para a lenha não é mais meu objetivo não. Abaixo foto da torra de ontem, 1e2f4756dba49248bd8c1700dc6887af.jpg

 

Mais tarde vou torrar mais e começar já com fogo máximo, vamos ver que surpresa me reserva. Mostrarei para vocês o resultado. Abração

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Allex. Tem balança de cozinha pra medir quanto torra por vez? Depois dessa experiência de 45min, também acho que pode ajustar fogo máximo sem medo.

 

Sobre ter ficado bem heterogêneo, pode ser algumas coisas: a rotação está lenta ou está parando de girar por longos períodos; o torrador está cheio demais e os grãos não têm espaço pra circular; o café não foi devidamente colhido e processado e possui muitos quakers (café verde colhido junto com os maduros e que não torra direito, ficando mais claro e contribuindo com um sabor nem um pouco agradável).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapazzz, 4 kilos por vez deve ser difícil, eu torro no máximo 500gramas por vez no bolinha nº2.

 

O bolinha maior é pra 5 kilos né?

Talvez a quantidade  grande de cafés no torrador impeça o calor de chegar com uniformidade.

Tente torrar uma quantidade menor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, sim vou pesar os grãos e trabalhar com meia carga. Acredito que o fogareiro não é suficiente para minha carga completa. Na lenha a torra ficava 95% homogênea ( e isso é proposital) mas no gás a discrepância está maior. O que o Luis falou também é verdade, desta vez " infelizmente" estou usando um café de bica corrida porém com defeitos, mesmo perdendo bastante vou selecionar os grãos. Muito obrigado pelas dicas!

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Aproveito esta oportunidade para me apresentar.

Desculpe pela maneira que eu escrever o Português, mas isso me ajuda a google tradutor.

Eu vivo na Argentina e ir de férias todos os anos para Florianópolis.

Minha tia mora em Brusque (SC) e eu vou visitá-la.

Em fevereiro eu vou para Santa Catarina novamente.

Algum tempo atrás, eu gosto de café. Normalmente eu tuesto meus grãos.

Eu gostaria se alguém no fórum podem me ajudar. Eu preciso saber onde comprar uma bola em SC ou em Porto Alegre (Vou viajar no meu carro).

Eu não posso comprar através mercadolivre.com.br eles não aceitam cartão de crédito Argentina (e pedir o número do documento da Argentina).

Desde já muito obrigado.

 

Matias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Matias, bem vindo no CdC! Não sei onde vc pode encontrar um bolinha em SC, mas creio que é um produto mais comum no Sudeste (Minas, SP). A sua tia não pode fazer a compra no ML?

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

:lol::D  Fiz minha primeira torra caseira (em casa, não é redundância) num Bolinha nº 2, que tinha comprado há uns 18 meses. Tô rachando o bico até agora. B):lol:

 

Primeiro, quase me intoxiquei ao "queimar" (usar) o bolinha pela primeira vez: queimou a tinta, saiu um fumação do cão (tô até agora com dor de cabeça, acho que por isso), depois de uns 2-3 min parou, tava amaciado, daí pude usar.

 

Segundo, tive que adaptar o fogão, com duas pedras refratárias que eu tinha num forninho elétrico, pois ao girar o Bolinha batia e prendia no bico de gás. Ficou legal a altura, e acho que a temperatura tb. Usei a boca central grande (de fogão de 5 bocas) com dois círculos de fogo. Era pra eu ter diminuído o gás lá pelos 4 min mas esqueci, diminuí o fogo lá pelos 7 min quando começou o 1C, tirei com 8 min (ainda estava rolando o crack). Se eu maneirar na temp acho que vou chegar no padrão de 10-12 min.

 

O café (usei 200g) ganhei de um amigo de um sítio de um tio dele. Muito simples o café, bem feinho, bica corrida com grãos de peneira 10 (ou menos) até 14 ou 15 (no máximo), tinha muita sujeira inclusive catei 3 pedaços (sic) de pedra, não vou arriscar moer. Vou fazer mais umas 4 ou 5 torras pra pegar o jeito de mexer. Um pouco antes de começar o crack abri a tampa para medir a temperatura com um pirômetro e tava 202ºC. Deu perda de 13%.

 

Voa película pacas, não sei se vou continuar fazendo dentro de casa, fechei a porta da cozinha pra sala e pro corredor dos quartos, abri a janela e a porta que vai pro quintalzinho, e pus um ventilador pra ajudar a soprar a eventual fumaça pra fora. Usei tb o depurador Suggar do fogão. Ainda que bem que as películas ficaram praticamente sobre o fogão, voou pouco para o chão. Teve uma hora que abri o bolinha e tentei aspirar essas películas, mas não deu certo!

 

Agora sobre fumaça, o meu amigo e produtor João Hamilton do Sítio Canaã (FAF) que só torra em bolinha disse que se você torrar certinho não faz fumaça. Exagero, digamos que faz "pouca" fumaça, isso sim é verdade. As torras dele são claras-médias no máximo, ele tira entre 45 e 60seg depois do 1C, num tempo total em torno de 10 min. O que me animou a tentar, é que ele já me torrou dois batches de um Obatã Roxo dele (93,5 pontos) que ficaram muito bons (fico imaginando aquele café num torrador profissional). Há duas semanas ele me ensinou como usar o bolinha (perdi a virgindade lá no sítio dele onde fiz 1,8Kg, num Bolinha nº 3,  de um Bourbon Amarelo Reserva Especial da FAF que ficou muito bom).

 

Vou ver se consigo abrir periodicamente e medir a temperatura, mas acho isto meio inútil e ineficiente, além de complicado (pode queimar alguns grãos). Quando partir pra minha primeira torra pra valer, vai ser o Brejetuba da 2ª CC, daí pra "harmonizar" acho que vou moer no meu Mimoso nº 2 (que nem o do João Hamilton no sítio Canaã). :P

 

Cara, quando o café é excepcional num tem conversa mole, nem nhénhénhé, nem torrador, nem moedor, nem coador, e nem chaleira que atrapalhe! :ph34r: Uma das melhores xícaras que tomei no ano passado fora de casa foi justamente o Obatã dele, torrado num Bolinha, moído num Mimoso, preparado num Melitta nº 3, com chaleira bico de cano (3 cm de diâmetro) e degustado depois de uma hora na garrafa térmica (intencional, o café dá uma arredondada, incrível), durante o crepúsculo (mas sem vampiros), numa pedra num mirante do sítio dele que tem uma vista incrível do vale de Caconde. Melhor combo café-cafeteria do ano passado!

 

Bolinha%2002_zps5jrqi2fq.jpgBolinha%2001_zps0ucxwkls.jpg

 

Este é o meu resfriador "di grátis" super eficiente, esfriou em menos de 1min, mas deixei 2 min por precaução para garantir o resfriamento interno do grão tb. Inspirado no tópico Faça você mesmo. Ficou feinho de doer, mas era só pra testar se dava certo mesmo, e deu!

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até que a lambança foi bem menor do que eu imaginava. Mas tô em dúvida se invisto num fogareiro especial pra usar lá fora no quintalzinho (areazinha de serviço, bem aberta), tem um funileiro aqui que faz pro pessoal da roça que usa Bolinha, vou ver quanto sai, disseram que fica na casa dos R$100,00 e sob medida, próprio pra usar com Bolinha. Acho que só vou mexer na minha Air Fryer quando chegarem os mods importados, daqui uns 2 meses.

 

Agora.... que é divertido é!  :lol:  trouxe à lembrança os velhos tempos em que comecei com meu primeiro moedor, um Mimoso nº 2, levemente modificado, que parei de usar quando comprei meu MD40. :P Vô botá sadupra "Zé Bolinha & Mimoso" pra tocá uns cafezin bão pra ieu bebê, uai! :ph34r:B)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa que legal que entrou para a turma do Bolinha rsrs. Cada torra é uma aventura! Eu agora depois de anos convenci minha esposa a me deixar torrar em casa ( no quintal) não chego bem perto da cozinha rsrs. Sujeira vai rolar sim não tem jeito, fumaca também, mesmo em torras claras. Eu comprei um fogareiro a gás e um Bolinha 2 e torro aqui em SP agora em menor quantidade, e lá em MG torro no bolinha 4 na lenha ( meu maior prazer confesso). Eu só isso, se torrar café na é uma arte, no bolinha então é mais ainda. Parabéns por começar e vá em frente! Cada enxadada uma minhoca!

 

Abração.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rindo demais do relato "super honesto" do Lisboa!

 

E eu acompanho o Caê, não pretendo tão cedo torrar café em casa, para mim não vale o trabalho. Principalmente porque moro em apartamento sem varanda (local onde eu provavelmente levaria o fogareiro e o bolinha).

 

Enviado de meu LG-H818 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkk não tem um jardim lá e baixo? Vocês falam isso,mas a primeira vez que provarem torrar e tomar mesmo que saia ruim, vão querer dinovo e dinovo rsrs

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz mais uma de teste e depois parti logo pro Brejetuba, sem medo de ser feliz, Qui Si! :ph34r: É que nem treinar extração: não adianta ser com café ruim, tem que ser do melhor! dá dó... mas não tem outro jeito de aprender. B)

 

É a torra nº 2, esqueci de medir a temp ao final. Tem muito (na verdade, tudo!) o que melhorar ainda, lógico! :P Alguns ficaram queimadinhos, e, ainda assim, parte destes não desenvolveu segundo o que chamo de "Índice Rafa Rocks" (coluna "Rafa cracked"): eu olho com uma lupa cada grão pra ver se está com o rachadinho; se não estiver não passou pelo 1C, i.e. tá subdesenvolvido. ;)

 

Bolinha%202%20xlsx_zpscxvtu6up.jpg

Bolinha%202_zpsxrujltsd.jpg

 

Ps.: quanto à sujeira das películas, desta última vez foi mínima (fechei melhor a tampa e só abri ao final), voou um pouquinho somente em cima do fogão, uma passadinha com o aspirador de pó resolveu.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Precisa de varanda não, galera... Como o Lisboa falou, o pouco de película que sai durante a torra, principalmente se vc não fica abrindo toda hora, é bem pouco e fica concentrado em cima do fogão. Ao virar o bolinha na peneira, minha estratégia é exatamente o contrário: ao invés de ir pra varanda, eu vou pro quartinho de despensa, onde não tem vento pra espalhar as películas.

 

@Lisboa, gostei do resfriador, vou tentar fazer parecido! E realmente, essa queima inicial da tinta é sofrida... A fumaça tem um cheiro muito forte! Espero que não seja tóxica, hehe. Também pensei em medir temperatura um tempo atrás... Mas acho que pelo risco de scorching dos grãos que ficam embaixo parados, isso não compensa. E no início meu bolinha também não ficava numa altura boa no fogão, aí eu endireitei as pernas com alicate e martelo numa superfície dura. Ficou até mais estável.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí, Luis Paulo! Como eu tinha as pedras refratárias, evitei de mexer nas pernas por enquanto.

 

Sobre o acerto de torra vai depender de cada grão, pois cada grão é um grão: tamanho, densidade....

 

Quanto a medir temperatura, você só confirmou minhas suspeitas: tem o risco do "scorching", além da voação pelicular, :P nesta pobreza equipamental o jeito é voar às cegas mesmo. :lol:

 

Na minha planilha, refiro-me à abertura do gás em "full", "half" (metade entre máxima e mínima), "medium" (meio caminho entre metade e mínima) e "minimum". Segui uma recomendação sua neste post, de diminuir (um pouco) antes do 1C, mas tudo indica que diminuí antes demais, pois muitos grãos talvez não tiveram força (calor acumulado) para desenvolver apropriadamente após o 1C. Estava com medo de queimá-los, e mesmo não desenvolvidos alguns queimaram. Estou girando na velocidade de 1 volta/2 seg, talvez seja o caso de girar mais rápido um pouco, ou aumentar a quantidade pra 250g, ou deixar desenvolver mais um pouco (por falha minha cortei uns 30-40 seg antes do que previra). Tem tudo isto pra botar na chaleira! :P Devagar se bebe muito! ;)

 

Agora.... como vários já disseram, inclusive o Alex acima, é meio que nem filha: mesmo que a torra seja feinha (ou ruinzinha) a gente ama do mesmo jeito, só porque foi gerada por nós! :D A faxineira é quem vai adorar essas torras "erradas", repasso pra ela tudo que sobra, e muito mais (o que vai ficando velho e não congelei etc.), mas mesmo assim ainda é umas 10 vezes melhor que o padrão supermercado! Ela já me disse que tá ficando mal acostumada (e esperta): meus cafés ela só toma puro, quando é com leite vai de Pelezão mesmo!

 

Já vi que não largo mais este treco não! muito gostoso e desafiante... :ph34r: e muito, mas muito mais econômico.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lisboa

 

Eu fiz umas dez torras usando o bolinha e acho que ficam melhores

com uma rotação mais alta, tipo 2 voltas/s, +/-.

 

A perda medida é menor, tem que dar umas paradas, depois dos 8min,

a cada 1min para ver se já estão no 1C. às vezes é difícil identificar os

cracks por causa do ruído provocado no giro do bolinha. Mas aí dá para

monitorar o cheiro, o quanto de fumaça (sempre sai um pouco) está

sendo emitida, etc.

 

Eu acho que não paro mais com essa brincadeira! Geralmente uso 200g

ou 250g de grãos, num bola nro. 2.

 

O difícil é tirar as películas dos grãos torrados e resfriados. Eu tive êxito

usando dois copos, desses de sorvete, plásticos, e passando de um copo

para outro os grãos. No início ficam um monte de películas no copo vazio,

com o tempo, vai diminuindo até que não sobra quase nada. Aí é hora de

parar. Claro que sempre vai sobrar um pouquinho no grão torrado, mas

eu diria que 90% é eliminado dessa forma.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

É que eu torro o café com aquele torrador bolinha... segundo as pessoas antigas aqui da minha região dizem..que tem que torrar com o fogo a lenha bem baixo..sem pegar no torrador...mais fazendo isso demora muito..e também dizem que é bom eu colocar um pouco de açúcar cristal dentro do torrador para tirar a acidez do café...procede essas informações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...