Luis Paulo Postado 18 Maio 2017 Denunciar Share Postado 18 Maio 2017 Não, não procede. Essas mesmas pessoas devem torrar até o grão ficar preto coberto de óleo... Tente usar uma chama a gás (fonte de calor bem mais constante) num ajuste suficiente pra chegar no 1o crack entre 9 e 12min. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Simões Postado 18 Maio 2017 Denunciar Share Postado 18 Maio 2017 Estou torrando no bolinha novamente, num fogareiro de alta pressão . As chamas Do fogão normal acho muito fracas. Segue a dica do Luiz Paulo sobre o tempo e vai regulando a chama nas torras seguintes. Monitore o crack (estalos) diminua o fogo depois do primeiro estalo e continue em torno de 2 minutos depois disso . Isso é só um parâmetro básico se vc não tiver noção, pois isso vai variar de café para café e vc vai ajustando de acordo com seu gosto. Enviado de meu 2014819 usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Laila F. OLiveira Postado 21 Maio 2017 Denunciar Share Postado 21 Maio 2017 Olá Venho compartilhar minha experiência de torra. Arrebitei meu torrador número 4, em um fogareiro 12 pinos alta pressão. Tenho atingido o crack em 11, 12 minutos. Uso uma luva na mão de apoio, um funil de óleo de carro de alumínio,sem o bico, para colocar o café e um alicate para abrir a porta, o alicate tende a amassar a entrada, esse fluxo de ar a mais, pode alterar a tora, ao inserir ar durante o giro. Quando o gás o novo, tem que tomar cuidado, porque ele responderá mais intensamente Aqueço o torrador em 4 minutos Sinais de casquinha aparecem aos 5, 6 minutos No crack eu vou reduzindo o gás, sempre tento trabalhar sob um acúmulo de energia, para esse momento A fumaça fica densa 1 minuto após o crack, tem que ser observador Ao tirar o café eu coloco em uma peneira e tenho um ventilador apenas para isso Deixo resfriar no máximo 3 minutos, para manter o aroma Se perdeu a torra, é necessário limpar o torrador por dentro. Sim, a casa fica toda suja Torro 2 Kg e 400 por vez, 30 kilos, foram 1 gás e meio 9 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sandro_ventania Postado 15 Agosto 2018 Denunciar Share Postado 15 Agosto 2018 Nada mais nostalgico que voltar as origens...rsss Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Caruzo Postado 26 Julho 2019 Denunciar Share Postado 26 Julho 2019 Em 17/12/2012 at 22:14, Fogo ruivo disse: Para quem tiver alguma dúvida sobre os resultados de um torrador bolinha, segue foto de uma torra que fiz hoje Café: Lote 911 - Chapadão de Ferro Tempo: Finalização em 11m e 54s. Quantidade: 320 gramas de verde. Torra: Full city + Reparem na uniformidade. Abraços Amigo Fogo Ruivo. Esta torra bem uniforme que fizeste no "bolinha" foi feita em que chama? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 26 Julho 2019 Autor Denunciar Share Postado 26 Julho 2019 6 horas atrás, Caruzo disse: Amigo Fogo Ruivo. Esta torra bem uniforme que fizeste no "bolinha" foi feita em que chama? Olá Caruzo. Na época eu usava a chama de um fogão a gás mesmo..... Em fogo médio/baixo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mateus K Postado 26 Agosto 2019 Denunciar Share Postado 26 Agosto 2019 Boa noite, amigos torradores. Venho aqui deixar o relato de uma torra que acabei de realizar nesta noite de domingo. Utilizo o bolinha nº 2 que comprei no seguinte link https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-968561032-torrador-de-cafe-bola-n-2-para-fogo-_JM?quantity=1. Sou bem novato, esta é apenas a quarta ou quinta torra que realizo. O café utilizado foi este do Troco do Café https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1222829752-cafe-cru-cafe-verde-para-torra-caseira-1kg-cafe-especial-cru-_JM?quantity=1. Não faço ideia de onde comprar café especial verde, o que faço é procurar no Mercado Livre algo que esteja mais em conta. Sugestões de onde comprar café verde de qualidade são muito bem vindas. Vi que o pessoal aqui costuma usar 500g ou mais para uma torra mas como comprei um pacote de 1Kg resolvi usar 250g para me dar um número maior de tentativas. Aqui em casa só disponho do fogão tradicional para fazer a torra e tem o problema que a altura dos pés do bolinha é muito curta para a boca do fogão. Por isso preciso fazer essa gambiarra usando a tampa das outras bocas e aí ficar equilibrando o torrador em cima. Vira e mexe as tampas escapam e caem e preciso parar a torra para arrumar de novo. Alguém tem uma solução melhor para isso? Nesta torra usei a maior boca do fogão na potência máxima. O processo todo demorou de 12 a 13 minutos. Próximo ao 5 minutos já era possível ver as películas se soltando. Como vocês escutam os famosos cracks durante a torra? O barulho do bolinha girando com os grãos dentro é tão alto que eu não consigo escutar nada. Tenho a impressão de que o barulho é muito maior no início da torra e vai diminuindo a medida que o tempo passa. Apenas quando fui despejar os grãos do bolinha para a forma que escutei alguns estalos mas não faço ideia se era o primeiro ou segundo crack. O resultado foi esse após os 12 minutos. Não sei como seria classificado. City roast? Full City Roast? Me deu a impressão que a uniformidade não ficou muito legal. Dá para ver alguns grãos bem mais claros que outros. Li em algum lugar que terminada a torra é bom esfriar os grãos rapidamente por isso quando termino coloco nessa forma e deixo na geladeira enquanto limpo a cozinha. Esse foi o estado do fogão pós torra. Vi alguns comentários aqui dizendo que voa película pela casa inteira mas achei bem tranquilo. Usando um aspirador de pó fiz a limpeza em menos de 5 minutos. Terminada a limpeza eu tiro os grãos da geladeira, coloco em um escorredor de macarrão e fico chacoalhando até caírem a maioria das películas. Esse foi o resultado final. Não dá para ver direito mas ficou em 211g. Quase 20% de perda. Qual o consenso sobre quando este café estará pronto para consumo? Acho que vi em alguns posts dizendo para aguardar 3 dias. Amanhã de manhã provo e vejo como ficou o sabor. Obrigado pelo espaço. Abraços, Mateus 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
denilsoncosta Postado 7 Setembro 2020 Denunciar Share Postado 7 Setembro 2020 Andei vendo uns videos com métodos diversos (pipoqueira, fornos) e teu resultado parece muito bom, e melhor ... Kd todo mundo nesse forum ?? Tua mensagem tem um ano.. Foram abduzidos? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pinheiro Postado 10 Outubro 2020 Denunciar Share Postado 10 Outubro 2020 Boa noite, amigos torradores. Venho aqui deixar o relato de uma torra que acabei de realizar nesta noite de domingo. Utilizo o bolinha nº 2 que comprei no seguinte link https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-968561032-torrador-de-cafe-bola-n-2-para-fogo-_JM?quantity=1. Sou bem novato, esta é apenas a quarta ou quinta torra que realizo. O café utilizado foi este do Troco do Café https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1222829752-cafe-cru-cafe-verde-para-torra-caseira-1kg-cafe-especial-cru-_JM?quantity=1. Não faço ideia de onde comprar café especial verde, o que faço é procurar no Mercado Livre algo que esteja mais em conta. Sugestões de onde comprar café verde de qualidade são muito bem vindas. Vi que o pessoal aqui costuma usar 500g ou mais para uma torra mas como comprei um pacote de 1Kg resolvi usar 250g para me dar um número maior de tentativas. Aqui em casa só disponho do fogão tradicional para fazer a torra e tem o problema que a altura dos pés do bolinha é muito curta para a boca do fogão. Por isso preciso fazer essa gambiarra usando a tampa das outras bocas e aí ficar equilibrando o torrador em cima. Vira e mexe as tampas escapam e caem e preciso parar a torra para arrumar de novo. Alguém tem uma solução melhor para isso? Nesta torra usei a maior boca do fogão na potência máxima. O processo todo demorou de 12 a 13 minutos. Próximo ao 5 minutos já era possível ver as películas se soltando. Como vocês escutam os famosos cracks durante a torra? O barulho do bolinha girando com os grãos dentro é tão alto que eu não consigo escutar nada. Tenho a impressão de que o barulho é muito maior no início da torra e vai diminuindo a medida que o tempo passa. Apenas quando fui despejar os grãos do bolinha para a forma que escutei alguns estalos mas não faço ideia se era o primeiro ou segundo crack. O resultado foi esse após os 12 minutos. Não sei como seria classificado. City roast? Full City Roast? Me deu a impressão que a uniformidade não ficou muito legal. Dá para ver alguns grãos bem mais claros que outros. Li em algum lugar que terminada a torra é bom esfriar os grãos rapidamente por isso quando termino coloco nessa forma e deixo na geladeira enquanto limpo a cozinha. Esse foi o estado do fogão pós torra. Vi alguns comentários aqui dizendo que voa película pela casa inteira mas achei bem tranquilo. Usando um aspirador de pó fiz a limpeza em menos de 5 minutos. Terminada a limpeza eu tiro os grãos da geladeira, coloco em um escorredor de macarrão e fico chacoalhando até caírem a maioria das películas. Esse foi o resultado final. Não dá para ver direito mas ficou em 211g. Quase 20% de perda. Qual o consenso sobre quando este café estará pronto para consumo? Acho que vi em alguns posts dizendo para aguardar 3 dias. Amanhã de manhã provo e vejo como ficou o sabor. Obrigado pelo espaço. Abraços, MateusObrigado pelo relato, me encorajou. Acho que vou fazer que nem você, comprar um bolinha 2 e torrar na cozinha de casa. O frete pra minha região deixa o café caro, nem sempre sobra grana pra comprar. Pensei até em fazer um diário do torrador aqui no fórum, pra registrar os avanços, pegar os pitacos e no futuro, quem sabe, ajudar a quem estiver iniciando. Enviado de meu Redmi Note 9S usando o Tapatalk 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Freire Postado 11 Outubro 2020 Denunciar Share Postado 11 Outubro 2020 Bom Dia, Já tem um leitor esperando pelo diário da torra de café! Abraço, 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas