Thiago Vale Postado 3 Abril 2013 Denunciar Share Postado 3 Abril 2013 Pra onde é que vai tanto café, santo cristo? E eu faceiro torrando 160g... Se o fogo quiser mandar pra mim eu aceito. Rsrsrs. 160g? Eu tomo isso em 3 dias. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 3 Abril 2013 Denunciar Share Postado 3 Abril 2013 Se o fogo quiser mandar pra mim eu aceito. Rsrsrs. 160g? Eu tomo isso em 3 dias. Bah, eu baixei muito meu consumo de café. Tomo pouco, mas bem! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 3 Abril 2013 Denunciar Share Postado 3 Abril 2013 Thiago, testei ontem O Alexandre calculou pra mim a área dele, e ele é um torrador para 2,5 kg ou 9 litros de cafe. ( Eu me enganei achando que era pra 4 kg ) Torrei os 2,5 kg em 13 minutos com facilidade. Abraços 2,5kg de uma vez só é um sonho. Torro 300g no bolinha. Quando coloquei 500g a torra ficou uma M...Preciso pegar mais mão. Assim como nas máquinas de espresso, também precisamos de regularidade nas torras. Rsrsrsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Morato Postado 15 Abril 2013 Denunciar Share Postado 15 Abril 2013 Olá, Gostaria de deixar aqui a minha experiência em torrar no bolinha e ter a participação de todos no sentido de ver o que pode estar errado, pois torrei 300 gramas em 13 minutos (torra feita a lenha) algumas observações que consegui fazer : torra não fica homogênea, não há uma grata expansão dos grãos, o que pode ser? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 15 Abril 2013 Denunciar Share Postado 15 Abril 2013 A torra foi clara, Morato? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Morato Postado 15 Abril 2013 Denunciar Share Postado 15 Abril 2013 Rodrigo, Torra Média e catei alguns grãos escuros. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 15 Abril 2013 Denunciar Share Postado 15 Abril 2013 Morato, Usar lenha é complicado porque não dá muito controle do calor, mas 300g em 13 minutos é bastante aceitável. Usou qual grão? Pode ter sido a pouca agitação dos grãos. Rode sem parar, e numa boa velocidade, uns 100rpm. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 15 Abril 2013 Denunciar Share Postado 15 Abril 2013 Pode ter sido a pouca agitação dos grãos. Rode sem parar, e numa boa velocidade, uns 100rpm. 100 rpm durante 13 minutos? E depois o pessoal reclama da meu esquema de chacoalhar a pipoqueira. Pelo menos já sei que o pessoal do bolinha não pode falar de mim, kkk. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Morato Postado 15 Abril 2013 Denunciar Share Postado 15 Abril 2013 Morato, Usar lenha é complicado porque não dá muito controle do calor, mas 300g em 13 minutos é bastante aceitável. Usou qual grão? Pode ter sido a pouca agitação dos grãos. Rode sem parar, e numa boa velocidade, uns 100rpm. Grãos : Clube do Café e Unique Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Morato Postado 15 Abril 2013 Denunciar Share Postado 15 Abril 2013 100 rpm durante 13 minutos? E depois o pessoal reclama da meu esquema de chacoalhar a pipoqueira. Pelo menos já sei que o pessoal do bolinha não pode falar de mim, kkk. Tenho feito torras na pipoqueira com torras homogêneas, diferente do bolinha. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 15 Abril 2013 Denunciar Share Postado 15 Abril 2013 100 rpm durante 13 minutos? E depois o pessoal reclama da meu esquema de chacoalhar a pipoqueira. Pelo menos já sei que o pessoal do bolinha não pode falar de mim, kkk. Caro Gaúcho, Aprendi a girar rápido com o nosso mestre de torra no bolinha, o Fô! Leia os comentários 68 e 84. Se girar devagar chamusca os grãos. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 15 Abril 2013 Denunciar Share Postado 15 Abril 2013 Grãos : Clube do Café e Unique Realmente, com os grãos da unique eu achei que a torra não ficou tão homogênea, mas nada que atrapalhasse o sabor. Aliás, já li em algum lugar aqui que a torra não tem que ser necessariamente 100% homogênea. O que vale mesmo é o sabor na "chávena". Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 15 Abril 2013 Denunciar Share Postado 15 Abril 2013 Caro Gaúcho, Se girar devagar chamusca os grãos. Thiago, Meu ponto não é este; é que alguém (acho que o Fogo) disse que dava muito trabalho chacoalhar a pipoqueira o tempo todo. Só que girar a 100rpm o bolinha durante 13 min não é? Não critico o fato de dar trabalho. Pra mim vale é o resultado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 15 Abril 2013 Denunciar Share Postado 15 Abril 2013 Thiago, Meu ponto não é este; é que alguém (acho que o Fogo) disse que dava muito trabalho chacoalhar a pipoqueira o tempo todo. Só que girar a 100rpm o bolinha durante 13 min não é? Não critico o fato de dar trabalho. Pra mim vale é o resultado. Quando a gente fala em 100rpm/13 minutos parece muito, mas na verdade não é. Faço a torra numa tranquilidade imensa, nem dá pra suar. E olhe que eu não sou nenhum atleta. Não sei como é essa chacoalhada de pipoqueira, mas no bolinha os giros são suaves. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 15 Abril 2013 Denunciar Share Postado 15 Abril 2013 A chacoalhada é relativamente tranquila, mas no final já dá um certo cansaço no braço, nada demais. Em vez de fazer duas torras de 80g, faço uma de 160g, em aproximadamente 8-9min. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 15 Abril 2013 Autor Denunciar Share Postado 15 Abril 2013 Thiago, Meu ponto não é este; é que alguém (acho que o Fogo) disse que dava muito trabalho chacoalhar a pipoqueira o tempo todo. Só que girar a 100rpm o bolinha durante 13 min não é? Não critico o fato de dar trabalho. Pra mim vale é o resultado. KKKKKKKKK Rô tem uma pequena grande diferença aí.... o bolinha foi desenvolvido para girar..... não há esforço. A pipoqueira pra fazer pipoca ..... :lol: 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 15 Abril 2013 Denunciar Share Postado 15 Abril 2013 Quando usara a pipoqueira, chacoalhava ela o tempo todo, a única coisa que me incomodava era ter que respirar a fumaça. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 15 Abril 2013 Denunciar Share Postado 15 Abril 2013 KKKKKKKKK Rô tem uma pequena grande diferença aí.... o bolinha foi desenvolvido para girar..... não há esforço. A pipoqueira pra fazer pipoca ..... :lol: Exatamente! Já que estamos usando pipoqueira pra fazer café, adeus às regras. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bortolin Postado 23 Abril 2013 Denunciar Share Postado 23 Abril 2013 Caros colegas, gostaria de perguntar algumas coisas aos adeptos do bolinha: - seria possível utilizá-lo em apartamento (tenho um fogareiro dentro da churrasqueira), sem ser expulso de casa pela patroa ? - em que nível vcs deixam a chama sobre o bolinha (fogo baixo / médio / forte) - como fica mais difícil de visualizar a evolução da torra, que indicativos vcs utilizam para saber se está ficando pronto, ou se a chama está fraca/forte demais. - vantagens/desvantagens em relaçao à pipoqueira. abraço a todos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 23 Abril 2013 Denunciar Share Postado 23 Abril 2013 Amigo, - Se você tem uma churrasqueira dentro do apartamento, imagino que ela esteja em uma varanda, área de serviço, talvez. Acho que a churrasqueira não tá no meio da sala, ok?. Então deixe a patroa reclamar. Se perturbar demais tu faz um capuccino pra ela e sela a paz regada à café. - O nível da chama vai depender do seu fogareiro, vai na experiência mesmo. - A evolução da torra idem, tem que ser na base da experiência. No começo um bom parâmetro é parar a torra perto dos 10 minutos e ir abrindo e olhando de minuto em minuto. Com o passar do tempo você aprende a controlar a chama e nem pára tanto a torra. - Em relação à pipoqueira não saberia te informar. Valeu! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 23 Abril 2013 Denunciar Share Postado 23 Abril 2013 Bortolin (estreando avatar novo, legal), sua churrasqueira fica em varanda aberta? Thiago vai te contar os detalhes, mas adianto que é um fumacê e principalmente um peliculê. Você corre o risco não só de ser divorciado da esposa, mas talvez do condomínio. Vamos aguardar as minúcias. Um abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 23 Abril 2013 Denunciar Share Postado 23 Abril 2013 Só isto, Thiago? Simples assim? Tô duvidando... Beijo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 23 Abril 2013 Denunciar Share Postado 23 Abril 2013 Ana e Bortolin, A fumaça não é tão grande assim. O "peliculê" sim, esse é o problema. Tô tentando achar uma solução pra ele, porém como não sou professor pardal (igual a alguns aqui, rsrsrsrs), e torro no quintal da minha casa, não tenho tanta inspiração nem urgência de resolver o problema. Divorciar da esposa? por causa do cheiro espetacular da torra? que nada! tem gente que trai, faz filho fora do casamento, briga com a sogra, tem caso com a irmã, bate na mulher e nem assim se divorcia. Quem sabe se com um bom aspirador as películas fiquem mais comportadas? O café nunca separará as pessoas!!!!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 23 Abril 2013 Denunciar Share Postado 23 Abril 2013 Do café, não tenho o mínimo receio. Já das películas voando pela sala e pela sacada do 7° andar, caindo na piscina ou sobrevoando a churrasqueira não tenho tanta certeza... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 23 Abril 2013 Denunciar Share Postado 23 Abril 2013 Divorciar da esposa? por causa do cheiro espetacular da torra? que nada! tem gente que trai, faz filho fora do casamento, briga com a sogra, tem caso com a irmã, bate na mulher e nem assim se divorcia. Hahaha! Muito bom, Dr. De fato, o que é uma infração de menor potencial ofensivo diante dos delitos acima? Minha mulher faz vista grossa para as películas que saem da pipoqueira também. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bortolin Postado 23 Abril 2013 Denunciar Share Postado 23 Abril 2013 Hmmmmmm não sei a dona patroa vai aprovar essa prática. Acho que o negócio é começar com café já torrado mesmo, e quem sabe num futuro próximo fazer umas tentativas. Vocês não conhecem a minha patroa, ela tem um incrível dom para a detecção de sujeira, poeira, vidro sujo, etc ... as vezes ela me diz: - Meu Deus essa casa tá imunda! (e eu penso com meus botões - Mas onde?) hehhehehehe A fumaça penso que nem seria problema, pois a churrasqueira fica na sacada, que pode ser fechada e isolaria o resto do apto (acredito que a torra não faria mais fumaça que um churrasco). O problema mesmo seriam as películas, voando por tudo e destruindo nosso imaculado, esterelizado e brilhozinho Lar. abraço a todos! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 23 Abril 2013 Denunciar Share Postado 23 Abril 2013 A torra faz pouquíssima fumaça, especialmente se você não a fizer muito escura. Já a película, é uma sujeira limpa, por assim dizer. Tipo casca de amendoim: um aspirador resolve tudo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 23 Abril 2013 Denunciar Share Postado 23 Abril 2013 um aspirador resolve tudo. também acho, mas no meu caso estou fazendo o contrário, com o mesmo secador de cabelos que uso pra resfriar os grãos, espalho as películas pelo quintal. O resto a natureza se encarrega de fazer. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bortolin Postado 23 Abril 2013 Denunciar Share Postado 23 Abril 2013 Vou partir então para o bolinha, (e torcer para que a esposa não parta ele na minha cabeça). Encontrei uma empresa com um preço bem legal (http://www.jamar.com.br/p_torr_bolacafe.html) (R$ 27,30 do torrador + R$ 37,03 de frete). valeu! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 23 Abril 2013 Denunciar Share Postado 23 Abril 2013 Excelente preço. O meu foi uns R$45,00 + frete. Se a qualidade for boa, vale muito a pena. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas