Ir para conteúdo

Instalação PID Gaggia Topazio


o Pimentel

Postagens recomendadas

Amigos, imagino que esse tópico seja recorrente, mas não consegui me encontrar uma resposta mais atual aqui no fórum.

 

Comprei uma Gaggia Topazio do Magaldi (esta aqui: https://www.instagram.com/p/CMI9x6jBq-R/ ).

É simplinha, mas esforçada. Tiro um cafezinho bom usando o moedor Bravito. O problema é que ela é muito inconstante, sobretudo quanto à temperatura (em geral o café sai bem mais frio do que o que seria ideal).

Estou querendo colocar um PID nela pra ver se melhora a performance.

O que vocês acham? Será que vale a pena? 

E quais componentes eu teria que comprar pra instalar? Alguém tem alguma dica?

Muito obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conheço sua máquina. De maneira geral você vai precisar de um controlador PID, um SSD e um termo par tipo K ou J. Experimente deixar 15min esquentando antes de extrair. Dê um expurgo d'água até apagar o luz de pronto. Quando acender novamente faça a extração do café imediatamente.

No link o manual do usuário 

https://manualzz.com/doc/en/5730286/gaggia-gran-gaggia-manual

Bons cafés! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, o Pimentel disse:

Amigos, imagino que esse tópico seja recorrente, mas não consegui me encontrar uma resposta mais atual aqui no fórum.

 

Comprei uma Gaggia Topazio do Magaldi (esta aqui: https://www.instagram.com/p/CMI9x6jBq-R/ ).

É simplinha, mas esforçada. Tiro um cafezinho bom usando o moedor Bravito. O problema é que ela é muito inconstante, sobretudo quanto à temperatura (em geral o café sai bem mais frio do que o que seria ideal).

Estou querendo colocar um PID nela pra ver se melhora a performance.

O que vocês acham? Será que vale a pena? 

E quais componentes eu teria que comprar pra instalar? Alguém tem alguma dica?

Muito obrigado!

Dá uma olhada nas discussões sobre a Poemia. Eu instalei PID e manômetro, estávamos falando sobre esses assuntos lá e tem uma discussão interessante.

A Topázio parece bem similar à Poemia.

Na minha, comprei o REX C-100 na Shopee, já vem com SSR e sensor: https://shopee.com.br/product/348218929/9989694608?smtt=0.432022358-1642043264.3

Eu comprei um sensor adicional para facilitar a instalação: https://a.aliexpress.com/_msK7LsM


Tem uma presilha na Poemia, onde tem um termofusivel. Ao invés de tirar essas porcas difíceis de tirar sem remover a caldeira da máquina, enfiei debaixo da presilha. O sensor tem a espessura de uma cartolina, só encaixei embaixo dessa presilha:

1CF37EE6-B055-4DDF-8BA5-272723F32CB5.jpeg.3b7d14e118796d6fb04126e9da1287a8.jpeg
 

O sensor original que vem no kit do Rex C-100 parece um parafuso. Dá pra usar tbm, mas achei que com uma área de contato maior, a medição seria mais precisa.

O mais chato é descobrir qual termostato desligar. Mas eu desliguei todos, liguei uma fase direto no SSR e de lá pra resistência. Com isso, meu PID serve até pra vaporizar se eu quiser. A chave no modo vaporização não serve pra nada agora. E no modo extração só aciona a bomba. Na prática, a resistência foi totalmente isolada do resto da máquina e é controlada só pelo PID.

Mas colocar um PID não garante café mais quente, e sim consistência na extração. Você sempre sabe o ponto de partida e quanto cai. Na minha, se colocar em 94 graus, cai para uns 70 no final da extração (temperatura no boiler, não no grupo ou xícara). Com o termostato caia mais, e eu não tinha certeza da temperatura de partida, ficava surfando conforme dica do @Pedro Freire.

Se quiser mesmo café mais quente, a única solução é deixar o grupo e porta filtro esquentando (diria pelo menos uns 15 min), escaldar a xícara, se quiser temperatura mais elevada, quando atingir a temperatura de extração você pode acionar o botão de vaporização por uns segundos (eu deixava uns 5 antes do PID), mas se deixar demais pode queimar o pó e amargar.

Pela praticidade, eu recomendo o PID.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, vou seguir tuas dicas e encarar essa instalação. Eu tenho uma Aram também, quando estou com mais tempo e quero bem mais qualidade vou nela, mas queria deixar a gaggiazinha a ponto de bala pra tomar um café sempre bom e no mesmo nível. 

Eu já tentei usar essa técnica de acionar o botão de vaporização por uns segundos, mas tenho a impressão que isso aumenta muito a pressão da água, a ponto de esculhambar todo o café e sair todo canalizado.

Obrigado pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante esse comentar sobre a pressão. Creio que não deveria aumentar muito, pois deve ser uma variação de uns 5-10 graus. A Poemia trabalha a 15 bar na bomba, uma elevação de 95 para 100 graus deveria mudar menos de 1 bar. Porém, tem a válvula de segurança que deveria estar em 15 bar também, fazendo o bypass da água se passasse desse nível. Na sua Gaggia não deveria ser diferente.

Outra coisa que notei nas minhas modificações é que o dimmer que instalei não afeta tanto a pressão quanto a moagem. Ele afeta mais a vazão. Com uma moagem mais fina a pressão também vai pra faixa dos 12-15 Bar, mesmo reduzindo um pouco a vazão no dimmer. Mas engrossar demais leva a subextração pelo tempo de contato. Eu ainda estou num jogo de gato e rato aqui. Preciso parar e fazer testes com disciplina, mudando só uma variável por vez, mas estou sem tempo. Quando conseguir parar pra fazer esses testes eu posto aqui no fórum.

Mas voltando ao ponto, de repente você pode usar a vaporização pra elevar um pouco a temperatura, mas afrouxar um pouco a moagem compensando a temperatura e pressão mais elevadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...