GilbertoM Postado 3 Março 2022 Denunciar Share Postado 3 Março 2022 Olá pessoal. Nos últimos meses tenho assistido muitos vídeos norte americanos e europeus, sobre equipamentos, e vejo q é quase uma unanimidade o moedor Niche Zero como o “melhor” moedor pra uso doméstico. Há um tempo estou pensando em fazer um upgrade do meu equipamento. Tenho um breville. Procuro um moedor pra espresso e coados. Porém o niche, no site da empresa, consta q só estará disponível em abril. E além do mais tem todo esse problema de importar, q leva mais tempo e tem um custo alto tb. Há alguns dias vi um vídeo sobre o Baratza vario e fiquem bastante intrigado. Me pareceu uma boa opção… Acredito q é vendido no Brasil pela pasquali máquinas. Gostaria de uma indicação de algum moedor disponível no mercado nacional, nessa mesma faixa de preço do niche (5mil reais) é q tenha uma performance semelhante. obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diego Nunes Postado 3 Março 2022 Denunciar Share Postado 3 Março 2022 Não sei se tem outra opção no mercado brasileiro nessa faixa, além do Vario. O que é perfomance para você? O Niche e o Vario são projetos bem diferentes. O Niche é um moedor que tirado da caixa, já tem zero retenção e ótima moagem para espresso - considerando mós cônicas. O workflow é super simplificado e feito pra single dose. Para coados ele é bom, mas não brilha. O Vario vem por padrão com as mós planas de cerâmica que são boas para espresso tradicional (distribuição bimodal), porém pode ser feito o upgrade para mós planas de metal que entregam distribuição unimodal e espresso mais modernos, com alta clareza. De quebra as mós de metal são ótimas para coados também. O ponto negativo é que talvez você tenha que alinhar as mós por conta própria para atingir o potencial dela. O Vario também pode ser modificado para diminuir retenção e funcionar como um single dose. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gondolindrim Postado 5 Março 2022 Denunciar Share Postado 5 Março 2022 Tive um Vario por uns cinco anos, comprei as mós metálicas, fiz hiper-alinhamento e tudo. Hoje tenho uma Niche. Em questão de performance são similares, mas a Niche ganha substancial e perceptivelmente. Isto considerando a Niche assim que sai da caixa, comparada ao Vario com mós metálicas e hiper-alinhadas (o Vario em configuração de fabrica não chega perto). A retenção zero e o workflow são assustadoramente simples para o que a Niche entrega e para o Vario chegar perto tem um baita trabalho que precisa ser feito. O único ponto a favor do Vario é o reservatório, que o permite moer doses seguidas e grandes enquanto a Niche só mói no máximo uns 40g. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
GilbertoM Postado 7 Março 2022 Autor Denunciar Share Postado 7 Março 2022 Obrigado pelas respostas pessoal. quando me refiro a performance, quero dizer a qualidade da moagem e não a possibilidade de moer muito café em um dia. Já q praticamente moo café só pra mim mesmo. tb não é muito do meu perfil abrir e modificar eletrônicos. Então fazer esse upgrade no vario já não seria algo q eu gostaria de fazer. em alguns vídeos eu vi ser falado sobre o espresso mais tradicional q o vario faz. Tinha ficado curioso sobre o q era isso. Obrigado por esclarecer. mas fiquei curioso agora do porquê o niche não brilha tanto pra coados. Qual seria um bom moedor pra coados?? E no mercado nacional quais seriam outras opções além do vario. Mesmo q mais caras?? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gondolindrim Postado 7 Março 2022 Denunciar Share Postado 7 Março 2022 15 hours ago, GilbertoM said: mas fiquei curioso agora do porquê o niche não brilha tanto pra coados. Qual seria um bom moedor pra coados?? Não se engane, a Niche é um moedor excelente para coados, mas especificamente para este método existem melhores. A diferença entre os dois é muito pequena, e a Niche vai atender bebedores de café coado exigentes. O problema da Niche é o reservatório pequeno (mói lá por uns 40 gramas por vez) então muitas vezes, para coados, é necessário moer duas vezes. A Niche Zero é talvez o moedor mais capaz para single-dosing. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
GilbertoM Postado 8 Março 2022 Autor Denunciar Share Postado 8 Março 2022 Ok. Obrigado pelas informações. Vou considerar melhor a compra do niche. E parece não haver no mercado nacional algo semelhante, certo?! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diego Nunes Postado 8 Março 2022 Denunciar Share Postado 8 Março 2022 Em 06/03/2022 at 22:10, GilbertoM disse: mas fiquei curioso agora do porquê o niche não brilha tanto pra coados. Qual seria um bom moedor pra coados?? No sentido de que ele é um moedor muito caro para o que entrega para coados. Então se o foco é fazer apenas coados, ele não é considerado uma boa escolha. De maneira geral, acredito que o Niche produz uma moagem boa o suficiente para coados, como o @Gondolindrim (que o possui o moedor) disse. Porém quando entra nessa área, há muita subjetividade e gostos pessoais envolvido. Se você, por exemplo, for acostumado com coados em mós planas unimodais, pode não curtir muito os coados do Niche. Essa controvérsias podem ser vistas no Home-barista (Aqui, aqui e aqui) e no Reddit, onde não se parece ter um consenso muito claro sobre a qualidade de moagem do Niche para coados. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
GilbertoM Postado 9 Março 2022 Autor Denunciar Share Postado 9 Março 2022 O cara do post do Reddit relatou o mesmo problema q estou tendo com minha Breville. Estou usando a técnica do James hoffmann e ficando com aquela lama por cima da cama do café. E muitas partículas finas nas laterais. Mas imagino q com a niche deve ser menos. french press tb. Mesmo moendo muito grosso fica muita borra. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Freire Postado 9 Março 2022 Denunciar Share Postado 9 Março 2022 6 horas atrás, GilbertoM disse: O cara do post do Reddit relatou o mesmo problema q estou tendo com minha Breville. Estou usando a técnica do James hoffmann e ficando com aquela lama por cima da cama do café. E muitas partículas finas nas laterais. Mas imagino q com a niche deve ser menos. french press tb. Mesmo moendo muito grosso fica muita borra. Se quiser o bolo de café seco, tem de usar de 18 a 19gr no filtro duplo e 10 a 11gr no simples. Se usar o puck screen até o chuveirinho fica limpo. Bons cafés! https://m.pt.aliexpress.com/item/1005003711948701.html?spm=a2g0n.productlist.0.0.54c5bMS9bMS9eg&browser_id=fb338d7ed11440018ff2ab589bfa3b86&aff_trace_key=ab3c037500fc4c04b7f576a767dd8fc0-1646079540196-09600-_ePNSNV&aff_platform=msite&m_page_id=arprgtmbwuicabpw17f70e8f21131c887d7d7bf2a0&gclid= 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
GilbertoM Postado 10 Março 2022 Autor Denunciar Share Postado 10 Março 2022 Valeu. Eu estava me referindo ao v60 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diego Nunes Postado 10 Março 2022 Denunciar Share Postado 10 Março 2022 18 horas atrás, GilbertoM disse: O cara do post do Reddit relatou o mesmo problema q estou tendo com minha Breville. Estou usando a técnica do James hoffmann e ficando com aquela lama por cima da cama do café. E muitas partículas finas nas laterais. Mas imagino q com a niche deve ser menos. french press tb. Mesmo moendo muito grosso fica muita borra. Tem a questão do amaciamento das mós tbm, que parece que é bem importante no Niche. Dizem que ele melhora os fines depois de uns bons kg café moídos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
GilbertoM Postado 10 Março 2022 Autor Denunciar Share Postado 10 Março 2022 E entre o niche e o Fiorenzato f64e? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Freire Postado 10 Março 2022 Denunciar Share Postado 10 Março 2022 12 horas atrás, GilbertoM disse: Valeu. Eu estava me referindo ao v60 Opa! Kkkk, vi menção ao nome Breville e não reparei direito. Kkkk. Em matéria de coados sou totalmente ignorante. Bons cafés! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
GilbertoM Postado 11 Março 2022 Autor Denunciar Share Postado 11 Março 2022 Em 07/03/2022 at 13:39, Gondolindrim disse: Não se engane, a Niche é um moedor excelente para coados, mas especificamente para este método existem melhores. A diferença entre os dois é muito pequena, e a Niche vai atender bebedores de café coado exigentes. O problema da Niche é o reservatório pequeno (mói lá por uns 40 gramas por vez) então muitas vezes, para coados, é necessário moer duas vezes. A Niche Zero é talvez o moedor mais capaz para single-dosing. Amigo, vi q vc postou a alguns meses q tem um Fiorenzato pra vender. Já vendeu? Qual a comparação com o niche? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gondolindrim Postado 15 Março 2022 Denunciar Share Postado 15 Março 2022 On 3/10/2022 at 10:38 PM, GilbertoM said: Amigo, vi q vc postou a alguns meses q tem um Fiorenzato pra vender. Já vendeu? Qual a comparação com o niche? Vendi. Olha, ele é um tanque de guerra mesmo. Eu diria que ele é o melhor moedor que eu já tive: mói numa qualidade pau a pau com a Niche numa velocidade incrível. Eu diria que a moagem dos dois é igual em qualidade, mas com uma diferença interessante porque enquanto ele é um moedor de mós planas, a Niche tem mós cônicas. O problema aqui é a retenção dele que é imensa, algo tipo 3g por dose — o que pra alguém como eu que tomo café sozinho é complicado porque eu sempre faço single dosing. Significa que se eu quero 15g de café moído eu preciso colocar 18g, sendo que um sexto é perdido em retenção; quer dizer, a cada 600g de café, 100g vão pra retenção do moedor. Não faz sentido. Não recomendo pra quem quer tomar sozinho. É um moedor de cafeteria pra quem faz centenas de doses por dia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ivoesazevedo Postado 16 Março 2022 Denunciar Share Postado 16 Março 2022 Bem isso. Moedor para casa não pode ter retenção. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
GilbertoM Postado 16 Março 2022 Autor Denunciar Share Postado 16 Março 2022 18 horas atrás, Gondolindrim disse: Vendi. Olha, ele é um tanque de guerra mesmo. Eu diria que ele é o melhor moedor que eu já tive: mói numa qualidade pau a pau com a Niche numa velocidade incrível. Eu diria que a moagem dos dois é igual em qualidade, mas com uma diferença interessante porque enquanto ele é um moedor de mós planas, a Niche tem mós cônicas. O problema aqui é a retenção dele que é imensa, algo tipo 3g por dose — o que pra alguém como eu que tomo café sozinho é complicado porque eu sempre faço single dosing. Significa que se eu quero 15g de café moído eu preciso colocar 18g, sendo que um sexto é perdido em retenção; quer dizer, a cada 600g de café, 100g vão pra retenção do moedor. Não faz sentido. Não recomendo pra quem quer tomar sozinho. É um moedor de cafeteria pra quem faz centenas de doses por dia. Sim… eu estava esperando vc responder pra saber suas impressões a respeito. Mas eu tinha achado um tópico no Home Barista, onde um cara pedia uma comparação entre o niche e o fiorenzato para uso doméstico. E foi dito isso q vc falou: Retenção muito grande pra quem tem um perfil de consumo parecido com o meu e o seu. Eu estava na dúvida de comprar o niche tb pq eles pedem vários meses pra enviar o pedido, e isso é um pouco frustrante. Mas fiquei tanto tempo com essa dúvida q os meses passaram e vi no site q já estão enviando em abril. Fiz o pedido do meu domingo e hoje recebi um e-mail q já estão enviando. muito obrigado pela ajuda pessoal Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ivoesazevedo Postado 16 Março 2022 Denunciar Share Postado 16 Março 2022 @GilbertoM olhei agora e não enviam diretamente para o Brasil. Usas um serviço de redirecionamento? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
GilbertoM Postado 17 Março 2022 Autor Denunciar Share Postado 17 Março 2022 Sim. Uso US Closer. Só usei esse até hoje e não tenho do q reclamar. Fazia tempo q não comprava nada dos eua, mas sempre foi bom o serviço deles. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas