Ir para conteúdo

Niche zero ou baratza vario


GilbertoM

Postagens recomendadas

Olá pessoal. 
 

Nos últimos meses tenho assistido muitos vídeos norte americanos e europeus, sobre equipamentos, e vejo q é quase uma unanimidade o moedor Niche Zero como o “melhor” moedor pra uso doméstico. 
Há um tempo estou pensando em fazer um upgrade do meu equipamento. Tenho um breville. Procuro um moedor pra espresso e coados. 
Porém o niche, no site da empresa, consta q só estará disponível em abril. E além do mais tem todo esse problema de importar, q leva mais tempo e tem um custo alto tb. 
Há alguns dias vi um vídeo sobre o Baratza vario e fiquem bastante intrigado. Me pareceu uma boa opção…

Acredito q é vendido no Brasil pela pasquali máquinas. 
Gostaria de uma indicação de algum moedor disponível no mercado nacional, nessa mesma faixa de preço do niche (5mil reais) é q tenha uma performance semelhante. 
obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se tem outra opção no mercado brasileiro nessa faixa, além do Vario.

O que é perfomance para você? O Niche e o Vario são projetos bem diferentes.

O Niche é um moedor que tirado da caixa, já tem zero retenção e ótima moagem para espresso - considerando mós cônicas. O workflow é super simplificado e feito pra single dose. Para coados ele é bom, mas não brilha.

O Vario vem por padrão com as mós planas de cerâmica que são boas para espresso tradicional (distribuição bimodal), porém pode ser feito o upgrade para mós planas de metal que entregam distribuição unimodal e espresso mais modernos, com alta clareza. De quebra as mós de metal são ótimas para coados também. O ponto negativo é que talvez você tenha que alinhar as mós por conta própria para atingir o potencial dela. O Vario também pode ser modificado para diminuir retenção e funcionar como um single dose.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive um Vario por uns cinco anos, comprei as mós metálicas, fiz hiper-alinhamento e tudo. Hoje tenho uma Niche.

 

Em questão de performance são similares, mas a Niche ganha substancial e perceptivelmente. Isto considerando a Niche assim que sai da caixa, comparada ao Vario com mós metálicas e hiper-alinhadas (o Vario em configuração de fabrica não chega perto). A retenção zero e o workflow são assustadoramente simples para o que a Niche entrega e para o Vario chegar perto tem um baita trabalho que precisa ser feito.

 

O único ponto a favor do Vario é o reservatório, que o permite moer doses seguidas e grandes enquanto a Niche só mói no máximo uns 40g.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas pessoal. 
 

quando me refiro a performance, quero dizer a qualidade da moagem e não a possibilidade de moer muito café em um dia. Já q praticamente moo café só pra mim mesmo. 
tb não é muito do meu perfil abrir e modificar eletrônicos. Então fazer esse upgrade no vario já não seria algo q eu gostaria de fazer.  

em alguns vídeos eu vi ser falado sobre o espresso mais tradicional q o vario faz. Tinha ficado curioso sobre o q era isso. Obrigado por esclarecer. 
mas fiquei curioso agora do porquê o niche não brilha tanto pra coados. Qual seria um bom moedor pra coados??

E no mercado nacional quais seriam outras opções além do vario. Mesmo q mais caras??

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 hours ago, GilbertoM said:

mas fiquei curioso agora do porquê o niche não brilha tanto pra coados. Qual seria um bom moedor pra coados??

Não se engane, a Niche é um moedor excelente para coados, mas especificamente para este método existem melhores. A diferença entre os dois é muito pequena, e a Niche vai atender bebedores de café coado exigentes. O problema da Niche é o reservatório pequeno (mói lá por uns 40 gramas por vez) então muitas vezes, para coados, é necessário moer duas vezes.

A Niche Zero é talvez o moedor mais capaz para single-dosing.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/03/2022 at 22:10, GilbertoM disse:

mas fiquei curioso agora do porquê o niche não brilha tanto pra coados. Qual seria um bom moedor pra coados??

 

No sentido de que ele é um moedor muito caro para o que entrega para coados. Então se o foco é fazer apenas coados, ele não é considerado uma boa escolha. De maneira geral, acredito que o Niche produz uma moagem boa o suficiente para coados, como o @Gondolindrim (que o possui o moedor) disse. Porém quando entra nessa área, há muita subjetividade e gostos pessoais envolvido. Se você, por exemplo, for acostumado com coados em mós planas unimodais, pode não curtir muito os coados do Niche. Essa controvérsias podem ser vistas no Home-barista (Aqui, aqui e aqui) e no Reddit, onde não se parece ter um consenso muito claro sobre a qualidade de moagem do Niche para coados. 



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cara do post do Reddit relatou o mesmo problema q estou tendo com minha Breville. Estou usando a técnica do James hoffmann e ficando com aquela lama por cima da cama do café. E muitas partículas finas nas laterais. Mas imagino q com a niche deve ser menos. 
french press tb. Mesmo moendo muito grosso fica muita borra. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, GilbertoM disse:

O cara do post do Reddit relatou o mesmo problema q estou tendo com minha Breville. Estou usando a técnica do James hoffmann e ficando com aquela lama por cima da cama do café. E muitas partículas finas nas laterais. Mas imagino q com a niche deve ser menos. 
french press tb. Mesmo moendo muito grosso fica muita borra. 

Se quiser o bolo de café seco, tem de usar de 18 a 19gr no filtro duplo e 10 a 11gr no simples. Se usar o puck screen até o chuveirinho fica limpo.

Bons cafés! 

https://m.pt.aliexpress.com/item/1005003711948701.html?spm=a2g0n.productlist.0.0.54c5bMS9bMS9eg&browser_id=fb338d7ed11440018ff2ab589bfa3b86&aff_trace_key=ab3c037500fc4c04b7f576a767dd8fc0-1646079540196-09600-_ePNSNV&aff_platform=msite&m_page_id=arprgtmbwuicabpw17f70e8f21131c887d7d7bf2a0&gclid=

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, GilbertoM disse:

O cara do post do Reddit relatou o mesmo problema q estou tendo com minha Breville. Estou usando a técnica do James hoffmann e ficando com aquela lama por cima da cama do café. E muitas partículas finas nas laterais. Mas imagino q com a niche deve ser menos. 
french press tb. Mesmo moendo muito grosso fica muita borra. 

Tem a questão do amaciamento das mós tbm, que parece que é bem importante no Niche. Dizem que ele melhora os fines depois de uns bons kg café moídos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/03/2022 at 13:39, Gondolindrim disse:

Não se engane, a Niche é um moedor excelente para coados, mas especificamente para este método existem melhores. A diferença entre os dois é muito pequena, e a Niche vai atender bebedores de café coado exigentes. O problema da Niche é o reservatório pequeno (mói lá por uns 40 gramas por vez) então muitas vezes, para coados, é necessário moer duas vezes.

A Niche Zero é talvez o moedor mais capaz para single-dosing.

Amigo, vi q vc postou a alguns meses q tem um Fiorenzato pra vender. Já vendeu? Qual a comparação com o niche? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 3/10/2022 at 10:38 PM, GilbertoM said:

Amigo, vi q vc postou a alguns meses q tem um Fiorenzato pra vender. Já vendeu? Qual a comparação com o niche? 

Vendi. Olha, ele é um tanque de guerra mesmo. Eu diria que ele é o melhor moedor que eu já tive: mói numa qualidade pau a pau com a Niche numa velocidade incrível. Eu diria que a moagem dos dois é igual em qualidade, mas com uma diferença interessante porque enquanto ele é um moedor de mós planas, a Niche tem mós cônicas.

O problema aqui é a retenção dele que é imensa, algo tipo 3g por dose — o que pra alguém como eu que tomo café sozinho é complicado porque eu sempre faço single dosing. Significa que se eu quero 15g de café moído eu preciso colocar 18g, sendo que um sexto é perdido em retenção; quer dizer, a cada 600g de café, 100g vão pra retenção do moedor. Não faz sentido.

Não recomendo pra quem quer tomar sozinho. É um moedor de cafeteria pra quem faz centenas de doses por dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Gondolindrim disse:

Vendi. Olha, ele é um tanque de guerra mesmo. Eu diria que ele é o melhor moedor que eu já tive: mói numa qualidade pau a pau com a Niche numa velocidade incrível. Eu diria que a moagem dos dois é igual em qualidade, mas com uma diferença interessante porque enquanto ele é um moedor de mós planas, a Niche tem mós cônicas.

O problema aqui é a retenção dele que é imensa, algo tipo 3g por dose — o que pra alguém como eu que tomo café sozinho é complicado porque eu sempre faço single dosing. Significa que se eu quero 15g de café moído eu preciso colocar 18g, sendo que um sexto é perdido em retenção; quer dizer, a cada 600g de café, 100g vão pra retenção do moedor. Não faz sentido.

Não recomendo pra quem quer tomar sozinho. É um moedor de cafeteria pra quem faz centenas de doses por dia.

Sim… eu estava esperando vc responder pra saber suas impressões a respeito. Mas eu tinha achado um tópico no Home Barista, onde um cara pedia uma comparação entre o niche e o fiorenzato para uso doméstico. E foi dito isso q vc falou: Retenção muito grande pra quem tem um perfil de consumo parecido com o meu e o seu. 
Eu estava na dúvida de comprar o niche tb pq eles pedem vários meses pra enviar o pedido, e isso é um pouco frustrante. Mas fiquei tanto tempo com essa dúvida q os meses passaram e vi no site q já estão enviando em abril. Fiz o pedido do meu domingo e hoje recebi um e-mail q já estão enviando. :)

muito obrigado pela ajuda pessoal 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...