Danfont Postado 9 Abril 2022 Denunciar Share Postado 9 Abril 2022 Pessoal bom dia, talvez eu faca uma pergunta boba, mas nao estou achando informacoes e estou bastante confuso. Estou querendo acertar a moagem com meu k6 e maquina espresso Delonghi Dedica. Sendo que em casa somente eu tomo café nao sei bem como fazer. posso colocar 8g em filtro maior (18-20g)? usando o filtro menor e colocando 8g, como eu devo me basear no ratio e tempos? segue o ultimo video que tirei. Saberiam me dar uma opiniao? vejo uma bolha de ar... grato whatsapp-video-2022-04-09-at-114348_G87K2YfA.mp4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Freire Postado 9 Abril 2022 Denunciar Share Postado 9 Abril 2022 Olá, O importante é o "Brew Ratio". Pode ser 1:1, 1:2 ou 1:3. Exemplo: no espresso single 8gr você extrai cerca de 24ml na xícara Brew ratio de 1:3. No Duplo com 18gr seria 54ml na xícara. Se você usar 8gr num filtro duplo de 18gr não presta vai ficar uma papa de café no filtro. Sempre usar de 8 a 10gr no simples e de 18 a 20gr no Duplo. O tempo de extração deve ser o mesmo no simple e duplo, cerca de 25 a 45 segundos. Estou presumindo que está usando filtros despressurizado e café com menos de 30 dias de torra. Você deve em usar uma balança em baixo da xícara na hora da extração para medir o ml extraído. Lembrando que 1gr de líquido pode ser considerado 1ml. Bons cafés! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 9 Abril 2022 Denunciar Share Postado 9 Abril 2022 @Danfont a princípio, essa extração parece muito rapida. Voce pode afinar a moagem caso ache esse café um pouco ácido. Mas isso é pelo "manual do espresso", aqueles parâmetro de 20-30 segundos etc. Eu tive uma experiência recente que me agradava mais com extração rápida, depende do grão e do paladar, e no final é o seu paladar que manda. Com relação ao preenchimento do filtro, quando você deixa um espaço muito grande entre o chuveiro e o bolo (por exemplo colocando 8g no filtro duplo), há mais chances de canalização, por isso não fica muito bom. Mas a distribuição parece boa, tem alguma canalização visível, mas não está ruim. Tem extrações minhas que espirra pra todo lado, principalmente quando ainda estou ajustando a moagem. Caso queira melhorar e ainda não esteja usando, o que mais me ajudou foi uma ferramenta de WDT. Eu comprei daquelas feitas pelo @1colete e @Felipe_Silva, acho que tem anuncio deles na Shopee e com cupom você pega com frete grátis ainda. Outra coisa: para fazer aquela extração de Instagram, bonita, em geral preciso usar uma moagem mais fina. Não necessariamente é a que mais agrada o meu paladar. Na minha experiência, a moagem mais fina, se bem distribuída e compactada, leva a uma extração mais uniforme, fazendo com que essas bolhas de ar sumam rapidamente ou nem se formem, os furos começam a se encher de café todos ao mesmo tempo... com moagem mais grossa, tenho mais dificuldade de fazer a extração visualmente "perfeita". Quando diz que está tentando acertar a moagem, o que está te incomodando? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Danfont Postado 9 Abril 2022 Autor Denunciar Share Postado 9 Abril 2022 Ola. Tenho wdt e uso. O que pra mim nao ficou claro è o ratio e o tempo de un caffe con 8g IN. Grato Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 9 Abril 2022 Denunciar Share Postado 9 Abril 2022 Mas no sabor, está querendo diminuir amargor, acidez, tá faltando corpo, o que está querendo ressaltar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Danfont Postado 9 Abril 2022 Autor Denunciar Share Postado 9 Abril 2022 diminuir um pouco acidez Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Danfont Postado 10 Abril 2022 Autor Denunciar Share Postado 10 Abril 2022 espresso ratio 1:2 10g IN, 20g OUT whatsapp-video-2022-04-09-at-205010-1_YzztgAE9 (1).mp4 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 10 Abril 2022 Denunciar Share Postado 10 Abril 2022 Em relação ao primeiro vídeo, me parece que você precisa afinar a moagem mesmo. 23 minutos atrás, Danfont disse: espresso ratio 1:2 10g IN, 20g OUT whatsapp-video-2022-04-09-at-205010-1_YzztgAE9 (1).mp4 Já essa extração ficou bonita, não parece estar passando rápido demais. Se quiser diminuir ainda mais a acidez, pode tentar extrair 25-30g. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Freire Postado 10 Abril 2022 Denunciar Share Postado 10 Abril 2022 @Danfont Ficou uma bela extração e no ratio de 1:2 deve ter ficado delicioso. Parabéns Bons cafés! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Danfont Postado 14 Abril 2022 Autor Denunciar Share Postado 14 Abril 2022 pessoal...bom dia! ratio 1:3 em 29segundos. click 30 do k6. estou usando wdt mas vejo bastante canalizacao. Onde posso estar errando? obrigadao whatsapp-video-2022-04-14-at-093827_YUlS4FLW.mp4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 14 Abril 2022 Denunciar Share Postado 14 Abril 2022 No meu caso, o que observo é que moagens mais finas reduzem a canalização. Porém, eu gosto se extrair um pouco mais da acidez, quando a extração é mais rápida, canaliza mais. Parece uma situação similar a sua. Ainda não consegui corrigir. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Danfont Postado 15 Abril 2022 Autor Denunciar Share Postado 15 Abril 2022 Eu estou no click 30. Se coloco 29 nao consigo extrair. Isso quer dizer que ja estou no limite de moagem. Muito estranho.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Danfont Postado 28 Abril 2022 Autor Denunciar Share Postado 28 Abril 2022 ola pessoal. tudo bem? estou notando que apos o inicio da extracao, tenho aproximadamente 5s para que o cafe saia. Isso é normal? anexo o video que inicia exatamente quando se completa a pre-infusao e deveria iniciar a extracao. 14g IN, 28g OUT em 27 segundos (cafe um pouco amargo). grato whatsapp-video-2022-04-27-at-125002-pibytkot-b2tzixsc-p7x1lir6-tkast244-s4pnckag_KwFyF9ZG.mp4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 28 Abril 2022 Denunciar Share Postado 28 Abril 2022 Coincidentemente aqui tbm são 5s, apesar das máquinas serem diferentes. Mas faço pré-infusão com pressão baixa, controlada pelo dimmer. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rafaroberth Postado 28 Abril 2022 Denunciar Share Postado 28 Abril 2022 Na minha Delonghi também leva aproximadamente o mesmo tempoSegue o vídeo de agora de manhã (vídeo após a infusão):Enviado de meu SM-F415F usando o Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rafaroberth Postado 28 Abril 2022 Denunciar Share Postado 28 Abril 2022 Na minha Delonghi também leva aproximadamente o mesmo tempoSegue o vídeo de agora de manhã (vídeo após a infusão):Enviado de meu SM-F415F usando o TapatalkNesse caso foi com o filtro despressurizadoClick 39 do Kingrinder K2, distribui com wdtEnviado de meu SM-F415F usando o Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Danfont Postado 28 Abril 2022 Autor Denunciar Share Postado 28 Abril 2022 legal! eu tambem uso wdt e k6 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 9 Maio 2022 Denunciar Share Postado 9 Maio 2022 As bombas vibratórias tem uma curva de pressão x fluxo meio lenta e dependendo do tempo que leva pra encher o espaço entre bolo e tela, além de quanto o bolo absorve nesse tempo, vai dar por aí, uns 3-6 segundos. Mas quando o bolo tá muito próximo da tela e não absorve muita água a pressão sobe mais rápido. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas