Ir para conteúdo

Espresso Delonghi Dedica


Danfont

Postagens recomendadas

Pessoal bom dia,

talvez eu faca uma pergunta boba, mas nao estou achando informacoes e estou bastante confuso.

Estou querendo acertar a moagem com meu k6 e maquina espresso Delonghi Dedica. Sendo que em casa somente eu tomo café nao sei bem como fazer.

posso colocar 8g em filtro maior (18-20g)?

usando o filtro menor e colocando 8g, como eu devo me basear no ratio e tempos?

segue o ultimo video que tirei. Saberiam me dar uma opiniao? vejo uma bolha de ar...

grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

O importante é o "Brew Ratio". Pode ser 1:1, 1:2 ou 1:3. 

Exemplo: no espresso single 8gr você extrai cerca de 24ml na xícara Brew ratio de 1:3. 

No Duplo com 18gr seria 54ml na xícara. 

Se você usar 8gr num filtro duplo de 18gr não presta vai ficar uma papa de café no filtro. Sempre usar de 8 a 10gr no simples e de 18 a 20gr no Duplo. 

O tempo de extração deve ser o mesmo no simple e duplo, cerca de 25 a 45 segundos. 

Estou presumindo que está usando filtros despressurizado e café com menos de 30 dias de torra. 

Você deve em usar uma balança em baixo da xícara na hora da extração para medir o ml extraído. Lembrando que 1gr de líquido pode ser considerado 1ml. 

Bons cafés!

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Danfont a princípio, essa extração parece muito rapida. Voce pode afinar a moagem caso ache esse café um pouco ácido. Mas isso é pelo "manual do espresso", aqueles parâmetro de 20-30 segundos etc. Eu tive uma experiência recente que me agradava mais com extração rápida, depende do grão e do paladar, e no final é o seu paladar que manda.

Com relação ao preenchimento do filtro, quando você deixa um espaço muito grande entre o chuveiro e o bolo (por exemplo colocando 8g no filtro duplo), há mais chances de canalização, por isso não fica muito bom.

Mas a distribuição parece boa, tem alguma canalização visível, mas não está ruim. Tem extrações minhas que espirra pra todo lado, principalmente quando ainda estou ajustando a moagem.

Caso queira melhorar e ainda não esteja usando, o que mais me ajudou foi uma ferramenta de WDT. Eu comprei daquelas feitas pelo @1colete e @Felipe_Silva, acho que tem anuncio deles na Shopee e com cupom você pega com frete grátis ainda.

Outra coisa: para fazer aquela extração de Instagram, bonita, em geral preciso usar uma moagem mais fina. Não necessariamente é a que mais agrada o meu paladar. Na minha experiência, a moagem mais fina, se bem distribuída e compactada, leva a uma extração mais uniforme, fazendo com que essas bolhas de ar sumam rapidamente ou nem se formem, os furos começam a se encher de café todos ao mesmo tempo... com moagem mais grossa, tenho mais dificuldade de fazer a extração visualmente "perfeita".

Quando diz que está tentando acertar a moagem, o que está te incomodando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação ao primeiro vídeo, me parece que você precisa afinar a moagem mesmo.

23 minutos atrás, Danfont disse:

espresso ratio 1:2 10g IN, 20g OUT

Já essa extração ficou bonita, não parece estar passando rápido demais. Se quiser diminuir ainda mais a acidez, pode tentar extrair 25-30g.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso, o que observo é que moagens mais finas reduzem a canalização. Porém, eu gosto se extrair um pouco mais da acidez,  quando a extração é mais rápida, canaliza mais. Parece uma situação similar a sua. Ainda não consegui corrigir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

ola pessoal. tudo bem?

estou notando que apos o inicio da extracao, tenho aproximadamente 5s para que o cafe saia. Isso é normal? anexo o video que inicia exatamente quando se completa a pre-infusao e deveria iniciar a extracao.

14g IN, 28g OUT em 27 segundos (cafe um pouco amargo).

grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha Delonghi também leva aproximadamente o mesmo tempo
Segue o vídeo de agora de manhã (vídeo após a infusão):



Enviado de meu SM-F415F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha Delonghi também leva aproximadamente o mesmo tempo
Segue o vídeo de agora de manhã (vídeo após a infusão):



Enviado de meu SM-F415F usando o Tapatalk

Nesse caso foi com o filtro despressurizado
Click 39 do Kingrinder K2, distribui com wdt

Enviado de meu SM-F415F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

As bombas vibratórias tem uma curva de pressão x fluxo meio lenta e dependendo do tempo que leva pra encher o espaço entre bolo e tela, além de quanto o bolo absorve nesse tempo, vai dar por aí, uns 3-6 segundos. Mas quando o bolo tá muito próximo da tela e não absorve muita água a pressão sobe mais rápido.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...