Ir para conteúdo

Opiniões sobre a Saeco SE50


Postagens recomendadas

  • 1 year later...
  • 1 month later...

Digita no youtube "Cara Memperbaiki Mesin Kopi SAECO SE50 (seputar kopi). É um video tailandês (creio eu) onde o rapaz está fazendo um reparo nessa Saeco e ela está aberta. A máquina é fake. Não tem boiler, só thermobloco. Muito bonita por fora, mas deve ser bem vagabundinha. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma a alguns meses, gosto muito. Pra mim, é o equilíbrio perfeito entre profissional e caseiro (pro meu uso).

Não vejo como um problema ela não ter boiler. Abro mão disso (e de um controle extremamente preciso da temperatura) pra ter a rapidez de tirar um café TOP rapidinho (esquenta em poucos minutos). Ela conta com PID e controle de pressão do steam, pra mim é o suficiente. Parece ser muito bem construída, e não me deu nenhum problema até o momento.

Apesar de ser termobloco, tem bloco independente pra água, outro pro vapor, o que permite tirar o café enquanto vaporiza.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
Em 29/09/2023 at 12:42, dodopok disse:

Eu tenho uma a alguns meses, gosto muito. Pra mim, é o equilíbrio perfeito entre profissional e caseiro (pro meu uso).

Não vejo como um problema ela não ter boiler. Abro mão disso (e de um controle extremamente preciso da temperatura) pra ter a rapidez de tirar um café TOP rapidinho (esquenta em poucos minutos). Ela conta com PID e controle de pressão do steam, pra mim é o suficiente. Parece ser muito bem construída, e não me deu nenhum problema até o momento.

Apesar de ser termobloco, tem bloco independente pra água, outro pro vapor, o que permite tirar o café enquanto vaporiza.

Qual a diferença de boiler para termobloco? (desculpem a minha ignorância)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 hours ago, Rodrigo Matos said:

Qual a diferença de boiler para termobloco? (desculpem a minha ignorância)

Boiler mantém uma quantidade de água/vapor já quente, termobloco aquece sob demanda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/10/2023 at 20:15, victor_barros disse:

Boiler mantém uma quantidade de água/vapor já quente, termobloco aquece sob demanda.

Com relação a critérios técnicos, o que muda na extração do espresso por ser thermoblock ou boiler? Seria relativo à oscilação de temperatura da água?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutes ago, Nelson Firmino said:

Com relação a critérios técnicos, o que muda na extração do espresso por ser thermoblock ou boiler? Seria relativo à oscilação de temperatura da água?

O termobloco pode ter estabilidade térmica, eficiência e velocidade de aquecimento superiores a um boiler convencional (depende da máquina), porém produz vapor de qualidade inferior e pode estragar com mais facilidade, requerendo manutenção regular.

Muita gente prefere boiler pela tradição, robustez e simplicidade do sistema. É difícil fazer uma comparação genérica, pois as tecnologias de termobloco variam entre as diversas marcas e modelos de máquinas de espresso. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 29/10/2023 at 09:25, Pedro Freire disse:

Olá, a Saeco tem OPV . A sunbeam não. Até o manômetro que mede a pressão tem escalas diferente uma da outra. 

 

Olá, @Pedro Freire!

Sua mensagem foi a única fonte que encontrei afirmando que essa máquina tem OPV. Está difícil encontrar algumas informações sobre ela, por exemplo:

  1. se a pressão é ajustável, seja via OPV original de fábrica, alavanca de extração manual ou outro mecanismo
  2. se possui boa estabilidade térmica
  3. se utiliza válvula solenóide 3-way para liberar a pressão do grupo, ou fica aquele pinga-pinga no final da extração
  4. etc

Você tem uma SE50 ou sabe onde podemos encontrar mais informações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, ygormutti disse:

Olá, @Pedro Freire!

Sua mensagem foi a única fonte que encontrei afirmando que essa máquina tem OPV. Está difícil encontrar algumas informações sobre ela, por exemplo:

  1. se a pressão é ajustável, seja via OPV original de fábrica, alavanca de extração manual ou outro mecanismo
  2. se possui boa estabilidade térmica
  3. se utiliza válvula solenóide 3-way para liberar a pressão do grupo, ou fica aquele pinga-pinga no final da extração
  4. etc

Você tem uma SE50 ou sabe onde podemos encontrar mais informações?

Tem um canal no YouTube chamado “Luciano Ribeiro”, antes se chamava coffevlog!! Ele mostra desde o unboxing até a curva de aprendizado! Vale a pena conferir 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ygormutti Olá, não cheguei a comprar . Fiz uma pesquisa a época. Já tem mais de 2 anos e não lembro onde vi. Essa máquina e tipo OEM feita na china. Então o fabricante põe sua marca e costumiza um pouco. A Saeco implementou a OPV , já a Sunbeam não. Ela existe também sob uma marca chinesa que recordo o nome. 

Neste link tem o manual do usuário.

https://www.manualslib.com/manual/1271928/Saeco-Se-50.html

Tem esses vídeos sobre ela 

 

@Geraldinho Esse membro aqui do fórum já teve uma. 

Boa sorte na compra e bons cafés. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, @Lucasyvicm e @Pedro Freire, pela ajuda!

Eu tinha visto esses vídeos, mas não me recordo dele ter mencionado OPV em nenhum.

5 horas atrás, Pedro Freire disse:

Ela existe também sob uma marca chinesa que recordo o nome. 

Seria a Wellhome KD-310? Eu vi um vídeo de outro brasileiro no YouTube, mas ele também não fala sobre a OPV, porém ele linkou num dos comentários o anúncio onde havia comprado o naked que aparece no vídeo, e era desse modelo

 

Editado por ygormutti
Formatação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ygormutti disse:

Valeu, @Lucasyvicm e @Pedro Freire, pela ajuda!

Eu tinha visto esses vídeos, mas não me recordo dele ter mencionado OPV em nenhum.

Seria a Wellhome KD-310? Eu vi um vídeo de outro brasileiro no YouTube, mas ele também não fala sobre a OPV, porém ele linkou num dos comentários o anúncio onde havia comprado o naked que aparece no vídeo, e era desse modelo

O último ou penúltimo vídeo ele comenta que a pressão de saída é totalmente dependente da granulometria! Ou seja, se não estiver equivocado, tem um barómetro nela que vai medir a pressão de saída! Se vc moer muito fino, o bolo de café colocará mais pressão pra água passar e se o grão for muito grosso, a pressão cairá!! Aparentemente não tem como ficar um valor de pressão, mas em compensação vc consegue saber qual a pressão está saindo e ajustar a moagem para chegar na faixa dos 8Bar!! 
Obs.: tem um brother daqui do fórum que tem uma! Eu mandei mensagem pra ele e gentilmente ele tirou todas as minhas dúvidas sobre essa máquina! Se vc quiser posso procurar no meu histórico o usuário dele pra te dizer e vc pode falar diretamente com ele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Lucasyvicm disse:

O último ou penúltimo vídeo ele comenta que a pressão de saída é totalmente dependente da granulometria! Ou seja, se não estiver equivocado, tem um barómetro nela que vai medir a pressão de saída! Se vc moer muito fino, o bolo de café colocará mais pressão pra água passar e se o grão for muito grosso, a pressão cairá!! Aparentemente não tem como ficar um valor de pressão, mas em compensação vc consegue saber qual a pressão está saindo e ajustar a moagem para chegar na faixa dos 8Bar!!

Tem razão e, se não estou enganado, isso vale para todas as máquinas de espresso, com ou sem OPV :)

O problema de ter uma bomba que entrega mais do que 9 bar e não ter OPV é que a granulometria necessária para extrair a 9 bar geralmente é grossa demais para a água ter um tempo de contato adequado com o café, produzindo um café subextraído. Nesse caso, para obter uma boa extração a 9 bar precisa aumentar o ratio para algo na faixa de um lungo

Se quiser um ratio menor, precisa abdicar dos 9 bar e compensar a pressão extra de outras formas, como: moer mais fino, caprichar mais no puck prep, aumentar a temperatura, usar cafés com torra mais escura (precisam de menos tempo de contato com a água), etc. Você fica meio limitado e, como a pressão é maior, aumenta a chance de canalizações bizarras diminuírem a uniformidade da extração, levando a shots menos equilibrados e inconsistências entre as extrações

Isso fica bem evidente neste review aqui a partir de 8:08:

 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...