Ir para conteúdo

ECM Manufacture GmbH - Máquinas para baristas avançados


Rodrigoks

Postagens recomendadas

  • Respostas 1,3k
  • Criou
  • Última resposta
  • 1 month later...

Oi pessoal, estou ausente nos posts mas, sempre que posso, passo por aqui para aprender com vocês. Vou falar um pouco sobre as minhas impressões sobre a Classika II PID, não são dados técnico, simplesmente minha experiência em relação a outras que já tive. Depois do que já foi exposto e, muito bem, por outros donos dessa máquina fico um pouco tímido para me colocar, mas vamos lá:

- A máquina tem um acabamento impecável, mesmo antes de funcionar já causa comentários;

- Percebo uma boa robustez, mesmo com pouco tempo de uso, falo isso pela sua construção cuidadosa e materiais de qualidade já comprovados pela ECM;

- O tempo de aquecimento é em torno dos 20', antes disso ela já demonstra a temperatura setada no PID, porém ainda não estabilizada em todo o conjunto térmico que a compõe. Essa diferença é marcada pelo ponto que antecede a temperatura PID (piscando ou flashs/estabilizada) esse detalhe revela o cuidado para que a temperatura final desejada/setada da bebida seja garantida ao sair do grupo. O carlos comprovou muito bem isso no post #815.

- A distribuição de água que sai pelo chuveiro é excelente que, como alguns consideram, isso também contribui para uma melhor qualidade do café;

- O PID, como já é de conhecimento de todos, facilita muito o nosso controle sobre a variável temperatura. Percebo agora o quanto essa variável é importante, o mesmo café, preparado dentro de um mesmo padrão e, agora tendo a possibilidade de enfatizar um ou mais dos seus sabores característicos controlando e/ou variando a temperatura de forma precisa e intencional;

- O fácil ajuste da OPV é outro ponto positivo e controlável. Sem precisar desmontar a máquina, o ajuste é feito por meio de um parafuso localizado abaixo da bandeja aquecedora de xícaras. Fiz algumas experiências com esse ajuste e, percebi que há uma interferência no volume/tempo da extração, destacando assim algumas características desejáveis no café, de acordo com a pressão ajustada;

- O resultado final do café na xícara é excelente, como o Carlos me disse "não tem erro", assim mesmo.

Aproveito para agradecer a algumas pessoas que contribuíram pacientemente com as minhas descobertas nesse mundo encantador do café/Classika.

São eles: Bia (esposa), Alexandre Velloso, Anita, Carlos Eduardo, Claúdio, Igor, Bernardo e a todos os membros do CDC que, pela paixão ao café compartilham não só suas experiências técnicas mas, acima de tudo, sentimentos de amizade e solidariedade (comprovadamente para além do mundo virtual).

 

Um abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Cris é um phopho. Desejo a ele e à Bia excelentes cafés e sucesso (ele sabe a que me refiro).

 

Aguarde ainda minha DM, essa semana a sinusite atrapalhou um pouco as coisas.

 

Beijo no casal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava sumido hein , apareça mais por aqui , esse clube das ECM é um tédio , os donos das maquinas não tem o que falar :D 

 

Fico feliz que tenha gostado , quando vc sumiu eu pensei que não tinha gostado da maquina.

 

Anita o que é DM ?

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brigadão Carlos, pertubei demais! Valeu pelo tempo que estava sumido kkkkkkk

Ah, nas minhas mexidas por aí descobri que, caso sem querer deconfiguremos o PID, temos como resetar com os valores de fábrica, basta desligar a máquina, segurar o botão da esquerda ou da direita, não lembro agora, até aparecer "reset". Talvez seja útil algum dia.

A minha Classika estava com um dos valores do PID com uma diferença de 1 grau por isso aqueles valores obtidos não batiam nem com a sua nem com a do Cláudio.

 

Um abração e brigadão por todo conhecimento compartilhado pacientemente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pronto Carlos não lembrei mas fui fazer o teste:

1 - desligar a máquina

2 - seguarar o botão da direita do PID

3 - ainda segurando, como no passo 2, ligar a máquina até aparcer "Prs"

Os valores de fábrica são retomados/resetados e apresentados de seguinte forma:

T1 - 93

St - 130

 

Um abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Disponha Cristiano ! Sempre um prazer poder colaborar de alguma forma até, como neste caso, bem de leve.

Parabéns aos dois pelos bons cafés, e por poder curtir juntos está saudável atividade, isso aproxima ainda mais ao casal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Alexandre, a minha está ajustada em 90 t1 e 130 st, com esta para vaporização pois o tempo que o PID leva para atingir a temperatura que julgo como ideal (126-127) é menor. Neste caso não aguardo os 130 setado.

 

Um abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moleza  Gil , estando ela quente , faz a extração ,vaporiza e depois abre a valvula de vapor e vira a bomba , ele reenche a caldeira ao mesmo tempo que derruba a temperatura , em seguida é só preparar outro espresso e extrair .

Quase não tem intervalo , pois com o reenchimento a temperatura cai de cento e tantos graus para 88/90 e em segundos ele esta pronta em 92/93 graus , melhor que isso não dá , com a Classika vc nunca precisará fazer um flush .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, e para ir da extração para a vaporização, quanto tempo ?

 

Por vezes desejamos ter o máximo possivel, que seria uma dual bolier com pid, mas se pensar apenas na extração não precisa nada mais que a Classika ii pid, tem controle de temperatura e pressão, não a ho que vai se ter um resultado melhor com uma HX OU UMA dual Boiler, em considerando também a vaporização dependendo do tempo que você falar também não seria um ganho tão significativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, e para ir da extração para a vaporização, quanto tempo ?

 

É direto , terminou a extração basta acionar o botão de vaporização , abrir a valvula e drenar uns 100 ml e ir colocar o PF no moedor , depois de calcar quando vc for para a maquina o vapor já passou de 125 se vc setou 130 .

Vc usa uma profissional de 4 furos ,  portanto vai se adaptar rapido , a Classika tem 2 furos , mas , a 125 é bem forte , eu cheguei testar o pid de vapor em 135 , aí não dava para usar o pitcher de 350ml ela cuspia leite para fora , nessa temperatura tem que usar o pitcher de 620ml e no meu caso termometro , pois a temperatura sobe rapido .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela é single boiler de 750ml Anita, tem que drenar , 100ml é chute pois eu nunca medi , como falei vc aciona o botão de vapor e abre a valvula de agua em alguns segundos a agua para de sair e começa o vapor , nesse instante , a temperatura já esta em 115/117 , vc fecha a valvula e vai mexer no pitcher /termometro /leite ,quando voltar ela já passou de 125.

 

A grande vantagem é que vc controla todas as variaveis , temp. , pressão e tempo(ela já tem cronometro no pid)  não precisa avaliar nada , é só ligar e extrair , se vc moeu o café certo , nem se preocupa em calcar torto , pois o tamper station dela não deixa vc calcar torto.

 

É ligar e usar , escolha a temp e pressão e use a vontade , se for torra escura estou extraindo a 90 , se for clara a 94 sempre com 9.3 bar , não testei ainda em outras pressões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso soa herético em um estado como o meu, que sofre com falta de água.

 

Bem que Rô definiu uma vez o expresso como o método que mais gasta água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem estresse de agua , a bandeja de dreno aceita 1litro de agua , ou seja 1/3 do tanque de 3 litros, compra ela se muda para o Rio e gasta a vontade a agua do Guandú   :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...