Ir para conteúdo

Preciso de ajuda, nem um moedor moe, cafezal caseiro.


Cinthia Carneiro

Postagens recomendadas

Boa noite. Eu não entendo nada de café e acredito que meus pais entendem o básico. Moro em um sitio no interior de SP e temos alguns pés de café de pelo menos 8 anos, ao longo do tempo meu pai conseguiu equipamentos rústicos que vendiam aqui na região, tanto para descascar o café secado ao sol, quanto para torrar, temos um trambolho redondo em cima de um bujãozinho a gás antigo, ai o negocio fica girando manualmente e torrando ao fogo. Por sorte os moedores de café foram mais fáceis de se encontrar pela internet. Ao longo dos anos comprei vários elétrico daqueles pequenos que parecem uma pequena torre, eles quebravam facilmente ou deixavam de moer em pouquíssimo tempo, coisa de 2 meses, Tentei investir em um moedor mais robusto e peguei o da tramontina belive, que é bem grande e moe bastante em varios niveis etc, o moedor durou por volta de 3 anos e funcionou bem, de repente parou de moer. Levei até a assistência para verificar, fizeram uma limpeza bem pesada nele disseram que estava ok e pediram para torrar o café melhor, bem marrom mas quando testei novamente. mesmo assim o moedor não consegue mais moer o grão daqui. A assistência disse que talvez meu café seja muito duro e a maquina não está mais conseguindo. Infelizmente eu não tenho como voltar lá para verificar. O preço aumentou quase dobrando do valor que eu tinha pago anteriormente, tenho medo de comprar outro e não funcionar. Por isso venho aqui pedir ajuda. Eu não sei qual o tipo de grão que temos mas ele me parece medio/grande, aparentemente bem duro, bem tratado aqui em casa, não sei se ele ficou mais duro com o passar do tempo... alguem pode me ajudar a descobrir um moedor bom para ele? Meus pais tomam café diariamente; Tambem gostaria de dicas de maquinas para torrar o café que sejam realmente boas. Me desculpem o texto enorme, adm se eu fizer algo errado por favor me mande mensagem, obrigada a quem puder ajudar.

WhatsApp Image 2022-09-20 at 01.09.49.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @Cinthia Carneiro seja bem vinda ao forum!

Provavelmente o torrador que vocês estão usando seja um que a gente conhece por "bolinha" como esse aqui por exemplo:
https://www.amazon.com.br/Torrador-Cafe-Manual-Nr4-4-Litros/dp/B08J2LTDM3/ref=asc_df_B08J2LTDM3/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=456273449207&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=10258965676761497470&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=1001773&hvlocphy=1001773&hvtargid=pla-960387743755&psc=1

O torrador cumpre bem o papel, embora não tenha muito controle sobre a temperatura do grão, a torra geralmente é feita "no olho", ou seja, pela cor do grão.

Sobre o seu café, é um pouco difícil de saber identificar, talvez um ponto de partida seja primeiro saber se é um grão arábica ou conilon, e em seguida olhar a cor do fruto, se é vermelho ou amarelo, qual sua cidade? Talvez pela região seja mais fácil identificar quais as variedades são plantadas com mais frequencia na sua região, tais como catuaí ou novo mundo, mas é apenas um "chute", embora um ponto de partida.

Sobre o torrador e o moedor ideal primeiro precisaria ter uma ideia do orçamento para gastar com equipamentos e a quantidade de café +/-, se a ideia é apenas consumo interno (apenas pra você e sua família), e não quiser gastar muito um moedor manual como o Mimoso:
https://www.americanas.com.br/produto/4115950954?epar=bp_pl_00_go_ep_d_9105_comp_tk2&opn=YSMESP&WT.srch=1&offerId=6162e0c609c351890d52273f&gclid=CjwKCAjwyaWZBhBGEiwACslQo_y8XxDdl0qrLFIG_z6qd6w8DmLXn_qoX6wZ6UVTD1I9qoOWq0sUNBoCJq4QAvD_BwE
pode ser uma boa opção, é barato, não tem um controle muito preciso da moagem, mas ele é bem robusto e com certeza não vai ter nenhum problema pra moer seu grão de café, uma vez que é todo em ferro fundido, agora se o orçamento para gastar e a quantidade de café for maior, aí você pode partir para um moedor comercial (as vezes aparece alguns modelos aqui na parte de classificados do forum), esquece esses de lâmina (os que parecem um liquidificador), eles não tem consistência nenhuma e são muito frágeis, o da Tramontina atende bem, mas para pequenas quantidades (tipo umas 4 xícaras no dia), para moer em grande quantidade, o ideal é um moinho comercial mesmo.

Sobre o torrador um bom com controle de temperatura, ventilação, e giro do cilindro vai custar mais caro, uma opção muito boa já com todos estes controles é o Stratto da Carmomaq, esse aqui:
https://www.carmomaq.com.br/produtos/torrador-stratto/
O Stratto já é conhecido nosso aqui do forum pois surgiu de uma ideia de uma amigo nosso daqui do forum em parceria com a Carmomaq, é muito robusto e trabalha com resistência ao invés de chama, tem controle preciso de temperatura do grão e do ar, seu custo é mais elevado justamente pelos controles que tem.

Tudo vai depender mesmo da quantidade de café, e do orçamento, porque tem opções pra todos os bolsos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Marcão disse:

Bom dia @Cinthia Carneiro seja bem vinda ao forum!

 

 Boa tarde! Muito obrigada pela resposta! Nós estamos aqui perto de Bragança Paulista, mais para o interior de SP. Eu mostrei para o meu pai os links, realmente usamos o bolinha como você disse, ajudou muito por que eu nem sabia como procurar aquilo pra tentar comprar um novo! kkk Eu até mostrei o torrador eletrico mas meu pai achava que vai gastar eletricidade de mais e por não ter valor la na loja ja imaginou que fosse muito alto, dei uma pesquisada achei uma pessoa vendendo por 22 mil, se for por essa base não temos como comprar algo assim. Ai sai fora de mais do orçamento, mas obrigada pela dica!

Eu perguntei aqui, temos cafe amarelo e vermelho, ele falou que é Arábica e Catuaí. Sera que são grãos muito duros? Eles não tentam fazer nada de especial ou gurmetizado no café, apenas querem uma moagem boa media/fina, tomam café duas vezes por dia e sempre que tem alguem oferecem as vezes dão um pouco de presente.  Já pensaram em vender um pouco por aqui, mas acho que seria muito complicado isso...

Esse outro moedor de café manual a gente tinha antigamente mas aja braço! kkkk Não demos conta por isso comecei a comprar os elétricos mas parece que nem um moedor da tando conta. Nem o da tramontina que parecia otimo e funcionou bem, mal chegou a trres anos e agora ele simplesmente não moe e segundo o pessoal da tramontina o problema é o café daqui mesmo, pior que eles não fizeram o teste pra ve se tava moendo mesmo pelo jeito e não tinha outra maquina la para testar se a outra conseguiria fico com medo de tentar comprar de novo por que ta bem caro o moedor hoje em dia.... Estava pensando em achar um moedor na faixa de 2 mil, se ele for bem resistente e der conta. Mas os industriais que eu achei são maquinas enormes assim de um metro e meio, precisava de algo que desse ao menos para colocar dentro de casa... 

É possível o grão ficar mais duro com o tempo? Ou se o pe de cafe é muito velho ou coisa assim? Se souber me diga por favor. Ainda estamos em busca de um moedor elétrico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cinthia Carneiro, já viu esse torrador vendido aqui no fórum? Talvez se encaixe no seu orçamento: 

 

 

Com relação ao gasto de energia elétrica, não sei se é relevante, pois um torrador funcionaria pouco tempo por mês (1 hora talvez? A depender do consumo e de quão fresca seus pais queiram a torra?).

Sobre a dureza, posso me oferecer para fazer um teste empirico: se quiser me mandar um pouco desse café, consigo moer no meu K4 e te dizer como se comporta comparado com os cafés que eu tomo. Geralmente, consumo torras claras, que são mais duras. Então, o seu não deveria ser muito mais duro de moer. Estou no ABC Paulista, o custo de envio deve ser baixo. 20g já é o suficiente para eu te dar um retorno. Se quiser, avise e combinamos.

O grão não deveria ficar mais duro com o tempo. A maior variável deve ser a torra. Quanto mais escura, mais fácil de moer. 

Com relação a moedores mais robustos elétricos, sugiro dar uma olhada na seção de moedores. Tem muita informação lá 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cinthia Carneiroesse forninho que o @regisassao citou é bom sim, a gente tem um, ele torra em torno de 400g de cada vez, mas já melhor pra visualizar que no bolinha, e tem como colocar um termômetro daqueles de cozinha do lado pra ler a temperatura,  só checa a voltagem aí porque ele é 220V.

Sobre o moedor comercial,  falei aqueles de cafeteria mesmo, tipo Italian Coffee, Rancilio MD40 ou MD50, ou um do mesmo tipo, esses dias tinha um colega aqui do forum vendendo um Rancilio MD40, dá uma olhada nos classificados, se abusar ele ainda não vendeu, é um moinho muito bom pra qualquer tipo de grão, ele é bem robusto, e trabalha com dosador, está nessa faixa que você tá procurando, acho que é uma ótima opção por um preço legal, com certeza vai aguentar muito mais que o da Tramontina.

@Cinthia Carneiro o link do forum é esse aqui: 

É uma boa opção 220V.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 20/09/2022 at 17:46, regisassao disse:

@Cinthia Carneiro, já viu esse torrador vendido aqui no fórum? Talvez se encaixe no seu orçamento: 

Obrigado Por lembrar de nós Regis! Ainda terei unidades do Forno para venda. Estou em processo de fabricação de duas unidades no momento! 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...