Ir para conteúdo

Problema durante extração na Prima Latte 2 - O cachimbo sai

matheus182

Postagens recomendadas

Bom dia pessoal,

Venho relatar aqui um problema que tá acontecendo com minha prima latte 2. Aconteceu poucas vezes durante os 3 anos que tenho ela mas ontem e hoje novamente voltou a acontecer. Estou utilizando o seguinte café:

image.thumb.png.40586ac487e8ceef22d2121333770f93.png

Durante a extração simplesmente o cachimbo começa a girar no sentido anti-horário mesmo movimento que a gente faz pra tirar normalmente e faz aquela bagunça que não é muito difícil de imaginar. Hoje aconteceu novamente mas eu estava por perto e travei o movimento, segurei pro cachimbo não sair e "explodir" café pra tudo que é lado.

segue imagem pra exemplificar o que aconteceu:

image.thumb.png.9fd6ba1ce43fd92a3a293d12bb0bfbab.png

O que pode ser isso? É a moagem? Minha máquina tá com problema? É pó de café demais ou de menos?

Alguém já passou por isso? Não achei nada na net relacionado a isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser o anel de vedação, uma peça de borracha que fica no encaixe do portafiltro com o grupo. Já verificou isso? Se você nunca trocou nesses 3 anos, é bem possível que o problema esteja aí.

• Curtir 1
Link para o comentário

Em 21/09/2022 at 10:16, Medeiros123 disse:

Na minha Breville acontece o mesmo, mas sempre que eu dou um flush antes de encaixar o portafiltro, pois molha o encaixe do grupo e com a pressão o portafiltro gira e sai

Então o certo seria não molhar e já extrair direto? 

Em 21/09/2022 at 16:43, Nelson Firmino disse:

A moagem do café pode estar fina demais e acumula pressão  a ponto de girar o porta filtro. Toma cuidado! Isso pode causar um rompimento/rachadura no suporte do porta filtro.  

tá acontecendo algo estranho porque antes isso não ocorria com frequência e hoje fui fazer café coloquei uma quantidade que não era exagerada de pó e tive que parar a extração se não ia sair o porta filtro. Aí fui fazer outro café e coloquei menos pó ainda e ele no final começou a girar mas não deu tempo de sair, a extração terminou antes da "explosão".

Em 21/09/2022 at 09:53, regisassao disse:

Pode ser o anel de vedação, uma peça de borracha que fica no encaixe do portafiltro com o grupo. Já verificou isso? Se você nunca trocou nesses 3 anos, é bem possível que o problema esteja aí.

pode ser mais específico? esse anel ficaria na máquina onde encaixa o porta filtro? Nunca troquei nada na máquina ao longo desses três anos e ultimamente esse problema tem ficado cada vez mais recorrente. 

Link para o comentário

Olha @matheus182 o correto é dar um flush sim antes de extrair, mas como você disse aí, que a máquina tem 3 anos então provavelmente é o que o @regisassao falou, o anel de vedação pode estar velho, ressecado.

Link para o comentário

17 minutos atrás, Medeiros123 disse:

Olha @matheus182 o correto é dar um flush sim antes de extrair, mas como você disse aí, que a máquina tem 3 anos então provavelmente é o que o @regisassao falou, o anel de vedação pode estar velho, ressecado.

tem outro detalhe que nunca fiz ao longo desses anos, aquela limpeza que coloca vinagre, tava dando uma olhada no manual. Ao longo desses anos não fiz nenhuma vez e utilizo praticamente todo dia, ela deve tá pedindo arrego.

Link para o comentário

8 horas atrás, matheus182 disse:

pode ser mais específico? esse anel ficaria na máquina onde encaixa o porta filtro?

Isso. Se olhar por baixo, deve dar pra ver / sentir a borracha no grupo. Deve encontrar fácil se o problema for esse 

Link para o comentário

Você usa filtro pressurizado (o modelo padrão que vem com a Oster)? Caso sim, já deu uma olhada se ele não está entupido?
Com relação ao anel de vedação  que fica no grupo, creio que não há problema nele ou então vasaria cafe durante a passagem no grupo mas não soltaria o cachimbo.

Só de curiosidade, se quiser ver como ela é por dentro, nesta pagina da nsshop tem uma visão expandida das peças da prima latte:

https://www.nsshop.com.br/marca/anexo?arquivo=7f83c19d8adc72f08f8fde30a57eef79.pdf

Link para o comentário

22 horas atrás, Nelson Firmino disse:

Com relação ao anel de vedação  que fica no grupo, creio que não há problema nele ou então vasaria cafe durante a passagem no grupo mas não soltaria o cachimbo.

Na minha máquina, quando tive esse problema, pingava um pouco de água pelo lado externo do portafiltro e o cachimbo girava, eu tinha que segurar. Depois que troquei, parou de acontecer isso.

Link para o comentário