Ir para conteúdo

Discussão sobre filtros: alguém tirando (bons) singles?


leonardopm

Postagens recomendadas

Eu prefiro extrações de 35-30 segundo, já minha namorada gosta de entre 20-25 segundos. Eu acho que não se pode falar em certo e errado no tocante a gosto pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho gostado de usar o single LM, mesmo sem ter ainda o tamper adequado (por enquanto, pois já encomendei um kit de tamper+funil do JC ;)).

 

Com ele, estou resolvendo um problema que não esperava. Estou fazendo cappos utilizando dose de 10g, e tem ficado muito bom. Com o duplo, acontecia frequentemente de o café se sobrepor em excesso ao leite, e agora consigo ter, quando quero, um cappo menos agressivo de café. A patroa prefere assim.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom investimento esse single LM. Eu andava meio decepcionado com as extrações de duplos na Dose, que tem uma distribuição de água no chuveiro que não é das melhores. Só que parece que com o single LM esse problema importa um pouco menos, e tenho tido resultados melhores. A extração melhor fica evidente na consistência dos espressos, que agora são mais espessos, cremosos, amanteigados.

 

E acho que vou vender o peixe do LM para o Baden. Estava conversando com ele ontem sobre singles e ele estava me contando sobre a dificuldade de extrair bons singles com consistência com o filtro da Nuova Simonelli. Contei para ele sobre o single LM, mas não sei se ele me acreditou muito. Quando chegar meu kit do JC estou pensando em deixar o conjunto com ele por uma semana pra ele tirar as próprias concluões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho gostado de usar o single LM, mesmo sem ter ainda o tamper adequado (por enquanto, pois já encomendei um kit de tamper+funil do JC ;)).

 

Com ele, estou resolvendo um problema que não esperava. Estou fazendo cappos utilizando dose de 10g, e tem ficado muito bom. Com o duplo, acontecia frequentemente de o café se sobrepor em excesso ao leite, e agora consigo ter, quando quero, um cappo menos agressivo de café. A patroa prefere assim.

 

Puxa, minha solução é mais "calórica": quando vou fazer cappuccino só pra 1 com filtro duplo, faço numa xícara grande que cabe o dobro de leite... :rolleyes:

 

Mas de tanto ler os relatos de todos eu comprei a idéia... vou encomendar um simples da LM (junto com outras "coisinhas" da Espresso Parts) na virada do mês e depois compro um "kit" do JC. No momento tô meio "economicamente debilitado"... :D:lol::D

 

Abraço e Carpe Coffea!

 

Cabral

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a receita de cappuccino tradicional não é ~180ml, sendo 60ml de café, 60ml leite e 60ml creme? Ou seja, tem que ser um duplo...

 

Eu quase sempre faço pra Roberta um duplo, mas não chega a 60ml, talvez 40ml, pela minha tendência restritiva :). Só cafés mais escuros é que se mostram fortes, ainda assim se forem doces e o leite também, fica muito bom. Mas as minhas torras, do Moço se semelhantes, só funcionam melhor com doses maiores mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso, eu adultero a proporção um pouco. Tento sobredosar bastante no single La Marzocco e fazer um volume maior que 30ml. E daí faço o cappo. Mas é uma concessão que faço pra Patrícia. Pra mim, vou na fórmula tradicional mesmo.

 

Além disso, pouco café aliado a baixa razão de extração não é muito legal para os meus treinos de latte art. Um ristretto duplo funciona muito melhor pra essa finalidade.

 

Quanto ao duplo de 17g da LM, ainda estou apanhando pra não canalizar com ele. Ô bichinho indócil... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio, eu venho fazendo 2 cappuccinos ao mesmo tempo. Acho q uso 30ml da extração, mais uns 90ml de leite e creme, tentando controlar a proporção 1/2 a 1/2 no pouring... a xícara pequena comporta 120ml.

 

Será que com tanta gambiarra ainda é "cappuccino"? ;-)

 

Rodrigo, achei o duplo da LM mais fácil de resolver canalização do que os outros. Faço nutation com um C-Flat de 57mm e resolve.

 

Abraço!

 

Cabral

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Minhas extrações com filtro de uma dosagem melhoram muito depois que passei a utilizar a seguinte técnica.

 

 

Utilizo o seguinte filtro da rancilio (http://www.espressotec.com/index.php/rancilio-single-basket.html).

 

Ao moer o café deixo que o miolo do filtro seja preenchido e passe um pouco acima do nível do miolo. Depois realizo a compactação com a parte de cima deste tamper (http://inatelsun1.exblog.jp/19229199/) .

 

Como a parte de cima do tamper é bem convexa ao pressionar fica uma curvatura bem saliente no miolo. Em seguida jogo o restante do café moído no filtro, espalhando por toda a superfície do filtro (inclusive o miolo do filtro com café compactado) e faço a compactação com o lado correto do tamper.

 

Depois, deste método as extrações ficaram muito boas, a quantidade de café extraído e de crema equivalem a de um copo tirado filtro duplo.

 

Agora não fica mais jorrando o café na extração como antes (anteriormente usava a parte menor do tamper de plástico e depois o citado tamper para compactar) cada vez saía de um jeito. Era difícil acertar ou repetir o acerto.

 

Agora facilitou muito, até cheguei a pensar na compra do kit single que o pessoal esta adquirindo mas agora desisti, para mim resolveu o problema.

 

Fica aí uma dica.

 

 

ABCS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogerio, estava pensando em algo assim outro dia, promovendo uma compactação normal e pressionando o café nas laterais do filtro pude perceber que nas laterais o café fica menos denso propiciando uma canalização, desde então tenho feito o que você fez mas com os dedos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Po eu tinha abandonado meu filtro single rancilio desde quando adquiri o duplo, ainda com a chef crema silver.

 

Quinta feira quando meu café estava pra acabar, percebi que só tinha 10gr... Procurei bastante e achei o single, fiz nele e saiu excelente... Resultado é que sábado quando eu já tinha café estou só usando o single e agora e tendo ótimos resultados. Continuei usando entre 9 e 10gr, sendo que 10gr achei melhor de compactar nesse filtro, porem deixando a extração mais lenta... Mas ainda farei mais testes.

 

Tive a sensação que consegui resultados muito bons seguidos com mais facilidade no single. Até porque estava acostumado sempre com o duplo então tenho que fazer no minimo uns 2 por vez hehehehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuei usando entre 9 e 10gr, sendo que 10gr achei melhor de compactar nesse filtro, porem deixando a extração mais lenta... Mas ainda farei mais testes

 

Minha experiência é parecida com a sua, no Rancilio simples eu só consigo , boas extrações com 10g até 12g , mas , isso não é exatamente um single (6 a 8g) esta mais para um pequeno duplo (12 a18g) , depois de ler boas avaliaçoes do filtro single La Marzocco L115/A, eu comprei um no final do ano passado , fiz alguns testes com 7 e 8 g , e na minha (humilde) opinião , as extrações ficaram muito boas.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1772-extracao-de-single-na-gaggia-com-filtro-la-marzocco/page__fromsearch__1

 

Como nada é perfeito , esse filtro exige um tamper de 40mm , para nossa sorte o pessoal do cdc já tinha uma solução para o problema, um kit funil que o JC tampers faz , acho que no final de fevereiro eu recebo o meu , o João esta cheio de serviço no momento.

Quando o kit chegar eu vou tentar extrações de 7g usando o tamper de 40mm com o single Rancilio , quem sabe resolve o problema.

De vez em quando eu faço extrações de single com o filtro LM e 8g usando um tamper gambiarra , e elas sempre saem tão boas quanto qualque duplo.

 

Abs.

C. Eduardo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ultimamente tenho pego gosto pelos singles ( tanto para "tirar" como para beber :lol:) , são extremamente rápidos de moer , saborosos e evitam desperdicio de café ! É um saco quando vai beber sozinho ficar jogando toda hora metade de um duplo na pia .... dá pena ....

Sei que alguns de vocês ficaram pensando e talvez até vão comentar , por que não bebe o duplo então ?

 

Simples , prefiro beber menos por vez e mais vezes por dia :)

 

Recomendo para quem quer se aventurar nos singles , que comprem um filtro LM ( prefiro o VST ... ) e o kit do João !

 

Mas com um pouco de técnica dá para ter um resultados bem bacanas com filtros convencionais ,tendo um tamper convexo ... O problema ( pelo menos nas minha experiências ) é que tem que dosar mais se não , não funfa ; geralmente usava 9g

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...

Estou com vontade de arranjar uma tamper convexo também.

Quem sabe consigo fazer as pazes com o single da gaggia.

Mesmo moendo mais fino e carregando com 9 gramas ta difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha experiencia com os singles Gaggia e Rancilio é que não rola , eu só conseguia extração razoavel com 10/12g e mesmo assim o gosto não ficava igual aos doubles.

Com um single LM (L115A) , VST ou Strada vc vai conseguir extrações tão boas ou melhores que nos doubles , usando 7/9g e um tamper de 41mm.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu escrevi mais em cima , 12 a 14 g no single rola , mas , isso não  é um ristretto é um double feito em filtro single que vc cortou mais cedo.  :)

 

O problema é que um ristretto com 7 a 9 g com 25 a 30ml , não rola nos singles Rancilio e Gaggia , para isso vc precisa de um LM , VST ou Strada.

 

Claro considerando maquinas residenciais , nas profissionais rola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não fui claro , para  fazer uma concentração de 63% com 14 g basta afinar bem , a ideia do single e fazer 40 a 60% usando de 7 a 9g .

 

Por exemplo no LM com 8g em 30 seg eu consigo em torno de 50% com 25 ml , se eu afinar mais , talvez saia 60% em mais tempo.

 

Dá para fazer ristretto até com filtro triplo , mas , a dificuldade e graça do single é conseguir a mesma coisa usando menos café.  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada filtro tem um tamanho ideal para certa faixa de quantidade de pó.

 

A mesma coisa não é, menos pó no filtro, menos café na xícara, para uma tal concentração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E encher o filtro simples mais que o devido, não parece legal. Como a água percorre caminhos bem diferentes, mais longos ou curtos, o bolo não é extraído por igual.

 

b6XkXuT.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ih pessoal, eu não tinha a pretensão que o meu filtro single com quase 14 gramas resultasse num ristretto single.

Só achei curioso o filtro da gaggia caber essa quantia de pó.

Ontem á noite, ou hoje, estava postando e assistindo ufc rsrs.

Acho que o single da gaggia cabe mais que outros por não ter aquela angulação do desenho acima.

Tem apenas uma menor área com furos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha veio com três.

Um pra sachê. Já experimentei, até funciona.

Uma mais pequeno sem aquela angulação do desenho acima, mas com menor quantidade de furos.

E outro maior com todo o fundo perfurado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o filtro menor da Gaggia não é simples. É filtro de sachê. No manual da Gaggia diz que para tirar um single é só colocar menos pó no duplo.

 

A minha veio com três filtros: duplo, single e para sachê.

 

Não funciona colocar menos pó no filtro duplo, pois a área dos furos é maior e para conter o fluxo teria que moer muito fino. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...