Ir para conteúdo

Discussão sobre filtros: alguém tirando (bons) singles?


leonardopm

Postagens recomendadas

Bruno e Fogo,

 

Os filtros chegaram hoje à noite. Favor enviarem o endereço completo (com CEP) por MP. Assim que calcular o frete eu informo vocês.

 

Outro detalhe é que estou terrivelmente sem tempo, mas tentarei enviar até Sexta-feira, ok?

 

Abraços.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje de manhã testei o filtro, na correria...

 

Tudo que tenho a dizer é que vocês vão se impressionar. O resultado na xícara pouco mudou, talvez mais corpo, mas ainda preciso de mais testes para ter certeza. Já a dinâmica da extração é totalmente diferente. Ele extrai como uma miniatura de um filtro duplo, bem estável, sem "espirros" e a melhor parte: borra 100% controlada, sem meleira na tela dispersora! É só tirar o PF, bater a borra e com uma passada de pano está tudo pronto para outro shot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor,

 

Com você fazia antes do funil?

 

Estou trabalhando com o tamper de 42,5mm do Chrispim. Môo a dose no centro do filtro, compacto a primeira vez, sacudo um pouco o PF para jogar no centro o resto do pó que ficou fora, compacto de novo e é só. Fica bem pouco pó "solto", dai eu viro o PF e desprezo. Consegui compactar 8.3g no centro, ficou perfeito o bolo.

 

Usei a mesma moagem que usava no filtro single da Gaggia e com esse da LM o fluxo ficou ligeiramente mais lento, possivelmente pela maior proporção altura/largura do bolo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui o café está saindo muito ruim no single da LM (9g). Está saindo tão ácido que está quase salgado!

 

Bom, nesse caso tem algo errado aí. Salvo engano você usa o VST, correto? Se está indo do VST para o LM provavelmente terá que ajustar a moagem, já que ambos trabalham em faixas diferentes de granulometria. Fora isso não me ocorre outro motivo para esse problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, nesse caso tem algo errado aí. Salvo engano você usa o VST, correto? Se está indo do VST para o LM provavelmente terá que ajustar a moagem, já que ambos trabalham em faixas diferentes de granulometria. Fora isso não me ocorre outro motivo para esse problema...

Mas o VST já usa uma moagem mais fina do que os filtros normais. Estou falando que o da LM usa uma moagem bem mais fina que o VST, moagem que eu nunca havia usado no Mazzer, algo como 4 pontos abaixo do que uso no VST e uns 6-8 abaixo do que usaria no original da Rocket. É muita coisa.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado que eu não precisei alterar a moagem no LM com relação ao filtro da Gaggia, mas olhando a tela contra a luz vê-se que de fato o filtro LM tem uma área bastante grande, o que em tese demandaria uma moagem mais fina mesmo.

 

Qual dose está usando no LM?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado que eu não precisei alterar a moagem no LM com relação ao filtro da Gaggia, mas olhando a tela contra a luz vê-se que de fato o filtro LM tem uma área bastante grande, o que em tese demandaria uma moagem mais fina mesmo.

 

Qual dose está usando no LM?

Estou tentando com 9g que é o que costumava usar no single da Rocket. Mais para comparação do que qualquer outro motivo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado que eu não precisei alterar a moagem no LM com relação ao filtro da Gaggia, mas olhando a tela contra a luz vê-se que de fato o filtro LM tem uma área bastante grande, o que em tese demandaria uma moagem mais fina mesmo.

 

Qual dose está usando no LM?

Estou tentando com 9g que é o que costumava usar no single da Rocket. Mais para comparação do que qualquer outro motivo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tentando com 9g que é o que costumava usar no single da Rocket. Mais para comparação do que qualquer outro motivo.

 

Mas pelo que entendi, Victor, você também tem single da VST, que é mais ou menos do mesmo formato, não é mesmo? Usava 9g nele também? A extração que está fazendo é naked?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas pelo que entendi, Victor, você também tem single da VST, que é mais ou menos do mesmo formato, não é mesmo? Usava 9g nele também? A extração que está fazendo é naked?

Não, uso o single da Rocket, os da VST que tenho são o 15 e o 18.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas pelo que entendi, Victor, você também tem single da VST, que é mais ou menos do mesmo formato, não é mesmo? Usava 9g nele também? A extração que está fazendo é naked?

Não, uso o single da Rocket, os da VST que tenho são o 15 e o 18.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma moagem excessivamente fina não deveria acentuar o paladar amargo e amenizar a acidez? Isso é bem estranho mesmo.

 

Rodrigo, naquele tópico 101 não fala o contrário ?

Menor quantidade de pó, moagem mais fina , café mais doce.

Maior qtdade de pó, moagem mais grossa, café mais acido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou achando que seja exatamente o ponto de moagem mas problema na extração. Falei do ponto de moagem pois acredito que apenas esteja funcionando com moagem bem fina por causa de partes diferentes extraindo em proporções diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou achando que seja exatamente o ponto de moagem mas problema na extração. Falei do ponto de moagem pois acredito que apenas esteja funcionando com moagem bem fina por causa de partes diferentes extraindo em proporções diferentes.

 

Por isso perguntei se estava fazedo extração naked, saber se tinha avaliado o fluxo e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso perguntei se estava fazedo extração naked, saber se tinha avaliado o fluxo e tal.

Vou fazer uma hoje. Geralmente não uso naked pois tenho dificuldade em saber se o ponto de moagem foi adequado. Já no pf normal, sei se está bom só pelo fluxo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Chegou hoje o filtro, e sinceramente, estou achando que o single LM produz um café com mais corpo do que o duplo da Gaggia...... Já estou vendo de encomendar o duplo LM.

 

Agradecer o Leonardo pela boa vontade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que usei pra compactar só no "poço"do filtro é o de plastico que vem na gaggia, mas eu gostei de cobrir o filtro todo então usei esse compactando no centro e outro de 58mm pra compactar o bolo todo.

 

 

igual nesse video quando coloco só no centro do filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou hoje o filtro, e sinceramente, estou achando que o single LM produz um café com mais corpo do que o duplo da Gaggia...... Já estou vendo de encomendar o duplo LM.

 

Agradecer o Leonardo pela boa vontade

 

Concordo. Mais corpo, nitidamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo. Mais corpo, nitidamente.

 

Achei que só eu fosse fazer essa comparação. Tendo um filtro melhor vejo como é ruim esses filtros da Gaggia..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho os filtros single e duplo da rancilio (o modelo novo - do ano passado) comecei a usar o single e algo que me intrigou já vi relatado acima. Se utilizo o single com o mesmo café, na mesma moagem e na metade da quantidade (7,5) de pó do duplo (15), o expresso tem saído mais acido mas mesmo assim está bom. A quantidade de ml extraída seriam proporcionais entre os dois. Inclusive o que se percebe nitidamente é que a crema sai mais clara em comparação com o duplo.

 

Pensei em moer mais fino, mas reduziria a quantidade de ml que já está quase no limite de não entrar nas marcações do copo,por isso uma compactação mais firme estou descartando. Tentei colocar mais café em pó (9g) mas o resultado foi o mesmo, continuou a diferença mesmo mantendo a quantidade de pó no duplo.

 

Alguma idéia ou explicação para isso.

 

 

Grato a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...