Ir para conteúdo

Avançar para outra máquina de espresso, melhor


ivoesazevedo

Postagens recomendadas

Depois de 12 anos com uma Delonghi EC200, estou finalmente disposto a comprar uma máquina para substituí-la.

Sempre defendi que sairia para algo consideravelmente melhor, ainda mais depois de considerar quanto tempo fiquei no mesmo patamar.

Pretendo, no início, usar o moinho Nuova Simonelli MDX Stepless antigo e modificado que já tenho. Mais tarde poderei tentar outro, que seja single dose e com retenção mínima, pois é muito chato tirar café com pincel a cada uso do MDX.

Apesar desse moedor ser 220V (fiz uma tomada especial para ele), a máquina deverá ser 127V.

Pelo que vi ultimamente no fórum, estou pensando na Gaggia Classic Pro, mas aceito indicações de máquina não muito maior que a atual, mas com recursos como solenoide e filtros de 58mm.

Dicas, sugestões? Poderei investir de 3 mil a perto de 5 mil reais na máquina e alguns acessórios necessários, como tamper, pois o equipamento que tenho atualmente é de 51mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto muito da minha Breville infuser agora que tenho um Kingrinder K4, não sei se pagaria tanto na Gaggia que é uma máquina mais bruta com menos recursos, tem a Oster que parece uma excelente máquina também e é 58mm, claro estou partindo do princípio que usará as máquinas sem modificações, mas caso a minha máquina dure uns 10 anos, acho que só trocaria por uma Rocket da vida mesmo, na verdade quando terminar de montar meu setup de café,  pretendo guardar um dinheiro pequeno mensal para daqui alguns anos fazer um grande upgrade, sem pesar no bolso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação à Gaggia, ela não tem controle de temperatura, pressão, não vem regulada pra 9 bar, nem tem manômetro. 

Se quiser nova, eu consideraria a Oster Xpert, que é 58 mm e numa próxima troca, você não tem que comprar todos os acessórios de novo.

A Breville que o Lauro citou também é bacana, mas é 54 mm.

Se topar uma usada, eu sugeriria uma Silvia e colocaria PID e manômetro.  Tinha uma anunciada aqui, 4 mil reais, máquina em Campinas, já com PID e não lembro exatamente mas acho que tinha manômetro e dimmer.

Você também pode encomendar ao @Fogo ruivo ou @cabeca ou Magaldi. Obviamente não vai sair por 4 mil, mas te poupa o trabalho de modificar, esses caras estão acostumados a reformar e revender, e a máquina ja chega revisada, com uma boa limpeza de grupo, caldeira etc. Acho que o José do Café tinha uma a 6 mil, mas acho que estava original.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço os comentários. 

O maior problema com a Infuser e a Oster Xpert, aqui para mim, é principalmente o tamanho das máquinas. Falta de espaço na cozinha. A Gaggia é mais ou menos do tamanho da minha Delonghi. Um pouco mais alta, mas isso não vai atrapalhar.

Como já tenho moedor, repetirei o que alguém já disse em outro tópico: reluto em comprar uma máquina com moedor embutido, ainda mais que o moedor aumenta as dimensões dela e aí será necessário tirar alguma coisa da bancada... Mas, de qualquer maneira, li e vi uns vídeos dela, e ainda não descarto totalmente. Mas ainda fica como uma alternativa, não como o primeiro objetivo.

Não descarto máquina usada, reformada, caso saibam me convencer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja com o @marcosmrai se ele ja vendeu a Silvia. A dele já tinha PID, filtro naked, simples e duplo. Eu ainda colocaria um manômetro e dimmer. Acho que o @MarcioMO instalou tudo isso, mais um chuveiro IMS de competição. Entre a Gaggia com tudo isso e a Silvia com os mesmos mods, eu iria na Silvia, que tem uma caldeira maior e dá mais estabilidade térmica. 

Mas a Gaggia também é uma boa, só não faria mod em máquina nova, pois perde a garantia. Você tbm pode esperar acabar a garantia para modificar. 

Você também pode comprar uma Delonghi Dedica EC680 ou EC685. Ela já tem um controle controle de temperatura simples de fabrica, são três ajustes: baixa, média e alta, e usa termobloco, não resistência interna ou externa à caldeira, e em teoria aquecendo mais rápido. Além disso, se tiver acessórios como tamper, distribuidor, filtro despressurizado, portafiltro naked etc, deve servir na 680/685. Acho que todas são de 51 mm. E em termos de tamanho, é das mais compactas e gosto do design dela.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem essa dedica a preço de banana R$600,00, mas por R$500,00 na mão certamente leva, eu ia pegar ela a 2 meses atrás, já tinha combinado até de retirar ela, só não peguei pois acabei fazendo negócio na Infuser a uma fração do valor original.

 

https://www.facebook.com/marketplace/item/3153266291610121/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lauro Schmith, essa que indicaste é 220V, de acordo com o anúncio. Quero comprar uma máquina 127V.

Comecei pensando na Dedica, mas depois fiquei com a impressão que deveria ter passado por ela há alguns anos. Demorei bastante para trocar de máquina, e agora talvez seja hora de subir um degrau mais alto.

O tamanho da Dedica é ideal para a nossa cozinha, mas... sei lá, parece-me uma máquina voltada para um público mais comodista. Acho que minha esposa gostaria dela, só que ela só faz café quando eu não estou em casa para fazer. Ela nunca moeu um grão de café, por exemplo.

Não sou um entusiasta muito disciplinado e científico na busca do espresso perfeito, mas estou acostumado com os rituais de preparo. Moer, aquecer água, equipamento e xícaras, etc. Sem a máquina de espresso, uso direto a Aeropress. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, ivoesazevedo disse:

@Lauro Schmith, essa que indicaste é 220V, de acordo com o anúncio. Quero comprar uma máquina 127V.

Comecei pensando na Dedica, mas depois fiquei com a impressão que deveria ter passado por ela há alguns anos. Demorei bastante para trocar de máquina, e agora talvez seja hora de subir um degrau mais alto.

O tamanho da Dedica é ideal para a nossa cozinha, mas... sei lá, parece-me uma máquina voltada para um público mais comodista. Acho que minha esposa gostaria dela, só que ela só faz café quando eu não estou em casa para fazer. Ela nunca moeu um grão de café, por exemplo.

Não sou um entusiasta muito disciplinado e científico na busca do espresso perfeito, mas estou acostumado com os rituais de preparo. Moer, aquecer água, equipamento e xícaras, etc. Sem a máquina de espresso, uso direto a Aeropress. 

Verdade, nem me toquei pelo 220V, me atentei mais na medida da largura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/09/2022 at 11:48, ivoesazevedo disse:

Depois de 12 anos com uma Delonghi EC200, estou finalmente disposto a comprar uma máquina para substituí-la.

Sempre defendi que sairia para algo consideravelmente melhor, ainda mais depois de considerar quanto tempo fiquei no mesmo patamar.

Pretendo, no início, usar o moinho Nuova Simonelli MDX Stepless antigo e modificado que já tenho. Mais tarde poderei tentar outro, que seja single dose e com retenção mínima, pois é muito chato tirar café com pincel a cada uso do MDX.

Apesar desse moedor ser 220V (fiz uma tomada especial para ele), a máquina deverá ser 127V.

Pelo que vi ultimamente no fórum, estou pensando na Gaggia Classic Pro, mas aceito indicações de máquina não muito maior que a atual, mas com recursos como solenoide e filtros de 58mm.

Dicas, sugestões? Poderei investir de 3 mil a perto de 5 mil reais na máquina e alguns acessórios necessários, como tamper, pois o equipamento que tenho atualmente é de 51mm.

Boa tarde, eu comprei um Gaggia Classic Pro por R$3300,00 azul, a Inox tava saindo por R$3100,00 da uma pesquisada você deve conseguir garimpar preços ai na internet com cash back e cupons.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, ivoesazevedo disse:

O tamanho da Dedica é ideal para a nossa cozinha, mas... sei lá, parece-me uma máquina voltada para um público mais comodista

Não vejo diferença pra Gaggia nesse ponto. Vai ter que ajustar a moagem (já supondo que usara os filtros despressurizados), moer, nivelar, compactar, controlar os pesos e tempos, e ainda tem um recurso a mais que são as  variações de temperatura. São apenas 3 modos, mas já te dá um recurso a mais e, portanto, mais complexidade. Por que acha que seria para os mais comodistas?

Acho que um degrau acima da Gaggia é Dedica seria a Oster Xpert e Breville Mas sao bem mais caras, deve estar uns 4k atualmente e ambas são grandes. 

Acima dessas, também grandes só as prosumers tipo Rocket. Acho que a Pasquale tem a Appartento, Mozzafioto e Cinquantotto. Mas seria acima de 15 mil.

Isso pensando so em máquinas novas, disponíveis no Brasil com assistência e garantia.

Lá fora você consegue umas em torno de 1200 dólares ou euros, mas o problema é trazer. São máquinas de uns 30 kg, se for prosumer. Já a Gaggia sai por uns 500 dólares.

Lá fora, tbm pensaria na Flair 58. Vai dar trabalho escaldar umas três vezes, não é do grupo das comodistas, dá pra comprar com aquecimento elétrico e três níveis de temperaturas se não me falha a memória, e pode controlar vazão e pressão na alavanca.  Ainda é razoavelmente portável.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Lauro Schmith disse:

Tem essa dedica a preço de banana R$600,00, mas por R$500,00 na mão certamente leva, eu ia pegar ela a 2 meses atrás, já tinha combinado até de retirar ela, só não peguei pois acabei fazendo negócio na Infuser a uma fração do valor original.

 

https://www.facebook.com/marketplace/item/3153266291610121/

Tentadora essa Dedica... Mas só troco minha Poemia por uma máquina com portafiltro de 58 mm. As que me interessam,  infelizmente estão acima de 15 mil, vou ter trazer na mala em alguma viagem no futuro...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois então, pensando para a frente, tenho vontade de sair dos 51mm para os 58mm, mesmo que isso me faça gastar em um tamper novo. Até já orcei com o JC, que fez o meu outro personalizado. Evitei comprar mais acessórios nos últimos anos pensando se trocaria de padrão.

Vendo esse vídeo do James Hoffman, acho o porta filtro da Dedica um certo incômodo para mim, que já uso filtros não pressurizados até na minha Delonghi velha; tenho três duplos.

Porta filtro naked ainda não é uma prioridade para mim, pois ocasionalmente faço dois cafés ao mesmo tempo, quando tenho visitas. 

Não tenho condições de investir em uma máquina de 10 mil reais agora. 

Se a Oster Xpert fosse menor, eu me esforçaria. Achei mais barata que a Gaggia, e realmente já tem controle de temperatura, que falta na Gaggia. Mas minha esposa não gostou do tamanho da máquina. Eu mesmo acho que fica apertado, pois não sei se vale a pena desistir do moedor MDX para desocupar espaço e ficar com o moedor interno da Oster.

Alguém acha que a Gaggia Classic Pro é uma escolha pior? Aparece alguma outra concorrente para considerar?

Antes que me esqueça, é importante poder fazer vários espressos em sequência, quando tenho visitas. Hoje teve festa aqui e servimos mais de 20 pessoas. Isso com uma Delonghi Ec220 emprestada. Desse povo, a maioria toma café melitta em casa, então não me estresso se não fizer espresso perfeito. Só precisa ser melhor que espresso de restaurante ou padaria, e eu me divertir e continuar com a fama na família. Além de melhorar o que tenho agora. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, ivoesazevedo disse:

desistir do moedor MDX para desocupar espaço e ficar com o moedor interno da Oster.

Moedor integrado pra mim não rola. Acho que você pode ficar entre Silvia e Gaggia mesmo. Eu particularmente gosto mais da Silvia, ainda que usada

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ivoesazevedo, essa é minha opção preferencial: 

O @MarcioMO instalou tudo de uma vez.  Você pode comprar uma Silvia usada e revisada. Depois, quando quiser subir uns degraus, adiciona o PID,  Dimmer, chuveiro IMS, e manômetro. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para comparação, falta descobrir quanto custa uma Rancilio Silvia usada e revisada. E se existe alguma à venda por aí.

Ou outra máquina desse tamanho e na faixa de preço que decidi aceitar.

 Minha máquina atual não tem válvula solenoide, OPV, PID, nada. Acho que já aproveitei bastante ela, e está na hora de trocar. Não fazemos café com leite. Resta saber se apanharei muito de uma Gaggia Classic Pro ou Rancilio Silvia, até pegar o jeito, mesmo que demore para me aventurar em mods - e talvez demore mesmo a modificar. Mas isso é comigo, né? Já acredito que será bom, melhor que agora. Mais excitante, pelo menos.

Quase esqueço de perguntar uma coisa importante: qual a altura máxima de xícara nessas máquinas, sem modificar a bandeja?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, ivoesazevedo disse:

Para comparação, falta descobrir quanto custa uma Rancilio Silvia usada e revisada. E se existe alguma à venda por aí.

Tinha aquela de Campinas por 4k e do José do Café por 6k.

 

6 horas atrás, ivoesazevedo disse:

 Resta saber se apanharei muito de uma Gaggia Classic Pro ou Rancilio Silvia, até pegar o jeito, mesmo que demore para me aventurar em mods - e talvez demore mesmo a modificar. Mas isso é comigo, né? Já acredito que será bom, melhor que agora. Mais excitante, pelo menos.

Quase esqueço de perguntar uma coisa importante: qu al a altura máxima de xícara nessas máquinas, sem modificar a bandeja?

Acho que não vai ter grandes dificuldades. Se já usa filtro despressurizado e regula moagem para cada café, não muda muito. Se não usa é decide usar naked,  tem um aprendizado aí.

Mods pode ir no seu ritmo, sem pressa.

Altura não sei, melhor perguntar nos tópicos das duas maquinas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...